Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
ISSN Online: 2526-5857
v.4, 2021
XXV Congresso Nacional da ABEM
GTE01 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas |
|
Atividades lúdicas no ensino de piano para crianças: uma proposta de escolha e aplicação conscientes | |
Mariana Nascimento Bol da Silva. Claudia Fernanda Deltrégia | |
Caminhos para o desenvolvimento da expressividade na iniciação ao piano: processos de ensino-aprendizagem e avaliação da performance no contexto de uma escola de música | |
Cheisa Rodrigues Goulart, Claudia Fernanda Deltrégia | |
Relato de experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as práticas criativas no ensino do piano Eduardo Dias de Barros Filho |
|
Impressão digital: relato de experiência de ensino do piano para crianças durante a pandemia de Covid-19 Izabela da Cunha Pavan Alvim |
|
Práticas pedagógicas no ensino superior de piano online: OBS Studio, VMPK, Reaper e Synthesia LUCIANA FERNANDES HAMOND |
|
As valsas e os tangos de Chiquinha Gonzaga como repertório didático para alunos de piano Ana Paula Machado Simões |
|
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho |
|
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves
|
|
O ensino de piano em uma instituição de educação profissional em música: reflexões a partir do currículo Alexandre Lucas do Carmo Contente |
|
Aplicação do Método Suzuki em uma aluna de piano com cegueira e rigidez em articulações: desafios e conquistas Helenice Scapol Villar Rosa |
|
Aulas de piano em grupo on-line: um relato de experiência em tempos de pandemia (graduação e extensão universitária)) Harue Tanaka |
|
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges
|
|
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino |
|
Música e idosos, um estado da arte (2003-2020) e a ausência da pedagogia do piano Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis |
|
A obra para piano de Moema Craveiro Campos: possibilidades de utilização em aulas de pianistas iniciantes e intermediários Fernando Vago Santana, Luciane Borges Xavier Gomes de Souza |
|
A composição como aporte didático nos processos de ensino e aprendizagem de piano: um relato de experiência Matheus Viana Alves, Mirna Azevedo Costa, Patrícia Valadão, Aline Azevedo |
|
Os Professores de Piano e a Docência na Segunda Década do Século XXI Rejane do Nascimento Tofoli |
|
Ensino cooperativo (remoto) de piano na licenciatura em música: a extensão universitária como ferramenta de formação Josélia Ramalho Vieira |
|
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro |
|
Pedagogia do piano aliada à criatividade musical: o conhecimento produzido em análise Clarissa Haas, Alexandre Fritzen da Rocha |
|
Piano em grupo para quê? Reflexões sobre o estudo de piano em grupo nas universidades brasileiras Campitelli, Juliana Mendes, Adriana |
|
Processo de aprendizagem de um aluno de bacharelado em piano no período de aulas remotas Guilherme Jorvino da Costa |
|
Simpósio: Piano Colaborativo Gisele Pires de Oliveira Mota; Regiane Hiromi Yamaguchi; Rudson Ricelli Lima da Silva; Hamurábi Ferreira de Souza; Elisama da Silva Gonçalves Santos |
|
Os Professores de Piano e a Docência na Segunda Década do Século XXI Rejane do Nascimento Tofoli |
GTE02 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas |
|
Avaliação em Música: reflexões a partir das concepções de dois (uas) educadores (as) musicais Kadja Marluan da Silva |
|
Parâmetros e critérios para avaliar em música na educação básica: uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasil Fernanda Gomes de Amorim |
|
Os THEs nos encontros regionais da ABEM: uma revisão narrativa da literatura cinza Leonardo Borne, Jefferson Bezerra, Eli Bernardo Da Silva |
|
Currículo de Música na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: Em debate
Noemi de Almeida Góes Teixeira, Anderson Carmo Carvalho, Eliete Vasconcelos Gonçalves
|
GTE04 – Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos |
|
A relação texto e música na composição de Trinos, para coro e piano de Adriano de Sousa José Adriano de Sousa Lima Junior |
|
Ensaio Coral sem acompanhamento instrumental: reflexões, abordagens e discussões WILLIAN GOMES PEDROZO |
|
Técnicas de ensaio coral: uma revisão da relação de similaridade entre as abordagens de Robert Shaw e de Carlos Alberto Pinto Fonseca Willsterman Sottani |
|
A Escuta Musical Ativa na Prática Coral Mayra Ferreira Sobrinho, Doraneide Tosta de Santana Limeira |
|
O MADRIGAL da UFBA – uma reflexão sobre a relevância deste grupo no cenário coral brasileiro Rafael GARBUIO Garbuio, José Maurício Brandão |
|
Formação de performers em coros infantojuvenis: abordagens metodológicas Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese |
|
O Coral da UFAC – panorama dos anos de 2019 e 2020 (Relato de Experiência Ana Lúcia Ferreira Fontenele |
|
O ensino de música, por meio do canto coral, orientado pelo Modelo C(L)A(S)P Ulisses Azevedo Sousa; Marcio Mattos Aragão Madeira |
|
O pianista acompanhador na prática coral Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Sheila Ramos Machado de Araripe |
|
Mestrado Profissional em Artes: a formação continuada a partir de uma pesquisa no âmbito do canto coral Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos |
|
Coral Encantos da Escola de Aplicação da UFPA em tempos de ensino remoto emergencial JUCÉLIA DA CRUZ ESTUMANO, Hélio Jônatas Lima Araújo |
|
Os arranjos de Samuel Kerr como ferramentas de ensino da técnica de regência coral na graduação em música. Paulo Frederico de Andrade Teixeira |
|
Coral Unifesp: Características e Potencialidades de um Coro Cênico Marcello Franco Teles, Vania Malagutti |
|
Canto Coral e a relação entre a Técnica Vocal e o Repertório: um estudo em andamento Silvia Regina Carvalho da Conceição Santos |
|
A influência do ambiente familiar na construção músico-vocal infantil: referenciais teóricos mais utilizados na década 2010-2020 e suas contribuições Fabrício Malaquias-Alves, Isabella Caroline de Lima Barros |
|
Prática coral na contemporaneidade: criatividade e criação musical em algumas proposições Klesia Garcia Andrade |
|
Ambiente Acústico e Conforto Vocal pela Perspectiva dos Coralistas: um estudo de caso MARCO ANTONIO DA SILVA RAMOS, Luisa Campelo de Freitas |
|
Missa Afro Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação Angelo José Fernandes, Andrew Aleixo Marinho, Leandro Augusto Cavini |
|
O regente-professor de canto: reflexões sobre formação e atuação profissional Luís Gustavo dos Santos Laureano e Angelo José Fernandes |
|
O canto coral em Moçambique na cidade de Maputo: um estudo introdutório Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
|
A fábrica de vídeos-mosaico: Um olhar sobre uma prática paliativa de canto-coral em período de pandemia Lincoln Thiego Espíndola, Cristina Moura Emboaba da costa Julião de Camargo |
|
A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva |
|
Aspectos vocais da prática no coro escolar juvenil: um estudo introdutório Mísia Tavares da Cruz Araújo, Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira |
GTE06 – Educação Musical e Humanização |
|
UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE CRIATIVIDADE TRADICIONAL E CRIATIVIDADE NOVA EM DOIS PERIÓDICOS BRASILEIROS Vitor Lyra Biagioni, Mariana Galon da Silva |
|
CRIAÇÃO MUSICAL COLETIVA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO Mariana S. Galon; Ilza Zenker Leme Joly |
|
A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori: uma proposta de pesquisa Ana Paula Martos Simão Sposito, Cássia Virgínia Coelho de Souza |
|
Humanização das relações na formação de professores de música por meio do ensino remoto Mariana Barbosa Ament, Natália Búrigo Severino |
|
Escutas no Ambiente Hospitalar: cenas de um estágio supervisionado em um Curso de Licenciatura em Música
Claudia Maria Freitas Leal, Maria Cecília De Araujo Rodrigues Torres, Lucia Helena Pereira Teixeira
|
|
Processos educativos no ensino de flauta doce por meio do Método Suzuki: formação musical e humana. Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly |
|
Educação musical na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins Ana Roseli Paes dos Santos, Aparecida de Jesus Soares Pereira, Wilson Rogério dos Santos, Waldir Pereira da Silva |
|
Em busca da perfeição? Problematizando abordagens metodológicas do ensino de música a partir da análise fílmica de Whiplash Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Iatagam Ribeiro Rodrigue |
GTE07 – Educação Musical e Pedagogia |
|
Sonorizando histórias infantis com unidocentes em formação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande: um relato de experiência no ensino remoto Marisa Nóbrega Rodrigues |
|
Educação Musical e Unidocência: uma pesquisa-formação fundamentada na voz cantada, falada e narrada Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi |
|
Educação Musical, Pedagogia e Estágio Supervisionado: encontros formativos e os ciclos dilemáticos Daffny Cristina Molina Lemes |
|
Os espaços da música no currículo da formação de pedagogos Sara Paraguassú Santos Do Vale |
|
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa
|
|
O(a)s professore(a)s formadore(a)s e suas narrativas: a música na Pedagogia Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice de Paula Ghisleni |
|
Educação Musical e Pedagogia: mapeando as futuras professoras Gislene Natera |
|
A formação continuada em Educação Musical para professoras unidocentes a partir de um projeto de extensão Carolina Cardoso da Silva Rosa, Djeniffer Heinzmann Chassot |
|
Música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC Conceição de Maria Cunha, Sérgio Luiz Figueiredo |
|
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol: Curso de Educação Musical para Professores da Educação Infantil. Marta Deckert |
|
MÚSICA ORGÂNICA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM E EXPRESSÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Patricia Fernanda Carmem Kebach |
|
Intervenções Musicais na Educação Infantil: um relato de duas pedagogas em formação | |
Bárbara Canuto, Dayane Fernandes, Luciana Requião |
GTE08 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica |
|
CONSTRUINDO UM DIÁLOGO COM A LITERATURA E O OBJETO DE ESTUDO: um levantamento sobre formação de professor de canto | |
ÉRIKA KALLINA FARIAS DE OLIVEIRA | |
“Em frente, marche!”: um estudo sobre as experiências afetivas e os atuais sentimentos de ex-integrantes de bandas marciais escolares | |
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva | |
A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a educação musical: um estudo inicial | |
Pâmela Barroso de Araújo Cruz, Jéssica de Almeida | |
Narrativas de professores de violoncelo: ideias de músicas e de formações docentes em processos de interlocução | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave | |
Narrativas de Formação Musical com o Canto Coral Infantil: Construindo o objeto de estudo para uma pesquisa (auto)biográfica | |
Elisama Justo | |
Rios de Experiência Musical: uma ferramenta metodológica para a pesquisa (auto)biográfica | |
Dyane Rosa | |
O Ensino de Piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir da narrativa de seus professores | |
Maria Teresa de Souza Neves, Carla Silva Reis | |
Os espaciais: principais características da identidade e performance musical | |
Pinto Rafael, Alexandre Milne Jones Nader | |
A MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE TRÊS PROFESSORES DE MÚSICA: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese | |
Haniel Henrique Vieira de Queiroz | |
Compreendendo o cerne da docência de música: conceitos operantes de uma pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos | |
Lílson Pelegrine Simas | |
Sonoridades, formação e práticas musicais: memórias de uma professora de flauta doce. | |
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres | |
Histórias de Vida através do Canto Coral – Os Canarinhos de Petrópolis e seus 80 anos de narrativas | |
Rodrigo Loos | |
Musicalização em formato Live Streaming na rede social Instagram durante pandemia: Uma experiência de reflexividade (Auto) biográfica | |
Bárbara Trelha Oliveira | |
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música | |
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti | |
Rede de formação docente: um projeto com narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica | |
Tamar Genz Gaulke | |
INTERFACES ENTRE MÚSICA E LITERATURA: Uma análise do poema Violões que choram, de Cruz e Souza. | |
Juliano Cássio da Silva Conceição | |
A História de vida de três professoras de música construídas com a pedagogia Waldorf: uma pesquisa em andamento no campo da educação musical escolar | |
Larisse Teixeira Ewerton | |
“Um Clarinete em metamorfose”: me refazendo e transformando minha prática docente Elismael Lourenço dos Santos ; Jackson Colares da Silva; Lucyanne de Melo Afonso |
|
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações | |
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro | |
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical | |
Silani Pedrollo; Teresa Mateiro; Mônica Luchese Marques e Ana Ester Correia Madeira | |
A educadora musical Rosa Lúcia dos Mares Guia: influência do Ensino Prefigurativo de Koellreutter em sua prática pedagógica. | |
Simone Lopes Teles, Betânia Parizzi | |
Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biografia | |
Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Ana Ester Correia Madeira | |
Narrativas Musicais de Haitianos em Cuiabá: o projeto Aculturação Musical | |
Yndira Gabriela Fleitas Villarroel, Rita de Cássia Domingues dos Santos |
GTE09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação |
|
A formação de instrumentistas em espaço alternativo: um estudo de caso na Associação Musical Integração da Assembleia de Deus em Almeirim/PA | |
Mayara Patricia de Souza Freitas, Ana Paula Silva Da Silva Amaral | |
O contexto educativo do grupo de música percussiva Ilè Anu, projeto social de uma instituição espírita da cidade de Fortaleza (CE) | |
Jean Oliveira Brito | |
Ser musicista em espaços alternativos de formação musical: um estudo sobre tocar na Banda da Sociedade Musical Filarmônica Comercial e a representação feminina nestes espaços | |
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck | |
Educação musical e trajetória de vida: reflexões a partir de traços autobiográficos | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira | |
THE LEGEND OF ZELDA – OCARINA OF TIME: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS MUSICAIS A PARTIR DE JOGOS ELETRÔNICOS | |
Natan Martins Velasque, André Müller Reck | |
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e o desenvolvimento da Educação Musical – uma pesquisa documental | |
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Guilherme da Silva Ramos | |
Ensino coletivo de Violão no processo de aprendizagem em uma Orquestra Escolar: uma pesquisa no âmbito do mestrado profissional em Artes | |
Dieudes Laenio de Sousa Silva, CARLA PEREIRA DOS SANTOS | |
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes
|
|
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical | |
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida | |
Educação musical e tecnologia: Reflexos de uma aproximação acelerada pela pandemia Igor de Tarso Maracajá Bezerra |
|
A Edu(comuni)cação Musical: resultados de uma nova prática pedagógica baseada na inter-relação entre Educação Musical Crítica e Educomunicação | |
Eduardo Assad Sahão |
GTE10 – Educação Musical na Infância |
|
Culturas da infância na educação musical: da audição musical ativa à música corporal | |
Tiago Madalozzo, Vivian Dell’ Agnolo Barbosa Madalozzo, Andrezza Helaine Soares Prodóssimo, Carlos Wyllin Souza Fernandes Freitas
|
|
Vivências musicais envolvendo bebês e famílias: um relato de experiência Ana Lucia Lutckmeier, Djeniffer Heinzmann Chassot, Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
|
Relações, afetividade e significações musicais dos bebês | |
Fernanda Peres Gilberti | |
O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar | |
Vinícius Carlos Pereira, Angelita Maria Vander Broock | |
Musicalização Infantil antes e durante a Pandemia do COVID 19 | |
Regiana Blank Wille | |
As interações musicais de um bebê com Síndrome de Down, num contexto de musicalização de bebês | |
Diocelena dos Santos Miranda, Regiana Blank Wille | |
Desafios, práticas e possibilidades em uma experiência de aulas de musicalização on-line com crianças | |
Anderson Toni | |
Do ensinar ao despertar: as concepções de jogo em materiais pedagógicos de música | |
Veridiana Gonçalves Dias | |
Ensino de Figuras Rítmicas para crianças entre 4 e 5 anos no contexto de aulas online e presenciais | |
Alice Fonseca Machowsky | |
Uma busca pela correlação do ensino do violino para crianças com a musicalização | |
Ezequiel Francisco Sieba | |
Aprendendo e ensinando música a 4 mãos: relato de experiência de duas professoras de musicalização infantil na Paraíba | |
Samma Mascarenhas Mendonça, Ana Rosa Cabral | |
As relações entre as aulas de música e o desenvolvimento comunicativo infantil: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular | |
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa | |
EDUCAÇÃO MUSICAL E HABILIDADES SOCIAIS | |
Sarah Vitor Pontes, Renata Franco Severo Fantini | |
Novos Horizontes: Uma abordagem interpretativa para o musicar das crianças | |
Edson Ponick | |
Piano Criativo: a transição da musicalização para a aula de instrumento | |
Yuria Santamaria Pismel | |
Reflexões sobre o brincar na prática musicalizadora | |
Isaac Luiz de Souza Santos | |
O ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias do desenvolvimento infantil | |
Jaqueline Rodrigues Lira, João Valter Ferreira Filho | |
A Educação Musical Infantil nas escolas regulares uma revisão das publicações nos anais da Abem | |
Sandra Ferreira Noronha | |
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial | |
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira | |
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças | |
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo |
GTE11 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
Jung, Piaget, Erikson, e a reabilitação musical de idosos INTJ | |
Tristan Guillermo Torriani | |
Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório | |
Anderson Toni, Rosane Cardoso de Araújo | |
Aprendizagem musical e suas interfaces: uma revisão de literatura. | |
Vitória Talyta Souza Damasceno | |
Memória musical nas práticas informais | |
Vanessa dos Santos Ribeiro | |
Aprendizagem musical de coro adulto em ambiente on-line nos aspectos da autorregulação da motivação | |
Sandra Regina Cielavin | |
O (des)engajamento musical e moral de licenciandos/as em música: resultados parciais de um estudo realizado na EMUFRN | |
Carlos Antonio Santos Ribeiro, Mário André Wanderley Oliveira | |
Propuesta de una estrategia didáctica para la enseñanza del solfeo entonado en estudiantes de música desde las teorías de percepción musical | |
Jessica Andrea Berríos | |
Narrativas de aulas de música na escola: relações entre afetividade, cognição e aprendizagem musical de crianças Andrea Matias Queiroz, Renato Tocantins Sampaio |
GTE12 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
Estágio Supervisionado em Música no contexto do Ensino Remoto: reflexões a partir das experiências formativas | |
João Paulo Farias Nery | |
Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino | |
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto
|
|
Ensino de Música na Educação básica em tempos de pandemia: Um relato de experiência. | |
Kadja Marluan da Silva, Nágila Lemos Batista | |
A organização do componente curricular Artes: perspectiva de três professores de Artes/música do Instituto Federal Catarinense – IFC | |
Tereza Cristina Benevenutti Lautério, Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Aplicação dos princípios de Edgar Willems utilizando os elementos musicais da cultura nordestina nas aulas de Música para 1° ano do Ensino Fundamental de escola pública | |
Liana Falcão Novais de Almeida Esteves, Ekaterina Konopleva | |
Análise de Concursos Públicos para professor formador de Licenciado em Música e sua relação com os saberes advindos da Educação Básica e Pública: amostra da região sudeste. | |
MATEUS ALENCAR NIKEL | |
PIBID E O ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO ARTE/MÚSICA DA UNIPAMPA | |
Raphael Idalgo Mena, Vinícius Orsi Fadel, Ana Raquel Veloso Rocha, André Müller Reck
|
|
Artes Integradas nos livros didáticos brasileiros: análises preliminares. | |
Helena Lopes da Silva, Aline Maria Rodrigues, Amanda Silveira Pires Barbalho, Lucas Ladeira da Costa Assis dos Santos | |
Educação musical e políticas públicas: construção de política pública para uma rede municipal de ensino | |
Marcos Cardoso Purin | |
Configurações do ensino de música frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores de música da Educação Básica | |
André Rangel de Carvalho | |
Sentidos da Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso realizado na Escola Estadual Governador Milton Campos | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva | |
Educação Musical Escolar no contexto do ensino emergencial remoto: um relato de experiência | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS | |
Compreendendo conceitos e viabilizando possibilidades para a Educação Musical Especial: uma experiência com a grade curricular, planejamento e práticas musicais. | |
Murilo Alves Ferraz | |
Música e interdisciplinaridade no ensino fundamental: relato de experiência como residente do Programa Residência Pedagógica/Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas | |
Mileny Jouglard Gomes | |
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA DISCIPLINA ELETIVA M&M | |
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho | |
PACIÊNCIA: descrição em uma experiência musical artística | |
Alex Barbosa de Lima | |
Educação Musical em Moçambique: Reflexões e desafios | |
Julio Chinguai Chinguai | |
Aulas de música em tempos de pandemia: relato de duas experiências em escolas de Educação Básica nas cidades de Brasília/DF e Belo Horizonte/MG | |
Andrea Matias Queiroz, Thiago Amaral Santos, Renato Tocantins Sampaio | |
Para pensar a educação musical no tempo presente: afinal, as Artes Integradas dizem respeito ao Ensino de Música? Aline Folly Faria |
GTE13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo |
|
O processo de ensino-aprendizagem musical de estudantes com deficiência visual que não usam o Sistema Braille | |
Andréa Menêzes da Costa Gama e Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
O acesso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior em Música: uma análise de editais de seleção, a partir da lei de cotas | |
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck | |
Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva | |
Roger Vieira Cunha, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
A perspectiva anticapacitista na iniciação musical: um relato de experiência no ensino de música para uma criança com Síndrome de Down | |
Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros | |
Aplicativos mobile para auxiliar graduandos de música com privação sensorial, intelectual e motora na escrita de trabalhos acadêmicos: Estado da Técnica | |
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota | |
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. | |
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga | |
O uso do Software musibraille na musicografia braille: exemplo de TDIC no ensino de música da educação básica com educandos cegos | |
ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS, Brasilena Gottschall Pinto Trindade | |
Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar | |
Camila Fernandes | |
A aprendizagem musical de uma criança com TDAH em tempos de isolamento social | |
Ana Paula Fredo Bara; Ana Paula Monteiro Navarro; Giovana das Neves dos Santos; Raqueline dos Santos | |
Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical | |
Flávia Maiara Lima Fagundes, Danielly Cabral de Oliveira Melo |
GTE14 – Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais |
|
Aulas de Música de Câmara: performance musical coletiva em tempos de distanciamento social | |
Marcos da Rosa Garcia | |
Ensino coletivo de violão e teoria musical na modalidade remoto emergencial: um relato de experiência no PIPBEX | |
Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti | |
Aulas de piano para crianças de forma remota: apontando caminhos | |
Neander Cândido Silva, Maria Betânia Parizzi Fonseca | |
Celulares smartphone no ensino de criação musical | |
Bruno da Silva Borges, Alexandre Fritzen da Rocha | |
Estrutura e organização do curso online de guitarra elétrica de Mateus Starling: especificidades e possibilidades didático-pedagógicas em educação musical online | |
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth | |
O ukulele e o ensino remoto: possibilidades e desafios em contextos de ensino-aprendizagem diversos | |
Leandro Donato | |
O ensino de instrumentos musicais nos projetos sociais do Distrito Federal: um levantamento em tempos de pandemia. | |
Paula Cristine Soares da Silva, Jonathan Baião | |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia | |
Douglas de Oliveira Silva, Renato de Vasconcellos | |
Ensino remoto: experiências de professores de música em um centro universitário de cultura | |
Monica Cajazeira Vasconcelos | |
Música e tecnologia no ensino do piano, (quase) um estudo de caso com o uso do aplicativo Shared Piano da Chrome Music Labs | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Marilia Chaves Silveira, Luciana Hamond | |
Uma Cantata de Natal Diferente: Relato de experiência sobre uma primeira experiência com um aluno autista severo num contexto escolar | |
Thiago Amaral Santos e Renato Tocantins Sampaio | |
Produção de videoaulas de violão para a internet: aspectos didáticos, técnicos e formativos | |
Paulo Rodrigues; Francy Kelly Araújo; Bruno Westermann |
GTE15 – Ensino Instrumental |
|
Possibilidade de Escrita e Performance da Trompa Moderna em Dobrados na Banda de Música | |
AVELANGE AMORIM LIMA | |
Estúdio de Trompete UFSM: concepção e ações | |
Clayton Juliano Rodrigues Miranda | |
Atividades de Preparação Técnica em Bandas de Música: Uma Pesquisa-Ação de Caráter Quase-Experimental em Andamento | |
Tenison Santana dos Santos | |
O USO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO ENSINO DA CLARINETA NA ATUALIDADE BRASILEIRA | |
Jessica Gubert Silva, Luís Antônio Eugênio Afonso Montanha | |
Atuação profissional dos egressos bacharéis em música do Instituto de Artes da Unicamp: a profissão professor | |
Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luis de Biaggi | |
O PAPEL DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BATERIA | |
Lucas Benjamin Potiguara, Juciane Araldi Beltrame | |
168 Anos Formando Músicos: A Trajetória do Instrumentista de Sopro numa Banda Filarmônica Sesquicentenária Pernambucana | |
josé guilherme palha | |
A importância pedagógica, social e artística dos corais de trombones nas universidades brasileiras | |
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva | |
As Competências Socioemocionais e a Educação Musical em Bandas de Música no Século XXI | |
Anderson Nascimento Silva | |
Óperas de Richard Wagner (1813-1883): análise e proposta de estudo dos principais excertos para tuba | |
Filipe Soares Barbosa Pinto de Queirós; Lélio Eduardo Qlves da Silva | |
Flauta Doce: um levantamento em torno das produções científicas | |
Lucas Nascimento Braga Silva; Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem | |
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo, Klesia Andrade | |
Pedagogia para a formação de Clarinetistas: desenvolvendo habilidades no ensino da respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE) Epitácio Rodrigues e Silva |
GTE16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música |
|
Interculturalidade e Educação Musical: Um estudo sobre os Cursos de Licenciatura em música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul Bruno Rodeghiero Motta, Jusamara Souza |
|
Trabalhos de Conclusão de Curso: Um estudo sobre a produção dos acadêmicos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/UFPel | |
LELIA NEGRINI DINIZ, Clarice Franco de Souza, Juliana Schwingel Broilo | |
WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica | |
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos | |
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência | |
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame | |
A criatividade na prática pedagógica de professores de música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN | |
Camila Luna | |
Educação Online durante a pandemia: superando o paradigma tradicional no Ensino Superior de Música | |
Fernando Stanzione Galizia | |
A Resolução CNE/CP 02/2019: a formação docente sob risco | |
Silvia Sobreira, Alba Janes Santos Lima | |
Produção textual coletiva na formação de professores/as de música em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência discente na Licenciatura em Música da UFRN | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Janaína Braga Leite, André José dos Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Émerson da Silva Lima, João Paulo Silva Sousa, Samira Rodrigues dos Santos, Vic Souza
|
|
Diálogos interartes no Pibid (Universidade) | |
Jussara Fernandino | |
A construção dos saberes docentes na educação musical: estudos preliminares dos trabalhos produzidos nos últimos 10 anos no Brasil | |
Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho | |
O PODCAST COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA | |
Francisco Allan Santos Martins, Elves Souza Brandão, Gerardo Silveira Viana Junior | |
Videoaula como Recurso Pedagógico na Educação Musical: um relato da produção de vídeo de solfejo | |
Laura Almeida de Araújo; Luis Felipe Bezerra Urbano; João Victor Miranda Leão dos Santos; Gerardo Silveira Viana Júnior | |
FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA ESCOLAR | |
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira
|
|
Mapeamento das Habilidades Musicais Desenvolvidas na ação Extensionista “JAM na UEFS” | |
Paulo Roberto Simões Torres | |
Os Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura em Música: reflexões a partir de uma revisão de Literatura | |
Karine Rayara Peres Duarte, Cássia Virgínia Coelho de Souza | |
Grupos de pesquisa e ferramentas digitais: caminhos possíveis para a formação de professores de música | |
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Helenise Cruz Conceição, Emília Silva Souza
|
|
Formação de música para professores de arte da educação infantil da cidade de Ceará Mirim RN: musicalizando para musicalizar | |
José Simião Severo | |
Perfil e Formação de professores de Música em Sobral-CE: um Survey com egressos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará | |
José Uélito Souza Filho, Wellington Freitas Viana | |
A perspectiva de educadores musicais em formação sobre o Programa Residência Pedagógica | |
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza | |
O estágio em Música no ensino híbrido: vivências e reflexões | |
Mariana Valentim Gonçalves e Vivian Dell’Agnolo Barbosa Madalozzo | |
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia | |
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro |
GTE17 – Formação musical, colonialidade e opções decoloniais |
|
O conhecimento musical na ótica da filosofia da educação musical anglófona | |
Renato de Carvalho Cardoso | |
MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA: PROJETO INSTITUCIONAL DE CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DE CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA NO PARÁ, DA BELLE ÉPOQUE ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX | |
Dione Colares de Souza, Leonardo Jose Araujo Coelho de Souza | |
Entre mundos sonoros: modos de escuta e aprendizagem da música | |
Marcelo Chiaretti; Helena Lopes da Silva | |
Perspectivas sobre práticas decoloniais e a formação de professores de música | |
Wellington Freitas Viana | |
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira
|
|
Formação e inserção profissional de professores de música: problematizações e reflexões a partir da Licenciatura em Música da UFGG | |
João Valter Ferreira Filho, Luís Ricardo Silva Queiroz | |
Reflexões sobre as práticas musicais abordadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Flauta Transversal de Minas Gerais | |
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães | |
Expansão dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo preliminar | |
Luiz Fernando Barbosa Junior | |
Recursos, interações e desafios do projeto de extensão “Baque do Pampa” no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da UNIPAMPA | |
Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Fernanda Pires Matos Correa | |
Práticas e recursos contra coloniais para o ensino de música Barbara Viggiano Rocha da Silva |
|
Educação Musical no Contexto de Currículo de Formação de Professores em Moçambique Felisberto Julião |
|
Colonialidade nos cursos de graduação em música popular no Brasil Luis Ricardo Silva Queiroz, Leonardo Meira Dantas |
GTE18 – Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical |
|
Historicização e empoderamento feminino no campo da música: um levantamento bibliográfico em diálogo com uma pesquisa em andamento | |
Raíza Silva de Andrade | |
Processos de aprendizagem das mulheres do Rock/Metal em Caxias do Sul | |
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo Moraes | |
O não-lugar das mulheres instrumentistas na música popular: “Eu sei que tenho que chegar e tocar muito” | |
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis | |
Onde elas estão? Uma busca pela representatividade de pianistas e compositoras mulheres | |
Adriana Bozzetto, Luan de Paula Honório, Fábio de Lima Peralta | |
Música, gênero, raça e classe: uma análise do disco “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus | |
Hugo Romano Mariano | |
“Como um peixe fora d’água”: Narrativa de um estudante trans não-binário no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Jo Muniz da Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota | |
MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira
|
|
Como se forma uma flor: a formação musical de seis mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN | |
Larissa Guedes dos Santos | |
“… Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!”: uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará | |
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha |
GTE19 – História da Educação Musical |
|
Dermeval Saviani e os desafios teórico-metodológicos da historiografia da educação musical | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Tecendo a história: recordar e recontar as memórias do acervo de educação musical do Colégio Pedro II-campus centro | |
Arca da Matta da Matta | |
Sobre escolhas curriculares: uma investigação em um conservatório | |
Nayane Nazaré Silva de Macedo | |
EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: correlações entre tendências pedagógicas e políticas de orientação do Paraná | |
Alinne Martins de Souza | |
La Sección Femenina y su labor en la formación de maestras de música durante el franquismo | |
Elisabet Corzo González | |
Uma pesquisa com presidentes da ABEM: histórias bibliográficas e narradas | |
Ivan Carlos Schwan, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
“Semana da Música” – resistência, manutenção e valorização da atividade musical nas escolas do Estado da Guanabara (1960-1975). | |
Vanessa Weber de Castro | |
José do Patrocínio Marques Tocantins: trajetória de um agente dominante no campo de produção musical na Vila Boa de Goyaz no século XIX | |
Guilherme Braga de Carvalho, Flavia Maria Cruvinel | |
Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira | |
Educação Musical em Sergipe: cotejamento da produção nos Anais e Revistas da ABEM (1991-2020) | |
Kadja Emanuelle Araujo, Vera Maria dos Santos | |
Música, Funcionalidade e Multiculturalismo em Koellreutter | |
Vitor Damiani, Marcus Straubel Wolff | |
Panorama da Educação Musical nos Institutos Federais | |
Renata Filipak, Inês de Almeida Rocha |
GTE20 – MEPLat – Miradas, Escutas, Práticas: Educação Musical na América Latina |
|
A poética etnomusicológica na criação e no ensino de música em cursos de graduação | |
Marcio Mattos | |
O “Programa de Iniciación a la Música” da OEIN: desafios contemporâneos na manutenção do tradicional | |
Glaucos Luis Flores Monteiro |
GTE21 – Pedagogias da Música Popular |
|
Um estudo de catalogação de atividades musicais que dialogam com conteúdos da Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul – São Paulo | |
Guilherme Biribilli Alves, Isamara Alves Carvalho | |
O ritmo agueré ao piano: possibilidades interpretativas | |
Luã de Almeida Pereira, Ekaterina Konopleva | |
Gestos didáticos em um curso assíncrono de música popular | |
AMANDA MARTINS BARBOSA, Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
SPOTIFY: Abordagens Pedagógicas Relacionadas À Sua Influência na Escuta, Livre Arbítrio e Gosto Musical de Adolescentes | |
Bruno Teixeira de Mello Millan | |
Propostas pedagógicas de Lucy Green como suporte para o ensino de música popular em contextos de aulas de instrumento | |
José Simião Severo, Mário Adimir Patreze Junior | |
O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio | |
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito
|
GTE22 – Pedagogias Musicais latino-americanas: aberturas e insurgências |
|
O funk como ferramenta pedagógica na sala de aula | |
Luis Gabril | |
Pedagogias Musicais Abertas no contexto das políticas públicas: apontamentos sobre a formação docente latinoamericana a partir da Reforma Empresarial da Educação | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS |
GTE23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical |
|
Os timbres dos atabaques do candomblé ketu em Santa Catarina: categorização, aprendizagem e modos de articulação. | |
Luciano da Silva Candemil | |
As culturas afro-brasileiras e africanas na formação dos professores e professoras de música | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino Almeida | |
A Educação Musical para as Relações Étnico-Raciais na formação inicial de professores(as) de Música: algumas reflexões preliminares | |
Valnei Souza Santos, Flávia Maria Chiara Candusso | |
Musicalidades afrodiaspóricas e novos parâmentros analíticos para as aulas de música na Escola Básica | |
Priscilla Hygino | |
Reflexões sobre práticas musicais e decolonialidade: experiência na extensão universitária e movimentos culturais contemporâneos | |
Uliana Dias Campos Ferlim | |
O Projeto “Vamos Tocar Samba” no Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”: Um relato de experiência | |
Amana da Veiga Santos | |
As “artes musicais” candomblecistas diante do cânone da música de concerto | |
Ferran Tamarit Rebollo | |
Artes Musicais Indígenas Africanas: a pedagogia musical de Meki Nzewi | |
Beatriz de Souza Bessa |
GTE24 – Sociologia da Educação Musical |
|
Pesquisa qualitativa em Educação Musical: aportes metodológicos da Sociologia | |
Maria Amélia Benincá de Farias | |
Música popular no ensino superior: constituição dos cânones musicais em um cruzamento de campos | |
Leticia Dias de Lima | |
As representações sociais de professores sobre música e a docência na educação básica: uma visão geral do desenvolvimento da pesquisa | |
Jonathan Oliveira | |
Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca – SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical | |
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida | |
Reflexões sobre uma educação musical abrangente a partir de um contexto sócio-orquestral | |
Leonardo da Silva Souza | |
Reflexões sobre livros/manuais/materiais didáticos e a Educação Musical: um breve panorama sobre os estudos dos últimos 20 anos no Brasil | |
Karla Beatriz Soares Souza | |
Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): configurações sociais na dinamização de práticas músico-educativas | |
Lucia Helena Pereira Teixeira | |
Um estudo sobre processos de aprendizagem musical de integrantes de uma banda de instituição religiosa em uma cidade do Rio Grande do Sul | |
Simone Rodrigues da Silva | |
Parentalidade Musical: conhecendo a produção internacional em educação musical | |
Bruna Williena da Silva, Vania Malagutti Loth | |
Vida acima de tudo: relatos sobre experiências musicais no cotidiano da pandemia | |
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira | |
Ensinar Sopapo: um estudo com tocadores, conhecedores e mantenedores do instrumento | |
Lucas Kinoshita | |
“É tentação, emoção, fritação”: currículos em educação musical e sexualidades desobedientes nos cotidianos escolares | |
Wenderson Silva Oliveira | |
Entre sons e afetos no cotidiano do aprender e ensinar música: um estudo sobre um pai-professor de música e sua filha | |
Cícera Edilânia Araújo Januário | |
A música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo sobre intergeracionalidade na escola de educação básica | |
Jennifer Gonzaga, Lilia Neves Gonçalves | |
Redes digitais e interações sociais no ensino de instrumento musical: uma pesquisa em andamento Antonio Chagas Neto, Jusamara Souza |
|
Ensinando práticas vocais nas redes digitais e profissionalização de licenciandos: considerações sobre uma pesquisa em andamento Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza |
|
O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal Walter de Sousa Silva |
|
A Revista da ABEM e a presença da sociologia da educação musical (1992- 2020) Jusamara Souza, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Antonio Chagas Neto |
GTE25 – Outro grupo |
|
DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben
|
|
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa
|