XXVI Congresso Nacional da ABEM

VI Seminário Internacional sobre Música, Cultura e Educação

Com muita satisfação informamos que o XXVI Congresso Nacional da ABEM ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro de 2023 em Ouro Preto sob o tema “Educação Musical em redes: desafios e diálogos contemporâneos”.

Em 1992, a Abem promoveu o primeiro congresso com a temática música e consciência. Dentro desses trinta anos, ampliamos e aprofundamos coletivamente temas que emergem de problemáticas contemporâneas. Isso porque entendemos que o fortalecimento de uma área se dá pela “força que sustenta um coletivo com interesses em comum” (BRUNO LATOUR, 2000). Esse projeto comum, de um coletivo, responde a uma preocupação do reconhecimento do outro, de integração, de participação democrática, de mobilidade em face do que é exterior. Essas redes não se fecham, ao contrário, tornam possíveis que a produção de um coletivo caminhe com a mobilidade que a própria rede permite. Portanto, a rede acolhe um pensamento de coletividade como uma comunidade de pessoas que trocam ideias e que interagem intelectualmente.

No interior dessas redes, as ações produzidas por um coletivo ancoram-se sobre a apreciação dos desafios presentes e no potencial da situação. Dentre esses desafios destacamos a perda de conexão para problemas compartilhados. Problemas socialmente compartilhados em que a educação musical se insere como um campo investigativo, formativo e de prática musical que é resultado de uma sociedade em constante movimento e transformação. Recolocar questões advindas de pesquisas, processos formativos, de práticas musicais e de projetos educacionais nos colocará frente aos desafios contemporâneos. Instiga-nos a pensar, assim, em quais são os desafios impostos aos participantes do trabalho da educação musical em rede e como estes têm centrado nos resultados. Quais as referências e como elas afetam o trabalho em rede?

A educação musical em rede se abre para todas as possibilidades de parcerias que se fiam nessa trama. Promover ações colaborativas e a manutenção dessas redes é fundamental para gerar novas parcerias, para estimular inovações e a cooperação entre educadores/as musicais, pesquisadores/as, professores/as, gestores/as e toda a comunidade, além de promover a geração de conhecimento. Também, essa rede tem como ênfase o diálogo e colaboração de um coletivo, valorizando pessoas e grupos que fazem a educação musical acontecer em diferentes instâncias buscando, assim, respostas às exigências advindas de tipos de pesquisas e projetos na contemporaneidade. A rede pressupõe encorajamento de coletivos a empreenderem projetos colaborativos na resolução de problemas que são de todos nós.

Esses “nós” ligados por redes nos levam a pensar no significado da colaboração entre pesquisadores/as, professores/as, profissionais em geral, estudantes, grupos nacionais e internacionais. Também, nos faz refletir sobre os formatos pelos quais essas redes podem se sustentar ao assumir um papel na contemporaneidade, frente aos desafios para as ciências humanas, sociais e artísticas, sobretudo, no domínio da educação musical.

Acompanhe no site e em nossas redes sociais a publicação das chamadas de GTEs, Cursos e de Trabalhos:

  • Publicação da Chamada de GTEs: 2º de maio de 2023
  • Publicação da Chamada de Cursos: 25 de maio de 2023
  • Publicação da Chamada de Trabalhos: 1º de junho de 2023