Anais do Encontro Regional Sul da ABEM
ISSN Online: 1981-9005
V.2, 2016
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
Diversidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: reflexões para a educação musical | |
Rafael Prim Meurer | |
Contribuições de pesquisa: A elaboração do site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) | |
Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
O cérebro musical: relato comparativo entre músicos e não músicos | |
Camila Martins Ferreira, Ronaldo da Silva | |
Questionário online e entrevista a distância como recursos de pesquisa junto a egressos de pós-graduação em educação musical | |
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Chiquinha Gonzaga e a Música Brasileira: uma análise do discurso na literatura infanto-juvenil | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes | |
Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin | |
Júlio César Stefanoni | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira | |
ACTING PERCUSSION AND VOCAL: atividades de prática em conjunto com alunos do 6º ano | |
Drieli Borba Farias, Bianca Amora, Maria Luiza Feres Amaral | |
A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade | |
Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa | |
A música nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura | |
MAIRA ANA KANDLER | |
Ensino de ritmos através de jogos | |
Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva | |
Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental | |
Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Prática coral infantojuvenil na perspectiva dos alunos de uma escola pública | |
Beatriz Pereira Caetano, Regina Finck Schambeck | |
Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau | |
Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck | |
O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas | |
Ana Ester Correia Madeira | |
O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso | |
Lúcia Jacinta da Silva Backes | |
Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo? | |
Leandro Augusto dos Reis | |
Reações de bebês em atividades musicais em um Centro de Educação Infantil | |
Beatriz Veriana Pasold, Melita Bona | |
Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento | |
Paulo Jeovani dos Santos Junior | |
A formação musical dos alunos do ensino médio: um tema mapeado nos anais da Abem (2013 e 2015) | |
Gabriela Cintra dos Santos | |
Música renascentista: uma experiência prática no ensino médio | |
Gisele Santos Tonon, Luan Cavalleri, Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller | |
Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM | |
Daniela Gazis | |
A Música Afro-brasileira na escola: prática coletiva utilizando instrumentos de percussão alternativos | |
Ana Paula Martos Simão Martos Simão | |
Morceguinho: construindo uma peça musical coletiva na Educação Infantil. | |
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira | |
Reflexões sobre o ensino de música no ensino médio | |
Regina Stori | |
Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil | |
Marisleusa de Souza Egg | |
Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento | |
Cristina Mie Ito Cereser | |
O canto, os professores de música e a escola básica | |
Hortênsia Vechi | |
A flauta como instrumento de motivação e mudança | |
Elizabeth da silva Galastri | |
Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal | |
Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari | |
Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula | |
Diego Conto Lunelli | |
FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA – Ponta Grossa, Paraná. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO | |
Fátima Beatriz DE CASTRO SANTOS | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Métodos Ativos no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez | |
Nadma Islane Oliveira Santos | |
“A Boneca Feliz” de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance | |
Ellen De Albuquerque Boger Stencel | |
Um olhar (uma escuta) ao repertório de interesse dos estudantes: relato de experiência em Escola Livre de Música | |
Bruno Arceno Barbosa, Camila Costa Zanetta | |
A Aplicação de Técnicas Estendidas no Ensino de Violino e Viola | |
Tauan Gonzalez Sposito | |
Aspectos das trajetórias acadêmica e não acadêmica na atuação de um professor de violão | |
Roveli Bichels, Regina Finck Schambeck | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais | |
Sérgio Inácio Torres | |
Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente | |
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem | |
Guilherme Sampaio Garbosa | |
Percepção Musical e as Práticas Individuais de Estudo para a Escrita Rítmica e Melódica | |
Elcio Antonio Almeida Júnior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi | |
REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016 | |
Danilo Ramos, Anderson Toni | |
Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo | |
Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias | |
COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula | |
Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi | |
Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário. | |
Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo | |
A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem | |
ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | |
Vivências no curso de Licenciatura em Música: relato de experiência | |
Ellen De Albuquerque Boger Stencel | |
Musicalização infantil no Brasil: um estudo sobre cursos de educação musical para crianças vinculados a instituições de ensino superior | |
Tiago Madalozzo, Vitor Silveira da Costa | |
Barbatuques e outros sons: os grupos de percussão corporal podem contribuir para a performance de instrumentistas? | |
Paula Karoline de Campos, Cristiane Otutumi | |
A naturalidade do falsete e a voz de contratenor: refletindo sobre a formação de cantores | |
Daniel Torri Souza | |
A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado | |
Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho | |
A integração entre duas abordagens metodológicas na aula de piano na licenciatura: aprendizagem com e sem partituras | |
Patricia Bolsoni | |
Conhecendo a cena percussiva e a formação de professores de música no pampa. | |
Matheus de Carvalho Leite | |
RÍTMICA E AUTORREGULAÇÃO | |
Aglaê Machado Frigeri | |
Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto | |
Victor Lucas Bento, Rosane Cardoso de Araújo | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais |
|
CRIAÇAO MUSICAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UMA RELAÇAO POSSÍVEL NO CANTO CORAL INFANTIL | |
Ederson Marques, Valéria Lüders | |
Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano. | |
Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini | |
A formação do tecladista eletrônico: um estudo de caso | |
Maria Amélia Benincá | |
Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos | |
Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro | |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO | |
Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis | |
Contribuições do ensino da música em projetos sociais: depoimentos de egressos. | |
Anete Susana Weichselbaum, Pamela Lopes Nunes | |
Educação Musical e Apreciação Musical: construindo conhecimento musical através do corpo | |
Ranielly Boff Scheffer | |
Influência dos indicadores fisiológicos nas crenças de autoeficácia de alunos em um contexto de ensino coletivo de violão | |
Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo | |
“É preciso ir para as ruas”: relato de experiência sobre os encontros musicais do Grupo de Práticas Vocais Coletivas da UNIPAMPA | |
Lúcia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos | |
Aprendizagem e prática musical de três bandas de música: um estudo exploratório | |
Scarlat Suiti, Juliana Bischoff, Wellington Tangi | |
A formação de um grupo musical no Assentamento de Reforma Agrária Contestado, Lapa-PR | |
mariana gomes godinho de castro, Mauricio Escher | |
Planejamento em Educação instrumental – Violão Popular | |
Alice Fonseca Machowsky | |
Redes familiares e educação musical: a construção de um referencial teórico para um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical na infância | |
Elder Gomes da Silva, Caio César de Sousa Lima | |
Projeto de Extensão “Musicalização para Bebês”: os primeiros passos | |
Mariana Araújo Stocchero | |
Processos educativos na convivência em uma Banda Musical. | |
Ilza Zenker Joly, Lenon Tagliaro | |
Percursos de aprendizagem de músicos multi-instrumentistas: uma abordagem a partir da história oral. | |
Gustavo Luís Rauber | |
O Coral Na Terceira Idade: Educação Musical E As Consequências Na Saúde Vocal | |
Sra Jeimely Heep Bornholdt, Sra Marisleusa de Souza Egg | |
Prosódia e Memória: O Uso de Palavras para o Ensino de Bases Rítmicas no Violão Popular. | |
PAULO ROBERTO SALVADOR | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Utilização de softwares musicais na prática coral | |
Sandra Regina Cielavin | |
É hora de gravar: a relação das crianças com o processo de gravação de um cd em uma oficina de música | |
Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS | |
Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral | |
A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e síndrome de Down: um relato de experiência | |
Luciano da Silva Candemil | |
Contribuições da psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski para a Educação Musical da criança com deficiência intelectual | |
Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Valéria Lüders | |
Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo | |
Camila Fernandes Figueiredo, Valéria Lüders | |
Educação e Surdez: A inclusão na aula de música | |
Vinícius Nicolodelli | |
Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS | |
Daniele Isabel Ertel | |
Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação | |
Teresa Cristina Trizzolini Piekarski | |
OUVINDO A MÚSICA COM O CORPO: Relato de experiência de Estágio Supervisionado com alunos surdos | |
Juliana Bischoff | |
Socialização musical de crianças e jovens em uma orquestra: sonhos, desejos e projetos familiares | |
Adriana Bozzetto | |
Olhos Coloridos: um relato de experiência sobre diversidade e preconceito no PIBID em Música da PUCPR | |
Viviane Alves Kubo, POTIRA VIEIRA CARGNIN, MELISSA MICOSKI PEREIRA | |
Inclusão cultural: relações entre políticas públicas e educação musical | |
Helena Loureiro | |
Para além do som: Relato de uma experiência pedagógico-musical com surdos | |
Scarlat Suiti Suiti | |
Musicalização para Bebês com TEA – Transtorno do Espectro Autista | |
Tamiê Pages Camargo, Luana Medina de Barros | |
Cenas inclusivas: relato das práticas musicais com um aluno com Síndrome de Down | |
Bruna Hedler | |
Entre la apología y la crítica: Consideraciones sobre los estudios que abordan los sistemas de orquestas con funciones sociales, partiendo de la experiencia concreta de un estudio de caso. | |
Viviana Carolina Alemán | |
Apreciação musical e deficiência intelectual | |
Melody Lynn Raby, Valéria Lüders | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Ampliando o repertório musical de professoras da educação infantil com foco na diversidade étnica: relato de uma experiência a partir do PIBID | |
Amarildo Inácio dos Santos | |
Disposições Híbridas no Gosto Cultural de Futuros Professores de Música | |
Paula Alexandra Reis Bueno | |
PIBID Música na Educação Infantil: musicalização a partir da construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos. | |
Renata Mariano Landgraf | |
Educanto: educação musical por meio da prática do canto coral infantil em escola de aplicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa | |
Ronaldo da Silva, Brenda Emelise Tavares Vaz, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Priscila de Oliveira Silva, Carla Irene Roggenkamp, Rogério de Brito Bergold
|
|
Relatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015 | |
Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves Soares
|
|
Participação e Motivação nas Aulas de Música da Escola | |
Elcio Antonio Almeida Júnior, Franciele Pereira Oliveira | |
O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil | |
Gabriel Luiz Kruczeveski | |
PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos. | |
Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Jornada de Estudos em Educação Musical: refletindo sobre as aprendizagens geradas na organização do evento | |
Natália Búrigo Severino, Mariana Barbosa Ament | |
A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores | |
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza | |
Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música. | |
Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie Sumigawa
|
|
Muda vocal e educação musical: contribuições do Núcleo de Prática e Pesquisa em canto do curso de Licenciatura em Música da PUCPR na formação dos licenciandos | |
Viviane Alves Kubo, Levy Lopes Lopes Junior | |
Música Minimalista e Cinema: Da trilha Sonora à Produção do Stop-Motion | |
Adaile Domingues dos Santos Koentopp | |
Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil | |
Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica | |
Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro | |
O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM | |
Andréia Pires Chinaglia Oliveira | |
Por uma Pedagogia do Silêncio | |
Eduardo Guedes Pacheco | |
Pré-formação e expectativas de Licenciandos em Música quanto à formação na licenciatura e à atuação profissional | |
Maria José Dozza Subtil, Egon Eduardo Sebben | |
Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência | |
Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores | |
Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida | |
O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL | |
Camila Betina Röpke | |
A metodologia da problematização durante o estágio supervisionado: uma proposta pedagógico-musical para um curso de formação de professores de educação infantil | |
Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca | |
Musicalização para bebês na UFPel: um relato de experiência | |
Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Luana Medina, Cássia Neivert, Tamiê Camargo, Andreia Lang | |
A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais | |
Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly | |
Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá | |
Vânia Gizele Malagutti, Souza Virginia Coelho Cássia, Oliveira Chinaglia Pires de Andreia | |
Ensino da percussão corporal para estudantes de um curso de licenciatura em música: possíveis contribuições para a formação dos (as) educadores (as) musicais. | |
Mariel Perez Pino | |
A importância da Sensibilização Musical: uma experiência de formação. | |
Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Gisele Matavelli | |
Programa EDUCANTO: Educação musical por meio do canto coral infantil – Reflexões dos professores unidocentes | |
Carla Irene Roggenkamp, Ronaldo da Silva, Rogério de Brito Bergonld, Priscila de Oliveira Silva, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Brenda Emelise Tavares Vaz
|
|
A Formação Profissional dos Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Música no Estado do Maranhão | |
willinson carvalho do rosário | |
A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos | |
Elaine Martha Daenecke | |
A Formação do professor de música e a área de atuação em Paranavaí-PR | |
Rafael Lucas Torrente | |
A importância da reflexão na prática de estágio supervisionado em música | |
Haíse Gonçalves Pinheiro | |
O PDE e a música na escola: uma política pública na prática | |
Andrea Simoni da Silva Bortollo Petrocelli | |
Estilos de vida e escuta musical: investigação junto a familiares de crianças da Educação Infantil | |
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral | |
Flauteando com licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência com formação de professores | |
Bruna Williena da Silva | |
Indícios do Desenvolvimento Profissional do professor de música: um estudo sobre os gestos profissionais | |
Ezequiel Carvalho Viapiana |