Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM

ISSN Online: 2526-5857

v.1, 2014

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

“Música? Ele não nasceu pra isso!” Práticas do professor de música e preconceito em sala de aula PDF
Rafael Beling, Eduardo Lustosa
Música na vivência quotidiana de mães e bebês na comunidade rural de Santa Maria, Pará. (Pôster) PDF
Nadia Gomes Lima, Iani Dias Lauer-Leite, Hellen Thais Mileo
Uma análise sobre a contribuição de Palmer nas pesquisas em coordenação e movimento na performance musical PDF
Ricieri Carlini Zorzal
Perspectivas de Professores e Estudantes de Piano Sobre o Estudo das Invenções e Sinfonias de Johann Sebastian Bach PDF
Fernanda Torchia Zanon, Patricia Furst Santiago
Fatores de influência na construção das preferências musicais dos jovens: o caso de Vitória – ES PDF
Mikely Pereira Brito
Implantação do ensino da música em redes públicas de ensino: um estudo na rede municipal de Vitória/ES PDF
Fabricio Hofman da Silva
Estudo das vocalizações de bebês de 3 a 12 meses (Pôster) PDF
Hellen Thaís Miléo, Iani Lauer Leite
O jogo na aula de música na educação infantil: seus desafios e suas possibilidades PDF
Daniel Coura Belo, Alba Janes Santos Lima
Performance Vocal e Produção Musical na licenciatura em música: relato de uma experiência interdisciplinar PDF
Regina Mota Maier, Lineu Soares
Concepções de Educação, Música e Educação Musical para o ensino fundamental no Brasil: resultados de uma análise de livros didáticos PDF
Ariane Escórcio Ribeiro

GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico

Música, musicalidade e desenvolvimento humano: considerações sobre educação musical nas escolas PDF
Rafael Beling, Maria Flávia Silveira Barbosa
Pedagogia Wolfsohn/Molinari para o Ensino da Música PDF
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

O Ensino Coletivo de Flauta Doce nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental: Um relato de experiência PDF
Alan Caldas Simões
Ensino de Música na Escola Padre Giovanne Ciresoli: uma proposta de organização de conteúdos PDF
Leones Santos Nascimento
Pidid Música Unasp – diversidade cultural, acesso à arte e desenvolvimento humano: um relato de experiência PDF
Rafael Beling, Richard Fernando, Suellen Magalhães, Rennan Lindemute, Flávia Maximiano, Antonio Junior, Bianca Maria Branco Dias, Lícia Fernanda Tognolli, Ailen Rose Balog de Lima
Educação musical na diversidade: um estudo de caso com crianças surdas e ouvintes em uma escola regular de ensino PDF
Jeanine Bogaerts
Por uma educação musical rizomática: um estudo sobre o Pensamento Curricular em Arte presente na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo PDF
Tiago Teixeira Ferreira
A música nas escolas de educação diferenciada indígena Guarani em Aracruz no Espirito Santo PDF
Rosilany Abrante Nunes
Criação musical ao computador mediada por interface gráfica PDF
Cecília Cavalieri França
Música na disciplina arte: uma abordagem interdisciplinar PDF
Liliana Pereira Botelho, Guilherme Adilson Grande, Natália Vargas, Tamíres Lemos Rampinelli
Vivências interdisciplinares na transmissão de conteúdos de música: caminhos para a educação musical no ensino regular PDF
Izaura Serpa Kaiser, Luciana Soares da Silva Lopes
O som e o ruído na aula de música: considerações a partir do estágio supervisionado em educação musical PDF
Mariane Cristina Souza Oliveira, Daniela Dotto Machado
Música em foco: Ginásio Experimental do Samba, um novo modelo de educação no Rio de Janeiro. PDF
Eliete Vasconcelos Gonçalves
O Ensino Coletivo de Percussão no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência na Cidade de Vitória (ES) PDF
Ronaldo Roella Carvalho, Alan Caldas Simões, Ademir Adeodato
O Colégio Pedro II e o ensino de música: construção e legitimação da música como disciplina em uma escola pública regular PDF
Juliana Maria Chrispim
Relato de uma experiência de apreciação musical ativa através da escuta portátil em uma escola de ensino médio. PDF
Helio da Silva Junior
Implementação do Ensino de Música na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS: Pensando Propostas de Educação Musical PDF
Ivan Carlos Schwan, Diego Zanatta Cervelin
Fluxos de aprendizagem e intervenções pedagógicas em música a partir da Teoria de Resposta ao Item PDF
Cecília Cavalieri França
Ensino de música na educação básica no contexto da educação integrada: uma análise do projeto de música do SEMEARTE PDF
Hudson Eleoterio, Maria Raquel Ardisson Passos
O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil (Pôster) PDF
Heloisa Helena de Souza Silva, Letícia Santos de Oliveira, Mylena Cardoso Kobi
Música no cotidiano escolar da educação infantil da rede de ensino pública de Vitória, ES: concepções de educação musical que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de música PDF
Alba Janes Santos Lima
O ensino de música em escolas públicas do Espírito Santo: um estudo histórico PDF
Ademir Adeodato
Pedagogia de Projetos e Educação Musical: conexões PDF
Glauber Resende Domingues
A especificidade do ensino de música a alunos com altas habilidades ou superdotação: considerações com base nos referenciais de Renzulli e Haroutounian PDF
Marcia Gabriela Correia Ogando
Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas (Pôster) PDF
Lívia Danielle C. Fernandes
O uso da flauta doce como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem em música (Pôster) PDF
Vanessa Poleze Barbosa, Lilia do Amaral Manfrinato Justi

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Laboratório de criação musical: um estudo exploratório PDF
Luciano da Costa Nazario
O ensino aprendizagem musical na disciplina prática de conjunto: experiência com a música midiática PDF
Roberta Alves Gouveia, Shirley Cristina Gonçalves
Jovens violinistas e a construção do gosto pela música de concerto: um projeto de pesquisa PDF
Andréa Orrigo Lima
Reflexões sobre processos de avaliação na pedagogia da performance e na performance musical PDF
Patrícia Furst Santiago, Fernanda Torchia Zanon
As práticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos fora da sala de aula de um Conservatório PDF
Livia Roberta Oliveira

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Sonata para Flauta e Piano de Francis Poulenc: uma proposta de estudos práticos para o segundo e terceiro movimentos. PDF
Natália Bueno de Oliveira Aguiar
Entre assimetrias e defasagens: relatando experiências de elaboração de atividades trabalhadas em turmas de Percepção Musical Rítmica PDF
Katiane Cristine Faria da Cunha
Contribuições de dois educadores dos métodos ativos para o estudo na percepção musical PDF
Bruna Carla Hendges, Cristiane Vital Otutumi
ENCADEAMENTOS HARMÔNICOS – Propostas para cifragem sem a utilização de instrumento harmônico e o acompanhamento de melodias simples PDF
Antônio Carlos Batista

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Reflexões Sobre o Estudo da Improvisação Performática: uma análise da trajetória do músico e professor Nelson Faria PDF
Vinícius Pereira Rodrigues
Música em família: um estudo a partir das percepções de pais PDF
Mariane Cristina Souza Oliveira, Ilza Zenker Leme Joly
Vivenciando a pedagogia Wolfsohn/Molinari: um relato de experiência no ambiente religioso PDF
Erika de Matos Castilho
Prática Musical e Socialização: o Projeto Fazendo Arte, uma experiência com crianças da periferia de Bauru. PDF
Rosa Maria Tolon Marin, Cassia Maria Da Silva Rodrigues
Educação Musical, Cultura e Sociedade: Ensino e aprendizagem por meio da diversidade cultural PDF
Leonardo Moraes Batista
O programa MUSICAR – música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária PDF
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Iara Gregório Tristão da Cunha, Fernando Carvalho Sardinha

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Possibilidades sociais e educacionais da música: um olhar sobre oficinas de música com adolescentes em liberdade assistida PDF
Izaura Serpa Kaiser, Edvaldo Henrique
Música e Inclusão: Desvelando Experiências Docentes em Escolas de Ensino Regular PDF
Mayara Gomes Rangel
Musicalização através do violão: a potencialidade da criança com síndrome de down no processo de ensino e aprendizagem musical (Pôster) PDF
Thatiane Mª Correia Ramos Pires, Cristina Lucia Maia Coelho
A escola vai à ópera PDF
Maria José Chevitarese de Souza Lima, Ana Claudia dos Santos da Silva Reis
O coral Cidade Azul: experiências em um trabalho coral com a terceira idade PDF
Jorge Augusto Mendes Geraldo
Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da aplicação do componente curricular Sistema e Musicografia Braille PDF
Brasilena Trindade, Ekaterina Konopleva
Performance da Banda Ab’Surdos: desafios e possibilidades PDF
Gislaine Sousa Silva, Sarita Araújo Pereira
A prática pedagógica em contexto inclusivo de musicalização para alunos surdos: alguns aspectos legais que regem este ensino PDF
Gislaine Sousa Silva
Autismo e educação musical PDF
Hendy Oliveira Gomes
Educação musical e inclusão: a importância das aulas de música para a criança autista (Pôster) PDF
Daniella Camargos Alves

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Estágio supervisionado: uma experiência de formação de professores. PDF
Deise da Silva Santos
Fanfarra Escolar: integração sociocultural e aprendizagem coletiva (Pôster) PDF
Jailton Souza da Silva
Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF
Diego Conto Lunelli, Ticiana Cenci Ribeiro
A escola botando a(s) música(s) no mapa: relato de uma experiência no Pibid PDF
Diego Conto Lunelli, Deise da Silva Santos, Eduardo Airton Arruda, Gabriela Vidal, Marlon da Silva Castilhos, Rafael Rodrigues da Silva, Ticiana Cenci Ribeiro, William Gustavo Machado
Música e tecnologia na escola: uma abordagem prática e objetiva sobre a Computer Music, desenvolvendo senso crítico e estético a respeito da música e da composição musical. PDF
Lucas Daniel Vieira Ventura, Eddy Wilton Ieger, Luciana T. Sumigawa, Magali Oliveira Kleber
TOCA música na Escola Parque 210/211 Norte: a experiência do projeto PIBID música da Universidade de Brasília PDF
Elias do Nascimento Melo Filho, Juliana de Lima Galvão, Juliana de Santos Santana, Veronica Gurgel
Intervalo Musical: Tocando as diferenças (Pôster) PDF
Simone Gonçalves da Silva

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Formação continuada do professor de música: uma possibilidade outra a partir de suas histórias de vida PDF
Rafael de Souza
Saberes necessários à docência: perspectivas dos acadêmicos para a formação como professor de música PDF
Nadma Islane Oliveira Santos
As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na educação infantil (Pôster) PDF
Heloisa Helena Souza Silva, Mirna Azevedo Costa