Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
ISSN Online: 2526-5857
v.2, 2017
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
Profissionalização de jovens na área de música através de um projeto social: Um estudo de caso com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – OBADX | PDF () |
Anderson Andrade Brasil | |
Efeito da educação musical na promoção das habilidades sociais em crianças | |
Paula Martins Said | |
Educação Musical e Diversidade | |
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva | |
A prática de ensino da Mbira na música Moçambicana: aspetos didáticos e metodológicos | |
Micas Orlando Silambo | |
Andragogia musical em Roraima: uma experiência de musicalização através da prática coral | |
Beatriz Taveira de Moura Teixeira, Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva | |
[Comunicação] Práticas Pedagógicas Musicais Ativas em Apreciação Musical: uma pesquisa-ação em contexto não-formal | |
Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Considerações sobre perspectivas metodológicas no ensino de guitarra blues no Brasil | |
Eric Assmar | |
Vivência musical: análises de construção da formação humana através da identificação de categorias | |
Calígia Sousa Monteiro, Eliane Leão | |
Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música: contribuições para a prática da pesquisa discente na graduação | |
Simone Marques Braga | |
‘Vozes da Cidade’: por uma cartografia sonora de Londrina. | |
Fátima Carneiro dos Santos, Renata Mariano Landgraf | |
O GÊNERO MUSICAL GUITARRADA: PRÁTICAS E SABERES DA CULTURA POPULAR PARAENSE E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA INSERÇÃO CURRICULAR. | |
Saulo Christ Caraveo | |
Professoras unidocentes iniciantes e experientes: uma pesquisa narrativa sobre a possibilidade de seus diferentes atributos no ensino musical escolar | |
Daniela Dotto Machado, Claudia Ribeiro Bellochio | |
Educação Musical e unidocência: narrativas de professores referência | |
Cláudia Ribeiro Bellochio | |
[Simpósio] Diálogos em torno do ensino e aprendizagem de Percepção Musical: intersecções de estudos e práticas institucionais | |
Cristiane H. Vital Otutumi, Caroline Caregnato, Ronaldo da Silva, Priscila de Oliveira Silva, Sarah Fernandes | |
Os (des)caminhos da Educação musical em Belém do Pará: música na modalidade EJA. | |
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho | |
A importância da fala da criança em pesquisas na Educação Musical | |
Letícia Damasceno do Nascimento | |
Música na educação infantil: relato de experiência em duas escolas particulares em Belém do Pará | |
Anderson Gonçalves Sandim, Paula Thais Cardoso, Lanna Costa Araújo, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues | |
20 Anos de Implementação do Ensino Curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: trajetória, conquistas, desafios e perspectivas | |
Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva | |
História de Vida de duas professoras de música: processos de entrevista e análise | |
Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
A Motivação dos egressos da Licenciatura Música da UERN para atuar na Educação Básica. | |
Giann Mendes Ribeiro, Flávia Fagundes, Bruno Hermínio, Roberta Silva | |
Música Criança – inclusão, cultura, produção e educação musical | |
Helena E. M. N. Loureiro | |
O EDUCADOR MUSICAL MULTIFUNCIONAL: um projeto inicial | |
Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes | |
O perfil de formação do pesquisador em Educação Musical: um estudo inicial | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Perspectivas metodológicas para o ensino de música e sua aplicabilidade no contexto da educação básica brasileira. | |
Vivianne Aparecida Lopes, Taís Helena Palhares | |
O gosto musical de estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): habitus híbrido | |
Jucelia Estumano Henderson | |
A Associação dos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e a mobilização para os/dos eventos (1963-1978) | |
Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
Em busca da compreensão da ética sonora: uma investigação etnográfica baseada na representatividade e na justiça social | |
Juliana Carla Bastos | |
Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora | |
Adriana Rodrigues Didier | |
Perfil dos Professores de Música que atuam na Educação Básica no Brasil | |
Cristina Mie Ito Cereser, Ana Francisca Schneider Grings, Camila Betina Röpke, Liane Hentschke | |
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto às escolas públicas do Amapá | |
Filipp Wallajhon Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Autonomia em práticas informais de aprendizagem musical: Um diálogo entre Paulo Freire e Lucy Green | |
Alan Caldas Simões | |
Gestão de sala de aula: conexões entre educadores musicais, música e educação infantil. | |
Phelipe Souza Henriques | |
A compreensão da simultaneidade em música de uma criança que estuda violino | |
Glicia Rana Cunha Machado, Caroline Caregnato | |
DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA | |
Edineiram Marinho Maciel |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX | |
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva | |
Musicalização na educação infantil: trajetória da Rede Municipal de Ensino de Blumenau | |
Vanessa Fernandes, Marcia Regina Selpa Heinzle | |
História do Ensino de Música no Território Federal do Amapá | |
Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade, Vitor Sousa Cunha Nery, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX | |
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva | |
Musicalização na educação infantil: trajetória da Rede Municipal de Ensino de Blumenau | |
Vanessa Fernandes, Marcia Regina Selpa Heinzle | |
História do Ensino de Música no Território Federal do Amapá | |
Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade, Vitor Sousa Cunha Nery, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Brincando de violino | |
Camile Tatiane de Oliveira Pinto | |
Apreciação Musical Como Prática Curricular No Ensino Médio integrado | |
Robson Ribeiro | |
Música e Altas Habilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem Musical: uma revisão bibliográfica | |
SARAH PRUDENCIO | |
Entre risos e rimas: criação musical e protagonismo em classes de EJA | |
Djenane Vieira | |
[Comunicação] As músicas dos “beiradões” amazonenses no ensino de Arte | |
Rafael Branquinho Abdala Norberto, Eliberto de Souza Barroncas, Railda Moreira Vitor | |
Ensino Coletivo de Violão: uma proposta metodológica para escolas de educação básica | |
Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão | |
O Ensino de Música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o caso de uma escola estadual em Araguari – MG | |
Jennifer Gonzaga, Cíntia Thais Morato | |
Didática desenvolvimental da subjetividade: uma proposta ao ensino de Música na escola | |
Lucielle Farias Arantes | |
As dimensões da musicalidade em uma aula de música no município de Caucaia/CE. | |
Daniel do Nascimento Sombra | |
Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno | |
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
A PRÁTICA DE COJUNTO APLICADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA SESI DJALMA PESSOA EM SALVADOR – BA | |
Décio Pereira Silva Junior, Ekaterina Konopleva | |
O cânone no cirandar do Pibid Música | |
Laisla Cristina Lamin, Cristini Jacinto, Vanessa Fernandes, Taylise Vogelbacher Gaertner | |
A qualidade do espaço/ambiente para vivências de música na educação infantil: experiências em escolas públicas e particulares da Grande Vitória/ES | |
IZAURA SERPA KAISER, Cláudia Regina Paganini | |
Na Trilha da História: os Caminhos em que a Música Pode nos Levar | |
Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr. | |
Aula de música para alunos com altas habilidades | |
Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho | |
MÚSICA NO IFB-CCEI E AS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: CONSTRUINDO O OBJETO DE PESQUISA | |
Hugo Leonardo Guimarães Souza | |
Ensino de arte na escola: uma reflexão sobre a formação e a prática pedagógico-musical de um professor do município do Careiro Castanho no Amazonas | |
Pedro Santarem Penalber Neto | |
[Pôster] O ensino de música na educação básica: desafios e experiências no PIBID/Música | |
MICHEL SOARES, Maria Déa Limeira, Jéssica Cardoso, Iago Peregrino, Lydianne Nascimento | |
A influência da cultura midiática no gosto musical dos estudantes de uma escola pública estadual de educação básica | |
Frank de Lima Sagica, Lia Braga Vieira | |
Docência de música em escolas de educação básica: um diálogo com a literatura | |
Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
O ensino de Música e suas aprendizagens na escola: práticas criativas em sala de aula | |
Luana Domingos Cesetti Gomyde, João Vitor Dyundi Nakao, Leandro Augusto dos Reis | |
Condições de trabalho de professores de música da educação básica: resultados preliminares | |
Luciana Marta Del Ben, Maira Ana Kandler, Joana Lopes Pereira, Tamar Genz Gaulke, Ezequiel Carvalho Viapiana, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Daniela Cesa Fracasso | |
Os Valores Humanos na Educação Musical Escolar: um relato de experiência com alunos(as) de Inclusão | |
Caroline Cao Ponso | |
IDEALIZAÇÕES DO HABITUS CONSERVATORIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE CONCEPÇÕES CURRICULARES DE UM PROFESSOR DE MÚSICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | |
Robson Ribeiro | |
Refletindo sobre a diversidade cultural / musical à luz do multiculturalismo | |
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho | |
Paisagem sonora na Educação Infantil: o caminhar para uma escuta pensante através de ações do PIBID | |
Renata Mariano Landgraf | |
O ensino de Musica na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade ou polivalência? | |
Rogério Mendes de Lima, SHIRLEY Goes de Oliveira SOUZA | |
O Repente e a Sextilha: Práticas educativas em música | |
Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco dos Reis | |
Concursos Públicos para Professores de Música no Rio Grande do Sul: Uma Análise Político-Educacional de 2008 a 2017 | |
Christian Miquéias Braun, Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Educação Musical no Ensino Fundamental: uma experiência do PIBID utilizando Metodologia de Projetos | |
José Ruy Henderson Filho, Jessika Castro Rodrigues, Selma Melo da Cruz, Társilla Castro Rodrigues | |
Projetos musicais escolares: um levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal | |
Sandro Roberto Santos, Delmary Vasconcelos Abreu | |
Práticas musicais a partir da integração dos gêneros rock e pop com alunos do ensino médio | |
Jorge Octavio Batista, Filipe Francisco Busana Dias, Maria Luiza Féres do Amaral | |
[Pôster] Estágio supervisionado: Um relato de experiência na UFPA | |
Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão | |
Fatores que afetam o trabalho dos professores de música na educação básica | |
Jaqueline Borges Mello | |
Apreciação musical no ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental com alunos de 3º ano | |
Leonardo do Nascimento Rodrigues | |
[Simpósio] Interculturalidade e Educação Musical – caminhos e possibilidades para uma circulação musical e cultural: Pesquisa e Ação | |
Leonardo Moraes Batista, Eduardo Guedes Pacheco, Diewerson Nascimento, Cibele Lauria Silva, Angela Rika Fujiyoshi, Márcia Wayna Kambeba, Teresinha de Jesus Conceição Souza, Wellington Palhielo Palhielo Saad Vital | |
Educação musical infantil: relatos sobre vivências no estágio supervisionado | |
Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão | |
O ensino de música na escola: um estudo sobre projetos desenvolvidos no ensino médio e reconhecidos pelo Prêmio Arte na Escola Cidadã | |
Josimara Alves de Souza, Hirlândia Milon Neves | |
Um barulho estranho: relato de experiência com uma turma do 3o. ano do ensino fundamental | |
Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke | |
A Prática Musical Através do Violão Coletivo com Alunos do Ensino Médio no Contra Turno. | |
Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr. | |
A UTILIZAÇÃO DO CANTO COLETIVO COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO MUSICAL | |
Letícia Tiene Beni | |
Implementação de princípios da Pedagogia Waldorf e de algumas ideias pedagógico-musicais em uma turma dos anos iniciais do ensino | |
Mariana Araújo Parras Luque, Daniela Dotto Machado | |
Processos de criação musical: construindo caminhos no Programa Escola Integrada | |
Douglas Aparecido Domingos, Jussara Rodrigues Fernandino | |
Apreciação e composição de música contemporânea na escola | |
Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho | |
As aulas de música na escola básica e as questões etnicorraciais | |
Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato | |
Educação Infantil: uma possibilidade de musicalizar na infância | |
Bruna C. M. Ferreguetti Souza | |
Educação musical no ensino médio integrado: uma experiência interdisciplinar | |
Ana Claudia Silva Morais, Gleison Costa dos Santos | |
A prática de banda como instrumento de educação musical na sala de aula | |
Diego Coelho Adam |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
MÉTODOS DE ENSINO COLETIVO DE PIANO APLICADO NA ESCOLA DE ARTE DA UFAM | |
Rosangela Silva Souza, Edna Andrade Soares | |
Construindo conceitos: Educa-Música como escola móvel | |
Mariana Barbosa Ament | |
Inter-relações da educação profissional de músicos com o seu trabalho/emprego: um estudo a partir de egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
[Comunicação] Relação de sustentabilidade entre indústria fonográfica e educação musical gospel | |
Samara Ellen oliveira do Nascimento, Cristina Mami Owtake | |
CARÊNCIA DO USO DOS PENTACORDES E TRANSPOSIÇÃO DE TONALIDADE NA INICIAÇÃO AO PIANO E TECLADO ELETRÔNICO: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PARTICULARES DE MÚSICA | |
Glenio Vilas Boas da Silva | |
A técnica vocal na formação de regentes: um relato de experiência no curso Regência de Coro do PRONATEC nos anos de 2012 a 2014 na EMUFRN | |
Thaise Cristina Marcelino Matias | |
Projeto PIBEX “Curso Interativo de Flauta Doce: Exercícios Graduados e Repertório Amazônico” no contexto do Programa de Extensão Escola de Artes da UFAM. | |
Jackson Colares da Silva, Fernanda Palheta Lopes | |
Banda do CAUA: Educação, Música, Juventude e Mídia | |
Warllison de Souza Barbosa, Lucyanne de Mello Afonso |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
[Simpósio] O CURSO DE MÚSICA PARFOR DA UEM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Vania Malagutti Fialho, Vania Gizele Malagutti, Bruna Williena Silva, Beatriz Paulino |
|
[comunicação] “Não é estranho fazer uma atividade só porque ela vale nota?” Reflexões sobre cultura escolar, paradigma tradicional e ensino superior de Música | |
Fernando Stanzione Galizia | |
O perfil dos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPI: em busca de informações para a reformulação do PPC | |
Edson Antônio de Freitas Figueiredo | |
[Comunicação] O Consort de Flautas Doces na Polifonia Renascentista: Processos de Aprendizagem no Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea – GReCo | |
Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio | |
Música, formação e currículo: uma análise do Curso de Licenciatura em Música da UFRR | |
Gustavo Frosi Benetti, Jéssica de Almeida | |
A utilização do canto gregoriano como recurso pedagógico entre os alunos da graduação em Música da UFCG | |
João Valter Ferreira Filho | |
Narrativas no ensino superior em música: religiosidade e espiritualidade | |
André Müller Reck, Ana Lúcia Louro | |
O rock n roll na formação de professores de música: um relato de experiência | |
André Müller Reck, Cibele Ambrozzi Correa, Julian Pinho | |
Por uma escrita idiomática de ritmos para o cavaquinho brasileiro | |
Jamerson Farias Ribeiro | |
A regionalização dos exercícios de técnica vocal no coral: Relato de experiência na graduação | |
Edna Andrade Soares, Edna Andrade Soares | |
Banda Sinfônica da UFSM: processos de ensino e aprendizagem | |
Guilherme Sampaio Garbosa | |
ENTRE O FORMAL E O INFORMAL: A APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Simone Lacorte | |
Licenciatura em Música da UEAP: análise de entrevistas do processo de implementação | |
Ana Paula Silva da Silva Amaral | |
Estudantes de Pedagogia na sala de concerto: uma análise de escuta musical. | |
Melita Bona | |
A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência | |
João Valter Ferreira Filho | |
O uso de apps para tablets e smartphones na aprendizagem musical: uma possibilidade de metodologia curricular | |
Rosemara Staub Barros, Lucas Passos | |
Ensino, pesquisa e extensão: articulações necessárias para o fomento de competências de alunos na Licenciatura em Música | |
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Ivete Souza da Silva | |
O perfil dos professores de canto no ensino superior de música: um estudo em andamento | |
Juliana Bischoff | |
PLAY ALONG: Uma ferramenta de suporte aos Exercices Journaliers (EJ) do Método Completo de Flauta, de Taffanel & Gaubert | |
Davi Silva |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais |
|
Expressividade musical no ensino de instrumento: estudo de caso com professores de violino | |
Juliana Lima Verde | |
O ensino coletivo de violão na fundação estadual Curro Velho em Belém do Pará: estratégias pedagógicas diante da heterogeneidade da turma. | |
Rafael Sousa Aires | |
Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES | |
IZAURA SERPA KAISER, Flavia Gomes Caitano | |
Formas de Aprendizagem da Viola de 10 cordas no Rio Grande do Sul | |
Renato Cardinali Pedro, Jusamara Vieira Souza | |
A MÚSICA INDÍGENA NO COTIDIANO DE COMUNIDADES MACUXI DO ESTADO DE RORAIMA | |
Eli de Matos Araujo | |
Vamos brincar de roda? Práticas pedagógicas musicais em um projeto de desenvolvimento musical e motor para crianças de 3 a 4,5 anos em Santarém, Pará | |
Adria Juliana Miranda da Silva, Suelane Carvalho Costa Portela, Iani Dias Lauer-Leite | |
Práticas músico-educativas de integrantes do grupo Confraria do Samba, da cidade de Bagé/RS | |
LIDIANE CARVALHO XAVIER, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
ANÁLISE DO PROJETO “UM CANTO EM CADA CANTO”: uma pesquisa em andamento | |
Dhemy Fernando Vieira Brito | |
EDUCAÇÃO MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: Reflexões sobre os processos de significação e criatividade musical | |
Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
O Compositor em Cada um: Relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino. | |
Júlio César de Lima, Valéria Lázaro De Carvalho | |
Constituindo-se professor de música de projeto social: narrativas de formação. | |
Karina Firmino Vieira | |
Avaliando a prática docente no Projeto de Extensão “Escola de Música de Manguinhos” | |
João Miguel Bellard Freire, Helen Silveira Jardim de Oliveira, Paulo Roberto Coutinho | |
O Processo de Constituição do Habitus Musical: A Transmissão dos Capitais Sociais e Culturais por meio da Dialética Família-Escola-Indústria Cultural | |
Yure Pereira de Abreu, Gerardo Silveira Viana Jr. | |
A educação musical sob o viés do ensino coletivo do violão: processos metodológicos na perspectiva de uma aprendizagem consolidada | |
José Simião Severo | |
O Ensino de canto popular na escola especializada: revisão bibliográfica na produção das revistas da ABEM e ANPPOM (2010 – 2015) | |
Thaise Cristina Marcelino Matias | |
Oficina de marimbas no Projeto Rum Alagbê: primeiros passos para a construção de uma proposta metodológica inspirada nos princípios e procedimentos da tradição oral | |
Flávia Maria Chiara Candusso, Iuri Passos, Herbert de Vasconcelos Cortes, Flávio Bueno dos Santos | |
COEDUCAÇÃO MUSICAL EM MEIO ÀS DIFERENÇAS: Uma reflexão sobre a prática musical no Encontro de Flautas Doce | |
Daniela Weingärtner | |
Entre pais e filhos: aprendizagem musical dos filhos na relação com seus pais | |
João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato | |
Considerações sobre a trajetória de uma pianista em uma experiência de aprendizagem musical como sanfoneira (acordeonista) | |
HARUE TANAKA | |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NO CONTEXTO DO CHORO CURITIBANO | |
João Fernando Bueno Matos de Almeida, Ana Paula Peters | |
Ensino-aprendizagem musical no Circo Picolino | |
Juracy do Amor |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Um sistema computacional para o ensino a distância da expressividade musical no jazz. | |
Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr | |
O ensino de práticas vocais nas Licenciaturas em música na modalidade Ensino a distância | |
Daniel Chris Amato | |
Interações musicais via webconferência no curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB: um olhar para o planejamento docente | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins | |
O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia | |
Francine Kemmer Cernev | |
Música mobile: Um estudo sobre a escuta musical de estudantes de música em smartphones | |
Juliana do Rêgo Medeiros, José Ruy Henderson Filho | |
FaArtes virtual: Um Modelo de Ambiente Virtual para o Ensino de Artes na Universidade Federal do Amazonas | |
Jackson Colares da Silva | |
[Pôster] A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais sob a ótica do pensamento complexo: um projeto pesquisa com guitarristas do curso de extensão da UFRN | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Educação musical em ambiente de estúdio eletroacústico: uma perspectiva para as atividades de composição em sala de aula. | |
Ricardo Murtinho Braga Cotrim | |
Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária | |
Juciane Araldi Beltrame | |
[Pôster] MOOCs: Mapeamento e Análise de Cursos de Música em Plataformas de Ensino a Distância | |
Tomás Teixeira de Souza, Paulo Roberto Affonso Marins |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Musicalização de crianças na primeira infância com necessidades educativas especiais: levantamento de trabalhos para a construção do Estado do Conhecimento da pesquisa em andamento. | |
Jonas Ramos Camelo | |
A formação do professor de Artes diante dos conteúdos musicais em uma sala inclusiva do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba – SP | |
Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
Parâmetros do som: aprendendo com inclusão na escola de aplicação da UFPA | |
Samara Oliveira do Nascimento | |
Construção de materiais didáticos para um repositório voltado à Educação Musical Inclusiva | |
Guilherme Moreira de Melo, Carla Eugênia Lopardo, Amanda Meincke Melo | |
Música como instrumento de inclusão de alunos surdos | |
Ewando Muller Barbosa da Silva, Jessika Castro Rodrigues | |
Prática de Conjunto com Surdos: um relato de experiência | |
Juliana Bischoff | |
Algumas reflexões sobre habitus conservatorial e as adaptações para o ensino de instrumento musical para a pessoa com deficiência | |
MAYARA DE BRITO FERREIRA, LUCENI CAETANO DA SILVA | |
A CONTRIBUIÇÃO DA CIRANDA PRAIERA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DA APAE | |
Cleyton medeiros medeiros, Maria Luiza Féres Do Amaral, Andreza Specart |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
A Educação Musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy | |
Lucyanne de Melo Afonso, Daniele Colares, Rosângela Silva, Evelyn Ferreira, João Paulo Dias | |
A educação musical e a história de um transatlântico: relações de aprendizado | |
Giácomo de Carli da Silva | |
Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas “narrativas de si” | |
Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro | |
Formação no contexto inclusivo: relatos de processos de pesquisa na iniciação à docência em música | |
Regina Finck Schambeck | |
O Curso Livre de Musicalização Infantil na UERN: experiência docente dos professores em formação. | |
Flávia Maiara Lima Fagundes, Gustavo Gomes Pereira, Roberta Lúcia dos Santos Silva, Bruno Alisson Alves Hermínio | |
A INSERÇÃO DA MÚSICA NA ESCOLA: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DO PIBID | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
TecnoArte: uso das tecnologias digitais num curso de formação continuada com professores de Artes | |
Renata Rosa Guerra, Francine Kemmer Cernev | |
Educação Musical e Formação Docente: Um relato de experiência como orientadora do Estágio Supervisionado em Educação Musical no contexto do Ensino Médio. | |
Vivianne Aparecida Lopes | |
Formação do regente coral infantojuvenil no curso de Licenciatura em Música: o caminho da extensão | |
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Ana Lúcia Carneiro de Oliveira | |
Universidade e Escola: uma aproximação por meio da música | |
Cibele Ambrozzi Correa, Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
[Pôster] DIVERSIDADE MUSICAL: EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO | |
rodrigo oliveira de souza | |
O Estágio Supervisionado no PARFOR: um relato de experiência no Curso de Licenciatura em Música da UFPA | |
Jonathan Guimarães e Miranda, José Maria Bezerra | |
[Simpósio] A Formação de Professores no PIBID Música TOCA: as experiências e as interações nas escolas | |
Maria Cristina Cascelli, Verônica Gurgel Bezerra, Flávia Motoyama Narita, João Víctor Costa Barros Alves, Paulo Gabriel Rodrigues Coutinho, André Felipe Gouvea Roman, Eduardo Lucchesi Scano, Lucas Souza Pinheiro, Joabson Antonio de Sousa Silva, Luciano Pereira dos Santos, Gabriel Alexandre Santos | |
O regente/educador musical: uma análise nas experiências do PIBID | |
Rosemara Staub Barros, Ruben Levi Leite Colares | |
Redes familiares e educação musical: análises preliminares | |
Caio César de Sousa Lima, Elder Gomes da Silva | |
Musicalização com crianças na Universidade Federal de Mato Grosso: A música como ferramenta para o desenvolvimento | |
Luanna Aparecida Batista da Fonseca, Rodrigo Cavalcate da Silva |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
Experiência prática na formação docente: uma pesquisa nas revistas da ABEM | |
Geovanne de Paula Ricarte, Natália Búrigo Severino | |
Que músico-educador formar? Problematização e reflexões na reformulação de um currículo de licenciatura em música | |
Liliana Pereira Botelho, Maria Batânia Parizzi | |
ANÁLISE DO PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MÚSICA | |
Robson Ribeiro | |
Reflexões sobre formação de professor de música: um olhar a partir da escola, cultura e cultura escolar | |
Carla Pereira Santos | |
Estágio Supervisionado em Música: reflexões na perspectiva da formação continuada | |
Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Washington Nogueira de Abreu, Anna Cristina da Silva Leandro, Sthela Cristina de Medeiros Gomes | |
Do que é possível “dar conta”? Um estudo sobre as práticas pedagógico-musicais dos professores de música do município do Rio de Janeiro | |
André Oliveira, Silvia Sobreira | |
Educação musical infantil, um relato acerca de desafios auto impostos. | |
Rodrigo Vieira de Oliveira | |
Formação docente e grupo: o PIBID-Música como dispositivo formador | |
Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Educação Musical, Pedagogia e Unidocência: tramas na produção de conhecimentos | |
Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Laila Souto Ahmad, Vanessa Weber | |
Ensino coletivo de violão: Uma atividade de aprendizagem perceptiva | |
Johnatan Martins Sousa, Joelson Montes Sales, Walter Silva Pedrosa Almeida, Carla Pereira Santos | |
Reflexões sobre a escuta musical e práticas culturais de pais de crianças da Educação Infantil | |
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral | |
Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade | |
Mariana Barbosa Ament, Severino Búrigo Natália | |
Artigos, Reflexões e Andragogia na formação continuada de professores | |
Bruna Williena da Silva | |
A formação docente de Egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Calígia Sousa Monteiro, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz | |
A educação básica na expectativa de atuação profissional de licenciandos em música: um estudo em andamento na EMUFRN | |
Mário André Wanderley Oliveira | |
Formação de professores para o ensino de música nas escolas: Relato de uma experiência no Rio Grande do Sul | |
Jusamara Souza, Renato Cardinali Pedro, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Rosalía Trejo León, Jaqueline Soares Marques |
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa |
|
A ludicidade no ensino de piano para crianças: a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório | |
Mônia Kurrle Feller, Edoardo Sbaffi, Carla Silva Reis | |
A Experiência da Formação do Professor Violonista Acompanhador: um estudo com documentação narrativa | |
Edson Barbosa Oliveira, Delmary Vasconcelos Abreu | |
Conservatórios Estaduais Mineiros: formação de Professores de Música, centros pedagógicos e capacitação docente em Música | |
Denise Coimbra Alves |