Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6829

v.3, 2018

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Grupo de estudos e pesquisa em educação musical: um olhar para a produção de conhecimento. PDF
Ilza Zenker Leme Joly, Heloise Gomes Ferreira, Mariel Perez Pino, Daniel Biaconi Previato, Milena Cristina Izaias, Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Jorge César de Araujo Pires

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Conceito de música, educação e personalidade em Elliott e Silverman, Music Matters (2015) PDF
Renato Cardoso
Relações étnico-raciais e educação musical: um estudo nos artigos da revista da ABEM PDF ()
Winnie Damas, Fernando Stanzione Galizia
Formação musical: múltiplas formas de aprendizagem e desenvolvimento musical PDF
Nathan Tejada de Podestá
Boris Porena: a experiência italiana na composição da discussão a respeito dos “tempos de crise” PDF
Samuel Campos de Pontes
Processo de construção interpretativa no Canto Popular PDF
Rute Lopes Santiago, Thais dos Guimarães Alvim Nunes

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

É MAIS FÁCIL MANTÊ-LOS NAS CARTEIRAS! – IMPACTO DAS BRINCADEIRAS DE RODA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL PDF
Josi Hellen Martins de Azevedo, Ailen Balog Lima
Currículos pensados/praticados: tecendo outras trajetórias curriculares com os sujeitos da escola PDF
Sr Prestes Massena, Pedro Macedo Mendonça
Gênese da notação musical: um relato de experiência de Estágio Supervisionado com crianças de 5 anos notando sons de animais PDF
Alaide Nunes, Daniela Dotto Machado
O conhecimento do desenvolvimento humano como ferramenta para o professor de música na educação básica PDF
Juliana Freires Oliveira Silva, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Produção de Material Didático na Educação Musical: uma proposta com jogos de tabuleiro PDF
Amanda Muniz Muraro
Professores de Música da Região Sudeste: perfil e crenças de autoeficácia PDF
Camila Betina Röpke, Cristina Mei Ito Cereser, Liane Hentschke
Aula de música na Educação de Jovens e Adultos: um projeto de pesquisa sobre processos de ensino aprendizagem musical entre os diferentes grupos etários presentes no cotidiano escolar PDF
Jennifer Gonzaga, Lília Neves Gonçalves
Livros Didáticos de Música: Um catálogo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. PDF
Rony Carlos de Araujo
Aula de música na Educação de Jovens e Adultos PDF
Karine Rayara Peres Duarte
Subprojeto de Música do PIBID Unicamp na E.E. José Vilagelin Neto – Relato de experiência na prática docente do ensino coletivo de violão PDF
Daniele Salina Gonçalves Gomes, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
A música na rede municipal do ensino fundamental de Indaiatuba – SP: o desafio da polivalência para o professor de Arte PDF
Karen Ildete Stahl Soler
Relações de ensino aprendizagem musical: Um estudo no teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira PDF
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves
A APRECIAÇÃO E ESCUTA ATIVA COMO DESTAQUE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
Ailen Rose Balog Lima, Gabriela Oliveira M. Nascimento, Melissa Miyuki Nishiyama
Educação Musical na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: Buscando práticas que respeitem o desenvolvimento infantil PDF
Mariana Araújo Parras Luque

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Apreciação Musical no Romantismo Nacionalista: Um Relato de Experiência PDF
Patrícia Kfouri Grosso, Daniela Dotto Machado
Processos de apropriação da leitura rítmica e jogos musicais PDF
Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif
Vivências musicais e o processo de socialização primária: um estudo com alunos de violão PDF
André da Silva Batiston, Silvia Cordeiro Nassif
Criatividades composicionais no ensino instrumental: projeto de arranjo para duo de violões PDF
Fábio Carrilho Santos Barros
Relato de experiência e reflexão sobre a condução de uma atividade de composição musical com alunos de uma escola especializada em música PDF
Audrea da costa martins

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Discutindo a afinação em canto: uma pesquisa com professores do ensino superior em música PDF
Juliana Bischoff
Como você toca as semicolcheias? A técnica de baquetas entre os rudimentos e os ritmos brasileiros PDF
Daniel Marcondes Gohn
A oficina de Limpeza de Ouvidos em uma perspectiva contemporânea na formação de professores de música PDF
Harue Kokitsu Ferreira
Educação musical e educação para as relações étnico-raciais: a realidade de um curso superior de licenciatura em música PDF
Luísa Maria Matos de Melo, Fernando Stanzione Galizia

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

A humanização do ambiente hospitalar por meio da música: a troca de saberes e vivências entre músicos e pacientes PDF
Luanda Oliveira Souza
Atribuição de causalidade na aprendizagem de violão: um estudo de caso com aulas coletivas PDF
Natanael Nestor Lopes, Edson Antônio de Freitas Figueiredo
Reflexões sobre processos educativos musicais oriundos de práticas sociais: vivências em um grupo de Capoeira PDF
Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Ilza Zenker Leme Joly
PROCESSOS EDUCATIVOS EM UMA ORQUESTRA EXPERIMENTAL. PDF
Jorge César de Araujo Pires, Ilza Zenker Leme Joly
Banda de música: ensino(s), desafios e conexões musicais PDF
Fernando Vieira da Cruz, Silvia Cordeiro Nassif
Boi Curumim de Nazaré: um estudo sobre a cultura popular tradicional de uma comunidade ribeirinha PDF
Rafaela Lopes Figueiredo, Natália Búrigo Severino
“Músicas do Mundo”: Aprendendo música por meio da apreciação musical PDF
Karine Rayara Peres Duarte
Corpo e Som: A prática de Música Corporal com crianças em uma ONG PDF
Guilherme Conrado de Oliveira, Isamara Alves Carvalho
A batucada universitária: um breve relato sobre as baterias universitárias e vivências pedagógico-musicais na Bateria UFSCar PDF
Gabriel Vieira Moraes Sarmento, Victor Guimarães Bertoni, Natália Búrigo Severino
Voz e corpo no canto coral PDF
Simone Santos Sousa
Ensino de violão no projeto “Crescendo Feliz”: desafios para a prática musical em uma comunidade PDF
Jefferson Cordeiro
Educação Não Formal como escolha e estratégia de músicos PDF
Júlio César Amstalden
As estratégias da Educação Musical para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores PDF
Dálete Lima Souza, Érika Andrade Silva
Interseções entre Educação Musical e Psicomotricidade PDF
Jaqueline Franco do Nascimento, Érika de Andrade Silva

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

A afetividade em cursos de música em ambientes digitais de aprendizagem PDF
Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro, Glauber Lúcio Alves Santiago
O ensino das práticas vocais nos cursos de licenciatura em música no Brasil: um levantamento preliminar em universidades federais. PDF
Daniel Chris Amato, Endre Solti
O USO DAS TIC NO ENSINO DE MÚSICA: POSSIBILIDADES E ENTRAVES ENCONTRADOS ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES PDF
Luiz Roberto Nascimento
Utilização de jogos e TIC na educação musical e suas influências na criatividade PDF
Paula Fernanda Alfaro Barrales, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Gameficação: uma pesquisa em um curso de violão no MOODLE PDF
Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro
“Método” para ensino coletivo de instrumentos de sopro. PDF
Santos Ramos Ramos dos Santos, Fred Siqueira Cavalcante
Material didático: Biografia de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) em quadrinhos PDF
karen Fagundes de carvalho, Erika Andrade Silva

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Aprendizagem criativa e Educação Musical Inclusiva: considerações iniciais PDF
Lisbeth Soares
A formação e atuação musical de um artista independente PDF
Rony Carlos de Araujo, Rafaela Inacio Benati

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Projetos de Extensão em Música e suas contribuições para a formação e atuação profissional PDF
Beatriz Paulino Pereira
Possibilidades para a música na escola pública: como o Pibid e a residência pedagógica facilitam ou não essa inserção PDF
Patricia Kawaguchi Cesar, Geovana Felice

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento/Canto como alternativa de hibridização entre o Bacharelado e a Licenciatura em Música PDF
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
Reforma Curricular no Curso de Música: repensando a proposta de formação inicial do professor da educação básica PDF
Risaelma de Jesus A M Cordeiro

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

A conceituação de letramento musical e sua aplicação na formação musical do educador: aquisição de competências musicais PDF
Rosana Lopes Silva