Anais do Encontro Regional Sul da ABEM

ISSN Online: 1981-9005

V.4, 2020

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

 
Os impactos do Programa Residência Pedagógica em Música em uma escola de educação básica: uma pesquisa em andamento PDF ()
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza  
A Formando e se Transformando no Cantar: dois estudos de caso PDF
Ana Claudia Specht  
Estado do Conhecimento: as escolhas de repertório para processos formativos em música PDF
Vinicius Ceratti Moreira  
   

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

 
Imaginário social instituído e instituinte: movimentos, memórias e histórias da ABEM através da narrativa dos seus presidentes PDF PDF
Ivan Carlos Schwan  
Educação musical pelo viés estético: Reimer, Elliott e Bakhtin PDF
Hugo Oliveira Verardi Bocca  
Educação Musical e Desigualdades Sociais: a crítica de Aróstegui ao neoliberalismo PDF
Beatriz Woeltje Schmidt, Vânia Beatriz Müller  

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

 
Reflexões sobre a prática docente na Educação Musical Infantil PDF
Silani Pedrollo  
Educação musical nas modalidades de ensino da educação básica: três estudos de caso PDF
Mariana Gomes Godinho de Castro, Daniela Cesa Fracasso, Maira Ana Kandler  
O recreio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: manifestações musicais de crianças de seis anos em Curitiba PDF
Rosenei Laurentino de Albuquerque, Tiago Madalozzo  
“Ele ouvia sem ouvir”: relatos sobre intencionalidade e práticas pedagógico-musicais na educação infantil PDF
Ana Ester Correia Madeira de Souza  
Vinhetas musicais na escola: o lugar da música na rotina escolar das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Curitiba PDF
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo  
Trabalhando a ‘Ópera’ em sala de aula PDF
Carina Cardoso de Araujo, Rafael Stefanichen Ferronato  
Cenas de uma aula de música: um recorte de análise de dados da tese de doutorado sobre as aprendizagens de alunos de ensino médio na aula de música, como component curricular. PDF
Cristina Bertoni dos Santos  
Sarau Virtual: sobre vínculos, possibilidades e empecilhos do fazer educativo-musical na escola pública em tempos de pandemia e distanciamento social PDF
Caroline Cao Ponso  
Educação Musical Escolar: correlação entre tendência pedagógica e a política educacional do Paraná PDF
Alinne Martins de Souza  
Recursos tecnológicos e adaptações: o ensino remoto de Música durante a pandemia no ensino regular público. PDF
Cristiane Kelly Takahara, Luis Bourscheidt  
Educação musical e Educação das Relações Étnico-raciais: as abordagens de três livros didáticos de Artes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) PDF
Eloisa Costa Gonzaga, Viviane Beineke  
Educação musical em uma escola não tradicional: A arte e a música como eixo para a educação integral do indivíduo PDF
Wellington Luiz Santos Gouvea , Vania Malagutti Loth  

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

 
O papel da didática nas emoções e engajamento dos estudantes em uma disciplina de prática musical em conjunto PDF
Danilo Ramos, Anderson Toni  
A construção do Programa de Atendimento Pedagógico Remoto do curso de Licenciatura em Música de uma universidade pública no Paraná: desafios, propostas e perspectivas no ensino remoto emergencial PDF
Tiago Madalozzo  
O diálogo entre música popular e formação no ensino superior: Implicações a partir da experiência como docente PDF
Jeancarlo Paulo Leismann, Ana Lúcia Louro  
Educação Musical Especial nas universidades púbicas paranaenses: um projeto de pesquisa PDF
Karine Rayara Peres Duarte, Cássia Virgínia Coelho de Souza  

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

 
Rebuliços sonoros, crianças e ideias de música: reflexões sobre uma oficina de música PDF
Giulliana Audrá , Lucas Fontalva Oliveira, Viviane Beineke  
Música nas igrejas protestantes: Um survey na cidade de Pelotas. PDF
Quezia Tabordes Gonçalves  
Enfrentando estereótipos de gênero em bandas de rock através de ações músico-pedagógicas inclusivas: uma pesquisa em educação musical em andamento PDF
Maria Amélia Benincá de Farias  
Música, voluntariado e intergeracionalidade: um relato de experiência PDF
Estela Kohlrausch  
EDUCAÇÃO, GÊNERO E IMIGRAÇÃO: representações do feminino nas canções de imigração italiana PDF
Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo de Moraes  
Aulas de canto, flauta doce e percussão virtuais no projeto OUVIRAVIDA: um relato de experiência PDF
Nisiane Franklin da Silva ,Daiana Fülber, Isac Costa Soares e Lucas Jum Kinoshita Machado  

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

 
Pôster Tecnologia e Música: um relato de experiência do uso de sites em um ambiente de ensino virtual síncrono PDF
Ians Soares Geremia, Vitor Hugo Rodrigues Manzke  
Aulas de piano em tempos de Isolamento Social: um estudo exploratório PDF
Mauren Liebich Frey Rodrigues, Isabel Bonat Hirsch, Vitor Hugo Rodrigues Manzke  
Aulas de canto online e socialização: um relato de experiência PDF
Michelle Arype Girardi Lorenzetti  
“Não é o uso do ambiente, é uma vida que acontece lá”: ressignificando o Moodle na docência virtual em Música na Pedagogia PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio  
Coral PoliVozes em meio à Pandemia da COVID-19: os desafios de cantar junto a distância PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza  
Curso online de guitarra elétrica: uma netnografia em andamento PDF
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth  

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

 
Educação Musical Queer: convite ao enviadescimento do currículo PDF
Wenderson Silva Oliveira  
Reflexões étnico-raciais a partir da vivência em um grupo de práticas vocais coletivas PDF
Lucia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos  
Diversidade de gênero e sexualidade na docência de música em diferentes contextos de atuação profissional PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Áudrea da Costa Martins, Gabriela Garbini Wenning  

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

 
Estágios curriculares supervisionados em música: uma aventura incerta PDF
Teresa Mateiro, Sandra Mara da Cunha  
Produção de uma obra literomusical a partir de práticas integradas na formação do professor de música. PDF
Carla Eugênia Lopardo  
A composição colaborativa na música infantil: relato dos processos criativos do grupo musical Confraria de la Yerba PDF
Rafael Gonçalves oliveira da silva, Carla Eugênia Lopardo  
Docência Orientada em Educação Musical: contextos de experiências na formação de professores PDF
Daffny Cristina Molina LEMES, Ana Carla Simonetti Rossato TOMAZI, Washington Nogueira ABREU  
Práticas de Educação Musical no ambiente hospitalar: um relato de estágio supervisionado PDF
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Cláudia Maria Freitas Leal, Lúcia Helena Pereira Teixeira  
A formação inicial e continuada da profissão docente de música: três experiências no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório PDF
Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Karine Rayara Peres Duarte  

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

 
Construindo o “meu eu real”: narrativas de um estagiário de Licenciatura em Música PDF
Dyane Rosa  
Formação Continuada em Educação Musical: desafios do ensino remoto na musicalização de professores unidocentes PDF
Mileny Jouglard Gomes, Rafael Veras Zorzolli, Isabel Bonat Hirsch  
Práticas musicais e midiáticas de estudantes de Pedagogia PDF
Gislene Natera