Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2526-5857

v.2, 2016

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

GESTÃO DE SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE EDUCADORES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PDF
Phelipe Souza Henriques
A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música PDF
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Thelma Sydenstricker Alvares
A visão do professorado especialista em Educação Musical que atua em escolas regulares galegas sobre o ensino do canto na infância PDF
LUCIA CASAL DE LA FUENTE
O método Esther Scliar: uma alternativa para o ensino de Percepção Musical PDF
Fernando Pereira da Silva Sobrinho
Percepção musical e apreciação: diferenças e semelhanças entre modos de escuta PDF
Leonardo do Nascimento Rodrigues
A educação musical como alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar PDF
ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Vilson Zattera
A Contextualização dos Métodos e Metodologias no Ensino da Música sob o Conceito de Musicalidade Abrangente PDF
Mônica Coropos

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

“O que é audiação?”: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural da indefinição do conceito de audiação como proposição de novos paradigmas metodológicos PDF
THIAGO XAVIER DE ABREU
Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio PDF
Silvia Cordeiro Nassif
Oficina de Escultura Sonora: um projeto transdisciplinar PDF
Marcos Vinícius Lopes Albricker
Educação musical e sociologia da infância: aproximações a partir da proposta pedagógica de Carl Orff PDF
Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Desvelar para a liberdade musical: Reflexões sobre des-envolvimento da musicalidade e a prática docente PDF
Talita Araujo Rodrigues
Educação Musical e diferença: um diálogo com a filosofia deleuzo-guattariana PDF
Glauber Resende Domingues
Negociando as distâncias nas aulas de música: refletindo sobre algumas contribuições de Michel Meyer. PDF
Helen Silveira Jardim de Oliveira

GT 1.3 – História da educação musical

O Colégio Pedro II e a LDB 5.692/71: desobediência legal e afirmação da Música como disciplina curricular obrigatória na escola regular PDF
Juliana Maria Chrispim

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Educando para Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire aplicado à Educação Musical PDF
Alan Caldas Simões
Canção e currículos: análises e perspectivas de interação PDF
LUCIA CASAL DE LA FUENTE
Práticas de Apreciação, Interpretação e Criação Musical na educação básica: uma aplicação transdisciplinar na educação musical por meio do Canto Coletivo em uma escola municipal do Rio de Janeiro PDF
Vinícius Pereira Rodrigues
Games e educação musical: possibilidades para o ensino de música entre crianças do Ensino Fundamental através de materiais dos jogos eletrônicos PDF
Luiz Antonio Prior Junior
Presença da música em escolas municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas PDF
Helen Barra de Moura
O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no projeto Criarte em Resende: enfrentando as adversidades PDF
Gustavo Rapozeiro frança, Inês Rocha
O discurso musical dos alunos: um ensaio sobre a diversidade nas salas de aula da educação básica brasileira PDF
Vinícius Pereira Rodrigues
O formal, o não formal e o informal: (inter)relações entre procedimentos de ensino por meio de um trabalho de composição de canções em sala de aula. PDF
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Leonardo Stefano
Como a experiência do uso da canção por meio das vivências em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno PDF
Lidia Jordão da Silva
Considerações dos diretores: um recorte de pesquisa sobre a implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ PDF
Márlon Souza Vieira
Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica PDF
Rebeca Almeida Batalha
Mapa Sonoro: a escuta como ferramenta de leitura, reconhecimento e interação com o espaço escolar PDF
Monique Desiderio Mathias
Estratégias do Público-Alvo da Educação Especial para o Público Mundo PDF
Maria Luisa Lage Almeida, Rosemary das Graças Pereira Moraes

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II PDF
Ana Cristina Santos de Paula, Ana Paula Teixeira da Cruz, Daniel Costa Fernandes, Liziléia Drummond de Souza, Renato Antonio Ferreira Simões, Solange Pereira de Abreu
A abordagem geográfica na obra para violão de Villa-Lobos e o seu uso enquanto ferramenta pedagógica PDF
Fábio Carrilho Santos Barros
Musicalização de adultos: aprendizado musical em espaços particulares sob a perspectiva andragógica PDF
IZAURA SERPA KAISER, QUÉZIA CORREA COUTINHO
Pantanágua e Falafá: invenções heterotópicas de uma educação musical menor PDF
Stênio Biazon, Luciano Vieira, Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito
Elaboração de material didático para o ensino coletivo de violão: compondo músicas para uma turma de crianças de um programa de musicalização PDF
Mariel Perez Pino, Ilza Zenker Leme Joly
Educação Musical com idosos: potencialidades e contribuições PDF
Marcelo Nogueira Mattos

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

As 500 canções brasileiras e o ensino do piano: contribuições da 3ª edição. PDF
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
O paradigma “nacional – popular” e o ensino superior de música no Brasil: contrastes e indagações PDF
Marcello Silva Teixeira
[nome do grupo omitido]: utopia, espelhos e invenção de heterotopias (ou… Mas, afinal, como é um “ensaio” de improvisação musical livre?) PDF
Stênio Biazon
Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música PDF
Euridiana Silva Souza, Euridiana Silva Souza
Produção do Conhecimento e Formação de professores em Música na Contemporaneidade PDF
Andersonn Araújo
Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música — reflexões sobre uma atividade universitária PDF
José Alberto Salgado e Silva
Introdução à Harmonia da Música Popular PDF
Fernando Stanzione Galizia
Projetos de Estudo em Teatro Musical e suas Contribuições para Cursos de Licenciatura em Música PDF
Victor Brum Pires
Literatura da Música Sinfônica e de Câmara: um relato de experiência docente com alunos de nível superior da Faculdade de Música do Espírito Santo PDF
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais

Sociedade Musical Santa Cecília: A influência da banda de música na formação de músicos sabarenses PDF
Ana Carolina Borges Umbelino
Coro – Cênico, uma alternativa para musicalização de idosos. PDF
Bárbara Emannuelly Andrade de Carvalho
As modificações trazidas pela prática do canto coral PDF
Jôfre Lúcio Goulart
As Tendências Pedagógicas do ensino não-formal nos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro PDF
Daniele Voiola

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Uso de Softwares Livres Como Recurso na Educação Musical
ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Caroline Blumer
Discussões sobre o ensino de violão em ambientes digitais: um paralelo entre a literatura e a opinião de um grupo de cinco professores PDF
Roberto Marcos Gomes de Onófrio
Utilização de redes sociais para a Formação Continuada Informal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria PDF
Mônica Coropos
A TECNOLOGIA E AS INTERFACES NO ENSINO DO VIOLÃO EM AMBIENTES DIGITAIS PDF
Roberto Marcos Gomes de Onófrio
As tecnologias digitais na educação musical: diálogos interdisciplinares PDF
Marcos André Martins Aristides
Utilização de Redes Sociais para a Formação Continuada Não-formal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria
Mônica Coropos

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Uma proposta de inclusão dentro de um programa de educação musical na cidade de São Paulo PDF
Ana Célia de Lima Viana, Cyntia de Vasconcelos Soares
O uso da Libras como recurso na Educação Musical PDF
Cristina Silva Kreutzfeld
Projeto a escola vai à ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos PDF
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese
O canto coral do projeto Libertarte: um instrumento no processo de ressocialização de internos do presídio em regime semiaberto no complexo do Xuri, Vila Velha/ES. PDF
IZAURA SERPA KAISER, SUNAMIS HERNÁNDEZ PEREIRA
INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO COM FLAUTA DOCE E O CANTO CORAL PDF
Jovenildo da Cruz Lima
Projeto A escola vai à ópera: O “ouvir música” dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo PDF
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese
A educação musical como inclusão social em um programa sociocultural PDF
Claudia Maradei Freixedas
O processo criativo coletivo na Educação Musical na Diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico PDF
Thelma Sydenstricker Alvares

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Conhecimento ético da realidade em que se vive: indício de uma profissionalidade emergente do professor de música PDF
Nair Aparecida Rodrigues Pires
O ensino de Flauta doce no curso de Música – Parfor: Uma abordagem a partir do conceito de Andragogia PDF
Bruna Williena da Silva
Canto Coral no curso de Pedagogia – Propostas e Reflexões PDF
Carvalho Carmo

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Música na Educação Básica: problematizando a formação de professores em contextos distintos PDF
Luciana Requião, Josiane Lopes, Ester Leal, Leonardo Moraes Batista
ÊNFASES E SILENCIAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: uma análise multicultural dos projetos político-pedagógicos de três Instituições de Ensino Superior da Cidade do Rio de Janeiro PDF
Renan Santiago de Sousa
Considerações sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Música na Sociedade Pós-Moderna sob o Conceito da Musicalidade Abrangente PDF
Sergio Luis de Almeida Álvares

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

O Ensino de Música a Distância Online: um relato de experiência sobre o ensino-aprendizagem de violão e ukulele na educação não formal PDF
João Daniel Cardoso Costa