Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
ISSN Online: 2526-5857
v.3, 2019
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
As concepções de infância: implicações para a Educação Musical | |
Anderson Carmo de Carvalho, Silvia Sobreira | |
Instrumentos Para Revisão da Produção Científica em Educação Musical | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Geziel Rosa Eleres, Thonny Ricley da Silva | |
Grupo Estudo Contemporâneos em Música: a inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de música | |
simone marques braga, Tais Dantas Silva, Claudia Elisiane Ferreira Santos, Fabricio Dalla Vecchia, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira | |
Abordagem (Auto)biográfica na Educação Musical: o referencial teórico-metodológico de teses e dissertações | |
Millena Brito Teixeira Gontijo, Delmary Abreu Vasconcelos | |
Sociologia do currículo: o aporte teórico de Ben Kotzee para pensar a formação do educador musical | |
Ana Carolina Nunes do Couto | |
Suzuki e flauta doce: compreendendo uma visão de professores | |
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly | |
A construção da consciência do movimento corporal nas aulas de violino | |
Maria Clara de Melo Mesquita | |
Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida | |
Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val
|
|
Pesquisa etnográfica, cultura popular e educação musical: uma “embolada” de desafios na contemporaneidade | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
[poster] A importância do ensino de música na vida das crianças: considerações sobre os possíveis benefícios psicossociais | |
Rodrigo Lisboa | |
Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada trazendo como perspectiva o pensamento decolonial | |
Valnei Souza Santos | |
Reverberações de saberes na batucada de samba | |
Chico Santana | |
[Comunicação] Entre a polivalência e a transdisciplinaridade: caminhos para a formação artística e pedagógica | |
Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Imaginário e Experiência: potencializadores na formação do professor de música | |
Ivan Carlos SCHWAN, Washington Nogueira de ABREU | |
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
Projeto “Memória da Educação Musical – práticas musicais pedagógicas em Uberlândia-MG”: um balanço da sua produção | |
Lilia Neves Gonçalves | |
[Comunicação] Fabiano Lozano e as Canções Escolares | |
Jane Borges | |
A história da Educação Musical no Distrito Federal: construindo o Biograma de uma professora aposentada da UnB | |
João Roberto de Andrade Rodrigues, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Cecilia Conde: uma educadora musical sem barreiras | |
Nicole Mello Penteado | |
Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música | |
Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Criarte: uma perspectiva a partir da análise do regulamento interno do programa onde se desenvolve a educação musical no município de Resende-RJ | |
Gustavo Rapozeiro Franca | |
Processos didáticos em uma atividade Orff-Schulwerk para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. | |
Cassiano Lima da Silveira Santos, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi | |
PREFERÊNCIA MUSICAL DOS/AS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFG – CAMPUS URUAÇU | |
Kristiane Munique Costa e Costa | |
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação | |
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues | |
Interdisciplinaridade entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático de arte | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro | |
O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação para a aprendizagem musical escolar | |
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
ENSINO APRENDIZAGEM MUSICAL: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG | |
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves | |
Educação Musical e Flauta doce: analisando os aspectos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir de uma prática de estágio | |
Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sinésio Adolfo Fröder | |
Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS | |
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel | |
[Comunicação] A “música em si”: um estudo de caso sobre a estruturação do currículo de música do ensino médio integrado a partir do habitus conservatorial | |
Robson Rodrigues Ribeiro | |
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá | |
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral | |
Desafios e possibilidades do canto coral no IFPI-Campus Paulistana | |
Rodrigo Alves de Melo | |
O currículo polivalente em Arte e a prática de professores de música em Várzea Grande – MT | |
Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
Músicas que ouvimos e músicas que cantamos: ideias das crianças sobre o repertório do coro infantil | |
Dhemy Fernando Vieira Brito, Viviane Beineke | |
A contribuição da educação musical na construção de uma educação profissional tecnológica transformadora | |
Renata Filipak | |
Ensino de Música na Educação Infantil a partir de um gênero local: um relato de experiência | |
Marilane Borges Carvalho | |
Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula | |
Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro | |
Professor chorão: ensinando choro na escola | |
Guilherme Araujo Villela, Helena Nicolau Loureiro | |
A música africana no planejamento de Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência | |
Bruno Rodeghiero Motta | |
Canções de roda na Educação Infantil: uma análise dos livros didáticos | |
Lívia Fernandes Esteves, Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira | |
Currículos nos cotidianos: o movimento de ocupação como forma de visibilizar os currículos pensadospraticados por estudantes da zona oeste do Rio de Janeiro | |
Eduardo Prestes Massena, Leonardo Stefano Masquio | |
Ensino de música desenvolvido no Instituto Federal da Bahia: contribuições para o encaminhamento de jovens ao ensino superior em música | |
Marcos de Souza Ferreira | |
De um Grupo de Flautas a uma Orquestra Escolar: quando o currículo reflete as atividades extracurriculares | |
Estêvão Grezeli de Barros Neves Grezeli, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Do currículo prescrito para o ensino de música nos anos iniciais no DF | |
Sidileide Rabelo Casagrande | |
”DJEMBEREM”: A CASA DOS SABERES MUSICAIS | |
Ailton Mário Nascimento | |
O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém | |
Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva | |
Educação Infantil e repertório Musical: narrativas de professoras não especialistas | |
Renata Maria Conceição | |
PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS | |
Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo | |
Projeto Asa Branca: Música e interdisciplinaridade | |
Monique Magalhães Leitão | |
Ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: resultados parciais de uma pesquisa em curso | |
Marcus Aurélio de Souza Reis | |
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 | |
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura
|
|
Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise | |
Marcus Venicius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Música na Educação Profissional e Tecnológica: desafios para se integrar em um ambiente de C,T&I | |
Maira Ana Kandler | |
Pibid Música no Centro de Período de Tempo Integral ‘Ismael Silva de Jesus’- Goiânia | |
Aurélio Nogueira Sousa | |
Funk e cultura popular em foco no PIBID | |
Marcos Santana Sales | |
Afinação e seleção vocal em coros infantis do estado de Minas Gerais: uma pesquisa em andamento | |
Débora Andrade, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Adultos também se divertem: relatos de jogos musicais como recurso de aprendizagem para o ensino técnico-profissionalizante | |
Ediel Rocha de Sousa | |
A Importância da Aprendizagem de um Instrumento Musical | |
Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Lucas Nascimento Braga Silva | |
Música na Maturidade: estratégias didáticas para o aprendizado musical do idoso na FAMES em Vitória/ES | |
Izaura Serpa Kaiser, Wilsander Gomes Cunha | |
“É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado | |
Maura Penna, Susie Santos, Ana Luiza Pinto, Rodrigo Lisboa, Andréa Santos | |
O HOME STUDIO NA SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA PODE AUXILIAR NA PREPARAÇÃO DE UMA OBRA MUSICAL? | |
Daniel Souza De Araujo | |
Práticas pedagógicas empregadas na Big Band Estância Brasileira: reflexões a partir da teoria espiral de Swanwick e Tillman e da filosofia bakhtiniana da linguagem | |
Klesley Bueno Brandão | |
Arranjo coletivo: perspectivas sobre a prática criativa em Canto Coral | |
Ediel Rocha de Sousa, Guimely Melo dos Santos | |
Repertório Coral, da escolha ao desenvolvimento junto ao Coro. Relato de experiência intitulada “Laboratório Coral” com uma turma de regência coral da Etec de Artes de São Paulo. | |
Emerson Pereira Tineo | |
Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio | |
Augusto Schneider, Daniele Isabel Ertel | |
A trajetória musical dos guitarristas do Curso de Extensão da UFRN | |
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Piano em grupo sem fones de ouvido: uma abordagem interativa | |
Bruna Maria de Lima Vieira | |
[Comunicação] As dificuldades em disciplinas voltadas para a prática musical de um curso de Licenciatura em Música: estratégias de estudos e relacionamento com professores | |
Francieli Fernanda Moreira, Silvia Cordeiro Nassif | |
Situação profissional de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU: um estudo sobre as atividades remuneradas na área de música | |
Juraci Alves Silva Neto, Cíntia Thais Morato | |
O ensino de contrabaixo elétrico no curso de extensão em música e o habitus conservatorial: existe relação? | |
Ítalo Artur viana de melo | |
Avaliação de música em larga escala no Brasil: um estudo sobre o Enade | |
Leonardo da Silveira Borne | |
Cânones da educação superior em música no Brasil e faces da colonialidade no século XXI | |
Luis Ricardo Silva Queiroz | |
Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano | |
Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins | |
A aprendizagem colaborativa no ensino e aprendizagem do conhecimento musical | |
Andréia Pires Chinaglia Oliveira | |
[Comunicação] Formação do músico popular: diálogos com o currículo no ensino superior | |
Leticia Dias de Lima | |
Diversidade nos Cursos de Licenciatura em Música na Região Nordeste: Perspectivas, implicações e aplicações nos PPCs de três universidades | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Carla Pereira dos Santos, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
Correlações entre as prescrições curriculares de música no Distrito Federal | |
Sara Paraguassú Santos Do vale, Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
Contribuições de estudos sobre a interação compositor-intérprete para o ensino de instrumento: reflexões sobre a peça Jurema Encantada de Danilo Guanais | |
Airton Guimarães Fernandes Filho | |
O ensino do contrabaixo elétrico para alunos da Universidade de Brasília: O estado do conhecimento | |
Jhonata Pereira Medeiros, Paulo Roberto Affonso Marins | |
A reformulação dos PPC´s da Licenciatura e do Bacharelado em Música da UFCG: traços de uma experiência colaborativa | |
João Valter Ferreira Filho, Vladimir Silva | |
A formação de professores de música e o desafio da constituição de um currículo contextualizado socioculturalmente: percepções de uma pesquisa em andamento | |
João Valter Ferreira Filho | |
[Comunicação] A música popular na Universidade e suas possibilidades metodológicas: contribuições etnomusicológicas e antropológicas. | |
Rafael Souza Palmeira | |
Trajetória de formação de duas mulheres professoras universitárias de violoncelo: compartilhando narrativas de uma pesquisa em andamento | |
Yanaêh Vasconcelos Mota | |
Programa de rádio e sala de aula na educação musical | |
Daniel Nicolau Loureiro, Gabriella Caprioli Giovanetti, Helena E. M. N. Loureiro | |
Avaliação da Leitura à Primeira Vista no Ensino de Piano Complementar em Grupo nas Licenciaturas em Música | |
Sérgio Inácio Torres | |
Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste | |
Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo | |
Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Diferenciação Curricular no Contexto das Aulas de Canto dos Cursos de Bacharelado em Música das Universidades Federais Brasileiras | |
Vivianne Aparecida Lopes | |
Propostas de preparação musical para artistas da cena: um estudo a partir da disciplina “Música e Cena” da UFGD | |
Marcos Chaves | |
A Importância dos Projetos de Extensão Universitária na Formação do Educador Musical | |
Rony Carlos De Araujo, Vania Malagutti Loth |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares |
|
O musical “Lino, o menino que queria cantar” – uma experiência com crianças entre 08 meses e 05 anos de idade | |
Taís Helena Palhares, Luanna Aparecida Batista da Fonseca | |
O canto coral e o aperfeiçoamento da inteligência emocional de adultos: experiências no Coro Vox Victoria, no Coro Cristolândia e no Coral Arcelor Mittal, localizados em Vitória/ES | |
Izaura Serpa Kaiser, Marisa Rodrigues Gusmão | |
A Musicalização no Programa de Música Jacques Klein | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz | |
O papel do vínculo afetivo na aprendizagem de violão em uma Casa Lar: Estudo de caso | |
Adailson Araújo, Vladmir Agostini Cerqueira | |
Uma experiência de Educação Musical na Pastorinha Filhas de Sion em Belém do Pará | |
Sâmela Cristina de Souza Jorge, João Pedro Campelo Ribeiro | |
Aprendendo percussão no Programa “Gente em Primeiro Lugar” | |
AMANDA MARTINS BARBOSA | |
Percussão corporal com crianças: relato de experiência em prática baseada no grupo Barbatuques [comunicação] | |
Mariana Gomes Maziero | |
[Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical | |
Ricardo Soares Ribeiro | |
APRENDIZAGEM DE MÚSICOS-PRODUTORES EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO | |
Daniel Ramalho Alves | |
[Comunicação] Métodos, técnicas e materiais do ensino de música: Aplicações nas turmas de musicalização em um polo do Projeto Música e Cidadania | |
Glydson Rabelo Pereira, Rafaelle do Nascimento Brabo Lobato | |
[Comunicação] Abordagens educativas potencializando o desenvolvimento musical infantil | |
Dárlem Brito Brandão | |
[Comunicação] Materiais didáticos para o ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música | |
Gabriel Lira Caneca | |
Jogos de criação na iniciação coletiva ao violoncelo: critérios de seleção, adaptação, elaboração e implementação de um material pedagógico | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave | |
Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti | |
Do Projeto Guri ao Programa Guri: Um Relato de Experiência sob a Perspectiva Sociocultural da Educação Musical | |
Andrea Mischiatti Gianelli | |
Processos educativos oriundos das aulas coletivas de violões em um Assentamento do MST | |
Anderson Moisés Chagas, Ilza Leme Joly | |
Ensino de canto no Teatro Musical: desenvolvendo uma proposta de ensino em um projeto de extensão da EMUFRN | |
Danilo Nogueira de Morais | |
O ensino e o Aprendizado musical no Projeto Músicos do amanhã | |
Thaynah Borges Pinheiro, Kelson Lopes Pinheiro, Maria Isabel dos Anjos Veiga, Kemoel Amorim Miranda | |
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: INICIAÇÃO ÀS CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO SOCIAL CARIÚNAS | |
Gustavo Neves Teixeira, Angelita Broock | |
[Comunicação] Por que dessa forma? Reflexões sobre a metodologia de uma pesquisa | |
Ricardo Soares Ribeiro | |
O ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no PROARTE | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
Construção do currículo da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL por meio do seu repertório | |
Francisco Ernani de Lima Barbosa, Agostinho Jorge Lima | |
[Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical | |
Ricardo Soares Ribeiro | |
O ensino da percussão na Orquestra Sustentável do PROPAZ-UFRA em Belém do Pará | |
Reinaldo Sousa Aires, RAFAEL SOUSA AIRES | |
O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural: os efeitos sociais e musicais na vida dos ex-estudantes participantes | |
Sebastião Trindade da Conceição Júnior | |
Entre o não-formal e o formal: uma educação musical no projeto social República de Emaús em Belém do Pará | |
Sâmela Cristina de Souza Jorge | |
MÚSICA ORQUESTRAL EUROPEIA COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA BAHIA, 2009 – 2017 | |
AILTON MARIO NASCIMENTO | |
CULTURA E PERTENCIMENTO NA BANDA ESCOLAR: Um estudo de caso | |
Francisval Candido da Costa, Taís Helena Palhares | |
ILHA DE MÚSICA: um estudo sobre gestão e atuação do professor de música em um projeto social na Grande Natal | |
Sâmela Kerem Ramos Paulo, Júlio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Paulo Sergio de Menezes | |
Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN) | |
Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes | |
Dinâmica de ensaio coral em coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório | |
ANA LUCIA IARA GABORIM-MOREIRA, EDINEIDE DIAS DE OLIVEIRA, ANGELA CRISTINA COLOGNESI DOS REIS | |
O canto coral em diferentes contextos: um olhar comparativo entre um projeto social na periferia de Belém e uma escola particular de ensino básico em Ananindeua/Pará | |
Sâmela Cristina de Souza Jorge |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
O home studio na sala de aula: como essa ferramenta pode auxiliar na preparação de uma obra musical? | |
Daniel Souza De Araujo, Thiago Henrique Costa Vieira | |
Educação Musical e Educomunicação: possibilidades indicadas por pesquisa em andamento | |
Eduardo Assad Sahão | |
Música, tecnologia e formação: um estudo com estagiários | |
Alice Mazera, Teresa Mateiro | |
Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre | |
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini | |
Educação Musical na Primeira Infância e Recursos Tecnológicos | |
AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES, Valéria Lázaro de Carvalho | |
O Ensino de Música Online: o uso da videoaula como ferramenta na educação musical | |
Thiago Alex Silva, Pamella Castro Rodrigues Campos | |
Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano | |
Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins | |
O perfil do discente de música na EaD: um olhar para a especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu da UnB | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins, Murilo Silva Rezende | |
O ENSINO DE SAXOFONE ATRAVÉS DE TUTORIAIS DO YOUTUBE: UM ESTUDO SOBRE AS APRENDIZAGENS IMBRICADAS NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS VÍDEOS | |
ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, JUCIANE ARALDI BELTRAME | |
Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial | |
Juciane Araldi Beltrame, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, José Magnaldo de Moura Araújo |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
“Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima
|
|
Musicografia Braille: um recurso para a Compreensão Musical | |
Vinicius Alves Maciel | |
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos
|
|
Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras | |
Mércia Santana Mathias | |
[comunicacao] Possíveis contribuições das bandas marciais para seus ex-integrantes: uma análise a partir das narrativas de vida | |
Rodrigo Lisboa, Maura Penna | |
Canto Coletivo Improvisado: uma comunidade de prática musical em âmbito universitário | |
Uliana Dias Campos Ferlim | |
A História do Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas Friccionadas no Ceará | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz | |
Projeto Quem Canta Seus Males Espanta – Relato de Experiência 2007-2019 | |
Sergio André Bauer | |
A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista | |
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio
|
|
Prática Musical na Educação Musical Especial: a banda de música Baião de 2 | |
Flávio Gaio, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
Diversidade musical e currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima: olhares discentes | |
Pâmela Barroso de Araújo Cruz | |
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular | |
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva
|
|
Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 | |
Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho | |
A ludicidade na educação musical do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um projeto de pesquisa. | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche | |
Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio | |
Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza | |
O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social | |
Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão | |
Tocando em Frente ao Ensinar e Aprender: A Roda de Musicalidade do CESAS | |
Uliana Dias Campos Ferlim, Éveri Sirac Nogueira, Ismael S. Rattis, Maria Helena Alves de Jesus | |
Educação Musical e Deficiência Visual: a inclusão auxiliada pelas Tecnologias Assistivas | PDF () |
Pâmela Araújo Moura | |
A relação entre a gestão e a atuação do professor de música no projeto de inclusão social Instituto Florart | |
Julio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Paulo Sérgio de Menezes, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Antônio Renato de Araújo | |
Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar | PDF () |
Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
A técnica do violão percussivo na aprendizagem inicial do violão: uma experiência pedagógica em um projeto de extensão da UFPB PDF Danyel Costa Mello, Carla Pereira dos Santos |
|
[Comunicação] “Estágio Supervisionado 6: Espaço Escolar”: impressões e sensações pelo olhar do estagiário | |
rafael roncato de abreu, Thais Lobosque Aquino | |
Métodos e técnicas da educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado | |
Luana Cardoso Gurjão, Renata de Oliveira Vieira, Wagner Lima Alonso, Jéssika Castro Rodrigues, Dione Colares de Souza | |
Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho | |
O CORAL INFANTOJUVENIL E OS DESAFIOS DE PEÇAS A TRÊS VOZES | PDF () |
Luanna Aparecida Batista Fonseca | |
A (re)unificação do saber musical fragmentado em cursos de formação de professores de música: a pedagogia musical Wuytack sob a perspectiva da musicalidade abrangente | |
Sergio Luis de Almeida Alvares | |
MÚSICA NA COMUNIDADE: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA COMUNIDADE DO TUJAL, EM VIGIA-PA | PDF () |
Gláuber Santos de Jesus, Carlos Augusto Pinheiro Souto | |
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. | |
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima | |
A percepção de pulso rítmico e de compasso quaternário nos anos finais do Ensino Fundamental II | |
Bruno Thiago Volponi Antunes | |
A proximidade entre pares como estímulo ao ensino e aprendizagem musical | |
Fernando Macedo Rodrigues | |
Estratégias Didáticas para o Ensino de História da Música: relato de experiência em duas escolas públicas de ensino especializado em Belém | |
Sandra Ferreira Noronha, Brenda Karoline Costa Siqueira | |
Flor de lótus: laboratório de estágio do curso de Licenciatura Plena em Música | |
Darleanne Silva Lacerda, Ritielly Silva Santos | |
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino | PDF () |
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos | |
Resistência pela educação pública: reflexões sobre educação musical no Programa de Residência Pedagógica | PDF () |
Flávia Narita, Thiago Lopes, João Paulo Oliveira | |
Música no Ensino Médio: aproximando tempos, espaços e passos | |
Miriam Hitomi Kawabata de Almeida, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro | |
Arte-Música no Programa Residência Pedagógica: conversas sobre a formação docente | |
Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira | |
Natureza Musical: uma experiência de educação musical na educação infantil | |
Gustavo Kubiack Gorla, Arthur Camargo Guimarães | |
O humor e a alegria na Educação Musical | |
Edson Ponick | |
Pedagogas em formação e suas autopercepções com relação à (des)afinação no canto | |
Silvia Garcia Sobreira, Maura Penna | |
As canções infantis de Émile Jaques-Dalcroze: relato de experiência de um projeto de extensão | |
Gilka Martins de Castro Campos, Nilceia da Silveira Protásio Campos | |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO | |
ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, DANIEL RAMALHO ALVES |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
Expectativas de ingressantes comparadas às visões de veteranos de um curso de licenciatura em Música | |
Anke Waldbach Braga, Silvia Sobreira | |
Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores | |
Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini | |
O Curso de Iniciação Artística da EMURFN como espaço de formação do(a) professor(a) de música | |
Laiany Rodrigues de Sousa | |
Comunicação – A formação do Educador Musical: Desafios da Profissão no Mercado de trabalho | |
Helena Ribeiro Inoue | |
Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves
|
|
O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá | |
Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth | |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos
|
|
“Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música | |
Dyane Rosa, Teresa Mateiro |