Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.6, 2024
GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas |
|
Análise comparativa de três métodos de ensino do piano para crianças | |
Izabela da Cunha Pavan Alvim, Kezia Wisleana dos Santos Pereira | |
A contribuição da disciplina HARTEC na formação do pianista e na construção de repertório | |
Verônica Santos Adami | |
Práticas da música popular no ensino de piano para idosos do programa “Meu tempo é hoje: o piano 60+” | |
Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva, Farlen Rodrigues Santos
|
|
GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical |
|
Ferramentas virtuais na educação etnico racial: ecos do tempo espiralar e afrofuturismo | |
Beatriz de Souza Bessa | |
Pakhawaj: a linguagem de sílabas na percussão indiana | |
Edson Fernando da Silva, Lúcia Campos | |
GTE 4 – Educação Musical e Humanização |
|
O uso de materiais alternativos na educação musical | |
Lizandra Regina Campisse Romano | |
Kilza Setti, a indagadeira: performance com crianças com deficiência | |
Denise Andrade de Freitas Martins | |
GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia |
|
Formação de professores em educação musical na Região Sudeste: a pós-graduação como sustentabilidade da profissão | |
Monique Traverzim, Kallyne Kafuri Alves | |
GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica |
|
Renata Sbrighi: Uma pesquisa (auto) biográfica em educação musical | |
Daniela Dotto Machado | |
GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais |
|
Ensino coletivo de música na escola básica a partir de uma perspectiva antirracista em educação musical | |
Reinaldo Santos de Oliveira Souza | |
[Comunicação] Pedagogia das Encruzilhadas e Observação Participante – Interações em prol com a de uma educação musical antirracista | |
Gabriel Monteiro Jacarandá | |
Isso é macumba, tia! A interseção entre religião, repertório cultural a partir do canto coral na formação de músicos e educadores.” | |
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Priscila Moret Pio Maciel Lima
|
|
GTE 8 – Educação Musical na Infância |
|
Curso Experimental de Musicalização para Bebês do Grupo PET Artes Música da Unimontes: um relato de experiência | |
Larissa Souto Nunes, Ludmilla Barbosa Gomes, joão Santos Carvalho, Maria Quadros Pimentel
|
|
Docência e fazer artístico com e para crianças: diálogo com três professores-artistas | |
Fabrício Malaquias-Alves | |
Estratégias e elementos de articulação entre a musicalização infantil e o ensino técnico-teórico em escolas especializadas | |
Maria Fernanda Lasinho, Silvia Cordeiro Nassif | |
Introdução musical de bebês e crianças pequenas no Método Suzuki: princípios e objetivos do Suzuki Early Childohood Education (SECE) | |
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia | |
Programa de Rádio Serelepe: a participação de crianças na produção radiofônica | |
Alexandre Pereira De Paulo, Marta Alves da Silva De Paulo, Angelita Broock, Jussara Fernandino
|
|
Criação como ferramenta viabilizadora de aprendizagem musical e técnico-vocal em aulas de canto para crianças | |
Débora Andrade, Maysa Liandra Bianchini | |
Uso de rimas infantis e elementos musicais para facilitar a aquisição de linguagem por crianças surdas | |
Gerson Branco Abdala | |
GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
A utilização de palavras como recurso potencializador da compreensão e memorização de melodias | |
Ketlyn Viana Lopes, Hellem Pimentel | |
GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital |
|
Pedagogia Musical na Era Digital: Planejamento, Implementação e desafios na elaboração de cursos de música online | |
Joicemara Aparecida do Amaral, Fernanda De Assis Oliveira-Torres, Rosana Borges Kawaguici Fernandes, Zefanias Almeida Mubai, Iris Emanuella Castro Nascimento
|
|
GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
O Programa de Residência Docente da UFJF: refletindo sobre a formação continuada para professores de música | |
Gabriela Nunes de Almeida, Pedro Augusto Dutra de Oliveira | |
A invisibilidade da rede privada de ensino nas pesquisas da educação musical e da educação básica | |
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Marcus Vinicius Medeiros Pereira
|
|
Percepções docentes em torno do fenômeno da desafinação vocal em coros escolares | |
Débora Andrade | |
A trajetória da educação musical na rede pública de ensino de Vitória e seus impactos: 18 anos de inserção de professores licenciados em Música na educação básica do município | |
Larissa Schmaedeke Lange, Samuel Oliveira Costa, Dalila Evangelista Costa
|
|
Gamificando o ensino de música: Uma proposta desplugada de gamificação para a educação básica. | |
Laís Adriane Martins Lamarão | |
Métodos Ativos em Música em diálogo com as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências no ensino da música na escola regular | |
Carla Silva Reis, Bethânia Sigilião Guedes de Andrade Croci | |
Ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro Minds on music – composition for creative and critical thinking, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009) | |
Bruno Gustavo Damasceno Costa, Lilia Neves Gonçalves | |
Formação dos professores de arte de escolas municipais de quatro cidades do Espírito Santo | |
Michelly Da Penha Oliva Dos Santos, Murilo Ferreira Velho de Arruda | |
GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo |
|
Musicalização, Musicoterapia e Autismo: um relato de sobre as oficinas de música no Projeto Pintando o Setting (DPSIC/UFSJ) | |
Layane Yanne Xavier | |
Educação musical na perspectiva inclusiva na Educação Básica: Encontrando caminhos. | |
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Cristine Aparecida Laguardia Alvim
|
|
Transcrição da melodia-cifrada em Braille como ferramenta no ensino da música popular brasileira no piano | |
Gil Roseiro Peijnenburg, Fabiana Fator Gouvea Bonilha | |
Musicalização na EJA: uma experiência de ensino de música para adultos em processo de alfabetização | |
Aline Azevedo Costa, Esther Rodrigues Pedra Marques | |
Visão além dos olhos: A percepção de estudantes com deficiência visual sobre as políticas de acessibilidade e inclusão no ensino superior de música | |
Renan Ezequias Fernandes, Jussara Fernandino | |
GTE 13 – Ensino Superior de Música |
|
“Viva o Choro!”: Projeto de Extensão Roda de Choro da UFSCar | |
Fernando Stanzione Galizia | |
Batuque é um privilégio? Relato de experiência sobre ensino-aprendizagem de samba em nível superior | |
Victor Neves de Souza | |
A prática das atividades descritas no livro Hear, listen and play (HeLP) em uma disciplina universitária | |
Fernando Macedo Rodrigues | |
Condições da Permanência Estudantil: Um Survey com Licenciandos em Música da Universidade Federal de São Carlos | |
Daniela Dotto Machado, Hellen Marques de Moraes | |
[Comunicação] O Coral de Metais da UFSJ: procedimentos didáticos empregados nos processos de ensaio | |
Klesley Bueno Brandão | |
“Formação de flautista”: reflexões sobre a música de concerto como referência em cursos de graduação em flauta transversal | |
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães | |
Acervos musicais e o ensino superior de música: considerações sobre o projeto de inventariação dos discos da Rádio Inconfidência e sua contribuição para a formação discente | |
Aline Azevedo Costa, Leonardo da Silva Borges | |
Processos de ensino-aprendizagem musical: contribuições para a formação de professores de música | |
Gislene Marino | |
[Comunicação] Estado do Conhecimento dos Anais, Congressos e Revistas da ABEM sobre o Ensino superior de música à distância | |
Iris Emanuella Castro Nascimento, Joicemara Aparecida do Amaral | |
Pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Ensino Coletivo de Música”: resultados e perspectivas | |
Hellem Pimentel, Mirna Azevedo Costa | |
Ensino de piano em grupo no curso de Licenciatura em Música da Unicamp | |
Miriã Cassuci Arantes Machado, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
|
|
GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical |
|
Relações de gênero na formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular | |
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis | |
Educação Musical e Estudos de Gênero nos Periódicos Acadêmicos Brasileiros (2012-2022): uma revisão integrativa da literatura. | |
Maria Rubia de Moraes Andreta, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Pesquisa sobre ensino de música e gênero: Avanços e/ou permanências? | |
Helena Lopes da Silva | |
GTE 15 – História da Educação Musical |
|
Marcas de resistência e redes de sociabilidade no I Simpósio de Educação Musical do CNCO em 1966 | |
Vanessa Weber de Castro | |
História do canto orfeônico com foco na performance musical: o papel das coletâneas de canções brasileiras | |
Susana Cecilia Igayara-Souza | |
O perfil dos mestres de bandas civis do Estado de Minas Gerais: uma história da educação musical no Brasil | |
Idalmo Jonatan Castro Santos, Aglailson Sousa França | |
GTE 16 – Sociologia da Educação Musical |
|
A educação musical em um projeto dedicado à saúde mental: marcas da formação docente em música | |
Felipe Donizetti de Melo Silveira, Cíntia Thais Morato | |
A prática docente de Cheryl Porter e o ensino de canto nas mídias sociais: uma análise dos recursos pedagógicos | |
Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves | |
Notas Sombrias: O racismo e a LGBTfobia na educação musical | |
Rodrigo Oliveira Jesus, Hellen Raianny Barbosa, Jaqueline Soares Marques
|
|
As teorias do cotidiano como perspectiva para a observação no campo da educação musical: um estudo de caso sobre a montagem de um teatro musical em uma escola de educação básica | |
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves | |