Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.6, 2024

GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

Pedagogia Pianística e Decolonialidade PDF
Isaac de Oliveira Jucá, Gerardo Silveira Viana Júnior

GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical

Notas de choro na universidade sobre escuta, arranjo e performance em comunidade PDF
Pablo Garcia da Costa
Música, território e formação sociopolítica: perspectivas iniciais a partir de uma revisão bibliográfica PDF
Ana Clara da Silva Ponciano, Mário André Wanderley Oliveira
A guitarra no forró eletrônico da década de 1990: um estudo sobre a aprendizagem musical dos guitarristas de forró do RN PDF
Iranildo Barreto de Melo

GTE 3 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas

Avaliação e suas funções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem musical PDF
Kadja Marluan da Silva

GTE 4 – Educação Musical e Humanização

Banda de Música e Cidadania Cultural PDF
Francisco Ernani de Lima Barbosa
A prática de mindfulness na formação de professores e professoras de música do curso de licenciatura em música da UFC, Sobral PDF
Caio Cândido Timbó
Uma Escola dos Sonhos: promoção de autonomia nas aulas de violino em um projeto social em Bananeiras – PB PDF
Katilly Joyce Paulino de Medeiros

GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia

Práticas Musicais na pedagogia: a música representada através dos desenhos PDF
Haulley Wiklif Costa
GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Memorial de Formação como recurso narrativo para pesquisa (auto) biográfica: um estudo a partir da trajetória docente dos professores da Escola de Música Renascer em Cultura PDF
Nayla Maria Gomes da Silva

GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais

Possibilidades decoloniais a partir da legislação brasileira: o amparo jurídico e a atuação do educador musical PDF
Felipe Moreira de Oliveira, Ewelter Siqueira Rocha

GTE 8 – Educação Musical na Infância

A musicalização infantil dentro do contexto da extensão universitária PDF
Amanda Beatriz Bezerra, Pedro Victor Lima Sarmento, Tauan Silva, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira
Bases e Características de Materiais Didáticos para a Musicalização Infantil: Análise de Três Publicações PDF
Gabriela Araújo Torquato da Silva
A Criação de Canções na Educação Infantil PDF
Matheus Bezerra Mascarenhas, Eloilma Moura Siqueira Macedo, Filipe Ximenes Parente

GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

A Ansiedade na Performance Musical: do Conceito às Estratégias de Enfrentamento PDF
Luiz Carlos de Oliveira Ferreira, Ziliane Teixeira
Motivação de Licenciandos em Música: processo de seleção de participantes em um estudo quanti-qualitativo PDF
Isabelly Ravena Soares Cardoso, Edson Antônio de Freitas Figueiredo
O ensino de bandolim no contexto online e a Teoria do Fluxo PDF
Laídia Silva Evangelista
Estratégias de autorregulação da aprendizagem em Prática Instrumental: utilização de diários de bordo no estudo de Teclado PDF
Monica Cajazeira Vasconcelos

GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital

Ensino Remoto Emergencial de Música: formação e saberes docentes em uma escola especializada PDF
Abinaésia Maria de Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Relato de experiência: integração de tecnologia digital, cultura participativa e música na educação básica PDF
Silvio Bernardino de Oliveira
O Uso de Tecnologias Digitais pelo Docentes no curso de Licenciatura em Música na Universidade XX PDF
João Gabriel Ribeiro Coelho, Gerardo Silveira Viana Junior
A prática docente de professores de violoncelo no YouTube: um projeto de pesquisa PDF
Ela/dela Regilâni Souza, Matheus Henrique da Fonseca Barros
YouTube, ensino de bateria e cultura participativa digital: resultados de uma pesquisa concluída PDF
Lucas Benjamin Potiguara
Inteligência artificial e Educação Musical: um estudo inicial no curso de Licenciatura em Música EAD da XX PDF
Luciano Luan Gomes Paiva
Inteligência Artificial Generativa e formação em pesquisa: reflexões sobre orientação do uso e avaliação da aprendizagem PDF
Alan Rommel Rodrigues Veras, Mário André Wanderley Oliveira

GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica

O tropicalismo em sala de aula: A história da música popular brasileira em descoberta de um novo fazer musical PDF
Kelri Lino Menezes, Thaise Cristina Marcelino Matias
A pedagogia da performance de percussão: uma proposta pedagógica para as bandas marciais das escolas municipais de João Pessoa/PB. PDF
Alan Andrade da Silva
DIVERSÃO E MÚSICA: ATIVIDADES MUSICAIS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I PDF
João Vitor Martins
O ensino de música na escola e a utilização de jogos musicais PDF
Monique Duarte Santos, Simone Marques Braga
O ensino de música nas escolas municipais de Sobral: uma pesquisa junto à disciplina de Arte PDF
Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa dos Santos
Festival de Música: Um Recurso Pedagógico para o Ensino de Música na Educação Básica PDF
Ednaldo Rodrigues dos Santos, Simone Marques Braga
Estágio Supervisionado em Música: um relato de experiência no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental PDF
Brena Maria da Rocha Silva, Flávia Maiara Lima Fagundes
BNCC e criatividade musical: inconsistências e fragilidades na proposta para o Ensino Fundamental (Anos Finais) PDF
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva, Maximiliano Carneiro-da-Cunha
Educação musical cooperativa: experiências e aprendizados na escola básica PDF
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva
O perfil do/a professor/a de Arte/ Música na Educação Básica: uma pesquisa documental nos editais de processos seletivos da região nordeste (2015-2022). PDF
Ramon Pinheiro Lima da Silva, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
Possibilidades para o ensino de Música na Educação Básica: um relato a partir das experiências no Programa Residência Pedagógica PDF
Isabelly Ravena Soares Cardoso, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
“Novo” Ensino Médio: análise inicial da Lei 14.945/2024 e repercussões para a educação musical escolar PDF
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
Pinturas Rupestres e Sonoridades Imaginadas: – a experiência de um projeto de Artes no Ensino Médio Integrado PDF
Tânia Mello Neiva
A música no currículo das escolas públicas de ensino fundamental da rede pública municipal de Sobral PDF
Francisco Régis de Brito Lima
A banda de música na/como escola: resultados iniciais de um estudo PDF
Luis ANTONIO DANTAS DE FRANCA
Afinando o Mundo: práticas musicais sonoro-criativas na escola PDF
Henrique Wesley Sales da Silva
Um relato de experiencia e reflexão do estágio supervisionado na rede básica de ensino PDF
Antonio Diego de Oliveira Ferreira
Experiências, concepções e práticas docentes do professor do Curso Técnico de Violoncelo da EMUFRN PDF
Larissa Vieira Campos
Tornando-se professor de música: experiências de professores da educação básica no xxx PDF
Raquel Silva Ribeiro, Bruno Caldeira
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNOLÓGICA NO PAÍS: A UTILIZAÇÃO NO CEARÁ E AS SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA MÚSICA PDF
Daniel Nascimento Rocha
A pedagogia da performance a partir do Single Paradiddle PDF
Alan Andrade da Silva
Flautando: possibilidades e desafios da musicalização através da flauta doce em uma turma de ensino multisseriado. PDF
LAYZZA MARIA ARAUJO SANTOS
ENSINO DE MÚSICA E CULTURA POPULAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: possibilidades de articulação a partir da Educação Patrimonial PDF
Francisco Bethoven Michielon Silva
Preferências Musicais e Gosto na Aula de Música: um estudo sobre práticas pedagógicas na educação básica PDF
Cinthia Gomes Gomes de Paula

GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo

Aprendizagem musical, deficiência e inclusão: publicações em revistas brasileiras na área da música. PDF
Valmirlei Andrade de Sena Filho Dias, Flávia Miara Lima Fagundes
A inclusão nos cursos de graduação em música à distância do nordeste brasileiro PDF
André Lucas Nogueira Dantas, Gleisson do Carmo Oliveira
Educação Musical Inclusiva no Curso de Música da UFC/Sobral: Experiências, Reflexões e Desafios PDF
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Lopes Ferreira, José Carlos Rodrigo Oliveira, Mayra Beatrisse Costa Freire
Educação Musical Inclusiva no Ensino Superior: relato de experiência da disciplina História da Música Ocidental PDF
Adeline Annelyse Marie Stervinou, José Carlos Rodrigo Oliveira
DESENVOLVIMENTO MUSICAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA PESQUISA CONCLUÍDA PDF
Gabryelle de Lima Pereira
Análise da participação de duas crianças com deficiência em atividade de contação e sonorização de história na Educação Infantil PDF
Carlos Antônio Freitas da Silva
O uso de músicas infantis no desenvolvimento linguístico de crianças autistas dentro da Escola de Música SONART PDF
Rafael Silva Pinto, Sidivânia Silva Oliveira
O ensino de música para discalcúlicos: compreensão e intervenção a partir de experiências pessoais PDF
Rafhaela Oliveira Rodrigues, Gustavo Frosi Benetti
Acessibilidade no ensino superior: reflexões sobre o acompanhamento dos alunos com deficiência visual no curso de música da UFC PDF
Francisco Leonardo dos Santos Gomes, Gerardo Silveira Viana Junior
O capacitismo como violência simbólica no cotidiano do estudante cego nas Licenciaturas em Música do Ceará PDF
Lia Raquel Venturieri
Educação musical e surdez na perspectiva da Teoria Histórico-cultural: resultados de uma pesquisa PDF
Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos

GTE 13 – Ensino Superior de Música

“Leitura à Primeira Vista” (LPV): teste no Processo de Seleção de Conhecimento Específico (PSCE) e disciplina da graduação da Universidade “X” PDF
HARUE TANAKA
Políticas de Ambientação, Acompanhamento e Apoio Estudantil em Cursos de Graduação em Música: uma Revisão Bibliográfica PDF
Roestel Gomes Lima, Cleber Santana de Oliveira Silva, Ubeneí Sousa de Farias
A Empresa Júnior SoMuS do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral: um relato de experiência PDF
Ana Beatriz Bezerra Brandão de Melo Lima, Laiza Maria do Nascimento Silva, Mariane Liberato Marçal, Douglas Freitas do Nascimento, Maria Joévila Sousa da Silva, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
Orquestra de cordas jovem da UFC/Sobral: exercendo a docência de música na extensão universitária PDF
Ana Karollyne da Silva Galeno, Guilherme Nonato Frota, Expedito Alves Vasconcelos, Jéssica Moreira Carvalho Félix, Ana Cecília Silva Aragão, Yanaêh Vasconcelos Mota
[Simpósio] Perspectivas do ensino de canto popular em Licenciaturas em Música: relatos de experiência de docentes de diferentes instituições do estado do Ceará PDF
Amanda Félix, Maria Juliana Linhares, Bruno Caldeira
Perfil do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará em uma perspectiva transversal: entendendo as dificuldades para combater a evasão universitária. PDF
Jonas Barroso Marques, Gerardo Silveira Viana Júnior
Ensino de história da música em cursos de Licenciatura em Música: panorama curricular do eixo de formação na Região Nordeste PDF
Matheus Silva Rocha
Discutindo e produzindo conhecimento de modo interativo: o grupo de pesquisa como espaço formativo no ensino superior PDF
Maura Lucia Fernandes Penna, Rodrigo Lisboa da Silva, Laídia da Silva Evangelista
PRÁTICAS MUSICAIS EM AMBIENTE NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA NO CANTO CORAL GÊNESIS PDF
Haulley Wiklif Costa, Ruãnn Cézar Silva
Perfil e atuação profissional de egressos dos cursos de Música da UFAL PDF
Rafaela Maria da Silva Lima, Bruno Ferreira Brandão, Maria Clara Ferreira, Maria Cecília Montoaldo Maciel, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira
O uso das “novas tecnologias e da inteligência artificial” no ensino e aprendizado da música: o caso do Curso de Música da UFCA PDF
MARCIO MATTOS, FABIANE ALMEIDA SOUSA, ISAC TOMAZ TELES
Características e concepções de cursos de Licenciatura em Música na região Norte PDF
Tálio Vitor de Lima Lourenço, Aurielle Rodrigues da Silva, Thaisy Fazana Bezerra Silva, Renan Colombo Simões, Daniel Augusto de Lima Mariano
A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA NO EXTERIOR: percepções empíricas e diálogos formantes PDF
Marcellus de Alexandria Rique Filho
Perspectivas de bacharelandos/as e bacharéis/las em Música da UFRN frente ao mundo do trabalho PDF
Iatagam Ribeiro Rodrigues

GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical

Regência de bandas através da batuta feminina: uma análise sobre a participação de mulheres na regência de banda marcial escolar em revisão de literatura de uma pesquisa em andamento PDF
Laizime da Silva Fontes
Integrando Gêneros: Mulheres e as Novas Pedagogias nas Bandas de Música PDF
Theresa D’ávila Feitosa
Repertório de compositoras para o ensino coletivo de violão: uma proposta de arranjo para a música “Xotezin”, de Lígia Fernandes PDF
Sâmia Maria Costa Rodrigues Lima Cantuário
Motivação de mulheres idosas para aprender violão: reflexões iniciais a partir de uma proposta de pesquisa PDF
Débora Shirley Paulo da Silva Pimentel, Mário André Wanderley Oliveira
Educação musical, gênero e currículo: contribuições para a construção de uma sociedade democrática PDF
Vitória Gouveia de Santana, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Importunação e assédio no estágio supervisionado em música: naturalização e sujeição versus intervenção no ensino médio PDF
Pamella Carneiro Silva, Ana Clara da Silva Ponciano, Ana Gabrielly de Souza Monteiro, Mariana Araújo da Silva, Theresa D’ávila Feitosa Alves, Mário André Wanderley Oliveira
Da exclusão à regência: As Mulheres nas Bandas de Música PDF
Francisco Ernani de Lima Barbosa
A trajetória de mulheres na licenciatura de música da UERN na modalidade EAD PDF
Jamilly Lidianne Freire de Mendonça

GTE 15 – História da Educação Musical

DA VILA À METRÓPOLE: PERCURSOS EDUCATIVO/MUSICAIS DE ELOISA FRANCISCA DOS ANJOS SANTOS PDF
Elenilce Soares Mourão, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
Trajetória de uma professora de Canto Orfeônico do Piauí (1940-1960): formação e prática PDF
JUNIEL PEREIRA DA SILVA
Os projetos de formação artístico-musical do Núcleo de Extensão Cultural do Campus II da UFXX na década de 1970: apontamentos históricos PDF
João Valter Ferreira Filho
Coral dos Vaqueiros de União: Patrimônio Vivo, Educativo e Cultural no Piauí PDF
Irla Milena de Castro Silva
A presença de aulas de música na imprensa do Ceará PDF
Rodolfo Rodrigues

GTE 16 – Sociologia da Educação Musical

Perfil dos/das discentes ingressantes na turma 2024.1 do curso de música da UFCA: uma pesquisa em andamento. PDF
Antonio Chagas Neto
PRÁTICAS COLONIAIS E HABITUS CONSERVATORIAL NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN PDF
Andersonn Henrique Araújo, Júlia Carneiro Fernandes
“Se você não tem habilidade, acaba tocando numa banda de rock”: uma análise dos filmes Whiplash – Em Busca da Perfeição (2014) e School of Rock (2003) a partir dos conceitos de habitus conservatorial e práticas informais de aprendizagem musical. PDF
Milka Dayanne da Silva Araújo

GTE 17 – Outros

O corpo na performance do canto: uma revisão de literatura PDF
Christiane Alves de Lima
A Biotensegridade no canto PDF
Christiane Alves de Lima