Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
ISSN Online: 2526-5857
v.5, 2023
XXVI Congresso Nacional da ABEM
GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas |
|
Teclado como instrumento musicalizador para crianças de 2 a 5 anos e psicomotricidade: um relato de experiência | |
MICHELLY DA PENHA OLIVA SANTOS, MURILO FERREIRA VELHO DE ARRUDA | |
O ensino de piano no Brasil: uma revisão de literatura | |
Helena Karavassilakis Uzun e Vania Malagutti | |
O Jazz como via principal no ensino de piano popular: Desdobramentos e implicações. | |
Wendell Müller dos Santos Lima, Antônio Rafael Carvalho dos Santos | |
A importância da rítmica na pedagogia do piano popular: estratégias metodológicas para o desenvolvimento de levadas da Música Popular Brasileira na aprendizagem pianística. | |
Luciano Barros Carneiro | |
A DOCÊNCIA DO PIANO: CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE | |
Rejane do Nascimento Tofoli | |
O uso da motivação extrínseca para incentivar a prática do piano em casa: relato de quatro atividades para crianças e adolescentes | |
Ana Paula Machado Simões | |
Promoção da Autorregulação da Aprendizagem: sugestões didáticas para o contexto do Ensino de Piano em Grupo | |
Dayse Gomes Mendes | |
OS SABERES PEDAGÓGICO-MUSICAIS DE UMA PROFESSORA DE PIANO PARA ATUAR COM CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA CORA PAVAN CAPPARELLI | |
Bruna Lisa Cândido Lima, José Soares de Deus | |
A aplicação de poesia hipotética como recurso pedagógico e estratégia de estudo na aprendizagem e memorização da peça “Assim ninava mãman”, de Heitor Villa-Lobos | |
Fernando Vago | |
CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO PARA PERFORMANCE DE GRUPO NA UFPELS DE PIANO | |
Mauren Liebich Frey Rodrigues | |
Piano em grupo na velhice: investigando novas possibilidades | |
Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva | |
Tocando piano do jeito dele: avaliando o desenvolvimento musical de uma criança autista por meio da Escala DEMUCA | |
Maria Teresa Neves, Betânia Parizzi |
GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical |
|
Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS | |
Luciana Prass, Bruno Silveira Cardoso | |
Uma etnografia da Música do Círculo: um musicar e suas implicações para a educação musical | |
Uliana Dias Campos Ferlim | |
Aprendizagem Situada no Quilombo De Justinópolis: Cantos, Sonoridades, Instrumentos, Gestos e Danças | |
Sônia Cristina de Assis | |
Afrodiáspora e aprendizagem musical no Brasil: abordagens etnográficas para uma educação musical pluriepistêmica | |
Lucia Pompeu Campos | |
Desenvolvimento profissional do professor em comunidade virtual: uma pesquisa etnográfica online | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Como se faz repente? um estudo com cantadores da cidade de Paulistana – Piauí | |
Ana Raquel de Sousa, Matias Rodrigues da Silva, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues
|
|
Lydia Hortélio e Educação Musical: o brincar para as aulas de música na educação infantil | |
Gabriela Rabelo | |
Coral de Pais da Família Marista: “somos nós cantando” | |
Luciana Loureiro Oliveira | |
O(s) processo(s) de aprendizagem da sanfona em Sertânia-PE | |
Ítalo Fernandes Da Silva | |
Materiais, métodos e processos de ensino-aprendizagem de flauta transversal nos Conservatórios Mineiros | |
Nara Zamagno Pinheiro, Patricia Michelini Aguilar | |
A combinatividade interpretativa artístico-musical em um workshop de improvisação com contrabaixos no NEOJIBA | |
Rebeca Tavares Furtado | |
Práticas de educação musical significativas e territorializadas: a extensão como caminho | |
Décio Pereira Silva Junior | |
Um modo de ensinar-e-aprender música na Folia de Reis | |
Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha | |
A guitarra no forró eletrônico da década de 1990: Uma breve discussão sobre o processo de aprendizagem de músicos populares | |
Iranildo Barreto de Melo | |
Reflexões sobre uma experiência com o ensino do rabeca em um projeto de extensão do IFRN Campus Cidade Alta | |
Rafael Sousa da Fonseca e Silva | |
Juventudes e música nas periferias: a formação sociocultural e política dentro das comunidades | |
Ana Clara da Silva Ponciano, Mário André Wanderley Oliveira | |
Educação musical como possibilidade de salvaguardar a música da cultura popular | |
Ana Roseli Paes dos Santos, Wilson Rogério Dos Santos | |
A Formação Musical do Músico Atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da primeira fase da pesquisa | |
Maria Odília de Quadros Pimentel, Larissa Braga Andrade, Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Hildeberto Arcanjo Filho
|
|
Investigação das Práticas Pedagógicas Musicais no Ensino Regular | |
Bruna Carolina de Oliveira Mendes | |
A educação popular e libertária na formação musical antirracista promovida por culturas afro-brasileiras do Nordeste | |
Luis Ricardo Silva Queiroz |
GTE 3 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas |
|
Autoavaliação da performance: processo contínuo de aprendizagem músico-instrumental e artística | |
Marcos da Rosa Garcia | |
As avaliações internacionais em larga escala e suas repercussões para o ensino de música na educação básica no Brasil | |
Fernanda Gomes de Amorim | |
O Planejamento didático ferramenta de gestão para a avaliação da aprendizagem. | |
Kadja Marluan da Silva Nascimento | |
A avaliação e a matriz curricular na Licenciatura em Música | |
Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Rosane Cardoso de Araújo | |
Relastories docentes: relato de uma experiência avaliativa usando as redes sociais no Programa de Residência Pedagógica | |
Rafael Rodrigues da Silva | |
“Professor, tem prova de Música”? Uma reflexão sobre a avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio no Colégio XXXX | |
Pedro Henrique de Souza Borges, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho | |
A escuta de crianças nas avaliações em música: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Jason Desiderio Bezerra, Fernanda Gomes de Amorim | |
GTE 4 – Educação Musical e Humanização |
|
Panorama do ensino e aprendizagem da Arte na Zona da Mata Mineira: reflexões sobre uma educação humanizadora no contexto do Novo Ensino Médio | |
Pedro Dutra, Mariana Galon | |
Inédito-viável no ensino superior de violoncelo | |
Mariana Galon | |
Práticas artísticas e musicais: investigando modos de interação de crianças com e sem deficiência. | |
Denise Andrade de Freitas Martins | |
MÙSICA NA APAE: INVESTIGANDO PROCESSOS EDUCATIVOS E O VÍNCULO MATERNO-INFANTIL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA | |
Bernardo Neves Paes Ferreira, Otávio Augusto Carboni Queiroz, DENISE ANDRADE DE FREITAS MARTINS
|
|
Uma pedagogia estética e relacional da música: dialogando com Nicolas Bourriaud | |
Mônica de Almeida Duarte | |
Protagonismo Musical na Educação Infantil: Reflexões a partir de uma creche no município de Assis | |
Adriana Silveira Campanharo | |
Olhares, gestos e sons: refletindo sobre uma educação dialógica em artes. | |
Pedro Dutra, Ligia Gonçalves Costa | |
Educação Musical para um novo tempo de esperançar: um estudo introdutório sobre o acesso e práticas humanizadoras em educação musical em uma escola de Belém do Pará | |
Carlos Augusto Pinheiro Souto | |
Criançar a arte: artear a vida | |
Pedro Dutra, Érika Rohlfs Paiva | |
A dimensão educacional do Samba-Reggae e suas aproximações com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: mestres e aprendizes como sujeitos da educação popular libertadora | |
ALEXANDRE SILES VARGAS | |
O DESPERTAR DO CORPO-SONORO-MUSICAL: PERSPECTIVAS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA | |
Cibele Lauria Silva | |
Ensino de Música na Alcanorte: Aulas de Canto para uma comunidade abandonada pelas políticas públicas. | |
Brena Rocha Da Silva, Giann Mendes Ribeiro | |
Educação musical humanizadora nas bandas de música: uma reflexão sobre a construção de um educar significativo | |
Anderson Nascimento Silva | |
UM CALEIDOSCÓPIO DO ENSINO DE MÚSICA: métodos, estruturação, atuação profissional e experiências em cordas friccionadas | |
Vania MALAGUTTI, Cassia Virginia Coelho de Souza, Mary Hilary da Cruz Moreira, Nicole Reis, Eliel Neris Joaquim, Ainoã Santos Cruz
|
|
Projeto Abrigo na Arte – Música com Valores Humanos: práticas de educação musical em interface com o Programa VIVE | |
Luiz Henrique da Silva Alexandre | |
Ensino Coletivo de Música e a Educação Humanizadora: o papel do professor | |
Douglas Henrique Lemes, Vânia Malagutti, Mary Hilary da Cruz Moreira
|
|
LIDERANÇA MUSICAL ENGAJADA VISANDO TRANFORMAÇÕES SOCIAIS NOS PROJETOS Querubins e Cariúnas em Belo Horizonte, MG | |
Rejane Harder, Heloisa Feichas | |
Como a Educação Musical em Roraima está se (re)configurando após a imigração de professores/as venezuelanos/as? Uma revisão bibliográfica | |
Yalexis Yale Rondón Cassiani, Rafael Branquinho Abdala Norberto | |
Reflexões surgidas ao longo do estágio supervisionado de educação musical no ambiente hospitalar: inclusão, escutas, humanização e aprendizagens musicais | |
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Cáudia Maria Freitas Leal | |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: criações e desafios do Ensino de Música no Conjunto Penal e no Colégio Paulo VI em Feira de Santana no contexto de ensino remoto | |
Vanessa Da Silva Batista |
GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia |
|
Educação Musical na formação do pedagogo na UNIP em Santarém-PA | |
Lua Felipe Maria Magalhães Silva de Andrade, Tainá Maria Magalhães Façanha | |
Música – Pedagogia – formação humana: potências na formação de professores | |
Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Círculos de formação em Música: breve relato de experiência | |
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Música(s) na(s) Escola(s): resistência e criação em rede | |
Dulcimarta Lemos Lino | |
EDUCAÇÃO MUSICAL: (re)pensando a formação docente de pedagogos(as) | |
Patrícia Pederiva, Daiane Oliveira, Elisângela Peraci | |
As relações entre a Pedagogia da Escuta e a Pedagogia da Criação Musical: potencialidade e criatividade na construção do conhecimento artístico-musical na primeira infância e a função do professor | |
Cláudia Jaqueline de Souza Siufi | |
Práticas musicais para a educação infantil: experiências com a formação continuada de professores | |
Sara Paraguassú Santos Vale | |
Corpo, voz e improvisação: elementos dialógicos nas propostas Barbatuques, Música do Cìrculo e Canto Coletivo Improvisado | |
Flávia Cristina Santos da Paz, Vivianne Aparecida Lopes | |
GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica |
|
Experiências musicais com parentes indígenas: narrativas de jovens estudantes | |
Mara Pereira da SILVA | |
Entre a ausência e a presença da cultura musical Apinajé nas aulas de música | |
Mara Pereira da SILVA | |
Movimento (auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: análise de artigos científicos | |
Marcos Francisco Maciel, Jéssica de Almeida | |
OS SAXOFONISTAS DO AXÉ MUSIC: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ARTÍSTICA. | |
Franklin Jose Barreto Araújo | |
JOSÉ FELIPE DE CARVALHO TORRES (1912 – 2004): biografia e análise descritiva do Concertino para trompete e orquestra (1971) | |
Clayton Juliano Rodrigues Miranda | |
Leda Maffioletti: Recordações e narrativas de experiências vividas | |
Silani Pedrollo | |
Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas | |
Nágila L. Batista | |
O caminho do afeto transfixado por uma professora de música em formação, e lúpica. | |
Maria Madalena Souza Santos, Obadias de Oliveira Cunha | |
A música nos anos iniciais: pesquisa-formação de uma professora pedagoga | |
Najla Hachem | |
Narrativas de professores de música em contexto religioso: um estudo a partir das concepções de ensino | |
Nayla Maria Gomes da Silva | |
MODOS DE ENSINAR MÚSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP | |
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena | |
O ateliê musicobiográfico como dispositivo formativo na pesquisa (auto)biográfica com idosos | |
Lunara Pliny Cardoso | |
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas | |
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima
|
|
O legado de Padre José Maria Wisniewski para o Coral Mater Verbi: A música como ferramenta de rememoração e construção de relações musicais e (auto)biográficas | |
Jéssica Wisniewski Dias | |
Narrativas em educação musical na pesquisa (auto)biográfica | |
Mônica Luchese Marques, teresa Mateiro, Bárbara Trelha, Lionar Lavratti | |
Cartografia Inicial das pesquisas (auto) biográficas em Educação Musical no Brasil em textos online | |
Rita de Cássia Domingues dos Santos, ÉRICA ANDREZA DOS SANTOS LIMA | |
EMPODERAMENTO E PROCESSOS FORMATIVOS DE MENINAS E MULHERES GUITARRISTAS: um estudo com a pesquisa (auto)biográfica | |
Victória Nunes Rodrigues |
GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais |
|
Métodos contracoloniais para o ensino e aprendizagem musical escolar: dicas de transmissão e absorção da música de mbira | |
Micas Orlando Silambo | |
Eu e minha cor na sala de aula: influências e confluências da questão étnico-racial na docência em Música | |
Alana da Silva Costa, Gabriela de Mello Machado, Lorena Patrício Sampaio, Melissa Bernardo Lima, Rosângela da Silva Carmo, Flavia Maria Chiara Candusso
|
|
Educação Musical em Moçambique: diversidade musical e educação humanizadora na formação de professores de projetos sociais. | |
Ainoã Santos Cruz, Cássia Virgínia Coelho de Souza | |
Vanguarda Musical Negra na Cena Artística Abolicionista (1880-1882) | |
Marcia Carnaval de Oliveira, Celso Garcia de Araújo Ramalho, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Irapuan R. Santos
|
|
Eu e minha cor: racismos e branquitude na trajetória formativa de educadoras(es) musicais | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Antonio Mardson de Oliveira Silva, Lucas Barreto Oliveira, Mezac de Santana Gomes
|
|
Musicalidade e ancestralidade: a educação musical na memória oral do Ilê Asè Dana Dana | |
Aline Débora de Souza Silva, Zoraide Portela Silva | |
Músicas afrodiaspóricas e dos povos originários: um olhar sobre o currículo da Licenciatura em Música do IFSertão | |
Camila Yasmine Magalhães, Matheus Henrique Barros | |
Som, racialidade e território: dispositivo de racialidade e pedagogia da emergência no ensino superior em música. | |
Felipe Merker Castellani, Gabriel Rodrigues Soares | |
Pensamento Decolonial e Educação Musical como temática emergente nas publicações da Revista da ABEM | |
Mayara Araujo Amaral | |
A encruzilhada do saber artístico- musical enquanto potência pedagógica crítica a partir da escrevivência do sujeito negro periférico | |
Stefani Silva Souza | |
Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares | |
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes | |
Eu e minha cor na música: a construção da identidade racial de educadoras(es) musicais | |
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Flavia Maria Chiara Candusso, Iara Canuto da Silva, Breno Domingos de Oliveira, Ivan Bastos de Araujo
|
|
Ensino do Samba e BNCC: algumas considerações | |
Fabricio Spezia Ferreira, Leonardo Matheus Souza Ribeiro | |
Musicalidade afro-religiosa em sala de aula | |
Diego Conto Lunelli | |
Ensino Coletivo de Música: Por uma Educação Musical Colaborativa, Ética, Contextualizada e Antirracista | |
Reinaldo Santos de Oliveira Souza, João Miguel Bellard Freire | |
Práticas decoloniais na musicalização infantil: reflexões a partir de relatos de duas estagiárias do curso de licenciatura em música Mara Menezes Kroger, Gabriela Dalcom de Oliveira, Maiara de Jesus Guedes |
|
GTE 8 – Educação Musical na Infância |
|
Shinichi Suzuki: compreendendo uma visão filosófica sobre a musicalização infantil | |
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia | |
Aula de música na educação infantil: narrativas de professoras | |
Ana Ester Correia Madeira | |
Reflexões a partir da Abordagem PONTES em aulas de musicalização infantil | |
Silene Leão, Angelita Broock | |
Reflexões sobre a música infantil a partir da experiência de um Estágio Docência: discussões, encontros e vivências | |
Fabrício Malaquias-Alves | |
Música na Educação Infantil: uma pesquisa nos documentos orientadores municipais do Vale do Caí/RS | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Leonardo Giongo, Luisa Silva de Azevedo, Sabrina da Silva Santos | |
Crianças como atores socais e sujeitos de direitos: a importância da participação infantil na aula de música | |
Sarah Gervasio Nascimento de Oliveira, Sandra Mara da Cunha | |
Aprendizagem Colaborativa entre professores de Musicalização Infantil no Centro de Musicalização Integrado da UFMG | |
Nathália Carneiro, Angelita Broock | |
ENSINO REMOTO MUSICAL INFANTIL: proximidades com a pesquisa a partir dos trabalhos levantados | |
Janice Vallo Dias da Silva | |
A paisagem sonora e a Educação Estético-Ambiental na Educação Musical | |
Edson Ponick | |
Curso de Iniciação Artística da EMUFRN: o ensino de música para crianças e as adaptações para o ensino remoto | |
Maria Edivânia de Jesus Almeida, Elioenay Geisa Leite de Oliveira Costa | |
A música no processo de aquisição da fala de crianças de 0 a 3 anos | |
Fernanda Carolina Barbosa de Oliveira, Cristiane Abreu Migon | |
Fundamentação Teórica para o Movimento e Expressão Corporal na Preparação Vocal do Coro Infantil | |
Alex Barbosa de Lima, Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira | |
A imitação vocal no desenvolvimento musical da primeira infância | |
Jéssica Franciéli Fritzen, Sandra Freire | |
Curso de Musicalização Infantil da Unimontes: contribuições para a formação inicial docente dos/as integrantes do Grupo PET Artes Música | |
Thiago Martins de Menezes Costa, Keila Resende Costa, Max Sandro Dias Vieira, João Victor Santos Soares de Carvalho, Maria Odília de Quadros Pimentel
|
|
[Comunicação] O ENSINO DO CANTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA COM BASE NA FISIOLOGIA DA VOZ | |
Viviane Alves Kubo, Lyandra Melgarejo Seffrin | |
A educação musical na primeira infância: um estudo de caso a partir da abordagem Music Learning Theory (MLT) de Edwin Gordon em uma escola de música de Castanhal/PA | |
Samyra Ferreira Noronha, Carlos Augusto Pinheiro Souto | |
A importância das vivências musicais nos processos educacionais das práticas corais | |
Ana Carolina Martins, A Gabriela Dantas Lopes | |
Experiências docentes na aprendizagem criativa em Música: aproximações com a abordagem pedagógica de Mitchel Resnick | |
Francisco Tacio de Oliveira Junior, Daffny Cristina Molina Lemes, Lucas Azevedo Cirino | |
As vozes da infância: a autonomia infantil em uma atividade de criação musical digital colaborativa | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra | |
O sonho da menina: Processo de criação musical coletiva na musicalização infantil | |
Larissa Fernanda da Silva Dias |
GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
Aprender tocando um instrumento em banda de música: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental – validação do quadro teórico em contexto (2ª. Fase) | |
Marco Antônio Toledo | |
Sugestões de Debora Gurgel para o desenvolvimento da expertise de estudantes na prática do piano popular | |
João Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos | |
MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EMPATIA: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO BULLYING, VIOLÊNCIA E ATAQUES NAS ESCOLAS. | |
Everton Alves Silva | |
Habilidades socioemocionais em estudantes de flauta doce: um relato prospectivo | |
Cristal Angélica Velloso, Guilherme Alves Delmolin de Oliveira, Patricia Michelini Aguilar | |
Motivação para a aprendizagem da leitura musical tradicional: um estudo com pianistas no contexto da música popular | |
Júlia Soares Alves, Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo | |
Funções Cognitivas e Demência de Alzheimer: Efeitos da Escuta Musical na Memória | |
Adeline Annelyse Marie Stervinou | |
Paisagem Sonora: obras de Marcus Ferrer para cognição e prática musical | |
Marcio Alexandre Nascimento | |
Improvisação e Ansiedade na Performance Musical: um estudo comparativo entre estudantes de música popular e erudita | |
Rafael de Mattos Ponce | |
Pedagogia Vocal: Práticas de Corpo e Voz | |
Igor Canhete Rondon | |
Música e linguagem verbal: aspectos cognitivos para uma educação musical significativa | |
Maria Luiza Santos Barbosa, Sayonara Oliveira Almeida, Daniel Petson Silva | |
O processo de formação do cantor e o ensino de canto: breve discussão | |
Paula Cristina Arrais Dias | |
GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital |
|
Concurso do Ministério Público do Trabalho: compor, gravar e editar uma música e um clipe com discentes do 7º ano de uma escola pública | |
Bruno Torres Melo | |
Ensino de bateria e cultura participativa digital: uma pesquisa em andamento | |
Lucas Benjamin Potiguara | |
Doralice em tempos digitais – Utilização da ferramenta educacional Arranjo Aberto em ambiente virtual | |
Gabriela Mello Machado | |
Educação musical e cultura digital no Brasil: um breve panorama sobre o tema | |
Marcos da Rosa Garcia, Mattews Sol Sol | |
Digitalização do acervo discográfico do Programa de Rádio Serelepe: uma forma de preservação | |
Alexandre Pereira De Paulo, Angelita Maria Vander Broock-Schultz, Jussara Rodrigues Fernandino | |
A/r/tografia: arte, pesquisa e educação pela mobilização digital e comunitária de programa socioeducativo de Música e Educação: SONORISE | |
Joselaine Araújo Araújo Bezerra | |
O Uso do Áudio nas Aulas de Instrumentos Musicais a Distância e o Diálogo Educacional: Um Estudo no Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de XXX | |
Paulo Roberto Affonso Marins | |
Gamificação nas aulas de música: uma proposta utilizando a ferramenta Chrome Music Lab | |
Gabriel Guimarães de Oliveira, Francine Kemmer Cernev | |
Música e Tecnologia na Educação Infantil: evidências a partir de percepções docentes | |
Vanessa de Souza Jardim | |
Contribuição para o ensino de música em ambientes digitais por meio de cursos online | |
Rodrigo Trigueiro Fagundes Belmont, Gutenberg de Lima Marques | |
Ouvintes criadores: uma experiência pedagógico musical mediada pelas tecnologias digitais | |
Mateus Lanzarin Martins, Maira Ana Kandler | |
Aurorinha Virtual: Desafios e resultados do ensino remoto emergencial no projeto interdisciplinar | |
Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes, Melina Cordeiro Gama Lira | |
A relação corpo/voz/movimento no ensino e aprendizagem do canto popular na modalidade online | |
Sarah Thamires Alves de Lima | |
Desafios no Curso de Licenciatura em Música EAD da UERN | |
Luciano Luan Gomes Paiva |
GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
O sentido da experiência musical: narrativas de aulas de músicas de crianças na escola regular | |
Andrea Matias Queiroz | |
Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
Desenvolvimento Profissional do Professor de Música da Educação Básica: identidade e conhecimento docente | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
O Ensino Médio e seus atuais desdobramentos curriculares no Projeto Bandas nas escolas do estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
Atividades musicais a partir das músicas dos alunos | |
Fernando Macedo Rodrigues | |
A Música como função de Comunicação e Interação Social de Pessoas com Paralisia Cerebral | |
Murilo Alves Alves Ferraz e Vania Malagutti Loth | |
A flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica no estado do Espírito Santo | |
Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Marcelo Rodrigues de Oliveira | |
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola | |
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius de Oliveira Torres Cardoso
|
|
Professores de música e BNCC: práticas curriculares | |
Olga Alves de Oliveira, Silvia Sobreira | |
Vivências musicais no ensino fundamental: análise da gravidade semântica em uma sequência didática | |
Luiz Guilherme Mohallem Martins | |
Despifando a Música: construção de pífano no IFPI, Campus Pio IX | |
Ricardo Francisco dos Reis | |
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho
|
|
A Música nas NEIM’s do Futuro: a chegada de professores de Música nas Unidades de Educação Infantil Municipal de Florianópolis | |
Vinícius Nicolodelli, Regina Finck Schambeck | |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves
|
|
Projetos criativo-musicais problematizadores: um relato de experiência em aulas de música na EJA | |
Rafael Dias Oliveira | |
Música, Consciência e Educação: perspectivas interdisciplinares da música no contexto sociocultural | |
Wagi Soares Bueno de Camargo | |
O Expressionismo sobre o Ensino da Arte no Ensino Médio: experiências no estágio curricular supervisionado III | |
Raquel da Silva Araújo Ribeiro, Thaise Cristina Marcelino Matias, Clarice Santiago Silveira, Daniela Glicea Oliveira da Silva
|
|
Conteúdos musicais nos livros didáticos de Arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) | |
Jennifer Gonzaga, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia | |
Escolas de educação básica como espaço de formação de licenciandos em música | |
Alinne Martins de Souza, Marisleusa de Souza Egg, Camila Fernandes Figueiredo, Gislene Natera, Teresa da Assunção Novo Mateiro
|
|
Mestrado Prof-Artes: da aula de música na escola para a pesquisa na universidade | |
Simone Marques Braga, Emília Silva Souza, Helenise Cruz Conceição, Ednaldo Rodrigues Santos | |
Uma experiência de composição colaborativa de canções para um teatro musical sob a perspectiva da pedagogia de projetos | |
Jose Soares | |
Escutas de professores e produções musicais criativas de crianças em tempos de pandemia | |
Bárbara Ogleari, Viviane Beineke | |
Práticas decoloniais no contexto escolar: lugar de construção | |
Elizandra Martins Miranda, Danieli Veronica Longo Benedetti | |
O PIBID na escola e o Núcleo Música | |
Regiana Blank Wille, Rodrigo Xavier, Tatiane Reboredo, Luana Medina de Barros | |
CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA: Uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral | |
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos | |
Ensino de Música por meio de representações visuais | |
Rodrigo Honorato Matos | |
Um convite de samba: estudos sobre o carnaval nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Juliana Rigon Pedrini, Mônica Torres Bonatto, Fernanda Bulegon Gassen | |
EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS PERIÓDICOS E EVENTOS EM MÚSICA | |
CLEYTON OLIVEIRA TIBURCIO, Giann Mendes Ribeiro | |
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio | |
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE
|
|
Currículo e Educação Musical: uma revisão bibliográfica | |
Sr. Bruno Abramovic, Sr. Fernando Stanzione Galizia | |
Ensino de música no método Montessori: materiais e planejamento no contexto da experiência profissional. | |
Beatrís Mengarda | |
Resolução CNE/CEB n.º 2/2016 e as competências dos conselhos de educação para a operacionalização do ensino de música na educação básica | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Sobre o tempo: relato de um projeto interdisciplinar dos componentes curriculares Música e Teatro em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental | |
Joana Lopes Pereira, William Fernandes Molina | |
Construção de instrumentos musicais alternativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de uma experiência no Residência Pedagógica | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Rodrigo da Silva | |
A Sonorização do Mito do Uakti: análise da gravidade semântica em uma aula de criação | |
Lucas Rodrigues Ribeiro | |
Repertório latino-americano na Educação Básica: pistas iniciais para sua inclusão no planejamento da aula de Música | |
Glauber Resende Domingues, Glauber Resende Domingues | |
Narrativas enviesadas: entre ser músico e tornar-se professor, reflexões a partir do (des)envolvimento no Pibid-Música | |
Ele Ribeiro Oliveira, Ela Ramos Reciolino | |
DEZ ANOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL EM INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO EM REALENGO E A INSERÇÃO/ INTEGRAÇÃO COM OS ESPAÇOS CULTURAIS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. | |
FABIANO MUNIZ LIMA | |
Educação Musical e Educação Integral: desdobramentos para a educação infantil no município de Itupeva. | |
Ana Clara Silva Moreira | |
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros
|
|
PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC | |
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva | |
GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo |
|
Desenvolvimento musical de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa em andamento | |
Gabryelle de Lima Pereira, Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Lenilce da Silva Reis | |
Reflexões sobre o ensino de música para surdos | |
Patrícia Pereira Porto | |
Suporte ao estudante com deficiência visual no ensino superior de música: Um estudo sobre as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas em duas universidades de Minas Gerais | |
Renan Ezequias Fernandes | |
Uma análise sobre a situação do ensino de música nas escolas da rede pública municipal de Salvador na perspectiva da educação inclusiva | |
Alana da Silva Costa | |
Musicalização com mães de crianças autistas: um relato de experiência em um Projeto Social | |
Gabryelle de Lima Pereira, Edineia Cardoso de Jesus Dias, Lenilce da Silva Reis Santana, Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos
|
|
O desafio da educação musical do século XXI na inclusão de estudantes autistas | |
Anaide Maria Alves da Paz, Neander Cândido Silva, Laís Soares da Silva | |
O Ser Humano Acima dos Números: A Perspectiva do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ingride Miranda da Silva Narciso, A Julia de Oliveira Bolina | |
Deficiência e capacitismo: construindo uma comunidade de educadores musicais anticapacitistas | |
Flávia Maiara Lima Fagundes, Silvia Garcia Sobreira | |
PROTÓTIPO DE COLETE PARA ESTUDANTES DE VIOLINO E VIOLA: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. | |
Áureo Deo DeFreitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Adriano Prazeres de Miranda, Arlindo Alves de Aguiar Júnior
|
|
MUSIN: um projeto sobre música e ensino inclusivo na rede básica. | |
Pamella Carneiro Silva, Ana Claudia de Melo Siqueira, Aurigena da Silva Lorenço, Bárbara Costa e Silva, Ila Lewtchuk, Vitória Karollyne da Silva Rufino
|
|
Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura | |
Bruna Santos Miranda | |
Uma Análise dos PPCs das Licenciaturas em Música das IES Públicas do Brasil entre 2022 e 2023 | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ana Roseli Paes dos Santos | |
Política de ações afirmativas para a inclusão de pessoas com deficiência na Arte: relato de experiência | |
Carlo Rosa Arruda, Karla Cremonez Vieira, Lisbeth Soares | |
A educação musical na perspectiva inclusiva: reflexões sobre estudantes com TEA e as práticas em sala de aula | |
Daniela Barzotti Kohlrausch, Tasia Fernanda Wisch |
GTE 13 – Ensino Superior de Música |
|
Ensino híbrido de Música na universidade: inovação ou mais do mesmo? | |
Fernando Stanzione Galizia | |
Fontes históricas na prática de formação na LEdoC: diálogos entre instrumentos musicais e poemas | |
Mara Pereira da SILVA, Ana Paula Silva da Silva Amaral | |
Currículo e práticas nos bacharelados em Violino e Viola: A questão do repertório durante os anos de 2020 e 2021. | |
Thayná Aline Bonacorsi Xavier | |
Uso de fonogramas, estações digitais de áudio e instrumentos virtuais em aulas de Percepção Musical | |
Kristoff Silva | |
Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares | |
Rafael Henrique dos Santos Leandro | |
A Construção da Identidade de Coro: relato sobre a formação de uma comunidade de prática musical híbrida | |
JEIMELY HEEP BORNHOLDT | |
Curricularização na licenciatura em música e a contribuição do projeto CEM | |
Igor Hemerson Coimbra Rocha, João Fortunato Soares de Quadros Júnior | |
Reflexões sobre a escolha, implementação e análise de abordagens metodológicas para o ensino de História da Música em cursos superiores | |
Matheus Silva Rocha | |
Websérie Feira de Música: da telinha da extensão para a pesquisa | |
Debora Rodrigues Britto, simone marques braga | |
“Piano a 4 Artes”: breves diálogos com a extensão e a pesquisa | |
Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Aderlan Souza Santos, Camilo de Jesus Nascimento | |
Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins
|
|
Caracterização e trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2018 a 2022 | |
Giann Mendes Ribeiro, Anne Valeska Lopes Da Costa, Nicholas Vinicius Araújo Pinheiro, Brena Maria da Rocha Silva
|
|
Educação a Distância na – e para – a Educação Musical: múltiplos olhares e contextos em um componente curricular | |
Renan Moretti Bertho, Alana Oliveira Magalhães, Eliene dos Santos Bergens, Mateus Nascimento Barbosa
|
|
Desterritorização dos saberes: compreensões sobre a meta 12.7 do PNE para pensar a inserção curricular da extensão no ensino superior de música | |
Natália Búrigo Severino | |
A “Era de Ouro”: um relato de experiência no ensino e aprendizagem da flauta doce e da música do século XVI | |
Paula Andrade Callegari | |
Jogo e educação musical: uma revisão de literatura | |
Sara Caroline Cesar da Silva Araujo, Italo Fernandes da Silva, Leonardo da Silveira Borne | |
Estratégias didático-metodológicas no Componente Curricular Práticas Musicais Coletivas na Licenciatura em Música a Distância da UNEB | |
Elisama da Silva Gonçalves Santos, Desirée Johanna Mesquita Mayr, Solon Santana Manica, Carlos Eduardo Sueitt Garanhao, Aurélio Nogueira de Sousa
|
|
Percussão brasileira para uma pedagogia brincante: um projeto de extensão em tempos de pandemia. | |
Lilia do Amaral Manfrinato Justi, Edgar Albertão Araújo, Rogério Vieira Telles, Déva Peixoto Nucci | |
MúsicaS, no Plural! Testagem de um portal de ensino de Música que desafia preconceitos e discriminações | |
Renan Santiago de Sousa, Glauber Resende Domingues | |
Desafios da Educação Musical em redes: produção de conhecimento em diálogo com a Etnomusicologia | |
Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
APRENDIZAGEM MUSICAL CRIATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PPC DAS IES PÚBLICAS DO NORDESTE | |
Francisco Tacio de Oliveira Junior | |
A formação do professor de ukulele no Brasil: uma breve análise | |
João Daniel Cardoso da Costa, João Miguel Bellard Freire | |
Vamos aprender música popular?: perspectivas decoloniais no ensino de música no Brasil | |
Mayara de Brito Ferreira | |
Simpósio Laboratório de Musicalidades | |
Luciane da Costa Cuervo, Felipe KIRST ADAMI | |
Patrimônio musical brasileiro como um pilar pedagógico-decolonial para os cursos de música popular: reflexões a partir do PPC do Bacharelado em Música Brasileira Popular da Universidade Federal da Paraíba | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho | |
O “aluno de sucesso” na licenciatura em música: um estudo das percepções dos estudantes Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Silvana de Souza Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Edmar Cassimiro Pedro |
|
GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical |
|
Ô abre alas que elas podem reger: uma pesquisa sobre a inserção da mulher na função de regente de banda marcial no projeto de bandas na cidade de João Pessoa (PB) | |
Laizime da Silva Fontes | |
Mulheres em Bandas de Música: um estudo sobre fatores que mobilizaram a opção pela regência | |
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck | |
Práticas homofóbicas na aula de canto: Experiências heteronormativas e reflexões sobre gênero e sexualidade na educação musical | |
Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves | |
Masculinidades e feminilidades vocais e a constituição de uma estética vocal dos gêneros | |
Bruno Caldeira | |
Construindo a si mesma como docente de música: recortes da trajetória de uma professora travesti | |
Yanaêh Vasconcelos Mota | |
Gênero, interseccionalidade e pensamento crítico: uma pesquisa com egressas/os/es da Licenciatura em Música. | |
Vânia Beatriz MÜller, Yasmim Martins Frufrek, Vinicius Jario Pereira |
GTE 15 – História da Educação Musical |
|
Com notas e formas: o surgimento e contribuição do sistema shape-note na educação musical da Nova Inglaterra. | |
Lucas Cecim | |
Pelos Horizontes Musicais, Pedagógicos e Históricos de Maria Yeda Caddah | |
rodrigo alves de melo | |
Um Panorama histórico do ensino de cordas friccionadas no estado do Acre: da Ong musicalizar aos dias de hoje | |
Nágila L. Batista | |
A articulação das categorias trabalho assalariado, iluminismo e romantismo no estudo da institucionalização da educação musical no Brasil Império | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Das boas-vindas ao Imperador ao Hinário Sergipano: as práticas musicais em Instituições Escolares Sergipanas | |
Kadja Emanuelle Araujo, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento | |
O ensino de guitarra elétrica no cenário artístico-cultural de Campina Grande/PB: apontamentos histórico-metodológicos a partir das perspectivas de alguns de seus principais protagonistas. | |
Arthur Marques do Nascimento, Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho, Robertson de Arruda Silva, Breno Felipe Lima de Sousa
|
|
História da Educação Musical em Montes Claros-MG: um registro dos professores e das professoras de música atuantes nas escolas na primeira metade do século XX | |
Raiana Maciel do Carmo, Geraldo de Alencar Durães Filho | |
“Memória(s) de educadores musicais da Paraíba”: relato de experiência de um projeto de pesquisa em andamento | |
João Valter Ferreira Filho, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Jaqueline Rodrigues Lira, Wellyddna Paula Santos Pontes, Ana Beatriz Bezerra
|
|
Cadernos de música como fonte de pesquisa: reflexões iniciais | |
Valéria Garcia Soares | |
Práticas de canto e música: um estudo a partir das Actas de Promoção da Escola Normal de Formiga (1928 – 1933) | |
Vinícius Eufrásio | |
Pesquisas sobre a história da Educação Musical no Amapá: contribuições e possibilidades | |
Ana Paula Silva da Silva Amaral | |
Caderno de planejamento: testemunho da prática docente de uma professora de música no Estado da Guanabara em 1970. | |
Vanessa Weber de Castro | |
Um olhar sobre a música no livro didático de Arte | |
Rossana Meirelles Cavallini, Rossana Meirelles Cavallini | |
“Campos do Laguinho”: Apontamentos sobre o Carnaval amapaense e a formação docente | |
raisa ribeiro souza, ALBERT SOUSA CORDEIRO | |
Emmanuel Coêlho Maciel no contexto da formação musical e sua trajetória como educador musical | |
Samuel Mendonça Fagundes, Edite Maria Oliveira da Rocha, Arnon Savio Reis de Oliveira | |
GTE 16 – Sociologia da Educação Musical |
|
Trajetórias Formativas de Trompetistas: um estudo de caso com três profissionais atuantes no cenário musical de Porto Alegre | |
Isac Costa Soares | |
Diversidade Cultural nos Currículos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez | |
Carmerindo Miranda de Souza Júnior | |
ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW COM STEP-SEQUENCER E PIANO-ROLL PARA CELULARES SMARTPHONE | |
Bruno da Silva Borges | |
O trabalho como princípio educativo para uma formação anticolonial nos cursos superiores de música | |
Álvaro Neder | |
Socialização profissional de professores de música | |
Rodrigo Sabedot Soares | |
ROBERTO SZIDON E O ENSINO DE PIANO NA ALEMANHA DE 1989 A 2006 | |
Antonio Cezar Ferreira | |
Ação Social Através da Música e dimensões sociológicas da aprendizagem musical no Projeto Social Ilha de Música | |
Andersonn Henrique Araújo, Erinaldo Silva | |
Estudo videográfico das vivências musicais entre pai e filha publicadas no Instagram: apontamentos metodológicos | |
Cícera Edilânia Araújo Januário | |
O estado de motivação dos integrantes das bandas de música municipais de Barro e Mauriti. | |
Caio Francys Alves Nonato | |
A construção de questionário para pesquisa em Educação Musical: um relato de experiência em pós-graduação | |
Nayane Nazaré Silva de Macedo | |
Ações músico-pedagógicas exclusivas para pessoas do gênero feminino: um estudo a partir da Sociologia da Educação Musical | |
Maria Amélia Benincá de Farias | |
MÚSICA POPULAR COMO PRÁTICA (IN) DISCIPLINAR: uma proposta para delimitação de uma categoria acadêmica pelo viés da sociologia da educação musical. | |
Bernardo Vescovi Fabris | |
Identidade e repertórios musicais: a construção de um trabalho interdisciplinar com estudantes do oitavo ano de uma escola pública | |
Ana Francisca Schneider Grings, Vivian Ignes Albertoni da Silva | |
A voz que canta precisa ser ouvida: impactos das práticas musicais de participantes do grupo de práticas vocais coletivas Baque do Pampa | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
Trabalhar com canto on-line: análises preliminares da profissionalização em música na internet | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza | |
Contribuições e perspectivas futuras do mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação | |
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza | |
A música militar e o processo educacional de formação de identidades no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas | |
Anderson Fellipe de Lima Farias | |
Todos nascemos sem voz e o resto é drag: subversões de gênero provocadas por performances vocais de drag queens cantoras | |
Bruno Caldeira | |
Alterações Vocais em Professores: Impactos na Saúde e no Desempenho Profissional | |
Dallyane Drielle de Lima Carvalho | |
Música no contexto religioso: processos de ensino e aprendizagem em espaços e situações de práticas musicais | |
Fabíola Santos De Araújo, klesia Garcia Andrade | |
Processos de socialização na formação de professores(as)- prossumidores(as) na Educação Musical: o caso dos(as) videomaker da Escola Municipal Cidade da Música durante o ensino remoto | |
Karla Beatriz Soares Souza, Jusamara Vieira Souza | |
Tá na hora da aula de Prática de Conjunto! Relato de experiência sobre a produção de materiais didáticos e o fazer musical no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém | |
Renata Ribeiro Silva, Karla Beatriz Soares de Souza | |
As vivências musicais na igreja evangélica e seu impacto no cantar gospel | |
Vinicius Cimirro Rodrigues, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
Baque Téo Cantares: uma prática de canto coletivo na escola | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lygia Aguirre Azambuja, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maria Paula da Rosa Gonçalves
|
|
O projeto de extensão Pianos Abertos: experiências musicais conectando escolas e universidade | |
ADRIANA BOZZETTO | |
A família como espaço de relações de escutas musicais | |
Carolina Cason da Silva, Lilia Neves Gonçalves |