Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.6, 2024
GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas |
|
Pedagogia Pianística e Decolonialidade | |
Isaac de Oliveira Jucá, Gerardo Silveira Viana Júnior | |
GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical |
|
Notas de choro na universidade sobre escuta, arranjo e performance em comunidade | |
Pablo Garcia da Costa | |
Música, território e formação sociopolítica: perspectivas iniciais a partir de uma revisão bibliográfica | |
Ana Clara da Silva Ponciano, Mário André Wanderley Oliveira
|
|
A guitarra no forró eletrônico da década de 1990: um estudo sobre a aprendizagem musical dos guitarristas de forró do RN | |
Iranildo Barreto de Melo | |
GTE 3 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas |
|
Avaliação e suas funções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem musical | |
Kadja Marluan da Silva | |
GTE 4 – Educação Musical e Humanização |
|
Banda de Música e Cidadania Cultural | |
Francisco Ernani de Lima Barbosa | |
A prática de mindfulness na formação de professores e professoras de música do curso de licenciatura em música da UFC, Sobral | |
Caio Cândido Timbó | |
Uma Escola dos Sonhos: promoção de autonomia nas aulas de violino em um projeto social em Bananeiras – PB | |
Katilly Joyce Paulino de Medeiros | |
GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia |
|
Práticas Musicais na pedagogia: a música representada através dos desenhos | |
Haulley Wiklif Costa | |
GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica | |
Memorial de Formação como recurso narrativo para pesquisa (auto) biográfica: um estudo a partir da trajetória docente dos professores da Escola de Música Renascer em Cultura | |
Nayla Maria Gomes da Silva | |
GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais |
|
Possibilidades decoloniais a partir da legislação brasileira: o amparo jurídico e a atuação do educador musical | |
Felipe Moreira de Oliveira, Ewelter Siqueira Rocha | |
GTE 8 – Educação Musical na Infância |
|
A musicalização infantil dentro do contexto da extensão universitária | |
Amanda Beatriz Bezerra, Pedro Victor Lima Sarmento, Tauan Silva, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira
|
|
Bases e Características de Materiais Didáticos para a Musicalização Infantil: Análise de Três Publicações | |
Gabriela Araújo Torquato da Silva | |
A Criação de Canções na Educação Infantil | |
Matheus Bezerra Mascarenhas, Eloilma Moura Siqueira Macedo, Filipe Ximenes Parente
|
|
GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
A Ansiedade na Performance Musical: do Conceito às Estratégias de Enfrentamento | |
Luiz Carlos de Oliveira Ferreira, Ziliane Teixeira | |
Motivação de Licenciandos em Música: processo de seleção de participantes em um estudo quanti-qualitativo | |
Isabelly Ravena Soares Cardoso, Edson Antônio de Freitas Figueiredo
|
|
O ensino de bandolim no contexto online e a Teoria do Fluxo | |
Laídia Silva Evangelista | |
Estratégias de autorregulação da aprendizagem em Prática Instrumental: utilização de diários de bordo no estudo de Teclado | |
Monica Cajazeira Vasconcelos | |
GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital |
|
Ensino Remoto Emergencial de Música: formação e saberes docentes em uma escola especializada | |
Abinaésia Maria de Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida
|
|
Relato de experiência: integração de tecnologia digital, cultura participativa e música na educação básica | |
Silvio Bernardino de Oliveira | |
O Uso de Tecnologias Digitais pelo Docentes no curso de Licenciatura em Música na Universidade XX | |
João Gabriel Ribeiro Coelho, Gerardo Silveira Viana Junior | |
A prática docente de professores de violoncelo no YouTube: um projeto de pesquisa | |
Ela/dela Regilâni Souza, Matheus Henrique da Fonseca Barros
|
|
YouTube, ensino de bateria e cultura participativa digital: resultados de uma pesquisa concluída | |
Lucas Benjamin Potiguara | |
Inteligência artificial e Educação Musical: um estudo inicial no curso de Licenciatura em Música EAD da XX | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
Inteligência Artificial Generativa e formação em pesquisa: reflexões sobre orientação do uso e avaliação da aprendizagem | |
Alan Rommel Rodrigues Veras, Mário André Wanderley Oliveira
|
|
GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
O tropicalismo em sala de aula: A história da música popular brasileira em descoberta de um novo fazer musical | |
Kelri Lino Menezes, Thaise Cristina Marcelino Matias | |
A pedagogia da performance de percussão: uma proposta pedagógica para as bandas marciais das escolas municipais de João Pessoa/PB. | |
Alan Andrade da Silva | |
DIVERSÃO E MÚSICA: ATIVIDADES MUSICAIS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
João Vitor Martins | |
O ensino de música na escola e a utilização de jogos musicais | |
Monique Duarte Santos, Simone Marques Braga | |
O ensino de música nas escolas municipais de Sobral: uma pesquisa junto à disciplina de Arte | |
Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa dos Santos | |
Festival de Música: Um Recurso Pedagógico para o Ensino de Música na Educação Básica | |
Ednaldo Rodrigues dos Santos, Simone Marques Braga | |
Estágio Supervisionado em Música: um relato de experiência no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Brena Maria da Rocha Silva, Flávia Maiara Lima Fagundes | |
BNCC e criatividade musical: inconsistências e fragilidades na proposta para o Ensino Fundamental (Anos Finais) | |
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva, Maximiliano Carneiro-da-Cunha
|
|
Educação musical cooperativa: experiências e aprendizados na escola básica | |
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva | |
O perfil do/a professor/a de Arte/ Música na Educação Básica: uma pesquisa documental nos editais de processos seletivos da região nordeste (2015-2022). | |
Ramon Pinheiro Lima da Silva, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
|
|
Possibilidades para o ensino de Música na Educação Básica: um relato a partir das experiências no Programa Residência Pedagógica | |
Isabelly Ravena Soares Cardoso, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
|
|
“Novo” Ensino Médio: análise inicial da Lei 14.945/2024 e repercussões para a educação musical escolar | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS | |
Pinturas Rupestres e Sonoridades Imaginadas: – a experiência de um projeto de Artes no Ensino Médio Integrado | |
Tânia Mello Neiva | |
A música no currículo das escolas públicas de ensino fundamental da rede pública municipal de Sobral | |
Francisco Régis de Brito Lima | |
A banda de música na/como escola: resultados iniciais de um estudo | |
Luis ANTONIO DANTAS DE FRANCA | |
Afinando o Mundo: práticas musicais sonoro-criativas na escola | |
Henrique Wesley Sales da Silva | |
Um relato de experiencia e reflexão do estágio supervisionado na rede básica de ensino | |
Antonio Diego de Oliveira Ferreira | |
Experiências, concepções e práticas docentes do professor do Curso Técnico de Violoncelo da EMUFRN | |
Larissa Vieira Campos | |
Tornando-se professor de música: experiências de professores da educação básica no xxx | |
Raquel Silva Ribeiro, Bruno Caldeira | |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNOLÓGICA NO PAÍS: A UTILIZAÇÃO NO CEARÁ E AS SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA MÚSICA | |
Daniel Nascimento Rocha | |
A pedagogia da performance a partir do Single Paradiddle | |
Alan Andrade da Silva | |
Flautando: possibilidades e desafios da musicalização através da flauta doce em uma turma de ensino multisseriado. | |
LAYZZA MARIA ARAUJO SANTOS | |
ENSINO DE MÚSICA E CULTURA POPULAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: possibilidades de articulação a partir da Educação Patrimonial | |
Francisco Bethoven Michielon Silva | |
Preferências Musicais e Gosto na Aula de Música: um estudo sobre práticas pedagógicas na educação básica | |
Cinthia Gomes Gomes de Paula | |
GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo |
|
Aprendizagem musical, deficiência e inclusão: publicações em revistas brasileiras na área da música. | |
Valmirlei Andrade de Sena Filho Dias, Flávia Miara Lima Fagundes
|
|
A inclusão nos cursos de graduação em música à distância do nordeste brasileiro | |
André Lucas Nogueira Dantas, Gleisson do Carmo Oliveira | |
Educação Musical Inclusiva no Curso de Música da UFC/Sobral: Experiências, Reflexões e Desafios | |
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Lopes Ferreira, José Carlos Rodrigo Oliveira, Mayra Beatrisse Costa Freire
|
|
Educação Musical Inclusiva no Ensino Superior: relato de experiência da disciplina História da Música Ocidental | |
Adeline Annelyse Marie Stervinou, José Carlos Rodrigo Oliveira
|
|
DESENVOLVIMENTO MUSICAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA PESQUISA CONCLUÍDA | |
Gabryelle de Lima Pereira | |
Análise da participação de duas crianças com deficiência em atividade de contação e sonorização de história na Educação Infantil | |
Carlos Antônio Freitas da Silva | |
O uso de músicas infantis no desenvolvimento linguístico de crianças autistas dentro da Escola de Música SONART | |
Rafael Silva Pinto, Sidivânia Silva Oliveira | |
O ensino de música para discalcúlicos: compreensão e intervenção a partir de experiências pessoais | |
Rafhaela Oliveira Rodrigues, Gustavo Frosi Benetti | |
Acessibilidade no ensino superior: reflexões sobre o acompanhamento dos alunos com deficiência visual no curso de música da UFC | |
Francisco Leonardo dos Santos Gomes, Gerardo Silveira Viana Junior
|
|
O capacitismo como violência simbólica no cotidiano do estudante cego nas Licenciaturas em Música do Ceará | |
Lia Raquel Venturieri | |
Educação musical e surdez na perspectiva da Teoria Histórico-cultural: resultados de uma pesquisa | |
Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos | |
GTE 13 – Ensino Superior de Música |
|
“Leitura à Primeira Vista” (LPV): teste no Processo de Seleção de Conhecimento Específico (PSCE) e disciplina da graduação da Universidade “X” | |
HARUE TANAKA | |
Políticas de Ambientação, Acompanhamento e Apoio Estudantil em Cursos de Graduação em Música: uma Revisão Bibliográfica | |
Roestel Gomes Lima, Cleber Santana de Oliveira Silva, Ubeneí Sousa de Farias
|
|
A Empresa Júnior SoMuS do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral: um relato de experiência | |
Ana Beatriz Bezerra Brandão de Melo Lima, Laiza Maria do Nascimento Silva, Mariane Liberato Marçal, Douglas Freitas do Nascimento, Maria Joévila Sousa da Silva, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
|
|
Orquestra de cordas jovem da UFC/Sobral: exercendo a docência de música na extensão universitária | |
Ana Karollyne da Silva Galeno, Guilherme Nonato Frota, Expedito Alves Vasconcelos, Jéssica Moreira Carvalho Félix, Ana Cecília Silva Aragão, Yanaêh Vasconcelos Mota
|
|
[Simpósio] Perspectivas do ensino de canto popular em Licenciaturas em Música: relatos de experiência de docentes de diferentes instituições do estado do Ceará | |
Amanda Félix, Maria Juliana Linhares, Bruno Caldeira | |
Perfil do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará em uma perspectiva transversal: entendendo as dificuldades para combater a evasão universitária. | |
Jonas Barroso Marques, Gerardo Silveira Viana Júnior | |
Ensino de história da música em cursos de Licenciatura em Música: panorama curricular do eixo de formação na Região Nordeste | |
Matheus Silva Rocha | |
Discutindo e produzindo conhecimento de modo interativo: o grupo de pesquisa como espaço formativo no ensino superior | |
Maura Lucia Fernandes Penna, Rodrigo Lisboa da Silva, Laídia da Silva Evangelista
|
|
PRÁTICAS MUSICAIS EM AMBIENTE NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA NO CANTO CORAL GÊNESIS | |
Haulley Wiklif Costa, Ruãnn Cézar Silva | |
Perfil e atuação profissional de egressos dos cursos de Música da UFAL | |
Rafaela Maria da Silva Lima, Bruno Ferreira Brandão, Maria Clara Ferreira, Maria Cecília Montoaldo Maciel, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira
|
|
O uso das “novas tecnologias e da inteligência artificial” no ensino e aprendizado da música: o caso do Curso de Música da UFCA | |
MARCIO MATTOS, FABIANE ALMEIDA SOUSA, ISAC TOMAZ TELES
|
|
Características e concepções de cursos de Licenciatura em Música na região Norte | |
Tálio Vitor de Lima Lourenço, Aurielle Rodrigues da Silva, Thaisy Fazana Bezerra Silva, Renan Colombo Simões, Daniel Augusto de Lima Mariano
|
|
A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA NO EXTERIOR: percepções empíricas e diálogos formantes | |
Marcellus de Alexandria Rique Filho | |
Perspectivas de bacharelandos/as e bacharéis/las em Música da UFRN frente ao mundo do trabalho | |
Iatagam Ribeiro Rodrigues | |
GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical |
|
Regência de bandas através da batuta feminina: uma análise sobre a participação de mulheres na regência de banda marcial escolar em revisão de literatura de uma pesquisa em andamento | |
Laizime da Silva Fontes | |
Integrando Gêneros: Mulheres e as Novas Pedagogias nas Bandas de Música | |
Theresa D’ávila Feitosa | |
Repertório de compositoras para o ensino coletivo de violão: uma proposta de arranjo para a música “Xotezin”, de Lígia Fernandes | |
Sâmia Maria Costa Rodrigues Lima Cantuário | |
Motivação de mulheres idosas para aprender violão: reflexões iniciais a partir de uma proposta de pesquisa | |
Débora Shirley Paulo da Silva Pimentel, Mário André Wanderley Oliveira
|
|
Educação musical, gênero e currículo: contribuições para a construção de uma sociedade democrática | |
Vitória Gouveia de Santana, Cristiane Maria Galdino de Almeida
|
|
Importunação e assédio no estágio supervisionado em música: naturalização e sujeição versus intervenção no ensino médio | |
Pamella Carneiro Silva, Ana Clara da Silva Ponciano, Ana Gabrielly de Souza Monteiro, Mariana Araújo da Silva, Theresa D’ávila Feitosa Alves, Mário André Wanderley Oliveira
|
|
Da exclusão à regência: As Mulheres nas Bandas de Música | |
Francisco Ernani de Lima Barbosa | |
A trajetória de mulheres na licenciatura de música da UERN na modalidade EAD | |
Jamilly Lidianne Freire de Mendonça | |
GTE 15 – História da Educação Musical |
|
DA VILA À METRÓPOLE: PERCURSOS EDUCATIVO/MUSICAIS DE ELOISA FRANCISCA DOS ANJOS SANTOS | |
Elenilce Soares Mourão, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
|
|
Trajetória de uma professora de Canto Orfeônico do Piauí (1940-1960): formação e prática | |
JUNIEL PEREIRA DA SILVA | |
Os projetos de formação artístico-musical do Núcleo de Extensão Cultural do Campus II da UFXX na década de 1970: apontamentos históricos | |
João Valter Ferreira Filho | |
Coral dos Vaqueiros de União: Patrimônio Vivo, Educativo e Cultural no Piauí | |
Irla Milena de Castro Silva | |
A presença de aulas de música na imprensa do Ceará | |
Rodolfo Rodrigues | |
GTE 16 – Sociologia da Educação Musical |
|
Perfil dos/das discentes ingressantes na turma 2024.1 do curso de música da UFCA: uma pesquisa em andamento. | |
Antonio Chagas Neto | |
PRÁTICAS COLONIAIS E HABITUS CONSERVATORIAL NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN | |
Andersonn Henrique Araújo, Júlia Carneiro Fernandes | |
“Se você não tem habilidade, acaba tocando numa banda de rock”: uma análise dos filmes Whiplash – Em Busca da Perfeição (2014) e School of Rock (2003) a partir dos conceitos de habitus conservatorial e práticas informais de aprendizagem musical. | |
Milka Dayanne da Silva Araújo | |
GTE 17 – Outros |
|
O corpo na performance do canto: uma revisão de literatura | |
Christiane Alves de Lima | |
A Biotensegridade no canto | |
Christiane Alves de Lima |