Anais do Encontro Regional Sul da ABEM
ISSN Online: 1981-9005
V.3, 2018
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
O Professor Eugênio Schneider e narrativas (auto)biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria- RS | |
Jade da Rosa Schneider, Ana Lucia Louro | |
Aproximações da ludicidade na prática coral com crianças e idosos em duas pesquisas de mestrado. | |
Jeimely Heep Bornholdt, Micheline Prais de Aguiar Marim Gois | |
Motivação e criatividade em musicalização infantil: aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de caso | |
Flávia de Andrade Campos Silva, Rosane Cardoso de Araújo | |
Corpo e Gênero na Educação Musical | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Bruno Felix da Costa Almeida, Daniele Isabel Ertel, Diego Luís Faleiro Herencio
|
|
Tesouras da resistência – Por uma educação musical menor | |
Michelle Cavalcanti Aguiar, Eduardo Guedes Pacheco | |
A VOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL | |
Claudinéia Crescêncio Pacheco, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
O ENSINO DE MÚSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Daniela Cesa Fracasso | |
[Comunicação] A inserção da música na educação básica da rede municipal de Pelotas | |
Leidiane Souza Feijó | |
Educação Musical e Deficiências: A Inclusão no Ensino Regular | |
Andréia Cristina de Souza Lang | |
O uso de imagens e vídeos em pesquisas qualitativas na educação musical | |
Matheus de Carvalho Leite, Jusamara Souza, Jean Carlos Presser dos Santos, Michelle Arype Girardi Lorenzetti
|
|
Famílias aprendendo música em um mesmo espaço: uma experiência em um grupo de práticas vocais coletivas | |
Rayssa Fernandes Viegas | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Apreciar, criar, recriar: as atividades lúdicas e cooperativas como fontes de construção do conhecimento musical | |
Patrícia Kebach | |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
Movimentos na construção da Educação Musical: a ABEM em foco | |
ivan carlos schwan | |
Do Canto Orfeônico às práticas corais infantis: o desenvolvimento histórico do Canto Coral no Brasil | |
Dhemy Fernando Vieira Brito | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
O Ensino de música no Ensino Técnico Integrado ao Médio em três campi do Instituto Federal Catarinense– IFC | |
tereza cristina benevenutti lauterio, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
AULA DE MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: Percepções de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul | |
Aline Pereira Oliveira da Rosa | |
[Comunicação] Da Física à Prática em Conjunto Musical: Práticas Interdisciplinares entre o Ensino da Acústica e a Educação Musical na EJA | |
Renan Luís Balzan, Elisa da Silva e Cunha | |
A trilha sonora na sala de aula: um relato de experiência no contexto do Ensino Médio | |
Flávio Denis Dias Veloso, Flávia de Andrade Campos Silva, Victor Lucas Bento | |
Repertório Musical no contexto Unidocente: um estudo sobre modos da educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Vinicius Ceratti Moreira, Zelmielen Adornes de Souza | |
Ensino de música e Educação do campo: um estudo se caso | |
mariana gomes godinho de castro | |
A Prática Musical Escolar: uma partilha de conhecimentos | |
Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Percepções do professor de referência a respeito da responsabilidade pela Educação Musical | |
Vanessa Weber | |
A inclusão de criança autista no ensino básico | |
Luana Medina, Andréia Cristina de Souza Lang | |
A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência | |
Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Comunicação: Do conto ao canto: uma experiência interdisciplinar no ciclo de alfabetização | |
Edson Ponick | |
A música como experiência artística nos Anos Iniciais | |
JULIANA RIGON PEDRINI | |
Projeto de pesquisa: o lugar da música na prática pedagógica de professores unidocentes | |
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
Música para bebês na Creche da UFRGS: Relato de Experiência de um projeto de Extensão | |
Ana Francisca Schneider Grings, Arthur Ahrens Haag | |
Projeto Saraus Musicais: 10 Anos de (R)Existência | |
Caroline Cao Ponso | |
Docência de música e a diversidade de gênero e sexualidade: um estudo com professores/as de música da educação básica | |
Gabriela Garbini Wenning | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Perspectivas sobre a criatividade no ensino/aprendizagem do Instrumento Musical/Canto | |
Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso Araújo | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
A constituição de lugar/lugares da Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM | |
Laila Azize Souto Ahmad, Claudia Ribeiro Bellochio | |
Metacognição e motivação na aprendizagem da Percepção Musical | |
Pablo da Silva Gusmão, Bibiana Turchiello Ferreira, Fernando Manzon Reis, Patrick Köhler | |
Materiais didáticos e tecnologias: uma proposta para a sala de aula | |
Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jonathan Levi Monteiro Camargo, Sra. Nágila Camponogara | |
O Baque na formação de uma Licencianda em Música: Um relato a partir das experiências no grupo de práticas vocais coletivas da UNIPAMPA | |
Cibele Ambrozzi Correa, Luana Zambiazzi dos Santos | |
Entre metodologias e projetos de pesquisa: Um relato de experiência com licenciandos em música | |
Elisa da Silva e Cunha, Maria Cecilia de Araujo Torres | |
Repertório de violão no curso superior de música: relato de experiência de uma estudante de graduação | |
Thaís Nascimento Oliveira | |
A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão | |
Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille, Leidiane Borba de Souza Feijó, Ananda Ribeiro | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Um Estudo Sobre as Terapêuticas Musicais do Núcleo Reinado Sepé Tiarajú | |
Joel Follmann, André Müller Reck | |
A seleção dos conteúdos técnicos nas aulas particulares de acordeom: Um estudo exploratório | |
Rafael Gonçalves oliveira da silva | |
Desafios da educação musical em curso pré-vestibular popular | |
Mônica Cardoso Dilelio | |
ENSINO DE MÚSICA EM UMA COMUNIDADE CATÓLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Maurício Alves Daneres, André Muller Reck | |
Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais | |
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Contato com a Viola de Dez cordas no Rio Grande do Sul: resultados parciais de pesquisa em andamento. | |
Renato Cardinali Pedro, Jusamara Souza | |
Ser professor de gaita-ponto no Projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso | |
Antonio Cezar Ferreira | |
APRENDENDO A ENSINAR FLAUTA DOCE: relato de uma atuação no contraturno escolar | |
Lucas Nascimento Braga Silva, Fernanda Anders | |
Música nas igrejas: um Survey na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. | |
Quezia Tabordes Gonçalves | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Mídias sociais audiovisuais: uma possibilidade de ensino aprendizagem online na educação musical? | |
Gutenberg de Lima Marques | |
Educação Musical e Educomunicação: Um estudo midiático-musical nas escolas municipais de São Paulo-SP | |
Eduardo Assad Sahão | |
Site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): estruturação da seção Uso didático e proposta didática | |
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maurício Messias Vargas | |
[Pôster] Inclusão digital no desenvolvimento da educação musical em adolescentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sul | |
Saulo Bentes Saraiva | |
Narrativas de professores universitários de música sobre os cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil | |
Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Educação Musical e Musicoterapia: articulações entre ensino e terapia visando à inclusão e à formação integral de sujeitos | |
Giovana Brizolla Algarve Santos, Carla Eugenia Lopardo | |
O ensino de flauta doce em um projeto social de Santa Maria | |
Guilherme Sampaio Garbosa | |
A EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICO-PRIVADA | |
Letícia Tiene Beni, Murilo Alves Ferraz | |
Práticas musicais e contextualização do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/PCT/UFSM): relato de experiências | |
Bruno Levi de Castro | |
[Comunicação] Educação musical e autismo: desdobramentos de uma proposta de formação de professores | |
Daniele Pincolini Pendeza | |
Narrativas de experiências formativas entrecruzando Música e Inclusão | |
Juliane Riboli Corrêa | |
MEU RITMO ESPECIAL DE SER: VALORIZANDO EXPRESSÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DA CANÇÃO | |
Elisa Maria Cordeiro, Daniela Balbinot, Cristiane Muller | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Formação de professores de música: experiências inclusivas | |
Regiana Blank Wille, Camila Barboza Castro, Diocelena dos Santos Miranda | |
Música e teatro no estágio e na formação de professores de educação infantil: a problematização enquanto metodologia de ensino e pesquisa | |
Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca | |
“CONCERTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA”: os significados gerados pelos estudantes e seus professores. | |
FERNANDA ANDERS, Sabrina Martins Costa, Newton Waldemar Macedo | |
Capacitação Docente Saberes e Práticas do Fazer Musical na Escola | |
Maria Luiza Feres do Amaral, Clara Milena Baggenstoss, Daniela BALBINOT, Ana Carolina Manhães de Oliveira CAVALCANTE, Elisa Maria Cordeiro, Rafaela Büchele Zandonai
|
|
Fazendo música com bebês: uma experiência extensionista | |
Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jean Carlos da Silva Leão, Sra. Isabele Pereira Reis | |
Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical “Confraria de La Yerba”. | |
Rafael Gonçalves oliveira da silva | |
Ressonâncias da educação estética no Pibid Música | |
Mariana Lopes Junqueira, Leomar Peruzzo, Carla Carvalho | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
[Comunicação] Professor referência, música e unidocência: a pesquisa-formação e a educação musical | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Priscila Kuhn Scherdien Reinicke | |
A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná | |
Solange Maranho Gomes | |
A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica | |
Luciana Del-Ben, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Ezequiel Carvalho Viapiana Carvalho Viapiana
|
|
Oficina para pedagogas: A VIVÊNCIA DOS PARÂMETROS DO SOM MUSICALMENTE | |
Jeimely Heep Bornholdt, Joyce Cordeiro Heindyk Garcia | |
A experiência pedagógica musical para formação de professores em um Projeto de Musicalização Infantil | |
Luana Medina, Regiana Blank Wille, Mileny Jouglard Gomes, Quezia Tabordes Gonçalves | |
Formação Continuada em Educação Musical: Os desafios da prática docente e da musicalização de professoras de referência da rede pública de educação básica | |
Caroline Castanha de Avila de Lemos, Vitor Hugo Rodrigues Manzke | |
A voz e o canto na formação de professores: relato de uma oficina de música para alunos e egressos do curso de Pedagogia a Distância | |
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza | |
Brasil Percussivo: um estudo exploratório nos sites de instituições de ensino superior | |
Matheus de Carvalho Leite, Lucas Martins Velasques | |
Expectativa vs Realidade : Jovens além dos fones de ouvido | |
Alice Luz, Elisa da Silva e Cunha | |
PROPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA A PARTIR DA ESCUTA MUSICAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA | |
Melita Bona | |
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa |
|
A formação do pedagogo e suas interrelações com o ensino de música | |
Jercian Adeltrudes Batista, Washington Nogueira de Abreu |