Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6780
v.6, 2024
GTE 4 – Educação Musical e Humanização |
|
Ensino de música poderoso e humanizador nas Escolas Parque | |
Raquel Di Maria Mitrovick | |
Refletindo sobre humanização: oficina de música para professores de educação básica. | |
Ederson Luiz da Silva | |
GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia |
|
A MÚSICA EM PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS | |
Germano Henrique Pereira Lopes, Priscilla Dias Martins Borges | |
Reflexões Introdutórias sobre a prática pedagógica sob a luz da Pedagogia Montessoriana e da Teoria de Aprendizagem Musical |
|
Renata Fontes dos Santos Fernadnes | |
GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica |
|
Estudo bibliográfico-documental sobre o movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil |
|
João Victor Gonçalves da Silva, Jéssica de Almeida | |
Compreensões para a Musicobiografização: Um Ateliê Biográfico com egressos do curso de Mestrado em Música |
|
Arthur de Souza Figueirôa | |
A Espiral do desenvolvimento musicobiográfico: um estudo da fenomenologia hermenêutica com estudantes do ensino médio |
|
Gustavo Malafaia Araujo | |
Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: análise de teses e dissertações |
|
Maria Silvia Duarte Couto e Toledo, Jéssica de Almeida | |
A pesquisa (auto)biográfica como caminho para a compreensão do músico como empreendedor de si no TikTok |
|
Victória Nunes Rodrigues | |
Pesquisa-formação com a educação musical: um estudo autobiográfico de uma professora pedagoga. |
|
Najla Hachem, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Desvelando memórias musicais de pessoas idosas a partir do ateliê musicobiográfico |
|
Lunara Pliny Cardoso | |
O Estúdio Musicobiográfico como espaço de formação musical na educação básica |
|
Hugo Leonardo Guimarães Souza | |
GTE 8 – Educação Musical na Infância |
|
Processos criativos em iniciação instrumental da clarineta na infância | |
Sandra Ferreira Noronha | |
GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
Permanência e Evasão em um Curso de Percussão Popular: analisando as influências da autonomia na motivação de alunos de instrumento | |
Lucas Ramalho Evangelista, Francine Kemmer Cernev | |
GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital |
|
Integração das tecnologias digitais no curso de Licenciatura em Música EaD: uma análise dos processos de aprendizagem dos estudantes da Universidade Aberta do Brasil – UAB | |
Douglas de Oliveira Silva | |
Educação Musical a Distância: desafios e transformações pedagógicas em tempos de mudança | |
Francine Kemmer Cernev | |
GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
Educação musical no estado de Mato Grosso: uma pesquisa documental da Educação Básica nas redes federal e estadual | |
Anderson Toni | |
Inclusão de Estudantes com TDAH em Aulas de Música na Escola | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Jakelyne Rubia de Lima Fernandes | |
Ensino Coletivo: uma proposta metodológica para o ensino-aprendizagem dos instrumentos de sopro nas bandas escolares no contexto da Educação Básica, com ênfase no solfejo | |
José Marconi Andrade Costa | |
Complexidade da banda de música no processo educativo; uma reflexão em bandas escolares | |
Rogério Francisco Leite | |
A polirritmia aplicada na bateria: estratégias para um ensino musical. | |
Cezar Augusto Xavier Borgatto | |
Conhecimentos e habilidades para o trompetista na atualidade: uma revisão de literatura. | |
Rodrigo Gontijo Batista Teixeira | |
Digitação de quatro dedos no contrabaixo: revisão crítica e perspectivas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da técnica instrumental na educação básica | |
Daniel Abreu Pereira de Oliveira | |
Leitura Musical para Guitarra Elétrica: um projeto de pesquisa na área da Música Popular | |
Rodrigo Augusto Vieira Figueiredo de Almeida Silva | |
A Guitarrada como tema no ensino musical na Amazônia | |
CASSIANO PEREIRA | |
GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo |
|
A musicalização no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: uma abordagem bibliográfica | |
Pablínia Lisboa, Nilceia Protásio | |
GTE 13 – Ensino Superior de Música |
|
Formação de professores de música no Brasil: produção, contextos e impactos | |
Júlia Santos Souza Batista, Ziliane Teixeira | |
Concepções pedagógicas na formação de professores de música: reflexões sobre teoria, prática e Estágio Supervisionado | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Abordagens feministas para o estágio supervisionado na educação básica | |
Thaís Lobosque | |
Construção Identitária do Professor de Canto: preparação teórica sobre o tema para uma Pesquisa (Auto)Biográfica | |
Paula Cristina Arrais Dias | |
GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical |
|
GTE 15 – História da Educação Musical |
|
Profissões e Ofícios Musicais da Cidade de Goiás no Século XIX: processos de formação musical | |
Nicolas Deretti Wolowski, Flavia Maria Cruvinel | |
GTE 16 – Sociologia da Educação Musical |
|
Em busca de fundamentos para uma educação musical histórico-crítica: uma pesquisa coletiva | |
Thiago Xavier de Abreu, Tálisson Luís da Silva Leite, Emanuel Guimarães Menezes, Brenda Silva de Oliveira, Natalia Garcia Florentino | |
Primeiras ilações sobre possíveis ressignificações no/do ensino musical nos Conservatórios Mineiros | |
Lívia Roberta Oliveira | |
O violino na música urbana do Distrito Federal na perspectiva de um violinista popular | |
Antonio Victor Suassuna Melo da Moita | |
GTE 17 – Outros |
|
Ornamentos Vocais: Explorando o Soul e sua relevância na aprendizagem musical | |
Sirley Oliveira Dias, Francine Kemmer Cernev | |