Anais do Encontro Regional Sul da ABEM

ISSN Online: 1981-9005

V.2, 2016

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Diversidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: reflexões para a educação musical PDF
Rafael Prim Meurer
Contribuições de pesquisa: A elaboração do site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) PDF
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira
O cérebro musical: relato comparativo entre músicos e não músicos PDF
Camila Martins Ferreira, Ronaldo da Silva
Questionário online e entrevista a distância como recursos de pesquisa junto a egressos de pós-graduação em educação musical PDF
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Chiquinha Gonzaga e a Música Brasileira: uma análise do discurso na literatura infanto-juvenil PDF
Rodrigo Cantos Savelli Gomes
Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin PDF
Júlio César Stefanoni

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo PDF
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
ACTING PERCUSSION AND VOCAL: atividades de prática em conjunto com alunos do 6º ano PDF
Drieli Borba Farias, Bianca Amora, Maria Luiza Feres Amaral
A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade PDF
Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa
A música nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura PDF
MAIRA ANA KANDLER
Ensino de ritmos através de jogos PDF
Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva
Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental PDF
Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Prática coral infantojuvenil na perspectiva dos alunos de uma escola pública PDF
Beatriz Pereira Caetano, Regina Finck Schambeck
Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau PDF
Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck
O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas PDF
Ana Ester Correia Madeira
O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso PDF
Lúcia Jacinta da Silva Backes
Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo? PDF
Leandro Augusto dos Reis
Reações de bebês em atividades musicais em um Centro de Educação Infantil PDF
Beatriz Veriana Pasold, Melita Bona
Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento PDF
Paulo Jeovani dos Santos Junior
A formação musical dos alunos do ensino médio: um tema mapeado nos anais da Abem (2013 e 2015) PDF
Gabriela Cintra dos Santos
Música renascentista: uma experiência prática no ensino médio PDF
Gisele Santos Tonon, Luan Cavalleri, Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller
Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM PDF
Daniela Gazis
A Música Afro-brasileira na escola: prática coletiva utilizando instrumentos de percussão alternativos PDF
Ana Paula Martos Simão Martos Simão
Morceguinho: construindo uma peça musical coletiva na Educação Infantil. PDF
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira
Reflexões sobre o ensino de música no ensino médio PDF
Regina Stori
Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil PDF
Marisleusa de Souza Egg
Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento PDF
Cristina Mie Ito Cereser
O canto, os professores de música e a escola básica PDF
Hortênsia Vechi
A flauta como instrumento de motivação e mudança PDF
Elizabeth da silva Galastri
Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal PDF
Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari
Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF
Diego Conto Lunelli
FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA – Ponta Grossa, Paraná. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO PDF
Fátima Beatriz DE CASTRO SANTOS

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Métodos Ativos no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez PDF
Nadma Islane Oliveira Santos
“A Boneca Feliz” de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance PDF
Ellen De Albuquerque Boger Stencel
Um olhar (uma escuta) ao repertório de interesse dos estudantes: relato de experiência em Escola Livre de Música PDF
Bruno Arceno Barbosa, Camila Costa Zanetta
A Aplicação de Técnicas Estendidas no Ensino de Violino e Viola PDF
Tauan Gonzalez Sposito
Aspectos das trajetórias acadêmica e não acadêmica na atuação de um professor de violão PDF
Roveli Bichels, Regina Finck Schambeck

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais PDF
Sérgio Inácio Torres
Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente PDF
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF
Guilherme Sampaio Garbosa
Percepção Musical e as Práticas Individuais de Estudo para a Escrita Rítmica e Melódica PDF
Elcio Antonio Almeida Júnior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi
REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016 PDF
Danilo Ramos, Anderson Toni
Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo PDF
Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias
COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula PDF
Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi
Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário. PDF
Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo
A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem PDF
ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO
Vivências no curso de Licenciatura em Música: relato de experiência PDF
Ellen De Albuquerque Boger Stencel
Musicalização infantil no Brasil: um estudo sobre cursos de educação musical para crianças vinculados a instituições de ensino superior PDF
Tiago Madalozzo, Vitor Silveira da Costa
Barbatuques e outros sons: os grupos de percussão corporal podem contribuir para a performance de instrumentistas? PDF
Paula Karoline de Campos, Cristiane Otutumi
A naturalidade do falsete e a voz de contratenor: refletindo sobre a formação de cantores PDF
Daniel Torri Souza
A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado PDF
Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho
A integração entre duas abordagens metodológicas na aula de piano na licenciatura: aprendizagem com e sem partituras PDF
Patricia Bolsoni
Conhecendo a cena percussiva e a formação de professores de música no pampa. PDF
Matheus de Carvalho Leite
RÍTMICA E AUTORREGULAÇÃO PDF
Aglaê Machado Frigeri
Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto PDF
Victor Lucas Bento, Rosane Cardoso de Araújo

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais

CRIAÇAO MUSICAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UMA RELAÇAO POSSÍVEL NO CANTO CORAL INFANTIL PDF
Ederson Marques, Valéria Lüders
Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano. PDF
Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini
A formação do tecladista eletrônico: um estudo de caso PDF
Maria Amélia Benincá
Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos PDF
Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro
O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO PDF
Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis
Contribuições do ensino da música em projetos sociais: depoimentos de egressos. PDF
Anete Susana Weichselbaum, Pamela Lopes Nunes
Educação Musical e Apreciação Musical: construindo conhecimento musical através do corpo PDF
Ranielly Boff Scheffer
Influência dos indicadores fisiológicos nas crenças de autoeficácia de alunos em um contexto de ensino coletivo de violão PDF
Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo
“É preciso ir para as ruas”: relato de experiência sobre os encontros musicais do Grupo de Práticas Vocais Coletivas da UNIPAMPA PDF
Lúcia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos
Aprendizagem e prática musical de três bandas de música: um estudo exploratório PDF
Scarlat Suiti, Juliana Bischoff, Wellington Tangi
A formação de um grupo musical no Assentamento de Reforma Agrária Contestado, Lapa-PR PDF
mariana gomes godinho de castro, Mauricio Escher
Planejamento em Educação instrumental – Violão Popular PDF
Alice Fonseca Machowsky
Redes familiares e educação musical: a construção de um referencial teórico para um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical na infância PDF
Elder Gomes da Silva, Caio César de Sousa Lima
Projeto de Extensão “Musicalização para Bebês”: os primeiros passos PDF
Mariana Araújo Stocchero
Processos educativos na convivência em uma Banda Musical. PDF
Ilza Zenker Joly, Lenon Tagliaro
Percursos de aprendizagem de músicos multi-instrumentistas: uma abordagem a partir da história oral. PDF
Gustavo Luís Rauber
O Coral Na Terceira Idade: Educação Musical E As Consequências Na Saúde Vocal PDF
Sra Jeimely Heep Bornholdt, Sra Marisleusa de Souza Egg
Prosódia e Memória: O Uso de Palavras para o Ensino de Bases Rítmicas no Violão Popular. PDF
PAULO ROBERTO SALVADOR

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Utilização de softwares musicais na prática coral PDF
Sandra Regina Cielavin
É hora de gravar: a relação das crianças com o processo de gravação de um cd em uma oficina de música PDF
Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS PDF
Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral
A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e síndrome de Down: um relato de experiência PDF
Luciano da Silva Candemil
Contribuições da psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski para a Educação Musical da criança com deficiência intelectual PDF
Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Valéria Lüders
Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo PDF
Camila Fernandes Figueiredo, Valéria Lüders
Educação e Surdez: A inclusão na aula de música PDF
Vinícius Nicolodelli
Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS PDF
Daniele Isabel Ertel
Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação PDF
Teresa Cristina Trizzolini Piekarski
OUVINDO A MÚSICA COM O CORPO: Relato de experiência de Estágio Supervisionado com alunos surdos PDF
Juliana Bischoff
Socialização musical de crianças e jovens em uma orquestra: sonhos, desejos e projetos familiares PDF
Adriana Bozzetto
Olhos Coloridos: um relato de experiência sobre diversidade e preconceito no PIBID em Música da PUCPR PDF
Viviane Alves Kubo, POTIRA VIEIRA CARGNIN, MELISSA MICOSKI PEREIRA
Inclusão cultural: relações entre políticas públicas e educação musical PDF
Helena Loureiro
Para além do som: Relato de uma experiência pedagógico-musical com surdos PDF
Scarlat Suiti Suiti
Musicalização para Bebês com TEA – Transtorno do Espectro Autista PDF
Tamiê Pages Camargo, Luana Medina de Barros
Cenas inclusivas: relato das práticas musicais com um aluno com Síndrome de Down PDF
Bruna Hedler
Entre la apología y la crítica: Consideraciones sobre los estudios que abordan los sistemas de orquestas con funciones sociales, partiendo de la experiencia concreta de un estudio de caso. PDF
Viviana Carolina Alemán
Apreciação musical e deficiência intelectual PDF
Melody Lynn Raby, Valéria Lüders

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Ampliando o repertório musical de professoras da educação infantil com foco na diversidade étnica: relato de uma experiência a partir do PIBID PDF
Amarildo Inácio dos Santos
Disposições Híbridas no Gosto Cultural de Futuros Professores de Música PDF
Paula Alexandra Reis Bueno
PIBID Música na Educação Infantil: musicalização a partir da construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos. PDF
Renata Mariano Landgraf
Educanto: educação musical por meio da prática do canto coral infantil em escola de aplicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa PDF
Ronaldo da Silva, Brenda Emelise Tavares Vaz, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Priscila de Oliveira Silva, Carla Irene Roggenkamp, Rogério de Brito Bergold
Relatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015 PDF
Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves Soares
Participação e Motivação nas Aulas de Música da Escola PDF
Elcio Antonio Almeida Júnior, Franciele Pereira Oliveira
O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil PDF
Gabriel Luiz Kruczeveski
PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos. PDF
Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel
O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos PDF
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa
Jornada de Estudos em Educação Musical: refletindo sobre as aprendizagens geradas na organização do evento PDF
Natália Búrigo Severino, Mariana Barbosa Ament
A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza
Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música. PDF
Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie Sumigawa
Muda vocal e educação musical: contribuições do Núcleo de Prática e Pesquisa em canto do curso de Licenciatura em Música da PUCPR na formação dos licenciandos PDF
Viviane Alves Kubo, Levy Lopes Lopes Junior
Música Minimalista e Cinema: Da trilha Sonora à Produção do Stop-Motion PDF
Adaile Domingues dos Santos Koentopp
Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil PDF
Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica PDF
Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro
O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM PDF
Andréia Pires Chinaglia Oliveira
Por uma Pedagogia do Silêncio PDF
Eduardo Guedes Pacheco
Pré-formação e expectativas de Licenciandos em Música quanto à formação na licenciatura e à atuação profissional PDF
Maria José Dozza Subtil, Egon Eduardo Sebben
Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência PDF
Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio
Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida
O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF
Camila Betina Röpke
A metodologia da problematização durante o estágio supervisionado: uma proposta pedagógico-musical para um curso de formação de professores de educação infantil PDF
Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca
Musicalização para bebês na UFPel: um relato de experiência PDF
Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Luana Medina, Cássia Neivert, Tamiê Camargo, Andreia Lang
A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais PDF
Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly
Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá PDF
Vânia Gizele Malagutti, Souza Virginia Coelho Cássia, Oliveira Chinaglia Pires de Andreia
Ensino da percussão corporal para estudantes de um curso de licenciatura em música: possíveis contribuições para a formação dos (as) educadores (as) musicais. PDF
Mariel Perez Pino
A importância da Sensibilização Musical: uma experiência de formação. PDF
Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Gisele Matavelli
Programa EDUCANTO: Educação musical por meio do canto coral infantil – Reflexões dos professores unidocentes PDF
Carla Irene Roggenkamp, Ronaldo da Silva, Rogério de Brito Bergonld, Priscila de Oliveira Silva, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Brenda Emelise Tavares Vaz
A Formação Profissional dos Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Música no Estado do Maranhão PDF
willinson carvalho do rosário
A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos PDF
Elaine Martha Daenecke
A Formação do professor de música e a área de atuação em Paranavaí-PR PDF
Rafael Lucas Torrente
A importância da reflexão na prática de estágio supervisionado em música PDF
Haíse Gonçalves Pinheiro
O PDE e a música na escola: uma política pública na prática PDF
Andrea Simoni da Silva Bortollo Petrocelli
Estilos de vida e escuta musical: investigação junto a familiares de crianças da Educação Infantil PDF
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral
Flauteando com licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência com formação de professores PDF
Bruna Williena da Silva
Indícios do Desenvolvimento Profissional do professor de música: um estudo sobre os gestos profissionais PDF
Ezequiel Carvalho Viapiana