Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6829

v.5, 2022

GTE 04 – Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos

Cantos do mundo em um espaço virtual PDF
Magda Dourado Pucci

GTE 06 – Educação Musical e Humanização

O Jardim Sonoro: uma proposta de intervenção psicopedagógica institucional – Centro Municipal de Educação Infantil Heloisa Gusmão. PDF
Anderson Pereira santos
LIDERANÇA MUSICAL ENGAJADA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CRIATIVA EM DOIS PROJETOS SOCIAIS DE BELO HORIZONTE PDF
Rejane Harder, Heloísa Feichas
Crianças em ação: construindo uma metodologia de pesquisa em educação musical PDF
Fernanda Dias Dias

GTE 09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação

A/r/tografia: uma proposta pedagógica em arte na Educação Musical, as Práticas a/r/topedagógicas no Instagram PDF
Joselaine Araújo Araújo Bezerra
Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: relato de pesquisa concluída por meio da escuta PDF
Mariana Gomes Maziero

GTE 12 – Ensino de música nas escolas de educação básica

Elaboração de materiais didáticos a partir das músicas dos alunos PDF
Fernando Macedo Rodrigues, Luciana Leonardo Pereira
“Nas Brechas do Momento”: uma experiência educativa-musical no ensino remoto PDF
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Pedro Henrique de Souza Borges
Quem tem medo de bruxa? Trabalhando por projetos em aulas de Música PDF
Evandro Carvalho Menezes
A ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS APLICADAS AO ECIM DE SOPROS/METAIS EM CONTEXTO ESCOLAR PDF
José Rones Rodrigues Carreiro, Marco Antonio Toledo Nascimento
Apresentando a música da África na sala de aula: proposta de atividade para turma de 7 ano PDF
Beatriz de Souza Bessa
Currículo de Música da Educação Infantil nos PETs da Secretaria Estadual de Minas Gerais: uma análise a partir da densidade semântica PDF
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Sara Paraguassú Santos do Vale
A construção de conhecimento musical nos PETs dos anos finais do Ensino Fundamental (SEEMG): uma análise a partir da gravidade semântica PDF
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade
Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise da gravidade semântica nas propostas dos PETs da rede estadual de Minas Gerais PDF
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Silvana de Souza Pereira
OS CONSERVATÓRIO ESTADUAIS DE MÚSICA EM MINAS GERAIS: CRIAÇÃO E REDE DE INFLUÊNCIAS PDF
Romario Allef Ribeiro Silva, Antônio Carlos Guimarães
A figura do professor-artista e o ensino de música para crianças: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura PDF
Fabrício Malaquias-Alves, Helena Lopes da Silva

GTE 13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo

Desenvolvimento musical de crianças autistas com Transtorno do Neurossensorial na educação musicalEducação Musical Inclusiva. Autismo Infantil. Transtorno Neurossensorial. PDF
Lenilce da Silva Reis Santana, Jose Davison da Silva Júnior
EDUCAÇÃO MUSICAL COM SURDOS: NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA BILÍNGUE PDF
Andressa Samanta da Silva
Ensino de violão para pessoas com deficiência visual mediado por recursos de Tecnologia Assistiva: um estudo de caso PDF
Gabriel de Araújo Kröger, Adriana do Nascimento Araújo Mendes

GTE 15 – Ensino Instrumental

O Discurso Musical de Clarinetista em uma Peça Solo Pós-tonal Brasileira PDF
Carina da Silva Bertunes
Atividades de improvisação no ensino coletivo de violão: uma pesquisa-ação através do ensino remoto emergencial PDF
Rafael Cruz Camacho
Estratégias motivacionais para aulas online: Relato de experiência das aulas de violoncelo no projeto social Garoto Cidadão em Minas Gerais PDF
Ana Júlia Chinelato
A produção acadêmica em educação musical instrumental dos Cursos de Música do Ceará PDF
Sara Sousa Alves, Marco Antonio Toledo Nascimento, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
Prática instrumental na licenciatura em música: reflexões e práticas no ensino coletivo da flauta doce PDF
Paula Andrade Callegari
Reflexões sobre o ensino do piano popular PDF
Verônica Santos Adami
Aprendizagem colaborativa e criativa e formação para autonomia no ensino instrumental: estratégias pedagógico-metodológicas para a aprendizagem do instrumento ou canto em um bacharelado em música na modalidade à distância. PDF
Luciano Barros Carneiro
Desenvolvimento de atividades de auto treinamento para Competências Técnico-Musicais (CTMs) do Violão Percussivo (VP) PDF
Stanley Levi Fernandes, Gustavo Ramos, José RIcardo Jamal, Talmer Régis Oliveira

GTE 16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música

O desenvolvimento de PETs em uma escola específica de música PDF
Lívia Roberta Oliveira
Recital de canto, do on-line ao presencial, um relato de experiência. PDF
Renato Cardoso da silva

GTE 21 – Pedagogias da Música Popular

Contribuições para a Contribuições para a metodologia de ensino do acordeom no Brasilmetodologia de ensino do acordeom no Brasil
Marx Marreiro Marreiro
Experiências de Socialização musical e profissionalização: um estudo de caso com duplas sertanejas PDF
Jaqueline Soares Marques

GTE 23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical

A colonialidade do currículo musical e a necessidade de um ensino decolonial PDF
Agnes Antunes Felippe, Lúcia Pompeu de Freitas Campos

GTE 25 – Outros

“A voz que vem da raiz”: um olhar sobre a trajetória da formação musical de Milton Nascimento PDF
Lílian Oliveira Sales de Souza
Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência como aluna no curso de Licenciatura em Música da UFJF PDF
Suzane Ferreira, Hellem Pimentel
PESQUISA EM MÚSICA: UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO REMOTO PDF
Samuel Francisco Lira Filho