Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6829

v.4, 2020

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

As práticas musicais criativas na aula de música: uma análise sobre seus conteúdos na Coleção “Por toda parte” (PNLD/2017) PDF
Karla Beatriz Soares Souza, Lilia Neves Gonçalves
A criação musical na educação escolar – reflexões para o ensino de música PDF
Rafael Beling
Educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: reflexões introdutórias PDF
Rafael Beling
Estado da arte da Pedagogia Coral Infantil em anais de Congressos Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical PDF
Jean Carlos Rafael, Débora Andrade

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Conhecimentos musicais poderosos: possíveis interfaces entre a música e a educação básica PDF
Mauricio Braz Carvalho
Educação Musical e Teoria Histórico-cultural: perspectivas para um novo mundo PDF
Maria Flavia Silveira Barbosa
O fator mental no desenvolvimento técnico e no estudo do violino PDF
Cristiane Cabral de León
Iemanjá na “roda”: confrontando apagamentos por uma educação musical anti-racista. PDF
Renato Santoro Rezende, Eduardo Prestes Massena, Pedro Mendonça

GT 1.3 – História da educação musical

O cenário da Educação Musical em Montes Claros-MG na primeira metade do século XX: resultados preliminares acerca da presença da música na escola PDF
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota
Caminhos abertos por Lydia Hortélio para a Educação Musical no Brasil a partir das oficinas nos Festivais de Inverno da UFMG nos anos 1980 PDF
Lucia Campos, Luciana Lages

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola: Limites e Possibilidades PDF
Alan Caldas Simões
Canto Coral: uma proposta para o Ensino Médio PDF
Leandro Silva
Sons da Autonomia: Experiências com a pedagogia crítico-social dos conteúdos PDF
Valter Souza dos Santos Junior
Avaliação da aprendizagem na aula de Música? Um recorte de pesquisa de mestrado em andamento com professores de Música de uma Rede Municipal de Ensino PDF
Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Fernando Stanzione Galizia
PONTUAÇÃO SOBRE TEMPO DE EXPERIÊNCIA PREGRESSA DO EDUCADOR MUSICAL EM CONCURSOS PÚBLICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: amostra da região centro-oeste PDF
MATEUS ALENCAR NIKEL
Escuta decolonial: pluralidade étnica na educação musical PDF
Barbara Viggiano Rocha da Silva
A formação e a práxis do pedagogo na Educação Infantil: uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRRJ/IM e da Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu PDF
Carolina Brito Pereira
Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva
Música Concreta, educação básica e ensino à distância durante a pandemia: um relato de experiência PDF
Crislany Viana da Silva
Ideias para adiar o fim do mundo: a Música num projeto interdisciplinar em contexto de ensino remoto durante a pandemia de COVID 19 PDF
Glauber Resende Domingues
O ensino de música na educação básica frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores licenciados egressos do curso de música PDF
Prof. André Rangel de Carvalho, Profª Dra. Helena Lopes da Silva
Orientações curriculares e didáticas de arte para o ensino fundamental – anos iniciais – do Estado de São Paulo: uma análise sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade PDF
Marcelo Haack Marcos
Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Prática coral a partir de propostas da obra Kinder-Musik de Boris Porena: experimentos em sala de aula PDF
Emerson Pereira Tineo
Educação profissional em música e a empregabilidade de seus egressos: como egressos dos conservatórios mineiros adquirem os saberes necessários para a sua atuação profissional PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel
Reflexões sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento profissional de professores de música PDF
Euridiana Silva Souza
Desenvolvimento da técnica de arco no violino: uma revisão bibliográfica sobre a abordagem de um posicionamento natural da mão direita PDF
Cristiane Cabral de León, Maria Clara de Melo Mesquita

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

A aprendizagem cooperativa: um viés social e cognitivo para o ensino de piano funcional em grupo PDF
Sérgio Inácio Torres

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

Escuta e preferências musicais infantis na era das plataformas de streaming PDF
Carolina Cason da Silva, Cíntia Thais Morato
“Quem ensina aprende ao ensinar”: a impermanência do educador musical frente aos variados contextos de atuação. PDF
Daniele Damasceno Fischer
O movimento corporal nos métodos de percussão afro-brasileira PDF
Emilia Chamone
Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseadas em dois relatos de experiência PDF
Gustavo Ramos Ferraz
Aprendizagem musical entre crianças PDF
Barbara Viggiano Rocha da Silva
O papel do mestre de banda como educador: uma etnografia da banda do Rio das Mortes (MG) PDF
Clesio Francisco Silva, Lucia Campos
A Mulher à Margem do Choro PDF
Beatriz Rodrigues Nascimento
Vivências musicais e afetividade no primeiro ano de vida PDF
Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Reflexões sobre o processo de gravação do coro virtual: um relato de experiência PDF
Sandra Regina Cielavin, Adriana Mendes
Musicalização on-line para a primeira infância em tempos de pandemia: reflexões sobre práticas em construção. PDF
Angelita Maria Vander Broock, Isaac Luis Souza, Helena Lopes

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Relato de experiência de proposta pedagógica através do processo criativo composicional na Educação Musical com deficientes. PDF
Juliana Marilia Coli, Aline Bahia dos Anjos, Hugo Bautz Küster, Sonia Vieira de Amorim Almeida
Música e violão para idosos na era digital PDF
Gustavo Ramos Ferraz
Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. PDF
Roger Vieira Cunha
Coral das Mães da APAE de São João del-Rei: uma experiência sociomusicalizadora PDF
Jean Carlos Rafael, Maria Amélia de Resende Viegas

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

Das aulas presenciais ao ambiente virtual: relato de experiência acerca das atividades do Curso de Musicalização Infantil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) PDF
Maria Clara Leite e Oliveira, Raiana Maciel do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, Jessica Siqueira Gomes, Larissa Braga Andrade