Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.6, 2024

GTE 1 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

Análise comparativa de três métodos de ensino do piano para crianças PDF
Izabela da Cunha Pavan Alvim, Kezia Wisleana dos Santos Pereira
A contribuição da disciplina HARTEC na formação do pianista e na construção de repertório PDF
Verônica Santos Adami
Práticas da música popular no ensino de piano para idosos do programa “Meu tempo é hoje: o piano 60+” PDF
Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva, Farlen Rodrigues Santos

GTE 2 – Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical

Ferramentas virtuais na educação etnico racial: ecos do tempo espiralar e afrofuturismo PDF
Beatriz de Souza Bessa
Pakhawaj: a linguagem de sílabas na percussão indiana PDF
Edson Fernando da Silva, Lúcia Campos

GTE 4 – Educação Musical e Humanização

O uso de materiais alternativos na educação musical PDF
Lizandra Regina Campisse Romano
Kilza Setti, a indagadeira: performance com crianças com deficiência PDF
Denise Andrade de Freitas Martins

GTE 5 – Educação Musical e Pedagogia

Formação de professores em educação musical na Região Sudeste: a pós-graduação como sustentabilidade da profissão PDF
Monique Traverzim, Kallyne Kafuri Alves

GTE 6 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica

Renata Sbrighi: Uma pesquisa (auto) biográfica em educação musical PDF
Daniela Dotto Machado

GTE 7 – Educação Musical e Relações Étnico-Raciais

Ensino coletivo de música na escola básica a partir de uma perspectiva antirracista em educação musical PDF
Reinaldo Santos de Oliveira Souza
[Comunicação] Pedagogia das Encruzilhadas e Observação Participante – Interações em prol com a de uma educação musical antirracista PDF
Gabriel Monteiro Jacarandá
Isso é macumba, tia! A interseção entre religião, repertório cultural a partir do canto coral na formação de músicos e educadores.” PDF
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Priscila Moret Pio Maciel Lima

GTE 8 – Educação Musical na Infância

Curso Experimental de Musicalização para Bebês do Grupo PET Artes Música da Unimontes: um relato de experiência PDF
Larissa Souto Nunes, Ludmilla Barbosa Gomes, joão Santos Carvalho, Maria Quadros Pimentel
Docência e fazer artístico com e para crianças: diálogo com três professores-artistas PDF
Fabrício Malaquias-Alves
Estratégias e elementos de articulação entre a musicalização infantil e o ensino técnico-teórico em escolas especializadas PDF
Maria Fernanda Lasinho, Silvia Cordeiro Nassif
Introdução musical de bebês e crianças pequenas no Método Suzuki: princípios e objetivos do Suzuki Early Childohood Education (SECE) PDF
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia
Programa de Rádio Serelepe: a participação de crianças na produção radiofônica PDF
Alexandre Pereira De Paulo, Marta Alves da Silva De Paulo, Angelita Broock, Jussara Fernandino
Criação como ferramenta viabilizadora de aprendizagem musical e técnico-vocal em aulas de canto para crianças PDF
Débora Andrade, Maysa Liandra Bianchini
Uso de rimas infantis e elementos musicais para facilitar a aquisição de linguagem por crianças surdas PDF
Gerson Branco Abdala

GTE 9 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

A utilização de palavras como recurso potencializador da compreensão e memorização de melodias PDF
Ketlyn Viana Lopes, Hellem Pimentel

GTE 10 – Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital

Pedagogia Musical na Era Digital: Planejamento, Implementação e desafios na elaboração de cursos de música online PDF
Joicemara Aparecida do Amaral, Fernanda De Assis Oliveira-Torres, Rosana Borges Kawaguici Fernandes, Zefanias Almeida Mubai, Iris Emanuella Castro Nascimento

GTE 11 – Ensino de música nas escolas de educação básica

O Programa de Residência Docente da UFJF: refletindo sobre a formação continuada para professores de música PDF
Gabriela Nunes de Almeida, Pedro Augusto Dutra de Oliveira
A invisibilidade da rede privada de ensino nas pesquisas da educação musical e da educação básica PDF
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Marcus Vinicius Medeiros Pereira
Percepções docentes em torno do fenômeno da desafinação vocal em coros escolares PDF
Débora Andrade
A trajetória da educação musical na rede pública de ensino de Vitória e seus impactos: 18 anos de inserção de professores licenciados em Música na educação básica do município PDF
Larissa Schmaedeke Lange, Samuel Oliveira Costa, Dalila Evangelista Costa
Gamificando o ensino de música: Uma proposta desplugada de gamificação para a educação básica. PDF
Laís Adriane Martins Lamarão
Métodos Ativos em Música em diálogo com as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências no ensino da música na escola regular PDF
Carla Silva Reis, Bethânia Sigilião Guedes de Andrade Croci
Ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro Minds on music – composition for creative and critical thinking, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009) PDF
Bruno Gustavo Damasceno Costa, Lilia Neves Gonçalves
Formação dos professores de arte de escolas municipais de quatro cidades do Espírito Santo PDF
Michelly Da Penha Oliva Dos Santos, Murilo Ferreira Velho de Arruda

GTE 12 – Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo

Musicalização, Musicoterapia e Autismo: um relato de sobre as oficinas de música no Projeto Pintando o Setting (DPSIC/UFSJ) PDF
Layane Yanne Xavier
Educação musical na perspectiva inclusiva na Educação Básica: Encontrando caminhos. PDF
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Cristine Aparecida Laguardia Alvim
Transcrição da melodia-cifrada em Braille como ferramenta no ensino da música popular brasileira no piano PDF
Gil Roseiro Peijnenburg, Fabiana Fator Gouvea Bonilha
Musicalização na EJA: uma experiência de ensino de música para adultos em processo de alfabetização PDF
Aline Azevedo Costa, Esther Rodrigues Pedra Marques
Visão além dos olhos: A percepção de estudantes com deficiência visual sobre as políticas de acessibilidade e inclusão no ensino superior de música PDF
Renan Ezequias Fernandes, Jussara Fernandino

GTE 13 – Ensino Superior de Música

“Viva o Choro!”: Projeto de Extensão Roda de Choro da UFSCar PDF
Fernando Stanzione Galizia
Batuque é um privilégio? Relato de experiência sobre ensino-aprendizagem de samba em nível superior PDF
Victor Neves de Souza
A prática das atividades descritas no livro Hear, listen and play (HeLP) em uma disciplina universitária PDF
Fernando Macedo Rodrigues
Condições da Permanência Estudantil: Um Survey com Licenciandos em Música da Universidade Federal de São Carlos PDF
Daniela Dotto Machado, Hellen Marques de Moraes
[Comunicação] O Coral de Metais da UFSJ: procedimentos didáticos empregados nos processos de ensaio PDF
Klesley Bueno Brandão
“Formação de flautista”: reflexões sobre a música de concerto como referência em cursos de graduação em flauta transversal PDF
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães
Acervos musicais e o ensino superior de música: considerações sobre o projeto de inventariação dos discos da Rádio Inconfidência e sua contribuição para a formação discente PDF
Aline Azevedo Costa, Leonardo da Silva Borges
Processos de ensino-aprendizagem musical: contribuições para a formação de professores de música PDF
Gislene Marino
[Comunicação] Estado do Conhecimento dos Anais, Congressos e Revistas da ABEM sobre o Ensino superior de música à distância PDF
Iris Emanuella Castro Nascimento, Joicemara Aparecida do Amaral
Pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Ensino Coletivo de Música”: resultados e perspectivas PDF
Hellem Pimentel, Mirna Azevedo Costa
Ensino de piano em grupo no curso de Licenciatura em Música da Unicamp PDF
Miriã Cassuci Arantes Machado, Adriana do Nascimento Araújo Mendes

GTE 14 – Gênero e sexualidade na Educação Musical

Relações de gênero na formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular PDF
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis
Educação Musical e Estudos de Gênero nos Periódicos Acadêmicos Brasileiros (2012-2022): uma revisão integrativa da literatura. PDF
Maria Rubia de Moraes Andreta, Susana Cecilia Igayara-Souza
Pesquisa sobre ensino de música e gênero: Avanços e/ou permanências? PDF
Helena Lopes da Silva

GTE 15 – História da Educação Musical

Marcas de resistência e redes de sociabilidade no I Simpósio de Educação Musical do CNCO em 1966 PDF
Vanessa Weber de Castro
História do canto orfeônico com foco na performance musical: o papel das coletâneas de canções brasileiras PDF
Susana Cecilia Igayara-Souza
O perfil dos mestres de bandas civis do Estado de Minas Gerais: uma história da educação musical no Brasil PDF
Idalmo Jonatan Castro Santos, Aglailson Sousa França

GTE 16 – Sociologia da Educação Musical

A educação musical em um projeto dedicado à saúde mental: marcas da formação docente em música PDF
Felipe Donizetti de Melo Silveira, Cíntia Thais Morato
A prática docente de Cheryl Porter e o ensino de canto nas mídias sociais: uma análise dos recursos pedagógicos PDF
Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves
Notas Sombrias: O racismo e a LGBTfobia na educação musical PDF
Rodrigo Oliveira Jesus, Hellen Raianny Barbosa, Jaqueline Soares Marques
As teorias do cotidiano como perspectiva para a observação no campo da educação musical: um estudo de caso sobre a montagem de um teatro musical em uma escola de educação básica PDF
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves