Anais do Encontro Regional Sul da ABEM

ISSN Online: 1981-9005

V.3, 2018

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

O Professor Eugênio Schneider e narrativas (auto)biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria- RS PDF
Jade da Rosa Schneider, Ana Lucia Louro
Aproximações da ludicidade na prática coral com crianças e idosos em duas pesquisas de mestrado. PDF
Jeimely Heep Bornholdt, Micheline Prais de Aguiar Marim Gois
Motivação e criatividade em musicalização infantil: aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de caso PDF
Flávia de Andrade Campos Silva, Rosane Cardoso de Araújo
Corpo e Gênero na Educação Musical PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Bruno Felix da Costa Almeida, Daniele Isabel Ertel, Diego Luís Faleiro Herencio
Tesouras da resistência – Por uma educação musical menor PDF
Michelle Cavalcanti Aguiar, Eduardo Guedes Pacheco
A VOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF
Claudinéia Crescêncio Pacheco, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
O ENSINO DE MÚSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Daniela Cesa Fracasso
[Comunicação] A inserção da música na educação básica da rede municipal de Pelotas PDF
Leidiane Souza Feijó
Educação Musical e Deficiências: A Inclusão no Ensino Regular PDF
Andréia Cristina de Souza Lang
O uso de imagens e vídeos em pesquisas qualitativas na educação musical PDF
Matheus de Carvalho Leite, Jusamara Souza, Jean Carlos Presser dos Santos, Michelle Arype Girardi Lorenzetti
Famílias aprendendo música em um mesmo espaço: uma experiência em um grupo de práticas vocais coletivas PDF
Rayssa Fernandes Viegas

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Apreciar, criar, recriar: as atividades lúdicas e cooperativas como fontes de construção do conhecimento musical PDF
Patrícia Kebach

GT 1.3 – História da educação musical

Movimentos na construção da Educação Musical: a ABEM em foco PDF
ivan carlos schwan
Do Canto Orfeônico às práticas corais infantis: o desenvolvimento histórico do Canto Coral no Brasil PDF
Dhemy Fernando Vieira Brito

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

O Ensino de música no Ensino Técnico Integrado ao Médio em três campi do Instituto Federal Catarinense– IFC PDF
tereza cristina benevenutti lauterio, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
AULA DE MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: Percepções de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF
Aline Pereira Oliveira da Rosa
[Comunicação] Da Física à Prática em Conjunto Musical: Práticas Interdisciplinares entre o Ensino da Acústica e a Educação Musical na EJA PDF
Renan Luís Balzan, Elisa da Silva e Cunha
A trilha sonora na sala de aula: um relato de experiência no contexto do Ensino Médio PDF
Flávio Denis Dias Veloso, Flávia de Andrade Campos Silva, Victor Lucas Bento
Repertório Musical no contexto Unidocente: um estudo sobre modos da educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Vinicius Ceratti Moreira, Zelmielen Adornes de Souza
Ensino de música e Educação do campo: um estudo se caso PDF
mariana gomes godinho de castro
A Prática Musical Escolar: uma partilha de conhecimentos PDF
Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Percepções do professor de referência a respeito da responsabilidade pela Educação Musical PDF
Vanessa Weber
A inclusão de criança autista no ensino básico PDF
Luana Medina, Andréia Cristina de Souza Lang
A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência PDF
Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio
Comunicação: Do conto ao canto: uma experiência interdisciplinar no ciclo de alfabetização PDF
Edson Ponick
A música como experiência artística nos Anos Iniciais PDF
JULIANA RIGON PEDRINI
Projeto de pesquisa: o lugar da música na prática pedagógica de professores unidocentes PDF
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira
Música para bebês na Creche da UFRGS: Relato de Experiência de um projeto de Extensão PDF
Ana Francisca Schneider Grings, Arthur Ahrens Haag
Projeto Saraus Musicais: 10 Anos de (R)Existência PDF
Caroline Cao Ponso
Docência de música e a diversidade de gênero e sexualidade: um estudo com professores/as de música da educação básica PDF
Gabriela Garbini Wenning

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Perspectivas sobre a criatividade no ensino/aprendizagem do Instrumento Musical/Canto PDF
Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso Araújo

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

A constituição de lugar/lugares da Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM PDF
Laila Azize Souto Ahmad, Claudia Ribeiro Bellochio
Metacognição e motivação na aprendizagem da Percepção Musical PDF
Pablo da Silva Gusmão, Bibiana Turchiello Ferreira, Fernando Manzon Reis, Patrick Köhler
Materiais didáticos e tecnologias: uma proposta para a sala de aula PDF
Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jonathan Levi Monteiro Camargo, Sra. Nágila Camponogara
O Baque na formação de uma Licencianda em Música: Um relato a partir das experiências no grupo de práticas vocais coletivas da UNIPAMPA PDF
Cibele Ambrozzi Correa, Luana Zambiazzi dos Santos
Entre metodologias e projetos de pesquisa: Um relato de experiência com licenciandos em música PDF
Elisa da Silva e Cunha, Maria Cecilia de Araujo Torres
Repertório de violão no curso superior de música: relato de experiência de uma estudante de graduação PDF
Thaís Nascimento Oliveira
A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão PDF
Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille, Leidiane Borba de Souza Feijó, Ananda Ribeiro

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Um Estudo Sobre as Terapêuticas Musicais do Núcleo Reinado Sepé Tiarajú PDF
Joel Follmann, André Müller Reck
A seleção dos conteúdos técnicos nas aulas particulares de acordeom: Um estudo exploratório PDF
Rafael Gonçalves oliveira da silva
Desafios da educação musical em curso pré-vestibular popular PDF
Mônica Cardoso Dilelio
ENSINO DE MÚSICA EM UMA COMUNIDADE CATÓLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Maurício Alves Daneres, André Muller Reck
Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais PDF
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Contato com a Viola de Dez cordas no Rio Grande do Sul: resultados parciais de pesquisa em andamento. PDF
Renato Cardinali Pedro, Jusamara Souza
Ser professor de gaita-ponto no Projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso PDF
Antonio Cezar Ferreira
APRENDENDO A ENSINAR FLAUTA DOCE: relato de uma atuação no contraturno escolar PDF
Lucas Nascimento Braga Silva, Fernanda Anders
Música nas igrejas: um Survey na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. PDF
Quezia Tabordes Gonçalves

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Mídias sociais audiovisuais: uma possibilidade de ensino aprendizagem online na educação musical? PDF
Gutenberg de Lima Marques
Educação Musical e Educomunicação: Um estudo midiático-musical nas escolas municipais de São Paulo-SP PDF
Eduardo Assad Sahão
Site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): estruturação da seção Uso didático e proposta didática PDF
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maurício Messias Vargas
[Pôster] Inclusão digital no desenvolvimento da educação musical em adolescentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF
Saulo Bentes Saraiva
Narrativas de professores universitários de música sobre os cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Educação Musical e Musicoterapia: articulações entre ensino e terapia visando à inclusão e à formação integral de sujeitos PDF
Giovana Brizolla Algarve Santos, Carla Eugenia Lopardo
O ensino de flauta doce em um projeto social de Santa Maria PDF
Guilherme Sampaio Garbosa
A EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PDF
Letícia Tiene Beni, Murilo Alves Ferraz
Práticas musicais e contextualização do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/PCT/UFSM): relato de experiências PDF
Bruno Levi de Castro
[Comunicação] Educação musical e autismo: desdobramentos de uma proposta de formação de professores PDF
Daniele Pincolini Pendeza
Narrativas de experiências formativas entrecruzando Música e Inclusão PDF
Juliane Riboli Corrêa
MEU RITMO ESPECIAL DE SER: VALORIZANDO EXPRESSÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DA CANÇÃO PDF
Elisa Maria Cordeiro, Daniela Balbinot, Cristiane Muller

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Formação de professores de música: experiências inclusivas PDF
Regiana Blank Wille, Camila Barboza Castro, Diocelena dos Santos Miranda
Música e teatro no estágio e na formação de professores de educação infantil: a problematização enquanto metodologia de ensino e pesquisa PDF
Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca
“CONCERTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA”: os significados gerados pelos estudantes e seus professores. PDF
FERNANDA ANDERS, Sabrina Martins Costa, Newton Waldemar Macedo
Capacitação Docente Saberes e Práticas do Fazer Musical na Escola PDF
Maria Luiza Feres do Amaral, Clara Milena Baggenstoss, Daniela BALBINOT, Ana Carolina Manhães de Oliveira CAVALCANTE, Elisa Maria Cordeiro, Rafaela Büchele Zandonai
Fazendo música com bebês: uma experiência extensionista PDF
Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jean Carlos da Silva Leão, Sra. Isabele Pereira Reis
Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical “Confraria de La Yerba”. PDF
Rafael Gonçalves oliveira da silva
Ressonâncias da educação estética no Pibid Música PDF
Mariana Lopes Junqueira, Leomar Peruzzo, Carla Carvalho

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

[Comunicação] Professor referência, música e unidocência: a pesquisa-formação e a educação musical PDF
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Priscila Kuhn Scherdien Reinicke
A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná PDF
Solange Maranho Gomes
A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica PDF
Luciana Del-Ben, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Ezequiel Carvalho Viapiana Carvalho Viapiana
Oficina para pedagogas: A VIVÊNCIA DOS PARÂMETROS DO SOM MUSICALMENTE PDF
Jeimely Heep Bornholdt, Joyce Cordeiro Heindyk Garcia
A experiência pedagógica musical para formação de professores em um Projeto de Musicalização Infantil PDF
Luana Medina, Regiana Blank Wille, Mileny Jouglard Gomes, Quezia Tabordes Gonçalves
Formação Continuada em Educação Musical: Os desafios da prática docente e da musicalização de professoras de referência da rede pública de educação básica PDF
Caroline Castanha de Avila de Lemos, Vitor Hugo Rodrigues Manzke
A voz e o canto na formação de professores: relato de uma oficina de música para alunos e egressos do curso de Pedagogia a Distância PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza
Brasil Percussivo: um estudo exploratório nos sites de instituições de ensino superior PDF
Matheus de Carvalho Leite, Lucas Martins Velasques
Expectativa vs Realidade : Jovens além dos fones de ouvido PDF
Alice Luz, Elisa da Silva e Cunha
PROPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA A PARTIR DA ESCUTA MUSICAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PDF
Melita Bona

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

A formação do pedagogo e suas interrelações com o ensino de música PDF
Jercian Adeltrudes Batista, Washington Nogueira de Abreu