Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6829
v.5, 2022
GTE 04 – Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos |
|
Cantos do mundo em um espaço virtual | |
Magda Dourado Pucci | |
GTE 06 – Educação Musical e Humanização |
|
O Jardim Sonoro: uma proposta de intervenção psicopedagógica institucional – Centro Municipal de Educação Infantil Heloisa Gusmão. | |
Anderson Pereira santos | |
LIDERANÇA MUSICAL ENGAJADA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CRIATIVA EM DOIS PROJETOS SOCIAIS DE BELO HORIZONTE | |
Rejane Harder, Heloísa Feichas | |
Crianças em ação: construindo uma metodologia de pesquisa em educação musical | |
Fernanda Dias Dias | |
GTE 09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação |
|
A/r/tografia: uma proposta pedagógica em arte na Educação Musical, as Práticas a/r/topedagógicas no Instagram | |
Joselaine Araújo Araújo Bezerra | |
Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: relato de pesquisa concluída por meio da escuta | |
Mariana Gomes Maziero | |
GTE 12 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
Elaboração de materiais didáticos a partir das músicas dos alunos | |
Fernando Macedo Rodrigues, Luciana Leonardo Pereira | |
“Nas Brechas do Momento”: uma experiência educativa-musical no ensino remoto | |
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Pedro Henrique de Souza Borges | |
Quem tem medo de bruxa? Trabalhando por projetos em aulas de Música | |
Evandro Carvalho Menezes | |
A ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS APLICADAS AO ECIM DE SOPROS/METAIS EM CONTEXTO ESCOLAR | |
José Rones Rodrigues Carreiro, Marco Antonio Toledo Nascimento | |
Apresentando a música da África na sala de aula: proposta de atividade para turma de 7 ano | |
Beatriz de Souza Bessa | |
Currículo de Música da Educação Infantil nos PETs da Secretaria Estadual de Minas Gerais: uma análise a partir da densidade semântica | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Sara Paraguassú Santos do Vale | |
A construção de conhecimento musical nos PETs dos anos finais do Ensino Fundamental (SEEMG): uma análise a partir da gravidade semântica | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade | |
Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise da gravidade semântica nas propostas dos PETs da rede estadual de Minas Gerais | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Silvana de Souza Pereira | |
OS CONSERVATÓRIO ESTADUAIS DE MÚSICA EM MINAS GERAIS: CRIAÇÃO E REDE DE INFLUÊNCIAS | |
Romario Allef Ribeiro Silva, Antônio Carlos Guimarães | |
A figura do professor-artista e o ensino de música para crianças: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura | |
Fabrício Malaquias-Alves, Helena Lopes da Silva | |
GTE 13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo |
|
Desenvolvimento musical de crianças autistas com Transtorno do Neurossensorial na educação musicalEducação Musical Inclusiva. Autismo Infantil. Transtorno Neurossensorial. | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Jose Davison da Silva Júnior | |
EDUCAÇÃO MUSICAL COM SURDOS: NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA BILÍNGUE | |
Andressa Samanta da Silva | |
Ensino de violão para pessoas com deficiência visual mediado por recursos de Tecnologia Assistiva: um estudo de caso | |
Gabriel de Araújo Kröger, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
GTE 15 – Ensino Instrumental |
|
O Discurso Musical de Clarinetista em uma Peça Solo Pós-tonal Brasileira | |
Carina da Silva Bertunes | |
Atividades de improvisação no ensino coletivo de violão: uma pesquisa-ação através do ensino remoto emergencial | |
Rafael Cruz Camacho | |
Estratégias motivacionais para aulas online: Relato de experiência das aulas de violoncelo no projeto social Garoto Cidadão em Minas Gerais | |
Ana Júlia Chinelato | |
A produção acadêmica em educação musical instrumental dos Cursos de Música do Ceará | |
Sara Sousa Alves, Marco Antonio Toledo Nascimento, João Emanoel Ancelmo Benvenuto | |
Prática instrumental na licenciatura em música: reflexões e práticas no ensino coletivo da flauta doce | |
Paula Andrade Callegari | |
Reflexões sobre o ensino do piano popular | |
Verônica Santos Adami | |
Aprendizagem colaborativa e criativa e formação para autonomia no ensino instrumental: estratégias pedagógico-metodológicas para a aprendizagem do instrumento ou canto em um bacharelado em música na modalidade à distância. | |
Luciano Barros Carneiro | |
Desenvolvimento de atividades de auto treinamento para Competências Técnico-Musicais (CTMs) do Violão Percussivo (VP) | |
Stanley Levi Fernandes, Gustavo Ramos, José RIcardo Jamal, Talmer Régis Oliveira | |
GTE 16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música |
|
O desenvolvimento de PETs em uma escola específica de música | |
Lívia Roberta Oliveira | |
Recital de canto, do on-line ao presencial, um relato de experiência. | |
Renato Cardoso da silva | |
GTE 21 – Pedagogias da Música Popular |
|
Contribuições para a Contribuições para a metodologia de ensino do acordeom no Brasilmetodologia de ensino do acordeom no Brasil | |
Marx Marreiro Marreiro | |
Experiências de Socialização musical e profissionalização: um estudo de caso com duplas sertanejas | |
Jaqueline Soares Marques | |
GTE 23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical |
|
A colonialidade do currículo musical e a necessidade de um ensino decolonial | |
Agnes Antunes Felippe, Lúcia Pompeu de Freitas Campos | |
GTE 25 – Outros |
|
“A voz que vem da raiz”: um olhar sobre a trajetória da formação musical de Milton Nascimento | |
Lílian Oliveira Sales de Souza | |
Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência como aluna no curso de Licenciatura em Música da UFJF | |
Suzane Ferreira, Hellem Pimentel | |
PESQUISA EM MÚSICA: UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO REMOTO | |
Samuel Francisco Lira Filho |