Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

ISSN Online: 2526-5857

v.4, 2021

XXV Congresso Nacional da ABEM

GTE01 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

Atividades lúdicas no ensino de piano para crianças: uma proposta de escolha e aplicação conscientes PDF
Mariana Nascimento Bol da Silva. Claudia Fernanda Deltrégia
Caminhos para o desenvolvimento da expressividade na iniciação ao piano: processos de ensino-aprendizagem e avaliação da performance no contexto de uma escola de música PDF
Cheisa Rodrigues Goulart, Claudia Fernanda Deltrégia
Relato de experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as práticas criativas no ensino do piano
Eduardo Dias de Barros Filho
PDF
Impressão digital: relato de experiência de ensino do piano para crianças durante a pandemia de Covid-19
Izabela da Cunha Pavan Alvim
PDF
Práticas pedagógicas no ensino superior de piano online: OBS Studio, VMPK, Reaper e Synthesia
LUCIANA FERNANDES HAMOND
PDF
As valsas e os tangos de Chiquinha Gonzaga como repertório didático para alunos de piano
Ana Paula Machado Simões
PDF
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág
Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho
PDF
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos

Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves
PDF
O ensino de piano em uma instituição de educação profissional em música: reflexões a partir do currículo
Alexandre Lucas do Carmo Contente
PDF
Aplicação do Método Suzuki em uma aluna de piano com cegueira e rigidez em articulações: desafios e conquistas
Helenice Scapol Villar Rosa
PDF
Aulas de piano em grupo on-line: um relato de experiência em tempos de pandemia (graduação e extensão universitária))
Harue Tanaka
PDF
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO

Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges
PDF
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO
Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino
PDF
Música e idosos, um estado da arte (2003-2020) e a ausência da pedagogia do piano
Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis
PDF
A obra para piano de Moema Craveiro Campos: possibilidades de utilização em aulas de pianistas iniciantes e intermediários
Fernando Vago Santana, Luciane Borges Xavier Gomes de Souza
PDF
A composição como aporte didático nos processos de ensino e aprendizagem de piano: um relato de experiência
Matheus Viana Alves, Mirna Azevedo Costa, Patrícia Valadão, Aline Azevedo
PDF
Os Professores de Piano e a Docência na Segunda Década do Século XXI
Rejane do Nascimento Tofoli
PDF
Ensino cooperativo (remoto) de piano na licenciatura em música: a extensão universitária como ferramenta de formação
Josélia Ramalho Vieira
PDF
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano
Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro
PDF
Pedagogia do piano aliada à criatividade musical: o conhecimento produzido em análise
Clarissa Haas, Alexandre Fritzen da Rocha
PDF
Piano em grupo para quê? Reflexões sobre o estudo de piano em grupo nas universidades brasileiras
Campitelli, Juliana Mendes, Adriana
PDF
Processo de aprendizagem de um aluno de bacharelado em piano no período de aulas remotas
Guilherme Jorvino da Costa
PDF
Simpósio: Piano Colaborativo
Gisele Pires de Oliveira Mota; Regiane Hiromi Yamaguchi; Rudson Ricelli Lima da Silva; Hamurábi Ferreira de Souza; Elisama da Silva Gonçalves Santos
PDF
Os Professores de Piano e a Docência na Segunda Década do Século XXI
Rejane do Nascimento Tofoli
PDF

GTE02 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas

Avaliação em Música: reflexões a partir das concepções de dois (uas) educadores (as) musicais
Kadja Marluan da Silva
PDF
Parâmetros e critérios para avaliar em música na educação básica: uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasil
Fernanda Gomes de Amorim
PDF
Os THEs nos encontros regionais da ABEM: uma revisão narrativa da literatura cinza
Leonardo Borne, Jefferson Bezerra, Eli Bernardo Da Silva
PDF
Currículo de Música na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: Em debate

Noemi de Almeida Góes Teixeira, Anderson Carmo Carvalho, Eliete Vasconcelos Gonçalves
PDF

GTE04 – Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos

A relação texto e música na composição de Trinos, para coro e piano de Adriano de Sousa
José Adriano de Sousa Lima Junior
PDF
Ensaio Coral sem acompanhamento instrumental: reflexões, abordagens e discussões
WILLIAN GOMES PEDROZO
PDF
Técnicas de ensaio coral: uma revisão da relação de similaridade entre as abordagens de Robert Shaw e de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Willsterman Sottani
PDF
A Escuta Musical Ativa na Prática Coral
Mayra Ferreira Sobrinho, Doraneide Tosta de Santana Limeira
PDF
O MADRIGAL da UFBA – uma reflexão sobre a relevância deste grupo no cenário coral brasileiro
Rafael GARBUIO Garbuio, José Maurício Brandão
PDF
Formação de performers em coros infantojuvenis: abordagens metodológicas
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese
PDF
O Coral da UFAC – panorama dos anos de 2019 e 2020 (Relato de Experiência
Ana Lúcia Ferreira Fontenele
PDF
O ensino de música, por meio do canto coral, orientado pelo Modelo C(L)A(S)P
Ulisses Azevedo Sousa; Marcio Mattos Aragão Madeira
PDF
O pianista acompanhador na prática coral
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Sheila Ramos Machado de Araripe
PDF
Mestrado Profissional em Artes: a formação continuada a partir de uma pesquisa no âmbito do canto coral
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos
PDF
Coral Encantos da Escola de Aplicação da UFPA em tempos de ensino remoto emergencial
JUCÉLIA DA CRUZ ESTUMANO, Hélio Jônatas Lima Araújo
PDF
Os arranjos de Samuel Kerr como ferramentas de ensino da técnica de regência coral na graduação em música.
Paulo Frederico de Andrade Teixeira
PDF
Coral Unifesp: Características e Potencialidades de um Coro Cênico
Marcello Franco Teles, Vania Malagutti
PDF
Canto Coral e a relação entre a Técnica Vocal e o Repertório: um estudo em andamento
Silvia Regina Carvalho da Conceição Santos
PDF
A influência do ambiente familiar na construção músico-vocal infantil: referenciais teóricos mais utilizados na década 2010-2020 e suas contribuições
Fabrício Malaquias-Alves, Isabella Caroline de Lima Barros
PDF
Prática coral na contemporaneidade: criatividade e criação musical em algumas proposições
Klesia Garcia Andrade
PDF
Ambiente Acústico e Conforto Vocal pela Perspectiva dos Coralistas: um estudo de caso
MARCO ANTONIO DA SILVA RAMOS, Luisa Campelo de Freitas
PDF
Missa Afro Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação
Angelo José Fernandes, Andrew Aleixo Marinho, Leandro Augusto Cavini
PDF
O regente-professor de canto: reflexões sobre formação e atuação profissional
Luís Gustavo dos Santos Laureano e Angelo José Fernandes
PDF
O canto coral em Moçambique na cidade de Maputo: um estudo introdutório
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva
PDF
A fábrica de vídeos-mosaico: Um olhar sobre uma prática paliativa de canto-coral em período de pandemia
Lincoln Thiego Espíndola, Cristina Moura Emboaba da costa Julião de Camargo
PDF
A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva
PDF
Aspectos vocais da prática no coro escolar juvenil: um estudo introdutório
Mísia Tavares da Cruz Araújo, Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira
PDF

GTE05 – Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESPERTAR ECOLÓGICO
LIVIA PEREIRA MARTINS
PDF
Ambiente Sonoro e composição musical no contexto escolar
Luiz Francisco de Paula Ipolito, Taís Helena Palhares
PDF

GTE06 – Educação Musical e Humanização

UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE CRIATIVIDADE TRADICIONAL E CRIATIVIDADE NOVA EM DOIS PERIÓDICOS BRASILEIROS
Vitor Lyra Biagioni, Mariana Galon da Silva
PDF
CRIAÇÃO MUSICAL COLETIVA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO
Mariana S. Galon; Ilza Zenker Leme Joly
PDF
A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori: uma proposta de pesquisa
Ana Paula Martos Simão Sposito, Cássia Virgínia Coelho de Souza
PDF
Humanização das relações na formação de professores de música por meio do ensino remoto
Mariana Barbosa Ament, Natália Búrigo Severino
PDF
Escutas no Ambiente Hospitalar: cenas de um estágio supervisionado em um Curso de Licenciatura em Música

Claudia Maria Freitas Leal, Maria Cecília De Araujo Rodrigues Torres, Lucia Helena Pereira Teixeira
PDF
Processos educativos no ensino de flauta doce por meio do Método Suzuki: formação musical e humana.
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly
PDF
Educação musical na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins
Ana Roseli Paes dos Santos, Aparecida de Jesus Soares Pereira, Wilson Rogério dos Santos, Waldir Pereira da Silva
PDF
Em busca da perfeição? Problematizando abordagens metodológicas do ensino de música a partir da análise fílmica de Whiplash
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Iatagam Ribeiro Rodrigue
PDF

GTE07 – Educação Musical e Pedagogia

Sonorizando histórias infantis com unidocentes em formação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande: um relato de experiência no ensino remoto
Marisa Nóbrega Rodrigues
PDF
Educação Musical e Unidocência: uma pesquisa-formação fundamentada na voz cantada, falada e narrada
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi
PDF
Educação Musical, Pedagogia e Estágio Supervisionado: encontros formativos e os ciclos dilemáticos
Daffny Cristina Molina Lemes
PDF
Os espaços da música no currículo da formação de pedagogos
Sara Paraguassú Santos Do Vale
PDF
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM

Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa
PDF
O(a)s professore(a)s formadore(a)s e suas narrativas: a música na Pedagogia
Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice de Paula Ghisleni
PDF
Educação Musical e Pedagogia: mapeando as futuras professoras
Gislene Natera
PDF
A formação continuada em Educação Musical para professoras unidocentes a partir de um projeto de extensão
Carolina Cardoso da Silva Rosa, Djeniffer Heinzmann Chassot
PDF
Música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC
Conceição de Maria Cunha, Sérgio Luiz Figueiredo
PDF
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol: Curso de Educação Musical para Professores da Educação Infantil.
Marta Deckert
PDF
MÚSICA ORGÂNICA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM E EXPRESSÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Patricia Fernanda Carmem Kebach
PDF
Intervenções Musicais na Educação Infantil: um relato de duas pedagogas em formação PDF
Bárbara Canuto, Dayane Fernandes, Luciana Requião

GTE08 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica

CONSTRUINDO UM DIÁLOGO COM A LITERATURA E O OBJETO DE ESTUDO: um levantamento sobre formação de professor de canto PDF
ÉRIKA KALLINA FARIAS DE OLIVEIRA
“Em frente, marche!”: um estudo sobre as experiências afetivas e os atuais sentimentos de ex-integrantes de bandas marciais escolares PDF
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva
A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a educação musical: um estudo inicial PDF
Pâmela Barroso de Araújo Cruz, Jéssica de Almeida
Narrativas de professores de violoncelo: ideias de músicas e de formações docentes em processos de interlocução PDF
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave
Narrativas de Formação Musical com o Canto Coral Infantil: Construindo o objeto de estudo para uma pesquisa (auto)biográfica PDF
Elisama Justo
Rios de Experiência Musical: uma ferramenta metodológica para a pesquisa (auto)biográfica PDF
Dyane Rosa
O Ensino de Piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir da narrativa de seus professores PDF
Maria Teresa de Souza Neves, Carla Silva Reis
Os espaciais: principais características da identidade e performance musical PDF
Pinto Rafael, Alexandre Milne Jones Nader
A MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE TRÊS PROFESSORES DE MÚSICA: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese PDF
Haniel Henrique Vieira de Queiroz
Compreendendo o cerne da docência de música: conceitos operantes de uma pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos PDF
Lílson Pelegrine Simas
Sonoridades, formação e práticas musicais: memórias de uma professora de flauta doce. PDF
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
Histórias de Vida através do Canto Coral – Os Canarinhos de Petrópolis e seus 80 anos de narrativas PDF
Rodrigo Loos
Musicalização em formato Live Streaming na rede social Instagram durante pandemia: Uma experiência de reflexividade (Auto) biográfica PDF
Bárbara Trelha Oliveira
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música PDF
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti
Rede de formação docente: um projeto com narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica PDF
Tamar Genz Gaulke
INTERFACES ENTRE MÚSICA E LITERATURA: Uma análise do poema Violões que choram, de Cruz e Souza. PDF
Juliano Cássio da Silva Conceição
A História de vida de três professoras de música construídas com a pedagogia Waldorf: uma pesquisa em andamento no campo da educação musical escolar PDF
Larisse Teixeira Ewerton
“Um Clarinete em metamorfose”: me refazendo e transformando minha prática docente
Elismael Lourenço dos Santos ; Jackson Colares da Silva; Lucyanne de Melo Afonso
PDF
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações PDF
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical PDF
Silani Pedrollo; Teresa Mateiro; Mônica Luchese Marques e Ana Ester Correia Madeira
A educadora musical Rosa Lúcia dos Mares Guia: influência do Ensino Prefigurativo de Koellreutter em sua prática pedagógica. PDF
Simone Lopes Teles, Betânia Parizzi
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia PDF
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira
Narrativas Musicais de Haitianos em Cuiabá: o projeto Aculturação Musical PDF
Yndira Gabriela Fleitas Villarroel, Rita de Cássia Domingues dos Santos

GTE09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação

A formação de instrumentistas em espaço alternativo: um estudo de caso na Associação Musical Integração da Assembleia de Deus em Almeirim/PA PDF
Mayara Patricia de Souza Freitas, Ana Paula Silva Da Silva Amaral
O contexto educativo do grupo de música percussiva Ilè Anu, projeto social de uma instituição espírita da cidade de Fortaleza (CE) PDF
Jean Oliveira Brito
Ser musicista em espaços alternativos de formação musical: um estudo sobre tocar na Banda da Sociedade Musical Filarmônica Comercial e a representação feminina nestes espaços PDF
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck
Educação musical e trajetória de vida: reflexões a partir de traços autobiográficos PDF
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira
THE LEGEND OF ZELDA – OCARINA OF TIME: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS MUSICAIS A PARTIR DE JOGOS ELETRÔNICOS PDF
Natan Martins Velasque, André Müller Reck
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e o desenvolvimento da Educação Musical – uma pesquisa documental PDF
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Guilherme da Silva Ramos
Ensino coletivo de Violão no processo de aprendizagem em uma Orquestra Escolar: uma pesquisa no âmbito do mestrado profissional em Artes PDF
Dieudes Laenio de Sousa Silva, CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos PDF
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical PDF
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida
Educação musical e tecnologia: Reflexos de uma aproximação acelerada pela pandemia
Igor de Tarso Maracajá Bezerra
PDF
A Edu(comuni)cação Musical: resultados de uma nova prática pedagógica baseada na inter-relação entre Educação Musical Crítica e Educomunicação PDF
Eduardo Assad Sahão

GTE10 – Educação Musical na Infância

Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal PDF
Tiago Madalozzo, Vivian Dell’ Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas
Vivências musicais envolvendo bebês e famílias: um relato de experiência
Ana Lucia Lutckmeier, Djeniffer Heinzmann Chassot, Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel
PDF
Relações, afetividade e significações musicais dos bebês PDF
Fernanda Peres Gilberti
O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar PDF
Vinícius Carlos Pereira, Angelita Maria Vander Broock
Musicalização Infantil antes e durante a Pandemia do COVID 19 PDF
Regiana Blank Wille
As interações musicais de um bebê com Síndrome de Down, num contexto de musicalização de bebês PDF
Diocelena dos Santos Miranda, Regiana Blank Wille
Desafios, práticas e possibilidades em uma experiência de aulas de musicalização on-line com crianças PDF
Anderson Toni
Do ensinar ao despertar: as concepções de jogo em materiais pedagógicos de música PDF
Veridiana Gonçalves Dias
Ensino de Figuras Rítmicas para crianças entre 4 e 5 anos no contexto de aulas online e presenciais PDF
Alice Fonseca Machowsky
Uma busca pela correlação do ensino do violino para crianças com a musicalização PDF
Ezequiel Francisco Sieba
Aprendendo e ensinando música a 4 mãos: relato de experiência de duas professoras de musicalização infantil na Paraíba PDF
Samma Mascarenhas Mendonça, Ana Rosa Cabral
As relações entre as aulas de música e o desenvolvimento comunicativo infantil: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular PDF
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa
EDUCAÇÃO MUSICAL E HABILIDADES SOCIAIS PDF
Sarah Vitor Pontes, Renata Franco Severo Fantini
Novos Horizontes: Uma abordagem interpretativa para o musicar das crianças PDF
Edson Ponick
Piano Criativo: a transição da musicalização para a aula de instrumento PDF
Yuria Santamaria Pismel
Reflexões sobre o brincar na prática musicalizadora PDF
Isaac Luiz de Souza Santos
O ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias do desenvolvimento infantil PDF
Jaqueline Rodrigues Lira, João Valter Ferreira Filho
A Educação Musical Infantil nas escolas regulares uma revisão das publicações nos anais da Abem PDF
Sandra Ferreira Noronha
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial PDF
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças PDF
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo

GTE11 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

Jung, Piaget, Erikson, e a reabilitação musical de idosos INTJ PDF
Tristan Guillermo Torriani
Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório PDF
Anderson Toni, Rosane Cardoso de Araújo
Aprendizagem musical e suas interfaces: uma revisão de literatura. PDF
Vitória Talyta Souza Damasceno
Memória musical nas práticas informais PDF
Vanessa dos Santos Ribeiro
Aprendizagem musical de coro adulto em ambiente on-line nos aspectos da autorregulação da motivação PDF
Sandra Regina Cielavin
O (des)engajamento musical e moral de licenciandos/as em música: resultados parciais de um estudo realizado na EMUFRN PDF
Carlos Antonio Santos Ribeiro, Mário André Wanderley Oliveira
Propuesta de una estrategia didáctica para la enseñanza del solfeo entonado en estudiantes de música desde las teorías de percepción musical PDF
Jessica Andrea Berríos
Narrativas de aulas de música na escola: relações entre afetividade, cognição e aprendizagem musical de crianças
Andrea Matias Queiroz, Renato Tocantins Sampaio
PDF

GTE12 – Ensino de música nas escolas de educação básica

Estágio Supervisionado em Música no contexto do Ensino Remoto: reflexões a partir das experiências formativas PDF
João Paulo Farias Nery
Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino PDF
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto
Ensino de Música na Educação básica em tempos de pandemia: Um relato de experiência. PDF
Kadja Marluan da Silva, Nágila Lemos Batista
A organização do componente curricular Artes: perspectiva de três professores de Artes/música do Instituto Federal Catarinense – IFC PDF
Tereza Cristina Benevenutti Lautério, Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo
Aplicação dos princípios de Edgar Willems utilizando os elementos musicais da cultura nordestina nas aulas de Música para 1° ano do Ensino Fundamental de escola pública PDF
Liana Falcão Novais de Almeida Esteves, Ekaterina Konopleva
Análise de Concursos Públicos para professor formador de Licenciado em Música e sua relação com os saberes advindos da Educação Básica e Pública: amostra da região sudeste. PDF
MATEUS ALENCAR NIKEL
PIBID E O ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO ARTE/MÚSICA DA UNIPAMPA PDF
Raphael Idalgo Mena, Vinícius Orsi Fadel, Ana Raquel Veloso Rocha, André Müller Reck
Artes Integradas nos livros didáticos brasileiros: análises preliminares. PDF
Helena Lopes da Silva, Aline Maria Rodrigues, Amanda Silveira Pires Barbalho, Lucas Ladeira da Costa Assis dos Santos
Educação musical e políticas públicas: construção de política pública para uma rede municipal de ensino PDF
Marcos Cardoso Purin
Configurações do ensino de música frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores de música da Educação Básica PDF
André Rangel de Carvalho
Sentidos da Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso realizado na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva
Educação Musical Escolar no contexto do ensino emergencial remoto: um relato de experiência PDF
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
Compreendendo conceitos e viabilizando possibilidades para a Educação Musical Especial: uma experiência com a grade curricular, planejamento e práticas musicais. PDF
Murilo Alves Ferraz
Música e interdisciplinaridade no ensino fundamental: relato de experiência como residente do Programa Residência Pedagógica/Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas PDF
Mileny Jouglard Gomes
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA DISCIPLINA ELETIVA M&M PDF
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho
PACIÊNCIA: descrição em uma experiência musical artística PDF
Alex Barbosa de Lima
Educação Musical em Moçambique: Reflexões e desafios PDF
Julio Chinguai Chinguai
Aulas de música em tempos de pandemia: relato de duas experiências em escolas de Educação Básica nas cidades de Brasília/DF e Belo Horizonte/MG PDF
Andrea Matias Queiroz, Thiago Amaral Santos, Renato Tocantins Sampaio
Para pensar a educação musical no tempo presente: afinal, as Artes Integradas dizem respeito ao Ensino de Música?
Aline Folly Faria
PDF

GTE13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo

O processo de ensino-aprendizagem musical de estudantes com deficiência visual que não usam o Sistema Braille PDF
Andréa Menêzes da Costa Gama e Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
O acesso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior em Música: uma análise de editais de seleção, a partir da lei de cotas PDF
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck
Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva PDF
Roger Vieira Cunha, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
A perspectiva anticapacitista na iniciação musical: um relato de experiência no ensino de música para uma criança com Síndrome de Down PDF
Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros
Aplicativos mobile para auxiliar graduandos de música com privação sensorial, intelectual e motora na escrita de trabalhos acadêmicos: Estado da Técnica PDF
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. PDF
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga
O uso do Software musibraille na musicografia braille: exemplo de TDIC no ensino de música da educação básica com educandos cegos PDF
ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar PDF
Camila Fernandes
A aprendizagem musical de uma criança com TDAH em tempos de isolamento social PDF
Ana Paula Fredo Bara; Ana Paula Monteiro Navarro; Giovana das Neves dos Santos; Raqueline dos Santos
Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical PDF
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo

GTE14 – Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais

Aulas de Música de Câmara: performance musical coletiva em tempos de distanciamento social PDF
Marcos da Rosa Garcia
Ensino coletivo de violão e teoria musical na modalidade remoto emergencial: um relato de experiência no PIPBEX PDF
Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti
Aulas de piano para crianças de forma remota: apontando caminhos PDF
Neander Cândido Silva, Maria Betânia Parizzi Fonseca
Celulares smartphone no ensino de criação musical PDF
Bruno da Silva Borges, Alexandre Fritzen da Rocha
Estrutura e organização do curso online de guitarra elétrica de Mateus Starling: especificidades e possibilidades didático-pedagógicas em educação musical online PDF
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth
O ukulele e o ensino remoto: possibilidades e desafios em contextos de ensino-aprendizagem diversos PDF
Leandro Donato
O ensino de instrumentos musicais nos projetos sociais do Distrito Federal: um levantamento em tempos de pandemia. PDF
Paula Cristine Soares da Silva, Jonathan Baião
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia PDF
Douglas de Oliveira Silva, Renato de Vasconcellos
Ensino remoto: experiências de professores de música em um centro universitário de cultura PDF
Monica Cajazeira Vasconcelos
Música e tecnologia no ensino do piano, (quase) um estudo de caso com o uso do aplicativo Shared Piano da Chrome Music Labs PDF
Denise Andrade de Freitas Martins, Marilia Chaves Silveira, Luciana Hamond
Uma Cantata de Natal Diferente: Relato de experiência sobre uma primeira experiência com um aluno autista severo num contexto escolar PDF
Thiago Amaral Santos e Renato Tocantins Sampaio
Produção de videoaulas de violão para a internet: aspectos didáticos, técnicos e formativos PDF
Paulo Rodrigues; Francy Kelly Araújo; Bruno Westermann

GTE15 – Ensino Instrumental

Possibilidade de Escrita e Performance da Trompa Moderna em Dobrados na Banda de Música PDF
AVELANGE AMORIM LIMA
Estúdio de Trompete UFSM: concepção e ações PDF
Clayton Juliano Rodrigues Miranda
Atividades de Preparação Técnica em Bandas de Música: Uma Pesquisa-Ação de Caráter Quase-Experimental em Andamento PDF
Tenison Santana dos Santos
O USO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO ENSINO DA CLARINETA NA ATUALIDADE BRASILEIRA PDF
Jessica Gubert Silva, Luís Antônio Eugênio Afonso Montanha
Atuação profissional dos egressos bacharéis em música do Instituto de Artes da Unicamp: a profissão professor PDF
Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luis de Biaggi
O PAPEL DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BATERIA PDF
Lucas Benjamin Potiguara, Juciane Araldi Beltrame
168 Anos Formando Músicos: A Trajetória do Instrumentista de Sopro numa Banda Filarmônica Sesquicentenária Pernambucana PDF
josé guilherme palha
A importância pedagógica, social e artística dos corais de trombones nas universidades brasileiras PDF
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva
As Competências Socioemocionais e a Educação Musical em Bandas de Música no Século XXI PDF
Anderson Nascimento Silva
Óperas de Richard Wagner (1813-1883): análise e proposta de estudo dos principais excertos para tuba PDF
Filipe Soares Barbosa Pinto de Queirós; Lélio Eduardo Qlves da Silva
Flauta Doce: um levantamento em torno das produções científicas PDF
Lucas Nascimento Braga Silva; Cristina Rolim Wolffenbüttel
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem PDF
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo, Klesia Andrade
Pedagogia para a formação de Clarinetistas: desenvolvendo habilidades no ensino da respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE)
Epitácio Rodrigues e Silva
PDF

GTE16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música

Interculturalidade e Educação Musical: Um estudo sobre os Cursos de Licenciatura em música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Bruno Rodeghiero Motta, Jusamara Souza
PDF
Trabalhos de Conclusão de Curso: Um estudo sobre a produção dos acadêmicos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/UFPel PDF
LELIA NEGRINI DINIZ, Clarice Franco de Souza, Juliana Schwingel Broilo
WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica PDF
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência PDF
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame
A criatividade na prática pedagógica de professores de música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN PDF
Camila Luna
Educação Online durante a pandemia: superando o paradigma tradicional no Ensino Superior de Música PDF
Fernando Stanzione Galizia
A Resolução CNE/CP 02/2019: a formação docente sob risco PDF
Silvia Sobreira, Alba Janes Santos Lima
Produção textual coletiva na formação de professores/as de música em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência discente na Licenciatura em Música da UFRN PDF
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Janaína Braga Leite, André José dos Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Émerson da Silva Lima, João Paulo Silva Sousa, Samira Rodrigues dos Santos, Vic Souza
Diálogos interartes no Pibid (Universidade) PDF
Jussara Fernandino
A construção dos saberes docentes na educação musical: estudos preliminares dos trabalhos produzidos nos últimos 10 anos no Brasil PDF
Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho
O PODCAST COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA PDF
Francisco Allan Santos Martins, Elves Souza Brandão, Gerardo Silveira Viana Junior
Videoaula como Recurso Pedagógico na Educação Musical: um relato da produção de vídeo de solfejo PDF
Laura Almeida de Araújo; Luis Felipe Bezerra Urbano; João Victor Miranda Leão dos Santos; Gerardo Silveira Viana Júnior
FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA ESCOLAR PDF
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Mapeamento das Habilidades Musicais Desenvolvidas na ação Extensionista “JAM na UEFS” PDF
Paulo Roberto Simões Torres
Os Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura em Música: reflexões a partir de uma revisão de Literatura PDF
Karine Rayara Peres Duarte, Cássia Virgínia Coelho de Souza
Grupos de pesquisa e ferramentas digitais: caminhos possíveis para a formação de professores de música PDF
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Helenise Cruz Conceição, Emília Silva Souza
Formação de música para professores de arte da educação infantil da cidade de Ceará Mirim RN: musicalizando para musicalizar PDF
José Simião Severo
Perfil e Formação de professores de Música em Sobral-CE: um Survey com egressos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará PDF
José Uélito Souza Filho, Wellington Freitas Viana
A perspectiva de educadores musicais em formação sobre o Programa Residência Pedagógica PDF
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza
O estágio em Música no ensino híbrido: vivências e reflexões PDF
Mariana Valentim Gonçalves e Vivian Dell’Agnolo Barbosa Madalozzo
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia PDF
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro

GTE17 – Formação musical, colonialidade e opções decoloniais

O conhecimento musical na ótica da filosofia da educação musical anglófona PDF
Renato de Carvalho Cardoso
MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA: PROJETO INSTITUCIONAL DE CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DE CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA NO PARÁ, DA BELLE ÉPOQUE ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX PDF
Dione Colares de Souza, Leonardo Jose Araujo Coelho de Souza
Entre mundos sonoros: modos de escuta e aprendizagem da música PDF
Marcelo Chiaretti; Helena Lopes da Silva
Perspectivas sobre práticas decoloniais e a formação de professores de música PDF
Wellington Freitas Viana
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa PDF
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira
Formação e inserção profissional de professores de música: problematizações e reflexões a partir da Licenciatura em Música da UFGG PDF
João Valter Ferreira Filho, Luís Ricardo Silva Queiroz
Reflexões sobre as práticas musicais abordadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Flauta Transversal de Minas Gerais PDF
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães
Expansão dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo preliminar PDF
Luiz Fernando Barbosa Junior
Recursos, interações e desafios do projeto de extensão “Baque do Pampa” no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da UNIPAMPA PDF
Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Fernanda Pires Matos Correa
Práticas e recursos contra coloniais para o ensino de música
Barbara Viggiano Rocha da Silva
PDF
Educação Musical no Contexto de Currículo de Formação de Professores em Moçambique
Felisberto Julião
PDF
Colonialidade nos cursos de graduação em música popular no Brasil
Luis Ricardo Silva Queiroz, Leonardo Meira Dantas
PDF

GTE18 – Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical

Historicização e empoderamento feminino no campo da música: um levantamento bibliográfico em diálogo com uma pesquisa em andamento PDF
Raíza Silva de Andrade
Processos de aprendizagem das mulheres do Rock/Metal em Caxias do Sul PDF
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo Moraes
O não-lugar das mulheres instrumentistas na música popular: “Eu sei que tenho que chegar e tocar muito” PDF
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis
Onde elas estão? Uma busca pela representatividade de pianistas e compositoras mulheres PDF
Adriana Bozzetto, Luan de Paula Honório, Fábio de Lima Peralta
Música, gênero, raça e classe: uma análise do disco “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus PDF
Hugo Romano Mariano
“Como um peixe fora d’água”: Narrativa de um estudante trans não-binário no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Jo Muniz da Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira
Como se forma uma flor: a formação musical de seis mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN PDF
Larissa Guedes dos Santos
“… Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!”: uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará PDF
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha

GTE19 – História da Educação Musical

Dermeval Saviani e os desafios teórico-metodológicos da historiografia da educação musical PDF
Thiago Xavier de Abreu
Tecendo a história: recordar e recontar as memórias do acervo de educação musical do Colégio Pedro II-campus centro PDF
Arca da Matta da Matta
Sobre escolhas curriculares: uma investigação em um conservatório PDF
Nayane Nazaré Silva de Macedo
EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: correlações entre tendências pedagógicas e políticas de orientação do Paraná PDF
Alinne Martins de Souza
La Sección Femenina y su labor en la formación de maestras de música durante el franquismo PDF
Elisabet Corzo González
Uma pesquisa com presidentes da ABEM: histórias bibliográficas e narradas PDF
Ivan Carlos Schwan, Cláudia Ribeiro Bellochio
“Semana da Música” – resistência, manutenção e valorização da atividade musical nas escolas do Estado da Guanabara (1960-1975). PDF
Vanessa Weber de Castro
José do Patrocínio Marques Tocantins: trajetória de um agente dominante no campo de produção musical na Vila Boa de Goyaz no século XIX PDF
Guilherme Braga de Carvalho, Flavia Maria Cruvinel
Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) PDF
Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira
Educação Musical em Sergipe: cotejamento da produção nos Anais e Revistas da ABEM (1991-2020) PDF
Kadja Emanuelle Araujo, Vera Maria dos Santos
Música, Funcionalidade e Multiculturalismo em Koellreutter PDF
Vitor Damiani, Marcus Straubel Wolff
Panorama da Educação Musical nos Institutos Federais PDF
Renata Filipak, Inês de Almeida Rocha

GTE20 – MEPLat – Miradas, Escutas, Práticas: Educação Musical na América Latina

A poética etnomusicológica na criação e no ensino de música em cursos de graduação PDF
Marcio Mattos
O “Programa de Iniciación a la Música” da OEIN: desafios contemporâneos na manutenção do tradicional PDF
Glaucos Luis Flores Monteiro

GTE21 – Pedagogias da Música Popular

Um estudo de catalogação de atividades musicais que dialogam com conteúdos da Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul – São Paulo PDF
Guilherme Biribilli Alves, Isamara Alves Carvalho
O ritmo agueré ao piano: possibilidades interpretativas PDF
Luã de Almeida Pereira, Ekaterina Konopleva
Gestos didáticos em um curso assíncrono de música popular PDF
AMANDA MARTINS BARBOSA, Marcus Vinícius Medeiros Pereira
SPOTIFY: Abordagens Pedagógicas Relacionadas À Sua Influência na Escuta, Livre Arbítrio e Gosto Musical de Adolescentes PDF
Bruno Teixeira de Mello Millan
Propostas pedagógicas de Lucy Green como suporte para o ensino de música popular em contextos de aulas de instrumento PDF
José Simião Severo, Mário Adimir Patreze Junior
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio PDF
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito

GTE22 – Pedagogias Musicais latino-americanas: aberturas e insurgências

O funk como ferramenta pedagógica na sala de aula PDF
Luis Gabril
Pedagogias Musicais Abertas no contexto das políticas públicas: apontamentos sobre a formação docente latinoamericana a partir da Reforma Empresarial da Educação PDF
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS

GTE23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical

Os timbres dos atabaques do candomblé ketu em Santa Catarina: categorização, aprendizagem e modos de articulação. PDF
Luciano da Silva Candemil
As culturas afro-brasileiras e africanas na formação dos professores e professoras de música PDF
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino Almeida
A Educação Musical para as Relações Étnico-Raciais na formação inicial de professores(as) de Música: algumas reflexões preliminares PDF
Valnei Souza Santos, Flávia Maria Chiara Candusso
Musicalidades afrodiaspóricas e novos parâmentros analíticos para as aulas de música na Escola Básica PDF
Priscilla Hygino
Reflexões sobre práticas musicais e decolonialidade: experiência na extensão universitária e movimentos culturais contemporâneos PDF
Uliana Dias Campos Ferlim
O Projeto “Vamos Tocar Samba” no Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”: Um relato de experiência PDF
Amana da Veiga Santos
As “artes musicais” candomblecistas diante do cânone da música de concerto PDF
Ferran Tamarit Rebollo
Artes Musicais Indígenas Africanas: a pedagogia musical de Meki Nzewi PDF
Beatriz de Souza Bessa

GTE24 – Sociologia da Educação Musical

Pesquisa qualitativa em Educação Musical: aportes metodológicos da Sociologia PDF
Maria Amélia Benincá de Farias
Música popular no ensino superior: constituição dos cânones musicais em um cruzamento de campos PDF
Leticia Dias de Lima
As representações sociais de professores sobre música e a docência na educação básica: uma visão geral do desenvolvimento da pesquisa PDF
Jonathan Oliveira
Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca – SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical PDF
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida
Reflexões sobre uma educação musical abrangente a partir de um contexto sócio-orquestral PDF
Leonardo da Silva Souza
Reflexões sobre livros/manuais/materiais didáticos e a Educação Musical: um breve panorama sobre os estudos dos últimos 20 anos no Brasil PDF
Karla Beatriz Soares Souza
Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): configurações sociais na dinamização de práticas músico-educativas PDF
Lucia Helena Pereira Teixeira
Um estudo sobre processos de aprendizagem musical de integrantes de uma banda de instituição religiosa em uma cidade do Rio Grande do Sul PDF
Simone Rodrigues da Silva
Parentalidade Musical: conhecendo a produção internacional em educação musical PDF
Bruna Williena da Silva, Vania Malagutti Loth
Vida acima de tudo: relatos sobre experiências musicais no cotidiano da pandemia PDF
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira
Ensinar Sopapo: um estudo com tocadores, conhecedores e mantenedores do instrumento PDF
Lucas Kinoshita
“É tentação, emoção, fritação”: currículos em educação musical e sexualidades desobedientes nos cotidianos escolares PDF
Wenderson Silva Oliveira
Entre sons e afetos no cotidiano do aprender e ensinar música: um estudo sobre um pai-professor de música e sua filha PDF
Cícera Edilânia Araújo Januário
A música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo sobre intergeracionalidade na escola de educação básica PDF
Jennifer Gonzaga, Lilia Neves Gonçalves
Redes digitais e interações sociais no ensino de instrumento musical: uma pesquisa em andamento
Antonio Chagas Neto, Jusamara Souza
PDF
Ensinando práticas vocais nas redes digitais e profissionalização de licenciandos: considerações sobre uma pesquisa em andamento
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza
PDF
O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal
Walter de Sousa Silva
PDF
A Revista da ABEM e a presença da sociologia da educação musical (1992- 2020)
Jusamara Souza, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Antonio Chagas Neto
PDF

GTE25 – Outro grupo

DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) PDF
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa