Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6829
v.4, 2020
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
As práticas musicais criativas na aula de música: uma análise sobre seus conteúdos na Coleção “Por toda parte” (PNLD/2017) | |
Karla Beatriz Soares Souza, Lilia Neves Gonçalves | |
A criação musical na educação escolar – reflexões para o ensino de música | |
Rafael Beling | |
Educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: reflexões introdutórias | |
Rafael Beling | |
Estado da arte da Pedagogia Coral Infantil em anais de Congressos Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical | |
Jean Carlos Rafael, Débora Andrade | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Conhecimentos musicais poderosos: possíveis interfaces entre a música e a educação básica | |
Mauricio Braz Carvalho | |
Educação Musical e Teoria Histórico-cultural: perspectivas para um novo mundo | |
Maria Flavia Silveira Barbosa | |
O fator mental no desenvolvimento técnico e no estudo do violino | |
Cristiane Cabral de León | |
Iemanjá na “roda”: confrontando apagamentos por uma educação musical anti-racista. | |
Renato Santoro Rezende, Eduardo Prestes Massena, Pedro Mendonça | |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
O cenário da Educação Musical em Montes Claros-MG na primeira metade do século XX: resultados preliminares acerca da presença da música na escola | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota | |
Caminhos abertos por Lydia Hortélio para a Educação Musical no Brasil a partir das oficinas nos Festivais de Inverno da UFMG nos anos 1980 | |
Lucia Campos, Luciana Lages | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola: Limites e Possibilidades | |
Alan Caldas Simões | |
Canto Coral: uma proposta para o Ensino Médio | |
Leandro Silva | |
Sons da Autonomia: Experiências com a pedagogia crítico-social dos conteúdos | |
Valter Souza dos Santos Junior | |
Avaliação da aprendizagem na aula de Música? Um recorte de pesquisa de mestrado em andamento com professores de Música de uma Rede Municipal de Ensino | |
Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Fernando Stanzione Galizia | |
PONTUAÇÃO SOBRE TEMPO DE EXPERIÊNCIA PREGRESSA DO EDUCADOR MUSICAL EM CONCURSOS PÚBLICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: amostra da região centro-oeste | |
MATEUS ALENCAR NIKEL | |
Escuta decolonial: pluralidade étnica na educação musical | |
Barbara Viggiano Rocha da Silva | |
A formação e a práxis do pedagogo na Educação Infantil: uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRRJ/IM e da Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu | |
Carolina Brito Pereira | |
Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva | |
Música Concreta, educação básica e ensino à distância durante a pandemia: um relato de experiência | |
Crislany Viana da Silva | |
Ideias para adiar o fim do mundo: a Música num projeto interdisciplinar em contexto de ensino remoto durante a pandemia de COVID 19 | |
Glauber Resende Domingues | |
O ensino de música na educação básica frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores licenciados egressos do curso de música | |
Prof. André Rangel de Carvalho, Profª Dra. Helena Lopes da Silva | |
Orientações curriculares e didáticas de arte para o ensino fundamental – anos iniciais – do Estado de São Paulo: uma análise sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade | |
Marcelo Haack Marcos | |
Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Prática coral a partir de propostas da obra Kinder-Musik de Boris Porena: experimentos em sala de aula | |
Emerson Pereira Tineo | |
Educação profissional em música e a empregabilidade de seus egressos: como egressos dos conservatórios mineiros adquirem os saberes necessários para a sua atuação profissional | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Reflexões sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento profissional de professores de música | |
Euridiana Silva Souza | |
Desenvolvimento da técnica de arco no violino: uma revisão bibliográfica sobre a abordagem de um posicionamento natural da mão direita | |
Cristiane Cabral de León, Maria Clara de Melo Mesquita | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
A aprendizagem cooperativa: um viés social e cognitivo para o ensino de piano funcional em grupo | |
Sérgio Inácio Torres | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares |
|
Escuta e preferências musicais infantis na era das plataformas de streaming | |
Carolina Cason da Silva, Cíntia Thais Morato | |
“Quem ensina aprende ao ensinar”: a impermanência do educador musical frente aos variados contextos de atuação. | |
Daniele Damasceno Fischer | |
O movimento corporal nos métodos de percussão afro-brasileira | |
Emilia Chamone | |
Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseadas em dois relatos de experiência | |
Gustavo Ramos Ferraz | |
Aprendizagem musical entre crianças | |
Barbara Viggiano Rocha da Silva | |
O papel do mestre de banda como educador: uma etnografia da banda do Rio das Mortes (MG) | |
Clesio Francisco Silva, Lucia Campos | |
A Mulher à Margem do Choro | |
Beatriz Rodrigues Nascimento | |
Vivências musicais e afetividade no primeiro ano de vida | |
Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Reflexões sobre o processo de gravação do coro virtual: um relato de experiência | |
Sandra Regina Cielavin, Adriana Mendes | |
Musicalização on-line para a primeira infância em tempos de pandemia: reflexões sobre práticas em construção. | |
Angelita Maria Vander Broock, Isaac Luis Souza, Helena Lopes | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Relato de experiência de proposta pedagógica através do processo criativo composicional na Educação Musical com deficientes. | |
Juliana Marilia Coli, Aline Bahia dos Anjos, Hugo Bautz Küster, Sonia Vieira de Amorim Almeida | |
Música e violão para idosos na era digital | |
Gustavo Ramos Ferraz | |
Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. | |
Roger Vieira Cunha | |
Coral das Mães da APAE de São João del-Rei: uma experiência sociomusicalizadora | |
Jean Carlos Rafael, Maria Amélia de Resende Viegas | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as |
|
Das aulas presenciais ao ambiente virtual: relato de experiência acerca das atividades do Curso de Musicalização Infantil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) | |
Maria Clara Leite e Oliveira, Raiana Maciel do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, Jessica Siqueira Gomes, Larissa Braga Andrade
|