Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
ISSN Online: 2526-5857
v.1, 2015
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
Música, experiência e cultura | |
Edson Hansen Sant Ana | |
Construção biográfica e projetos de si dos jovens da OMPC: um estudo a partir da pesquisa autobiográfica | |
Andrea Matias Queiroz | |
O coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa no Projeto “Um Canto em Cada Canto” | |
Klesia Garcia Andrade | |
“Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil e suas perspectivas músico-educativas | |
Klesia Garcia Andrade | |
A ação pedagógica no Projeto “Um Canto em Cada Canto” | |
Klesia Garcia Andrade | |
Implementação da Lei 11.769/2008: concepções dos gestores de educação da cidade de Blumenau/SC | |
Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck | |
Preferência musical e fatores de influência: uma breve revisão de literatura | |
Mikely Pereira Brito, Maria Jose Chevitarese | |
PRÁTICA CORAL: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES DE ANAIS DE ENCONTROS E CONGRESSOS DA ABEM E ANPPOM DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2003-2013) | |
Luiz Eduardo Silva, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Composição na Educação de Jovens e Adultos: mobilizando ideias de música. | |
Rafael Dias Oliveira, Viviane Beineke | |
A implementação da Lei 11.769/08 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Palmeira-Pr | |
Renata Filipak, Rosane Cardoso de Araújo | |
Produção científica do curso de Mestrado em Música da UFRN – área de concentração educação musical: análise inicial | |
Gleison Costa dos Santos, Carolina Chaves Gomes | |
A dimensão lúdica na regência de coro infantil | |
Micheline Marim Gois | |
O Ensino de Música em uma abordagem interdisciplinar | |
Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva | |
O Ensino coletivo de percussão e suas práticas de ensino/aprendizagem. | |
Felipe Brito de Melo | |
A produção sobre e a partir do Pibid nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM (2008 – 2013) | |
Eduardo Airton Arruda, Rafael Rodrigues da Silva, Rubia Ness, Tayna dos Reis Soares | |
Processos Interculturais de Ensino-Aprendizagem: Cooperação internacional e imersão musical no Brasil e na Suécia (Pôster) | |
Antenor Ferreira Correa, Maria Westvall | |
A Teoria Ator-Rede e o ensino de violão na modalidade EaD: primeiras aproximações | |
Bruno Westermann | |
Pedagogos e educação musical: um tema mapeado na Revista da Abem (2009-2014) | |
Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Educação musical das pessoas com deficiência visual: uma breve revisão de literatura | |
Edibergon Varela Bezerra | |
Educação Musical com Idosas: processos de colaborativos de composição musical | |
Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto, Viviane Beineke | |
Os Boomwhackers® e a música compartilhada e arremessada | |
Uirá Abondanza Kuhlmann | |
De pais pra filhos: ensino e aprendizagem musical na relação entre pais e filhos | |
João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato | |
Metodologia de pesquisa para investigar a inclusão de práticas corporais no ensino-aprendizagem da técnica vocal para grupos corais infantojuvenis | |
Thays Lana Peneda Simões, Patrícia Furst Santiago | |
A Identidade dos Professores de Música na Escola Pública de São Paulo | |
Gabriel Costa de Souza | |
O Sistema de Ensino Paraense e o Ensino de Música. | |
Tainá Maria Façanha | |
Canto coral com adolescentes: publicações brasileiras | |
Rogeria Tatiane Soares Franchini | |
Por educações musicais rizomáticas | |
Tiago Teixeira Ferreira | |
Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação (Pôster) | |
Robson Silva Cardoso, Andeson Cleomar Santos | |
O Facebook como campo empírico estendido em um estudo de caso com alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE – Campus Fortaleza: discussões de ordem ética em pesquisa | |
alexandre vieira | |
Improvisação livre a partir de vídeos: estratégias de realização, considerações e hipóteses | |
Stênio Biazon | |
Canto coral e Projeto Social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética | |
CLARA BEZERRA NUNES BARROS | |
Pesquisa em Educação Musical desenvolvida em um projeto de extensão. | |
Helen Silveira Jardim de Oliveira, João Miguel Bellard Freire | |
Formação musical e humana na perspectiva multicultural de jovens do IFB-CSAM: delineando o tema da pesquisa em andamento | |
Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo | |
Grupo de Pesquisa em Música como laboratório de experimentações didáticas | |
José Ruy Henderson Filho, Jucélia Estumano Henderson | |
Processos Educativos e Práticas Musicais Coletivas na Orquestra Experimental | |
CYRAN COSTA CARNEIRO DA CUNHA | |
O uso de tecnologias digitais para aprendizagem musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes | |
A normatização da lei 11.769/2008 na educação básica do DF | |
Ibsen Perucci Sena | |
A educação corporal integrada à formação do Violonista | |
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
Práticas criativas no ensino e aprendizagem da música – um estudo dos artigos dos Anais e Revistas da ABEM | |
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, GEPEM Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical | |
A Matriz Curricular Ensino Fundamental de 9 anos (em construção) da Rede Municipal de Educação de Florianópolis – SC: conquistas e perspectivas para a área de Música. | |
Juliana Lhullier Borghetti | |
Educação musical e Pedagogia: mapeamento em Anais da ABEM (2001-2011) | |
Cláudia Ribeiro Bellochio | |
A pesquisa-ação e a contribuição para a prática docente na educação musical: uma ferramenta de reconhecimento e compreensão das identidades musicais | |
Jonathan Oliveira, Eliakim Rommel Santos de Lima, Leylliane Regina Figueiredo da Silva Cunha, Maria da Conceição Silva, João Paulo Silva Costa | |
Uma Análise Microssociológica do Ensino Particular de Música | |
Antonio Chagas Neto | |
Ter tempo para aprender música: experiências de aprendizagens vividas e compartilhadas por aposentados | |
Lilia Neves Gonçalves, Hosana Rodrigues Ferreira da Mata | |
Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo (Pôster) | |
Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo | |
Ensinar e aprender música: perspectivas contemporâneas da motivação (Simpósio) | |
Ana Francisca Schneider Grings, Liane Hentschke, Mário André Wanderley Oliveira, Edson Figueiredo, Daniela Kolhrausch | |
PERCEPÇÃO MUSICAL NA PRÁTICA CORAL | |
Doraneide Tosta de Santana Limeira, Leila Miralva Martins Dias | |
Os processos criativos no contexto dos jogos de mãos | |
Fernanda Souza | |
Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado | |
Daniel Augusto Oliveira Machado, Edite Rocha, Andrea Peliccioni | |
Os valores da construção de instrumentos musicais para a educação musical: uma reflexão a partir da fala de dois músicos | |
Alne Clissiane Silva | |
O uso das tecnologias digitais na motivação para aprender e ensinar música (Simpósio) | |
Francine Kemmer Cernev, Giann Mendes Ribeiro, Cristina Mie Ito Cereser | |
A musicalização Infantil na UFPB, onde o discente explora e refaz sua prática docente: uma abordagem inicial | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra | |
Projeto Semeando Sons: O canto coral como meio de aproximação da música às escolas públicas circunvizinhas da Universidade Estadual do Ceará. | |
cláudio ferreira mesquita | |
Boi Pai do campo da Faceira: Um olhar nos processos de transmissão musical e no estudo Etnomusicologico. | |
Ítalo Soares Silva | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
AS DIMENSÕES DO CONCEITO DE “POPULAR” EM EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E DIMENSÕES PRÁTICAS | |
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos | |
Pensamento crítico e apropriação teórica em Educação Musical: o Projeto Carnavália. | |
Beatriz Woeltje Schmidt, Vânia Beatriz Müller, Elaine Cristina da Silva | |
A música como conteúdo obrigatório na educação básica: reflexões acerca da epistemologia da educação musical | |
Thais Lobosque Aquino | |
Concepções sobre o ensino e aprendizagem de música: uma revisão sobre o tema | |
Washington Nogueira de Abreu | |
EDUCAÇÃO MUSICAL E CONTEMPORANEIDADE | |
Edineiram Marinho Maciel, Antonio Dias Nascimento | |
Educação musical no contexto orquestral: levantamento da produção acadêmico-musical | |
Ana Claudia Silva Morais, Amélia Martins Dias Santa Rosa |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
A Música como componente curricular nas escolas públicas e privadas do Piauí: História e Memória | |
João Valter Ferreira Filho | |
Perspectivas historiográficas para análise do currículo | |
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima, Inês Rocha | |
Música Cearense: memória e espaço no campo musical. | |
Filipe Ximenes Parente, PEDRO ROGERIO | |
Leopoldo Miguéz: compositor, diretor e educador musical nos primeiros anos da República. | |
Frederico Silva Santos | |
A Influência de Martinho Lutero na Educação Musical | |
Cássia Neivert, Regiana Blank Wille | |
Educação Musical e Formação Política no movimento operário: Rio de Janeiro e São Paulo, 1906-1921. | |
Gabriel Otoni Calhau Martins | |
A prática coral e a educação musical | |
Rogeria Tatiane Soares Franchini | |
Professores de música pioneiros na educação musical escolar no Distrito Federal: fontes documentais e análise interpretativa | |
Clarice Cabral, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
PROFESSORES DE MÚSICA PIONEIROS NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR DO DISTRITO FEDERAL: UM LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS | |
Ester Elke Costa Macedo, Juliana Maria da Cunha | |
Memórias e esquecimentos da cena musical da cidade de Fortaleza | |
Caio Benevides | |
O professor de Música: Percursos até a Lei 11.769/08 | |
Gabriel Costa de Souza | |
Educação Musical: “consciência história” e “horizontes de expectativas” | |
Gilberto Vieira Garcia | |
A presença do piano na cidade de Uberlândia: um estudo documental sobre as ações pedagógico-musicais no período de 1888 a 1957 | |
Daniela Franco, Lilia Gonçalves | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
VIVÊNCIAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS CURRICULARES DE MÚSICA (Pôster) | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes | |
O Canto Coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação | |
Maura Penna, Eliane Mendes, Ian Bandeira, Olga Renalli Barros | |
A memória e suas contribuições para pensar o processo de aprendizagem em aulas coletivas de violão | |
Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão | |
Música Senegalesa na sala de aula: relato de uma experiência no contexto do estágio | |
Paola Menegat Delazzeri | |
Programa Mais Educação: um relato de experiência com aulas de música no contraturno | |
Midiam de Souza Fernandes, José Simião Severo | |
Aproximação da realidade docente: vivenciando a docência a partir da prática de ensino (Pôster) | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra | |
Formação e Atuação de Professoras que Trabalham com Música em Escolas Públicas: um Estudo Multicasos | |
Daniele Isabel Ertel | |
A escola botando a(s) música(s) no mapa | |
Mariana Figueredo | |
Iniciando o trabalho com música: uma experiência no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. | |
Ana Paula Silva da Silva Amaral, Mara Pereira da Silva | |
Atividade de Composição Musical Coletiva no Ensino Fundamental Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência | |
Vinícius Pereira Rodrigues | |
O jovem, a educação básica e o processo colaborativo: um relato de experiência das disciplinas de Atividades Orientadas III e Estágio Supervisionado IV. | |
Anna Cristina Leandro | |
Educação Musical na Educação Infantil do Colégio Pedro II: um processo de construção | |
Wasti Silvério Ciszevski Henriques | |
ELABORAÇÃO DE ARRANJO E EDUCAÇÃO MUSICAL | |
João Rafael De Lemos | |
Os Ritmos Brasileiros: relato de uma experiência musical nos anos iniciais | |
Genivaldo Gomes Cândido | |
A extensão vocal infantil | |
Silvia Sobreira, Bruno Boechat | |
ENSINO COLETIVO: MÉTODO TOCAR-JUNTO FERRAMENTA DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA BANDAS MARCIAIS DA CIDADE DE GOIÂNIA | |
Aurelio Nogueira Sousa, Marcelo Eterno Alves | |
Que aprendizagens musicais promove o cinema? | |
Glauber Resende Domingues | |
As práticas pedagógicas com o canto na sala de aula: um estudo de caso | |
Hortênsia Vechi | |
A aplicabilidade das práticas informais de aprendizagem musical como estímulo à prática musical – primeiros resultados de uma pesquisa em andamento | |
Fernando Macedo Rodrigues | |
O ensino de música na rede municipal do Natal/RN: resultados da pesquisa realizada pelo GRUMUS-UFRN | |
João Gomes da Rocha, Evandra Bezerra de Medeiros Zanetti, Valéria Lazaro de Carvalho | |
O ENSINO DE MÚSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS | |
Josiane Paula Maltauro | |
O valor da afetividade no progresso psicomotor do bebê em aulas de musicalização: diálogo/proximidades entre Wallon e Willems | |
IZAURA SERPA KAISER, OTÁVIO LIMA DE SOUZA | |
O Ensino de Instrumentos Musicais na Educação Básica | |
Elder Pereira Alves | |
Música no Campus: Banda de Música do IFPA-Campus Santarém (Pôster) | |
Leonice Maria Bentes Nina | |
Contribuições da pedagogia crítica para a educação musical brasileira: por uma apreciação musical multi/intercultural | |
Cristiane Abreu Migon, Monique Andries Nogueira | |
Definindo regras para a turma: gestão de sala de aula na ação docente de três professores de música de escolas públicas de Porto Alegre | |
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA | |
As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil | |
Leda de Albuquerque Maffioletti, Soraia Santana | |
Linhas, vozes e tracks: a textura na composição musical de crianças | |
Audrea da costa martins | |
Uma proposta de uso da notação musical como conteúdo no Ensino Médio | |
Robson Silva Cardoso | |
O ensino coletivo de violão nas escolas públicas estaduais de Manaus através do Projeto Jovem Cidadão | |
Robert Ruan de Oliveira Barbosa | |
A MÚSICA CEARENSE NA ESCOLA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Filipe Ximenes Parente, Pedro Rogerio | |
A coletividade na formação e atuação docente: experiências de bolsistas do PIBID música em uma escola de educação básica | |
Edvaldo Felix Amaral, Rodrigo Monteiro Kesselring de Araújo Sá, Michel Soares de Araújo, José Everton Cardoso da Silva, Lucas Daniel de Melo Silva | |
O Ensino de Música em Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul: uma investigação a partir da organização dos COREDES | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Vieira Souza, Ranielly Boff Scheffer | |
Em busca da afinação no Coral Infantil como meio de musicalizar no Programa do PIBID de Música no UNASP | |
Ailen Balog Lima, Paulo Jeovani dos Santos Junior | |
“Palco PIBID”: uma proposta de ensino aprendizagem em música na escola de educação básica (Pôster) | |
Karla Beatriz Souza, Renata Ribeiro Silva, Lorraine Albina Tomaz, Luciano Rodovalho Souza | |
Ensino de música no Instituto Federal da Bahia: um estudo à luz do ciclo de políticas de Stephen Ball | |
Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães | |
Imprevisibilidade e surpresas na aula de música: análise e reflexões de um professor | |
Ana Ester Correia Madeira, Teresa Mateiro | |
Educação musical e a prática de projetos: um relato de experiência sobre o processo de criação de um musical com alunos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico | |
Tayane da Cruz Trajano | |
Educação Musical e Projetos de Trabalho: relato de prática docente interdisciplinar na Educação Infantil | |
Eglem Lucena das Neves | |
A construção de trajetórias de trabalho na educação infantil: um estudo com professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre | |
Joana Lopes Pereira | |
O Ensino de Música na Educação Infantil Pré-Escolar: uma visão sistêmica a partir da metodologia ativa | |
Marcia Victorio | |
Música na escola de educação básica: conceitos e dimensões | |
Carla Pereira Santos | |
A Pedagogia de projetos e o ensino de música na Educação Básica da cidade de Natal | |
Everson Ferreira Fernandes, Valéria Lázaro Carvalho | |
Adaptação de repertório musical: uma prática coletiva com as oficinas de violão, canto coral e flauta doce | |
Francisco Michel Araújo, Ewelter Siqueira Rocha, Luciana Rodrigues Gifoni | |
Jogos Musicais: ações do PIBID-Música do IFPE (Pôster) | |
Jaildo Gurgel Costa, Leonardo Araújo da Silva | |
Professor, qual a minha cor? Construção da identidade através do ensino de música afro-brasileira em uma escola particular | |
Valnei Souza Santos, Flávia Candusso | |
A Educação Musical em Três Escolas públicas do Ceará: panorama de uma realidade estadual | |
Marco Antonio Toledo Nascimento, Miquéias Gomes Ferreira, Émerson da silva Barbosa, Maria Lucineide Freire de Almeida, Gabriel Nunes | |
A composição de Microcanções na Escola Básica: um relato de experiência | |
Jaqueline Câmara Leite, Katia Duarte, Helena de Souza Nunes | |
As contribuições geradas pelo método O Passo na aprendizagem musical: Uma experiência com duas turmas do segundo seguimento do ensino fundamental. | |
Barbosa Lima Brbosa | |
O que é saber música? – Um estudo de narrativas de crianças | |
Juliana Rigon Pedrini | |
Criação musical com a Flauta Doce: Uma experiência com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental | |
Thaynah patricia BorgesConceição Pinheiro, Jefferson Aloysio Luz | |
Música no Programa Mais Educação: diálogos entre a aula de música curricular e as oficinas do PME em uma escola da rede municipal de Florianópolis (Pôster) | |
Rafael Martins Gonçalves | |
Sobre ser estagiária na Educação Infantil: um relato de experiência | |
Nicole Roberta de Mello Penteado, Maressa Barbosa dos Santos |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Perfil socioeconômico discente: reflexões acerca das condições materiais dos estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB, campus João Pessoa | |
Italan Carneiro | |
O Ensino do Trombone na Escola de Música de Macaíba | |
Ricardo Félix de Morais | |
Egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: Quem são? O que buscavam? | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Estratégias Pedagógicas para a Musicalização Infantil | |
Letícia Caroline Souza, Patrícia Furst Santiago | |
Relevância da prática de orquestra na formação de instrumentistas de cordas: uma análise do projeto Orquestra Experimental de Cordas da Fames | |
Raquel Rohr, Luciana Rodrigues, Eliézer Anderson Batista Isidoro | |
Coral de Trombones: Uma experiência com alunos de uma escola especializada em música em Belém-PA | |
Kelson Luiz Pinheiro, Thaynah Patricia Borges Conceição | |
O estudo da percepção musical em um curso técnico em instrumento musical: um projeto de pesquisa | |
Suelena de Araujo Borges, Maura Penna | |
Docência em Música e a Teoria das Representações Sociais | |
Lisette Jung Loiola | |
O ensino do violino em Luís Gomes/RN: uma ação de parceria com o Pronatec da EMUFRN | |
Israel Victor Lopes da Silva, Rucker Bezerra de Queiroz, Raquel Carmona Torres Félix | |
Fui Passar na Ponte: Travessias em diferentes cores | |
Daniel Augusto Oliveira Machado, Patrícia Furst Santiago | |
A motivação no ensino de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei: implicações no processo de ensino-aprendizagem pianístico. | |
Rafael Passos Silva, Maria Amélia de Resende Viegas | |
Critérios para a elaboração do programa em um curso de iniciação musical ao piano | |
Tarcísio Gomes Filho | |
O ensino do violão para iniciantes dialogando com o modelo artístico aberto de musicalização: estratégias possíveis | |
Fábio Carrilho Santos Barros | |
Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone | |
LUANA VALENTIM DA SILVA, EKATERINA KONOPLEVA | |
A utilização de exercícios de técnica pianística na visão de sete professores de piano do Recife: fundamentação teórica. | |
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
A prática coletiva da flauta doce no contexto do ensino superior: uma investigação de três grupos musicais ligados à universidades | |
Laís Figueiroa Ivo | |
Tipos de solfejo: conjecturas, problematizações e vivências. | |
ANTÔNIO CARLOS BATISTA | |
Os desafios no processo ensino aprendizagem do Instrumento Violão em um curso de Licenciatura em Música a distância | |
Simone Lacorte Recôva | |
Linguagem musical e o ensino de graduação em música: Contribuições para a atualização das disciplinas de teoria e percepção musical | |
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Gustavo Frosi Benetti | |
Ensino Individual e Coletivo de Piano | |
Rosângela Fernandes | |
Estudo técnico da mão direita no violão: Estratégias de estudo utilizadas pelos violonistas do curso de música da Universiade Federal de Uberlândia | |
Armando César Silva | |
Perspectivas e Práticas do Ensino de Piano na Licenciatura em Música da UERN | |
Andersonn Araújo | |
Educação Musical no curso de Licenciatura em Educação no Campo: um relato de experiência | |
Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira | |
A Percepção Musical na perspectiva de acadêmicos da Licenciatura em Música | |
Juliana Rodrigues de Oliveira | |
Ensino de violão: o atendimento individualizado no processo de formação coletiva do violonista solista | |
Luan Sodré de Souza, Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho | |
GruPPeM e Proposta Metodológica para Percepção Musical Relativa e Absoluta | |
Ângelo Nonato Natale Cardoso, Patricia Valadão, Marcelo Penido, Paula Menin, Izael Castro | |
O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM (Pôster) | |
Guilherme Sampaio Garbosa | |
Ensino de piano coletivo: Análise e avaliação pedagógica/metodológica de um projeto de extensão universitária | |
Harue Tanaka | |
O feedback visual em tempo real por meio de softwares de análises acústicas no ensino do canto. | |
Greyce Ornelas Viana Teixeria, Maria Betânia Parizzi | |
Compreendendo o curso de música – PARFOR da UEM: Uma pesquisa exploratória (Simpósio) | |
Vânia Gizele Malagutti, Vania Malagutti Fialho, Andreia Chinaglia Oliveira | |
SOLIDARIEDADE MUSICAL: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS MUSICAIS COMPARTILHADAS EM GRUPOS DE ESTUDOS | |
Patrick Mesquita Fernandes | |
O ensino de composição e a técnica de construção de melodias: algumas considerações sobre o método pedagógico de Arnold Schoenberg | |
Ernesto Frederico Hartmann, Geraldo Alexandre Pereira Júnior | |
Educando e educador: as percepções dos licenciandos em música da UFCG a respeito de sua formação e de sua realidade profissional | |
João Valter Ferreira Filho | |
A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa | |
Radegundis Feitosa | |
Perspectivas para uma formação musical holística: a flauta doce no ensino superior de música (Simpósio) | |
Cláudia Maradei Freixedas, Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio | |
Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música | |
Mauricio Braz Carvalho | |
Em busca de vivências sonoras diversificadas: um relato de experiência realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande | |
Marisa Nóbrega Rodrigues, Romero Ricardo Damião de Araújo | |
Um estudo sobre o estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Música da UFPR sob o enfoque da motivação | |
Rosane Cardoso de Araújo, Guilherme Romanelli, Gabriel Pfarrius, Marcelo Briski | |
Ensino Superior de Música: possíveis contribuições da Didática Crítica Intercultural para a superação do Paradigma Tradicional | |
Fernando Stanzione Galizia, Emília Freitas Lima | |
Oficina de Jogos Musicais: Um prática de ensino no PET | |
Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia, Gerardo Viana Junior | |
Narrativas religiosas de licenciandos em música: aproximações com o mundo vivido no processo formativo | |
André Reck, Ana Lúcia Louro | |
Interdisciplinaridade, música e colaboração na construção do saber | |
Gerardo Silveira Viana Jr., Felipe Tadeu Breier, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos | |
A música no contexto universitário: um estudo dos processos educativos no coral da UFPB, Campus II, entre 1978 e 1982. | |
Jeter Maurício da Silva Nascimento, Vladimir Alexandro Pereira Silva, João Valter Ferreira Filho | |
O processo de formação do cantor lírico no ensino superior: discussão dos conceitos de Formação, Competências e Conteúdos e suas articulações no ensino e aprendizagem do canto lírico | |
você Fernandes dos Santos | |
Instrumento suplementar violão poderia esse recurso auxiliar o licenciando em música na sua pratica docente? | |
Anderson Andrade Brasil | |
O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista | |
Radegundis Feitosa | |
Aspectos do ensino de viola no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa com três professores do instrumento | |
Camila Meirelles | |
A teoria de aprendizagem cooperativa no ensino coletivo de piano/teclado: uma experiência na escola | |
Josélia Vieira Alberda, Liliane Camargo Polis Oliveira, Marcelo Silva de Souza | |
Os egressos do curso de Licenciatura em Música da UFMS: um estudo de caso sobre sua ausência nas escolas de educação básica | |
Lohaine Marques Martins |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Reconfiguração de Política Cultural em Política Curricular: aspectos metodológicos de investigação sobre os Painéis Funarte de Regência Coral (1981-1989) | |
Manoel Câmara Rasslan | |
A igreja como espaço constituinte da experiência musical: narrativas de jovens indígenas do IFPA | |
Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Os diferentes perfis de liderança musical em vinte igrejas evangélicas e suas funções | |
Marcus Vinicius de Freitas | |
Aprendizagens colaborativas em brincadeiras cantadas e jogos musicais numa oficina de música com crianças | |
Andréia Pires Chinaglia Oliveira | |
Educação musical na Banda Filarmônica Josefa Vianna: as representações sociais compartilhadas entre alunos e comunidade | |
José Hérikson Dantas do Amaral, José Magnaldo de Moura Araújo | |
A voz do corpo: consciência corporal e canto coral | |
Evaldo Pereira da Silva, Simone Santos Sousa, Quésia de Carvalho dos Santos | |
Aprendizagem Musical Intergeracional em família no universo da Aula Particular de Violão | |
Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas | |
ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO PROJETO MÚSICA NO CAMPUS NA COMUNIDADE ACADÊMICA | |
Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Josefa Yara Brito, Lucas Bacelar Pires, Marco Antonio Silva | |
“O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo | |
Artur Guidugli Mendonça | |
Considerações sobre o ensinar e aprender música na capoeira angola de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA | |
Priscila Maria Gallo | |
NEOJIBA: reflexões sobre o ensino das práticas musicais em projeto social | |
Ariana Perazzo Nóbrega, Graça Boal Palheiros | |
PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CASAS DE RELIGIÃO: UM ESTUDO DE CASO | |
Diego Conto Lunelli | |
O programa MUSICAR – música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária | |
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
A batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina | |
Francisco de Assis Santana Mestrinel | |
O Programa de extensão “Educar para preservar” do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei: um relato de experiência | |
Maria Amelia Viegas, Maria Clara Lima Valente do Vale | |
Aulas coletivas de baixo elétrico na Escola de Música de Manguinhos (EMM): um relato de experiência | |
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho | |
Ensino de Música e Desenvolvimento Humano: A ação dos Projetos Sociais | |
Eliete Vasconcelos Gonçalves, Alan Maia Silva, Leonardo Moraes Batista | |
MÚSICA NO CAMPO RELIGIOSO: um estudo sobre formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa | |
José Alessandro Dantas Dias Novo, Maria Guiomar de Carvalho Ribas | |
Circlesongs: uma abordagem de prática musical criativa e colaborativa | |
Uliana Ferlim | |
Os princípios da Alteridade, Reflexão e Subjetividade nas Experiências Musicais do Grupo Ticoritmos | |
Sônia Tereza da Silva Ribeiro, Ivy Anne Santos de Assis | |
A transmissão-aquisição de saberes musicais na Oficina permanente – Garibaldis & Sacis | |
mariana castro | |
Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta | |
Diego Conto Lunelli | |
O professor cartógrafo e o jogo na comunidade de aprendizagem (Simpósio) | |
Regina Santos, Eliza Neto, Carlos Torres | |
Metodologias de ensaio para bandas de música: a importância do aquecimento e dos estudos técnicos realizados nos ensaios | |
Lélio Eduardo Alves da Silva, Santana Tenison | |
Levando a vida na flauta: uma proposta de musicalização na flauta doce | |
Clarice Cabral, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
Educação Musical em Projetos Sociais: Analises reflexões e possibilidades (Simpósio) | |
Leonardo Moraes Batista, Elisama da Silva Gonçalves Santos, Anderson Brasil, Mônica Luchese Marques | |
O REPERTÓRIO DO COTIDIANO NO PROJETO CASULO MUSICAL | |
Quedma Rocha Cristal | |
Projeto de extensão “Música para Todos”: uma experiência pedagógico-musical em São Luís-MA | |
Adriana Rodrigues de Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Bruno José de Agrela Ribeiro, Lee Jun Fan Santos de Sousa, Marlene Maciel França, Jhenysson Dennis Alves Fernandes | |
Ritmos e Batucadas: um material didático sobre as baterias das escolas de samba de Florianópolis em formato de livro, DVD e website (Pôster) | |
André Felipe Marcelino | |
Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento | |
Cláudia Cavalcante Fonseca, Leila Miralva Martins Dias | |
Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos-SP: Memória e Ensino da viola caipira | |
Renato Cardinali Pedro | |
Considerações Sobre a Formação Musical nas Práticas Musicais Juvenis Ligadas ao “Universo” do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE | |
Tiago de Quadros Maia Carvalho | |
Samba de roda e ensino-aprendizagem em três recortes temporais e espaciais | |
Katharina Katharina Döring | |
As relações interpessoais e a motivação na aprendizagem de instrumento em grupo em classes de jovens e adultos em contexto de educação não-formal | |
Djenane Vieira |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Educação a distância no Brasil: formando professores para atender à demanda da lei nº 11.769 de 2008 | |
estela ferreira | |
Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música | |
Alex Marques Duarte, Paulo Roberto Affonso Marins | |
Educação musical a distância: uma alternativa na formação inicial de professores não especialistas na área da música | |
Luciana Requião | |
Instrumento de sopro na modalidade a distância | |
Josué Berto dos Santos Júnior, Arthur de Souza Figueirôa | |
Sonoplastia e trilha sonora: uma experiencia interdisciplinar com alunos do 8o ano de uma escola municipal. | |
Roberta Yumiko Tristao, Sandra Dias Luz | |
Cultura Participativa e Educação Musical: construção de um referencial teórico (Pôster) | |
Juciane Araldi Beltrame | |
Educação musical e tecnologias educacionais: as vozes de três professores nas escolas da educação básica do município de Mossoró/RN | |
Carlos Antonio Santos Ribeiro | |
O uso das tecnologias instrumentais na educação musical: revisão bibliográfica | |
Denis Martino Cota |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
O ensino de violino e a deficiência visual: a importância da psicomotricidade | |
Jéssica de Oliveira Sabino, Lucyanne de Melo Afonso | |
Aplicações de Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Individual e Coletivo: um relato de experiência sobre as práticas profissionais em múltiplos espaços musicais | |
Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo | |
A música e a cegueira: realidade e equívocos | |
Edibergon Varela Bezerra | |
Procesos de decodificación de la partitura braille: los signos de nota y octava | |
Adriano Chaves Giesteira | |
Conhecendo e Escutando o Continente Africano: uma experiência interdisciplinar com alunos do 7o ano de uma escola municipal de Florianópolis (Pôster) | |
Roberta Yumiko Tristao | |
Contribuições do PRONATEC no processo de ensino-aprendizagem do violino a estudantes da rede pública da educação básica | |
José Carlos dos Santos | |
APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE | |
eddy lincolln Freitas de Souza | |
EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADULTOS: DEFININDO O CAMPO E ELEMENTOS DE DISTINÇÃO | |
Magno Augusto Job Andrade | |
Educação musical: na prática inclusiva com cadeirantes no projeto acordes eficiente | |
João Paulo Silva Costa | |
A inclusão social para crianças surdas através da educação musical | |
Márcia Nepomuceno, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
MÚSICA NA SALA DE AULA INCLUSIVA: ESTUDOS, OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA – SP | |
Karen Ildete Stahl Soler | |
Uma análise da prática pedagógica de professores de música na perspectiva da Educação Inclusiva (Pôster) | |
Crislany Viana, Cristiane Galdino Almeida | |
Los diferentes formatos de transcripción de la partitura en Braille (Pôster) | |
Adriano Chaves Giesteira | |
O Pronatec da EMUFRN em Monte Alegre: a voz dos estudantes | |
Lucas Bonfim Lima, Raquel Carmona Torres Félix | |
Educação musical para crianças surdas e ouvintes: uma proposta de inclusão | |
Márcia Nepomuceno, Lúcia Reily | |
A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música | |
Marcia Gabriela Correia Ogando | |
Aulas de música para pessoas com deficiência visual: Da teoria à prática, desafios e conquistas | |
Kleybson Soares Costa, Moisés Carneiro Ferreira Júnior |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em cursos de Música: levantamento da produção da Abem (2007-2014) | |
Luana Moína Gums, Regina Finck Schambeck | |
Apenas a Lei não basta: o processo de implementação da Educação Musical em um curso de pedagogia do litoral sul fluminense | |
Luciana Requião | |
O som de dentro: práticas vocais nas séries iniciais | |
Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller | |
O Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores: vivências e experiências na Licenciatura em Música-UERN | |
Andersonn Araújo | |
As práticas pedagógico-musicais de licenciandos no estágio supervisionado em música: um relato de experiência em escolas de educação básica | |
Arthur de Souza Figueirôa, Dielton Paulo Maranhão Monteiro | |
Pedagogias em Educação Musical:possibilidades, limitações e perspectivas para a formação docente | |
simone marques braga | |
O PIBID na Formação de Professores de Música: a visão dos bolsistas | |
Jaqueline Câmara Leite, Flávia Candusso, Regiane Carvalho | |
PERCUSSÃO CORPORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO PERCUSSIVO A PARTIR DO PIBID MÚSICA. (Pôster) | |
Brenda Carvalho Miranda, Vanessa Andrade Silva, Kadja Marluan Silva | |
Piano.Pérolas: promovendo a formação do professor de piano em um projeto de extensão (Pôster) | |
Carla Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos | |
Voices from the space-in-between: international exchange experiences of music teacher students | |
Maria Westvall, Flávia Motoyama Narita, Samuel Karlsson, Antenor Ferreira Correa | |
Arte e Interdisciplinaridade: O espaço da Arte nas escolas do PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música da UEM | |
Andreia Veber | |
O que se canta e escuta na educação infantil: uma investigação em espaços pedagógicos do município de Gaspar / Santa Catarina | |
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral | |
O Ensino do Acordeon para Deficiente Visual: superando novos desafios | |
Claudio Nobrega de Paiva | |
Música na educação infantil: um percurso sonoro vivenciado por bolsistas do projeto PIBID | |
Thamiris Aparecida Corrêa | |
Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU!): ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pôster) | |
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Mariana Araújo Stocchero | |
Educação Musical na Bahia: perspectivas e articulações pedagógicas para o ensino de música (Simpósio) | |
Maria Luiza Santos Barbosa, Edineiram Maciel, Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos Santana, Bruno Westermann, Maurício Dória | |
Propostas pedagógicas, metodologias e conteúdos musicais: relato de experiência de um estágio supervisionado (Pôster) | |
Luã Nóbrega de Brito, Edvaldo Amaral | |
Cartilha Musical: uma proposta de musicalização e educação ambiental | |
Lucyanne de Melo Afonso, Danielle Colares Lins | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
A formação docente em música e o PIBID: uma relação dialógica | |
Catarina Aracelle Porto do Nascimento | |
A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: inovações e desafios. Estudos iniciais. | |
Márlon Souza Vieira | |
Educação Infantil e as Licenciaturas em Música nas Universidades Federais do Nordeste: sobre o perfil do egresso e dos cursos | |
Carolina Chaves Gomes, Júlio César da Silva, Barbara Mattiuci, Calígia Sousa Monteiro, Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Igor Wanderley de Oliveira Rocha | |
O TRABALHO E O BEM ESTAR DO PROFESSOR DE MÚSICA: OS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CAMPO GRANDE-MS | |
Jaqueline Borges Mello | |
I Encontro de Professores da Serra Gaúcha – Um Relato de Experiência em Música na Educação Básica | |
Cristiano Fagundes Cemin, Marcelo Leites Nunes | |
A inserção profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo com IES do estado do Paraná | |
SOLANGE Maranho Gomes | |
Educação musical humanizadora e formação docente: uma pesquisa com licenciandos em música | |
Natália Búrigo Severino | |
ENCANTANDO: EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Elizabeth da silva Galastri, Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Fernanda Cristina Trinca Suyama, Gisele Francisca Matavelli Gigante, Ana Maria Mantovani Pedro Liske, Gisele Madalena Francisco, Marcela Fernanda Gonçalves, Edson Carneiro, Pressley Kerller Mendes Tartarotti | |
Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos | |
Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a prática profissional do regente de coros como educador musical | |
Cinara Baccili Ribeiro | |
Diversidade Cultural e Ensino de Música na Educação Básica Ampliando conhecimento e saberes na formação continuada de professores | |
Leonardo Moraes Batista | |
A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão (Simpósio) | |
Nair Pires, Nair Pires | |
O PIBID na formação de educadores musicais: identidade profissional | |
Mariana Barbosa Ament, Ilza Zenker Leme Joly | |
Formação de professorese as contribuiçõesdos estagiários nas aulas de música da Rede Municipal | |
Gislene Natera | |
O Pronatec como locus da produção do conhecimento musical na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Zilmar Rodrigues Souza, Raniel Kennedy Alves da Silva | |
É possível dar aulas de música em um “micro‐ônibus”? Uma experiência realizada por bolsistas do PIBID‐Música da UFBA | |
Regiane Santos Carvalho, Flávia Maria Chiara Candusso, Ainoã Santos Cruz | |
Curso de Graduação em Música – Licenciatura da UERGS: Analisando o Projeto Pedagógico e Discutindo sobre a Proposta de Formação | |
Ranielly Boff Scheffer | |
Práticas musicais para a paz: relato de experiência docente na formação continuada de professores | |
Aline Lucas Guterres, Soraia Santana, Luciane Cuervo | |
Resultados preliminares de uma pesquisa exploratória sobre os subprojetos de Música do PIBID com foco na formação inicial de professores | |
Fernanda Silva da Costa | |
AUTORIA DAS AULAS DE MÚSICA DO “ESPAÇO DA AULA” NO PORTAL DO PROFESSOR-MEC | |
MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ | |
Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: procedimentos metodológicos em uma pesquisa-ação na docência da primeira infância | |
Daniel Augusto de Lima Mariano | |
Reflexões sobre a formação continuada para professores de música na rede pública municipal de João Pessoa em 2014 | |
José Reinaldo Tavares | |
Desafios e perspectivas para a formação do licenciando através do estágio supervisionado em música | |
Carla Pereira Santos |