Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

ISSN Online: 2526-5857

v.5, 2023

XXVI Congresso Nacional da ABEM

GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

Teclado como instrumento musicalizador para crianças de 2 a 5 anos e psicomotricidade: um relato de experiência PDF
MICHELLY DA PENHA OLIVA SANTOS, MURILO FERREIRA VELHO DE ARRUDA
O ensino de piano no Brasil: uma revisão de literatura PDF
Helena Karavassilakis Uzun e Vania Malagutti
O Jazz como via principal no ensino de piano popular: Desdobramentos e implicações. PDF
Wendell Müller dos Santos Lima, Antônio Rafael Carvalho dos Santos
A importância da rítmica na pedagogia do piano popular: estratégias metodológicas para o desenvolvimento de levadas da Música Popular Brasileira na aprendizagem pianística. PDF
Luciano Barros Carneiro
A DOCÊNCIA DO PIANO: CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE PDF
Rejane do Nascimento Tofoli
O uso da motivação extrínseca para incentivar a prática do piano em casa: relato de quatro atividades para crianças e adolescentes PDF
Ana Paula Machado Simões
Promoção da Autorregulação da Aprendizagem: sugestões didáticas para o contexto do Ensino de Piano em Grupo PDF
Dayse Gomes Mendes
OS SABERES PEDAGÓGICO-MUSICAIS DE UMA PROFESSORA DE PIANO PARA ATUAR COM CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA CORA PAVAN CAPPARELLI PDF
Bruna Lisa Cândido Lima, José Soares de Deus
A aplicação de poesia hipotética como recurso pedagógico e estratégia de estudo na aprendizagem e memorização da peça “Assim ninava mãman”, de Heitor Villa-Lobos PDF
Fernando Vago
CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO PARA PERFORMANCE DE GRUPO NA UFPELS DE PIANO PDF
Mauren Liebich Frey Rodrigues
Piano em grupo na velhice: investigando novas possibilidades PDF
Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva
Tocando piano do jeito dele: avaliando o desenvolvimento musical de uma criança autista por meio da Escala DEMUCA PDF
Maria Teresa Neves, Betânia Parizzi

GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical

Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS PDF
Luciana Prass, Bruno Silveira Cardoso
Uma etnografia da Música do Círculo: um musicar e suas implicações para a educação musical PDF
Uliana Dias Campos Ferlim
Aprendizagem Situada no Quilombo De Justinópolis: Cantos, Sonoridades, Instrumentos, Gestos e Danças PDF
Sônia Cristina de Assis
Afrodiáspora e aprendizagem musical no Brasil: abordagens etnográficas para uma educação musical pluriepistêmica PDF
Lucia Pompeu Campos
Desenvolvimento profissional do professor em comunidade virtual: uma pesquisa etnográfica online PDF
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Como se faz repente? um estudo com cantadores da cidade de Paulistana – Piauí PDF
Ana Raquel de Sousa, Matias Rodrigues da Silva, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues
Lydia Hortélio e Educação Musical: o brincar para as aulas de música na educação infantil PDF
Gabriela Rabelo
Coral de Pais da Família Marista: “somos nós cantando” PDF
Luciana Loureiro Oliveira
O(s) processo(s) de aprendizagem da sanfona em Sertânia-PE PDF
Ítalo Fernandes Da Silva
Materiais, métodos e processos de ensino-aprendizagem de flauta transversal nos Conservatórios Mineiros PDF
Nara Zamagno Pinheiro, Patricia Michelini Aguilar
A combinatividade interpretativa artístico-musical em um workshop de improvisação com contrabaixos no NEOJIBA PDF
Rebeca Tavares Furtado
Práticas de educação musical significativas e territorializadas: a extensão como caminho PDF
Décio Pereira Silva Junior
Um modo de ensinar-e-aprender música na Folia de Reis PDF
Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha
A guitarra no forró eletrônico da década de 1990: Uma breve discussão sobre o processo de aprendizagem de músicos populares PDF
Iranildo Barreto de Melo
Reflexões sobre uma experiência com o ensino do rabeca em um projeto de extensão do IFRN Campus Cidade Alta PDF
Rafael Sousa da Fonseca e Silva
Juventudes e música nas periferias: a formação sociocultural e política dentro das comunidades PDF
Ana Clara da Silva Ponciano, Mário André Wanderley Oliveira
Educação musical como possibilidade de salvaguardar a música da cultura popular PDF
Ana Roseli Paes dos Santos, Wilson Rogério Dos Santos
A Formação Musical do Músico Atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da primeira fase da pesquisa PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel, Larissa Braga Andrade, Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Hildeberto Arcanjo Filho
Investigação das Práticas Pedagógicas Musicais no Ensino Regular PDF
Bruna Carolina de Oliveira Mendes
A educação popular e libertária na formação musical antirracista promovida por culturas afro-brasileiras do Nordeste PDF
Luis Ricardo Silva Queiroz

GTE 3 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas

Autoavaliação da performance: processo contínuo de aprendizagem músico-instrumental e artística PDF
Marcos da Rosa Garcia
As avaliações internacionais em larga escala e suas repercussões para o ensino de música na educação básica no Brasil PDF
Fernanda Gomes de Amorim
O Planejamento didático ferramenta de gestão para a avaliação da aprendizagem. PDF
Kadja Marluan da Silva Nascimento
A avaliação e a matriz curricular na Licenciatura em Música PDF
Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Rosane Cardoso de Araújo
Relastories docentes: relato de uma experiência avaliativa usando as redes sociais no Programa de Residência Pedagógica PDF
Rafael Rodrigues da Silva
“Professor, tem prova de Música”? Uma reflexão sobre a avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio no Colégio XXXX PDF
Pedro Henrique de Souza Borges, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho
A escuta de crianças nas avaliações em música: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Jason Desiderio Bezerra, Fernanda Gomes de Amorim

GTE 4 – Educação Musical e Humanização

Panorama do ensino e aprendizagem da Arte na Zona da Mata Mineira: reflexões sobre uma educação humanizadora no contexto do Novo Ensino Médio PDF
Pedro Dutra, Mariana Galon
Inédito-viável no ensino superior de violoncelo PDF
Mariana Galon
Práticas artísticas e musicais: investigando modos de interação de crianças com e sem deficiência. PDF
Denise Andrade de Freitas Martins
MÙSICA NA APAE: INVESTIGANDO PROCESSOS EDUCATIVOS E O VÍNCULO MATERNO-INFANTIL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA PDF
Bernardo Neves Paes Ferreira, Otávio Augusto Carboni Queiroz, DENISE ANDRADE DE FREITAS MARTINS
Uma pedagogia estética e relacional da música: dialogando com Nicolas Bourriaud PDF
Mônica de Almeida Duarte
Protagonismo Musical na Educação Infantil: Reflexões a partir de uma creche no município de Assis PDF
Adriana Silveira Campanharo
Olhares, gestos e sons: refletindo sobre uma educação dialógica em artes. PDF
Pedro Dutra, Ligia Gonçalves Costa
Educação Musical para um novo tempo de esperançar: um estudo introdutório sobre o acesso e práticas humanizadoras em educação musical em uma escola de Belém do Pará PDF
Carlos Augusto Pinheiro Souto
Criançar a arte: artear a vida PDF
Pedro Dutra, Érika Rohlfs Paiva
A dimensão educacional do Samba-Reggae e suas aproximações com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: mestres e aprendizes como sujeitos da educação popular libertadora PDF
ALEXANDRE SILES VARGAS
O DESPERTAR DO CORPO-SONORO-MUSICAL: PERSPECTIVAS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA PDF
Cibele Lauria Silva
Ensino de Música na Alcanorte: Aulas de Canto para uma comunidade abandonada pelas políticas públicas. PDF
Brena Rocha Da Silva, Giann Mendes Ribeiro
Educação musical humanizadora nas bandas de música: uma reflexão sobre a construção de um educar significativo PDF
Anderson Nascimento Silva
UM CALEIDOSCÓPIO DO ENSINO DE MÚSICA: métodos, estruturação, atuação profissional e experiências em cordas friccionadas PDF
Vania MALAGUTTI, Cassia Virginia Coelho de Souza, Mary Hilary da Cruz Moreira, Nicole Reis, Eliel Neris Joaquim, Ainoã Santos Cruz
Projeto Abrigo na Arte – Música com Valores Humanos: práticas de educação musical em interface com o Programa VIVE PDF
Luiz Henrique da Silva Alexandre
Ensino Coletivo de Música e a Educação Humanizadora: o papel do professor PDF
Douglas Henrique Lemes, Vânia Malagutti, Mary Hilary da Cruz Moreira
LIDERANÇA MUSICAL ENGAJADA VISANDO TRANFORMAÇÕES SOCIAIS NOS PROJETOS Querubins e Cariúnas em Belo Horizonte, MG PDF
Rejane Harder, Heloisa Feichas
Como a Educação Musical em Roraima está se (re)configurando após a imigração de professores/as venezuelanos/as? Uma revisão bibliográfica PDF
Yalexis Yale Rondón Cassiani, Rafael Branquinho Abdala Norberto
Reflexões surgidas ao longo do estágio supervisionado de educação musical no ambiente hospitalar: inclusão, escutas, humanização e aprendizagens musicais PDF
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Cáudia Maria Freitas Leal
RELATO DE EXPERIÊNCIA: criações e desafios do Ensino de Música no Conjunto Penal e no Colégio Paulo VI em Feira de Santana no contexto de ensino remoto PDF
Vanessa Da Silva Batista

GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia

Educação Musical na formação do pedagogo na UNIP em Santarém-PA PDF
Lua Felipe Maria Magalhães Silva de Andrade, Tainá Maria Magalhães Façanha
Música – Pedagogia – formação humana: potências na formação de professores PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio
Círculos de formação em Música: breve relato de experiência PDF
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa
Música(s) na(s) Escola(s): resistência e criação em rede PDF
Dulcimarta Lemos Lino
EDUCAÇÃO MUSICAL: (re)pensando a formação docente de pedagogos(as) PDF
Patrícia Pederiva, Daiane Oliveira, Elisângela Peraci
As relações entre a Pedagogia da Escuta e a Pedagogia da Criação Musical: potencialidade e criatividade na construção do conhecimento artístico-musical na primeira infância e a função do professor PDF
Cláudia Jaqueline de Souza Siufi
Práticas musicais para a educação infantil: experiências com a formação continuada de professores PDF
Sara Paraguassú Santos Vale
Corpo, voz e improvisação: elementos dialógicos nas propostas Barbatuques, Música do Cìrculo e Canto Coletivo Improvisado PDF
Flávia Cristina Santos da Paz, Vivianne Aparecida Lopes

GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica

Experiências musicais com parentes indígenas: narrativas de jovens estudantes PDF
Mara Pereira da SILVA
Entre a ausência e a presença da cultura musical Apinajé nas aulas de música PDF
Mara Pereira da SILVA
Movimento (auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: análise de artigos científicos PDF
Marcos Francisco Maciel, Jéssica de Almeida
OS SAXOFONISTAS DO AXÉ MUSIC: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ARTÍSTICA. PDF
Franklin Jose Barreto Araújo
JOSÉ FELIPE DE CARVALHO TORRES (1912 – 2004): biografia e análise descritiva do Concertino para trompete e orquestra (1971) PDF
Clayton Juliano Rodrigues Miranda
Leda Maffioletti: Recordações e narrativas de experiências vividas PDF
Silani Pedrollo
Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas PDF
Nágila L. Batista
O caminho do afeto transfixado por uma professora de música em formação, e lúpica. PDF
Maria Madalena Souza Santos, Obadias de Oliveira Cunha
A música nos anos iniciais: pesquisa-formação de uma professora pedagoga PDF
Najla Hachem
Narrativas de professores de música em contexto religioso: um estudo a partir das concepções de ensino PDF
Nayla Maria Gomes da Silva
MODOS DE ENSINAR MÚSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP PDF
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena
O ateliê musicobiográfico como dispositivo formativo na pesquisa (auto)biográfica com idosos PDF
Lunara Pliny Cardoso
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas PDF
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima
O legado de Padre José Maria Wisniewski para o Coral Mater Verbi: A música como ferramenta de rememoração e construção de relações musicais e (auto)biográficas PDF
Jéssica Wisniewski Dias
Narrativas em educação musical na pesquisa (auto)biográfica PDF
Mônica Luchese Marques, teresa Mateiro, Bárbara Trelha, Lionar Lavratti
Cartografia Inicial das pesquisas (auto) biográficas em Educação Musical no Brasil em textos online PDF
Rita de Cássia Domingues dos Santos, ÉRICA ANDREZA DOS SANTOS LIMA
EMPODERAMENTO E PROCESSOS FORMATIVOS DE MENINAS E MULHERES GUITARRISTAS: um estudo com a pesquisa (auto)biográfica PDF
Victória Nunes Rodrigues

GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais

Métodos contracoloniais para o ensino e aprendizagem musical escolar: dicas de transmissão e absorção da música de mbira PDF
Micas Orlando Silambo
Eu e minha cor na sala de aula: influências e confluências da questão étnico-racial na docência em Música PDF
Alana da Silva Costa, Gabriela de Mello Machado, Lorena Patrício Sampaio, Melissa Bernardo Lima, Rosângela da Silva Carmo, Flavia Maria Chiara Candusso
Educação Musical em Moçambique: diversidade musical e educação humanizadora na formação de professores de projetos sociais. PDF
Ainoã Santos Cruz, Cássia Virgínia Coelho de Souza
Vanguarda Musical Negra na Cena Artística Abolicionista (1880-1882) PDF
Marcia Carnaval de Oliveira, Celso Garcia de Araújo Ramalho, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Irapuan R. Santos
Eu e minha cor: racismos e branquitude na trajetória formativa de educadoras(es) musicais PDF
Flavia Maria Chiara Candusso, Antonio Mardson de Oliveira Silva, Lucas Barreto Oliveira, Mezac de Santana Gomes
Musicalidade e ancestralidade: a educação musical na memória oral do Ilê Asè Dana Dana PDF
Aline Débora de Souza Silva, Zoraide Portela Silva
Músicas afrodiaspóricas e dos povos originários: um olhar sobre o currículo da Licenciatura em Música do IFSertão PDF
Camila Yasmine Magalhães, Matheus Henrique Barros
Som, racialidade e território: dispositivo de racialidade e pedagogia da emergência no ensino superior em música. PDF
Felipe Merker Castellani, Gabriel Rodrigues Soares
Pensamento Decolonial e Educação Musical como temática emergente nas publicações da Revista da ABEM PDF
Mayara Araujo Amaral
A encruzilhada do saber artístico- musical enquanto potência pedagógica crítica a partir da escrevivência do sujeito negro periférico PDF
Stefani Silva Souza
Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares PDF
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes
Eu e minha cor na música: a construção da identidade racial de educadoras(es) musicais PDF
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Flavia Maria Chiara Candusso, Iara Canuto da Silva, Breno Domingos de Oliveira, Ivan Bastos de Araujo
Ensino do Samba e BNCC: algumas considerações PDF
Fabricio Spezia Ferreira, Leonardo Matheus Souza Ribeiro
Musicalidade afro-religiosa em sala de aula PDF
Diego Conto Lunelli
Ensino Coletivo de Música: Por uma Educação Musical Colaborativa, Ética, Contextualizada e Antirracista PDF
Reinaldo Santos de Oliveira Souza, João Miguel Bellard Freire
Práticas decoloniais na musicalização infantil: reflexões a partir de relatos de duas estagiárias do curso de licenciatura em música
Mara Menezes Kroger, Gabriela Dalcom de Oliveira, Maiara de Jesus Guedes
PDF

GTE 8 – Educação Musical na Infância

Shinichi Suzuki: compreendendo uma visão filosófica sobre a musicalização infantil PDF
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia
Aula de música na educação infantil: narrativas de professoras PDF
Ana Ester Correia Madeira
Reflexões a partir da Abordagem PONTES em aulas de musicalização infantil PDF
Silene Leão, Angelita Broock
Reflexões sobre a música infantil a partir da experiência de um Estágio Docência: discussões, encontros e vivências PDF
Fabrício Malaquias-Alves
Música na Educação Infantil: uma pesquisa nos documentos orientadores municipais do Vale do Caí/RS PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Leonardo Giongo, Luisa Silva de Azevedo, Sabrina da Silva Santos
Crianças como atores socais e sujeitos de direitos: a importância da participação infantil na aula de música PDF
Sarah Gervasio Nascimento de Oliveira, Sandra Mara da Cunha
Aprendizagem Colaborativa entre professores de Musicalização Infantil no Centro de Musicalização Integrado da UFMG PDF
Nathália Carneiro, Angelita Broock
ENSINO REMOTO MUSICAL INFANTIL: proximidades com a pesquisa a partir dos trabalhos levantados PDF
Janice Vallo Dias da Silva
A paisagem sonora e a Educação Estético-Ambiental na Educação Musical PDF
Edson Ponick
Curso de Iniciação Artística da EMUFRN: o ensino de música para crianças e as adaptações para o ensino remoto PDF
Maria Edivânia de Jesus Almeida, Elioenay Geisa Leite de Oliveira Costa
A música no processo de aquisição da fala de crianças de 0 a 3 anos PDF
Fernanda Carolina Barbosa de Oliveira, Cristiane Abreu Migon
Fundamentação Teórica para o Movimento e Expressão Corporal na Preparação Vocal do Coro Infantil PDF
Alex Barbosa de Lima, Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira
A imitação vocal no desenvolvimento musical da primeira infância PDF
Jéssica Franciéli Fritzen, Sandra Freire
Curso de Musicalização Infantil da Unimontes: contribuições para a formação inicial docente dos/as integrantes do Grupo PET Artes Música PDF
Thiago Martins de Menezes Costa, Keila Resende Costa, Max Sandro Dias Vieira, João Victor Santos Soares de Carvalho, Maria Odília de Quadros Pimentel
[Comunicação] O ENSINO DO CANTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA COM BASE NA FISIOLOGIA DA VOZ PDF
Viviane Alves Kubo, Lyandra Melgarejo Seffrin
A educação musical na primeira infância: um estudo de caso a partir da abordagem Music Learning Theory (MLT) de Edwin Gordon em uma escola de música de Castanhal/PA PDF
Samyra Ferreira Noronha, Carlos Augusto Pinheiro Souto
A importância das vivências musicais nos processos educacionais das práticas corais PDF
Ana Carolina Martins, A Gabriela Dantas Lopes
Experiências docentes na aprendizagem criativa em Música: aproximações com a abordagem pedagógica de Mitchel Resnick PDF
Francisco Tacio de Oliveira Junior, Daffny Cristina Molina Lemes, Lucas Azevedo Cirino
As vozes da infância: a autonomia infantil em uma atividade de criação musical digital colaborativa PDF
Igor de Tarso Maracajá Bezerra
O sonho da menina: Processo de criação musical coletiva na musicalização infantil PDF
Larissa Fernanda da Silva Dias

GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

Aprender tocando um instrumento em banda de música: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental – validação do quadro teórico em contexto (2ª. Fase) PDF
Marco Antônio Toledo
Sugestões de Debora Gurgel para o desenvolvimento da expertise de estudantes na prática do piano popular PDF
João Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos
MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EMPATIA: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO BULLYING, VIOLÊNCIA E ATAQUES NAS ESCOLAS. PDF
Everton Alves Silva
Habilidades socioemocionais em estudantes de flauta doce: um relato prospectivo PDF
Cristal Angélica Velloso, Guilherme Alves Delmolin de Oliveira, Patricia Michelini Aguilar
Motivação para a aprendizagem da leitura musical tradicional: um estudo com pianistas no contexto da música popular PDF
Júlia Soares Alves, Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo
Funções Cognitivas e Demência de Alzheimer: Efeitos da Escuta Musical na Memória PDF
Adeline Annelyse Marie Stervinou
Paisagem Sonora: obras de Marcus Ferrer para cognição e prática musical PDF
Marcio Alexandre Nascimento
Improvisação e Ansiedade na Performance Musical: um estudo comparativo entre estudantes de música popular e erudita PDF
Rafael de Mattos Ponce
Pedagogia Vocal: Práticas de Corpo e Voz PDF
Igor Canhete Rondon
Música e linguagem verbal: aspectos cognitivos para uma educação musical significativa
Maria Luiza Santos Barbosa, Sayonara Oliveira Almeida, Daniel Petson Silva
O processo de formação do cantor e o ensino de canto: breve discussão PDF
Paula Cristina Arrais Dias

GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital

Concurso do Ministério Público do Trabalho: compor, gravar e editar uma música e um clipe com discentes do 7º ano de uma escola pública PDF
Bruno Torres Melo
Ensino de bateria e cultura participativa digital: uma pesquisa em andamento PDF
Lucas Benjamin Potiguara
Doralice em tempos digitais – Utilização da ferramenta educacional Arranjo Aberto em ambiente virtual PDF
Gabriela Mello Machado
Educação musical e cultura digital no Brasil: um breve panorama sobre o tema PDF
Marcos da Rosa Garcia, Mattews Sol Sol
Digitalização do acervo discográfico do Programa de Rádio Serelepe: uma forma de preservação PDF
Alexandre Pereira De Paulo, Angelita Maria Vander Broock-Schultz, Jussara Rodrigues Fernandino
A/r/tografia: arte, pesquisa e educação pela mobilização digital e comunitária de programa socioeducativo de Música e Educação: SONORISE PDF
Joselaine Araújo Araújo Bezerra
O Uso do Áudio nas Aulas de Instrumentos Musicais a Distância e o Diálogo Educacional: Um Estudo no Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de XXX PDF
Paulo Roberto Affonso Marins
Gamificação nas aulas de música: uma proposta utilizando a ferramenta Chrome Music Lab PDF
Gabriel Guimarães de Oliveira, Francine Kemmer Cernev
Música e Tecnologia na Educação Infantil: evidências a partir de percepções docentes PDF
Vanessa de Souza Jardim
Contribuição para o ensino de música em ambientes digitais por meio de cursos online PDF
Rodrigo Trigueiro Fagundes Belmont, Gutenberg de Lima Marques
Ouvintes criadores: uma experiência pedagógico musical mediada pelas tecnologias digitais PDF
Mateus Lanzarin Martins, Maira Ana Kandler
Aurorinha Virtual: Desafios e resultados do ensino remoto emergencial no projeto interdisciplinar PDF
Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes, Melina Cordeiro Gama Lira
A relação corpo/voz/movimento no ensino e aprendizagem do canto popular na modalidade online PDF
Sarah Thamires Alves de Lima
Desafios no Curso de Licenciatura em Música EAD da UERN PDF
Luciano Luan Gomes Paiva

GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica

O sentido da experiência musical: narrativas de aulas de músicas de crianças na escola regular PDF
Andrea Matias Queiroz
Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo PDF
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Desenvolvimento Profissional do Professor de Música da Educação Básica: identidade e conhecimento docente PDF
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida
O Ensino Médio e seus atuais desdobramentos curriculares no Projeto Bandas nas escolas do estado do Espírito Santo PDF
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Atividades musicais a partir das músicas dos alunos PDF
Fernando Macedo Rodrigues
A Música como função de Comunicação e Interação Social de Pessoas com Paralisia Cerebral PDF
Murilo Alves Alves Ferraz e Vania Malagutti Loth
A flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica no estado do Espírito Santo PDF
Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Marcelo Rodrigues de Oliveira
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola PDF
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius de Oliveira Torres Cardoso
Professores de música e BNCC: práticas curriculares PDF
Olga Alves de Oliveira, Silvia Sobreira
Vivências musicais no ensino fundamental: análise da gravidade semântica em uma sequência didática PDF
Luiz Guilherme Mohallem Martins
Despifando a Música: construção de pífano no IFPI, Campus Pio IX PDF
Ricardo Francisco dos Reis
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades PDF
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho
A Música nas NEIM’s do Futuro: a chegada de professores de Música nas Unidades de Educação Infantil Municipal de Florianópolis PDF
Vinícius Nicolodelli, Regina Finck Schambeck
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música PDF
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves
Projetos criativo-musicais problematizadores: um relato de experiência em aulas de música na EJA PDF
Rafael Dias Oliveira
Música, Consciência e Educação: perspectivas interdisciplinares da música no contexto sociocultural PDF
Wagi Soares Bueno de Camargo
O Expressionismo sobre o Ensino da Arte no Ensino Médio: experiências no estágio curricular supervisionado III PDF
Raquel da Silva Araújo Ribeiro, Thaise Cristina Marcelino Matias, Clarice Santiago Silveira, Daniela Glicea Oliveira da Silva
Conteúdos musicais nos livros didáticos de Arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) PDF
Jennifer Gonzaga, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Escolas de educação básica como espaço de formação de licenciandos em música PDF
Alinne Martins de Souza, Marisleusa de Souza Egg, Camila Fernandes Figueiredo, Gislene Natera, Teresa da Assunção Novo Mateiro
Mestrado Prof-Artes: da aula de música na escola para a pesquisa na universidade PDF
Simone Marques Braga, Emília Silva Souza, Helenise Cruz Conceição, Ednaldo Rodrigues Santos
Uma experiência de composição colaborativa de canções para um teatro musical sob a perspectiva da pedagogia de projetos PDF
Jose Soares
Escutas de professores e produções musicais criativas de crianças em tempos de pandemia PDF
Bárbara Ogleari, Viviane Beineke
Práticas decoloniais no contexto escolar: lugar de construção PDF
Elizandra Martins Miranda, Danieli Veronica Longo Benedetti
O PIBID na escola e o Núcleo Música PDF
Regiana Blank Wille, Rodrigo Xavier, Tatiane Reboredo, Luana Medina de Barros
CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA: Uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral PDF
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos
Ensino de Música por meio de representações visuais PDF
Rodrigo Honorato Matos
Um convite de samba: estudos sobre o carnaval nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Juliana Rigon Pedrini, Mônica Torres Bonatto, Fernanda Bulegon Gassen
EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS PERIÓDICOS E EVENTOS EM MÚSICA PDF
CLEYTON OLIVEIRA TIBURCIO, Giann Mendes Ribeiro
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio PDF
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE
Currículo e Educação Musical: uma revisão bibliográfica PDF
Sr. Bruno Abramovic, Sr. Fernando Stanzione Galizia
Ensino de música no método Montessori: materiais e planejamento no contexto da experiência profissional. PDF
Beatrís Mengarda
Resolução CNE/CEB n.º 2/2016 e as competências dos conselhos de educação para a operacionalização do ensino de música na educação básica PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel
Sobre o tempo: relato de um projeto interdisciplinar dos componentes curriculares Música e Teatro em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental PDF
Joana Lopes Pereira, William Fernandes Molina
Construção de instrumentos musicais alternativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de uma experiência no Residência Pedagógica PDF
Ana Verusca Lauer dos Santos, Rodrigo da Silva
A Sonorização do Mito do Uakti: análise da gravidade semântica em uma aula de criação PDF
Lucas Rodrigues Ribeiro
Repertório latino-americano na Educação Básica: pistas iniciais para sua inclusão no planejamento da aula de Música PDF
Glauber Resende Domingues, Glauber Resende Domingues
Narrativas enviesadas: entre ser músico e tornar-se professor, reflexões a partir do (des)envolvimento no Pibid-Música PDF
Ele Ribeiro Oliveira, Ela Ramos Reciolino
DEZ ANOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL EM INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO EM REALENGO E A INSERÇÃO/ INTEGRAÇÃO COM OS ESPAÇOS CULTURAIS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. PDF
FABIANO MUNIZ LIMA
Educação Musical e Educação Integral: desdobramentos para a educação infantil no município de Itupeva. PDF
Ana Clara Silva Moreira
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música PDF
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros
PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC PDF
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva

GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo

Desenvolvimento musical de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa em andamento PDF
Gabryelle de Lima Pereira, Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Lenilce da Silva Reis
Reflexões sobre o ensino de música para surdos PDF
Patrícia Pereira Porto
Suporte ao estudante com deficiência visual no ensino superior de música: Um estudo sobre as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas em duas universidades de Minas Gerais PDF
Renan Ezequias Fernandes
Uma análise sobre a situação do ensino de música nas escolas da rede pública municipal de Salvador na perspectiva da educação inclusiva PDF
Alana da Silva Costa
Musicalização com mães de crianças autistas: um relato de experiência em um Projeto Social PDF
Gabryelle de Lima Pereira, Edineia Cardoso de Jesus Dias, Lenilce da Silva Reis Santana, Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos
O desafio da educação musical do século XXI na inclusão de estudantes autistas PDF
Anaide Maria Alves da Paz, Neander Cândido Silva, Laís Soares da Silva
O Ser Humano Acima dos Números: A Perspectiva do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” PDF
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ingride Miranda da Silva Narciso, A Julia de Oliveira Bolina
Deficiência e capacitismo: construindo uma comunidade de educadores musicais anticapacitistas PDF
Flávia Maiara Lima Fagundes, Silvia Garcia Sobreira
PROTÓTIPO DE COLETE PARA ESTUDANTES DE VIOLINO E VIOLA: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. PDF
Áureo Deo DeFreitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Adriano Prazeres de Miranda, Arlindo Alves de Aguiar Júnior
MUSIN: um projeto sobre música e ensino inclusivo na rede básica. PDF
Pamella Carneiro Silva, Ana Claudia de Melo Siqueira, Aurigena da Silva Lorenço, Bárbara Costa e Silva, Ila Lewtchuk, Vitória Karollyne da Silva Rufino
Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura PDF
Bruna Santos Miranda
Uma Análise dos PPCs das Licenciaturas em Música das IES Públicas do Brasil entre 2022 e 2023 PDF
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ana Roseli Paes dos Santos
Política de ações afirmativas para a inclusão de pessoas com deficiência na Arte: relato de experiência PDF
Carlo Rosa Arruda, Karla Cremonez Vieira, Lisbeth Soares
A educação musical na perspectiva inclusiva: reflexões sobre estudantes com TEA e as práticas em sala de aula PDF
Daniela Barzotti Kohlrausch, Tasia Fernanda Wisch

GTE 13 – Ensino Superior de Música

Ensino híbrido de Música na universidade: inovação ou mais do mesmo? PDF
Fernando Stanzione Galizia
Fontes históricas na prática de formação na LEdoC: diálogos entre instrumentos musicais e poemas PDF
Mara Pereira da SILVA, Ana Paula Silva da Silva Amaral
Currículo e práticas nos bacharelados em Violino e Viola: A questão do repertório durante os anos de 2020 e 2021. PDF
Thayná Aline Bonacorsi Xavier
Uso de fonogramas, estações digitais de áudio e instrumentos virtuais em aulas de Percepção Musical PDF
Kristoff Silva
Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares PDF
Rafael Henrique dos Santos Leandro
A Construção da Identidade de Coro: relato sobre a formação de uma comunidade de prática musical híbrida PDF
JEIMELY HEEP BORNHOLDT
Curricularização na licenciatura em música e a contribuição do projeto CEM PDF
Igor Hemerson Coimbra Rocha, João Fortunato Soares de Quadros Júnior
Reflexões sobre a escolha, implementação e análise de abordagens metodológicas para o ensino de História da Música em cursos superiores PDF
Matheus Silva Rocha
Websérie Feira de Música: da telinha da extensão para a pesquisa PDF
Debora Rodrigues Britto, simone marques braga
“Piano a 4 Artes”: breves diálogos com a extensão e a pesquisa PDF
Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Aderlan Souza Santos, Camilo de Jesus Nascimento
Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura PDF
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins
Caracterização e trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2018 a 2022 PDF
Giann Mendes Ribeiro, Anne Valeska Lopes Da Costa, Nicholas Vinicius Araújo Pinheiro, Brena Maria da Rocha Silva
Educação a Distância na – e para – a Educação Musical: múltiplos olhares e contextos em um componente curricular PDF
Renan Moretti Bertho, Alana Oliveira Magalhães, Eliene dos Santos Bergens, Mateus Nascimento Barbosa
Desterritorização dos saberes: compreensões sobre a meta 12.7 do PNE para pensar a inserção curricular da extensão no ensino superior de música PDF
Natália Búrigo Severino
A “Era de Ouro”: um relato de experiência no ensino e aprendizagem da flauta doce e da música do século XVI PDF
Paula Andrade Callegari
Jogo e educação musical: uma revisão de literatura PDF
Sara Caroline Cesar da Silva Araujo, Italo Fernandes da Silva, Leonardo da Silveira Borne
Estratégias didático-metodológicas no Componente Curricular Práticas Musicais Coletivas na Licenciatura em Música a Distância da UNEB PDF
Elisama da Silva Gonçalves Santos, Desirée Johanna Mesquita Mayr, Solon Santana Manica, Carlos Eduardo Sueitt Garanhao, Aurélio Nogueira de Sousa
Percussão brasileira para uma pedagogia brincante: um projeto de extensão em tempos de pandemia. PDF
Lilia do Amaral Manfrinato Justi, Edgar Albertão Araújo, Rogério Vieira Telles, Déva Peixoto Nucci
MúsicaS, no Plural! Testagem de um portal de ensino de Música que desafia preconceitos e discriminações PDF
Renan Santiago de Sousa, Glauber Resende Domingues
Desafios da Educação Musical em redes: produção de conhecimento em diálogo com a Etnomusicologia PDF
Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida
APRENDIZAGEM MUSICAL CRIATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PPC DAS IES PÚBLICAS DO NORDESTE PDF
Francisco Tacio de Oliveira Junior
A formação do professor de ukulele no Brasil: uma breve análise PDF
João Daniel Cardoso da Costa, João Miguel Bellard Freire
Vamos aprender música popular?: perspectivas decoloniais no ensino de música no Brasil PDF
Mayara de Brito Ferreira
Simpósio Laboratório de Musicalidades PDF
Luciane da Costa Cuervo, Felipe KIRST ADAMI
Patrimônio musical brasileiro como um pilar pedagógico-decolonial para os cursos de música popular: reflexões a partir do PPC do Bacharelado em Música Brasileira Popular da Universidade Federal da Paraíba PDF
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho
O “aluno de sucesso” na licenciatura em música: um estudo das percepções dos estudantes
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Silvana de Souza Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Edmar Cassimiro Pedro
PDF

GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical

Ô abre alas que elas podem reger: uma pesquisa sobre a inserção da mulher na função de regente de banda marcial no projeto de bandas na cidade de João Pessoa (PB) PDF
Laizime da Silva Fontes
Mulheres em Bandas de Música: um estudo sobre fatores que mobilizaram a opção pela regência PDF
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck
Práticas homofóbicas na aula de canto: Experiências heteronormativas e reflexões sobre gênero e sexualidade na educação musical PDF
Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves
Masculinidades e feminilidades vocais e a constituição de uma estética vocal dos gêneros PDF
Bruno Caldeira
Construindo a si mesma como docente de música: recortes da trajetória de uma professora travesti PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota
Gênero, interseccionalidade e pensamento crítico: uma pesquisa com egressas/os/es da Licenciatura em Música. PDF
Vânia Beatriz MÜller, Yasmim Martins Frufrek, Vinicius Jario Pereira

GTE 15 – História da Educação Musical

Com notas e formas: o surgimento e contribuição do sistema shape-note na educação musical da Nova Inglaterra. PDF
Lucas Cecim
Pelos Horizontes Musicais, Pedagógicos e Históricos de Maria Yeda Caddah PDF
rodrigo alves de melo
Um Panorama histórico do ensino de cordas friccionadas no estado do Acre: da Ong musicalizar aos dias de hoje PDF
Nágila L. Batista
A articulação das categorias trabalho assalariado, iluminismo e romantismo no estudo da institucionalização da educação musical no Brasil Império PDF
Thiago Xavier de Abreu
Das boas-vindas ao Imperador ao Hinário Sergipano: as práticas musicais em Instituições Escolares Sergipanas PDF
Kadja Emanuelle Araujo, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
O ensino de guitarra elétrica no cenário artístico-cultural de Campina Grande/PB: apontamentos histórico-metodológicos a partir das perspectivas de alguns de seus principais protagonistas. PDF
Arthur Marques do Nascimento, Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho, Robertson de Arruda Silva, Breno Felipe Lima de Sousa
História da Educação Musical em Montes Claros-MG: um registro dos professores e das professoras de música atuantes nas escolas na primeira metade do século XX PDF
Raiana Maciel do Carmo, Geraldo de Alencar Durães Filho
“Memória(s) de educadores musicais da Paraíba”: relato de experiência de um projeto de pesquisa em andamento PDF
João Valter Ferreira Filho, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Jaqueline Rodrigues Lira, Wellyddna Paula Santos Pontes, Ana Beatriz Bezerra
Cadernos de música como fonte de pesquisa: reflexões iniciais PDF
Valéria Garcia Soares
Práticas de canto e música: um estudo a partir das Actas de Promoção da Escola Normal de Formiga (1928 – 1933) PDF
Vinícius Eufrásio
Pesquisas sobre a história da Educação Musical no Amapá: contribuições e possibilidades PDF
Ana Paula Silva da Silva Amaral
Caderno de planejamento: testemunho da prática docente de uma professora de música no Estado da Guanabara em 1970. PDF
Vanessa Weber de Castro
Um olhar sobre a música no livro didático de Arte PDF
Rossana Meirelles Cavallini, Rossana Meirelles Cavallini
“Campos do Laguinho”: Apontamentos sobre o Carnaval amapaense e a formação docente PDF
raisa ribeiro souza, ALBERT SOUSA CORDEIRO
Emmanuel Coêlho Maciel no contexto da formação musical e sua trajetória como educador musical PDF
Samuel Mendonça Fagundes, Edite Maria Oliveira da Rocha, Arnon Savio Reis de Oliveira

GTE 16 – Sociologia da Educação Musical

Trajetórias Formativas de Trompetistas: um estudo de caso com três profissionais atuantes no cenário musical de Porto Alegre PDF
Isac Costa Soares
Diversidade Cultural nos Currículos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez PDF
Carmerindo Miranda de Souza Júnior
ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW COM STEP-SEQUENCER E PIANO-ROLL PARA CELULARES SMARTPHONE PDF
Bruno da Silva Borges
O trabalho como princípio educativo para uma formação anticolonial nos cursos superiores de música PDF
Álvaro Neder
Socialização profissional de professores de música PDF
Rodrigo Sabedot Soares
ROBERTO SZIDON E O ENSINO DE PIANO NA ALEMANHA DE 1989 A 2006 PDF
Antonio Cezar Ferreira
Ação Social Através da Música e dimensões sociológicas da aprendizagem musical no Projeto Social Ilha de Música PDF
Andersonn Henrique Araújo, Erinaldo Silva
Estudo videográfico das vivências musicais entre pai e filha publicadas no Instagram: apontamentos metodológicos PDF
Cícera Edilânia Araújo Januário
O estado de motivação dos integrantes das bandas de música municipais de Barro e Mauriti. PDF
Caio Francys Alves Nonato
A construção de questionário para pesquisa em Educação Musical: um relato de experiência em pós-graduação PDF
Nayane Nazaré Silva de Macedo
Ações músico-pedagógicas exclusivas para pessoas do gênero feminino: um estudo a partir da Sociologia da Educação Musical PDF
Maria Amélia Benincá de Farias
MÚSICA POPULAR COMO PRÁTICA (IN) DISCIPLINAR: uma proposta para delimitação de uma categoria acadêmica pelo viés da sociologia da educação musical. PDF
Bernardo Vescovi Fabris
Identidade e repertórios musicais: a construção de um trabalho interdisciplinar com estudantes do oitavo ano de uma escola pública PDF
Ana Francisca Schneider Grings, Vivian Ignes Albertoni da Silva
A voz que canta precisa ser ouvida: impactos das práticas musicais de participantes do grupo de práticas vocais coletivas Baque do Pampa PDF
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira
Trabalhar com canto on-line: análises preliminares da profissionalização em música na internet PDF
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza
Contribuições e perspectivas futuras do mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação PDF
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza
A música militar e o processo educacional de formação de identidades no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas PDF
Anderson Fellipe de Lima Farias
Todos nascemos sem voz e o resto é drag: subversões de gênero provocadas por performances vocais de drag queens cantoras PDF
Bruno Caldeira
Alterações Vocais em Professores: Impactos na Saúde e no Desempenho Profissional PDF
Dallyane Drielle de Lima Carvalho
Música no contexto religioso: processos de ensino e aprendizagem em espaços e situações de práticas musicais PDF
Fabíola Santos De Araújo, klesia Garcia Andrade
Processos de socialização na formação de professores(as)- prossumidores(as) na Educação Musical: o caso dos(as) videomaker da Escola Municipal Cidade da Música durante o ensino remoto PDF
Karla Beatriz Soares Souza, Jusamara Vieira Souza
Tá na hora da aula de Prática de Conjunto! Relato de experiência sobre a produção de materiais didáticos e o fazer musical no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém PDF
Renata Ribeiro Silva, Karla Beatriz Soares de Souza
As vivências musicais na igreja evangélica e seu impacto no cantar gospel PDF
Vinicius Cimirro Rodrigues, Lúcia Helena Pereira Teixeira
Baque Téo Cantares: uma prática de canto coletivo na escola PDF
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lygia Aguirre Azambuja, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maria Paula da Rosa Gonçalves
O projeto de extensão Pianos Abertos: experiências musicais conectando escolas e universidade PDF
ADRIANA BOZZETTO
A família como espaço de relações de escutas musicais PDF
Carolina Cason da Silva, Lilia Neves Gonçalves