Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM
ISSN Online: 2526-5857
v.1, 2014
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
“Música? Ele não nasceu pra isso!” Práticas do professor de música e preconceito em sala de aula | |
Rafael Beling, Eduardo Lustosa |
Música na vivência quotidiana de mães e bebês na comunidade rural de Santa Maria, Pará. (Pôster) | |
Nadia Gomes Lima, Iani Dias Lauer-Leite, Hellen Thais Mileo |
Uma análise sobre a contribuição de Palmer nas pesquisas em coordenação e movimento na performance musical | |
Ricieri Carlini Zorzal |
Perspectivas de Professores e Estudantes de Piano Sobre o Estudo das Invenções e Sinfonias de Johann Sebastian Bach | |
Fernanda Torchia Zanon, Patricia Furst Santiago |
Fatores de influência na construção das preferências musicais dos jovens: o caso de Vitória – ES | |
Mikely Pereira Brito |
Implantação do ensino da música em redes públicas de ensino: um estudo na rede municipal de Vitória/ES | |
Fabricio Hofman da Silva |
Estudo das vocalizações de bebês de 3 a 12 meses (Pôster) | |
Hellen Thaís Miléo, Iani Lauer Leite |
O jogo na aula de música na educação infantil: seus desafios e suas possibilidades | |
Daniel Coura Belo, Alba Janes Santos Lima |
Performance Vocal e Produção Musical na licenciatura em música: relato de uma experiência interdisciplinar | |
Regina Mota Maier, Lineu Soares |
Concepções de Educação, Música e Educação Musical para o ensino fundamental no Brasil: resultados de uma análise de livros didáticos | |
Ariane Escórcio Ribeiro |
GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico
Música, musicalidade e desenvolvimento humano: considerações sobre educação musical nas escolas | |
Rafael Beling, Maria Flávia Silveira Barbosa |
Pedagogia Wolfsohn/Molinari para o Ensino da Música | |
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O Ensino Coletivo de Flauta Doce nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental: Um relato de experiência | |
Alan Caldas Simões |
Ensino de Música na Escola Padre Giovanne Ciresoli: uma proposta de organização de conteúdos | |
Leones Santos Nascimento |
Pidid Música Unasp – diversidade cultural, acesso à arte e desenvolvimento humano: um relato de experiência | |
Rafael Beling, Richard Fernando, Suellen Magalhães, Rennan Lindemute, Flávia Maximiano, Antonio Junior, Bianca Maria Branco Dias, Lícia Fernanda Tognolli, Ailen Rose Balog de Lima |
Educação musical na diversidade: um estudo de caso com crianças surdas e ouvintes em uma escola regular de ensino | |
Jeanine Bogaerts |
Por uma educação musical rizomática: um estudo sobre o Pensamento Curricular em Arte presente na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo | |
Tiago Teixeira Ferreira |
A música nas escolas de educação diferenciada indígena Guarani em Aracruz no Espirito Santo | |
Rosilany Abrante Nunes |
Criação musical ao computador mediada por interface gráfica | |
Cecília Cavalieri França |
Música na disciplina arte: uma abordagem interdisciplinar | |
Liliana Pereira Botelho, Guilherme Adilson Grande, Natália Vargas, Tamíres Lemos Rampinelli |
Vivências interdisciplinares na transmissão de conteúdos de música: caminhos para a educação musical no ensino regular | |
Izaura Serpa Kaiser, Luciana Soares da Silva Lopes |
O som e o ruído na aula de música: considerações a partir do estágio supervisionado em educação musical | |
Mariane Cristina Souza Oliveira, Daniela Dotto Machado |
Música em foco: Ginásio Experimental do Samba, um novo modelo de educação no Rio de Janeiro. | |
Eliete Vasconcelos Gonçalves |
O Ensino Coletivo de Percussão no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência na Cidade de Vitória (ES) | |
Ronaldo Roella Carvalho, Alan Caldas Simões, Ademir Adeodato |
O Colégio Pedro II e o ensino de música: construção e legitimação da música como disciplina em uma escola pública regular | |
Juliana Maria Chrispim |
Relato de uma experiência de apreciação musical ativa através da escuta portátil em uma escola de ensino médio. | |
Helio da Silva Junior |
Implementação do Ensino de Música na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS: Pensando Propostas de Educação Musical | |
Ivan Carlos Schwan, Diego Zanatta Cervelin |
Fluxos de aprendizagem e intervenções pedagógicas em música a partir da Teoria de Resposta ao Item | |
Cecília Cavalieri França |
Ensino de música na educação básica no contexto da educação integrada: uma análise do projeto de música do SEMEARTE | |
Hudson Eleoterio, Maria Raquel Ardisson Passos |
O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil (Pôster) | |
Heloisa Helena de Souza Silva, Letícia Santos de Oliveira, Mylena Cardoso Kobi |
Música no cotidiano escolar da educação infantil da rede de ensino pública de Vitória, ES: concepções de educação musical que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de música | |
Alba Janes Santos Lima |
O ensino de música em escolas públicas do Espírito Santo: um estudo histórico | |
Ademir Adeodato |
Pedagogia de Projetos e Educação Musical: conexões | |
Glauber Resende Domingues |
A especificidade do ensino de música a alunos com altas habilidades ou superdotação: considerações com base nos referenciais de Renzulli e Haroutounian | |
Marcia Gabriela Correia Ogando |
Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas (Pôster) | |
Lívia Danielle C. Fernandes |
O uso da flauta doce como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem em música (Pôster) | |
Vanessa Poleze Barbosa, Lilia do Amaral Manfrinato Justi |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Laboratório de criação musical: um estudo exploratório | |
Luciano da Costa Nazario |
O ensino aprendizagem musical na disciplina prática de conjunto: experiência com a música midiática | |
Roberta Alves Gouveia, Shirley Cristina Gonçalves |
Jovens violinistas e a construção do gosto pela música de concerto: um projeto de pesquisa | |
Andréa Orrigo Lima |
Reflexões sobre processos de avaliação na pedagogia da performance e na performance musical | |
Patrícia Furst Santiago, Fernanda Torchia Zanon |
As práticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos fora da sala de aula de um Conservatório | |
Livia Roberta Oliveira |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Sonata para Flauta e Piano de Francis Poulenc: uma proposta de estudos práticos para o segundo e terceiro movimentos. | |
Natália Bueno de Oliveira Aguiar |
Entre assimetrias e defasagens: relatando experiências de elaboração de atividades trabalhadas em turmas de Percepção Musical Rítmica | |
Katiane Cristine Faria da Cunha |
Contribuições de dois educadores dos métodos ativos para o estudo na percepção musical | |
Bruna Carla Hendges, Cristiane Vital Otutumi |
ENCADEAMENTOS HARMÔNICOS – Propostas para cifragem sem a utilização de instrumento harmônico e o acompanhamento de melodias simples | |
Antônio Carlos Batista |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Reflexões Sobre o Estudo da Improvisação Performática: uma análise da trajetória do músico e professor Nelson Faria | |
Vinícius Pereira Rodrigues |
Música em família: um estudo a partir das percepções de pais | |
Mariane Cristina Souza Oliveira, Ilza Zenker Leme Joly |
Vivenciando a pedagogia Wolfsohn/Molinari: um relato de experiência no ambiente religioso | |
Erika de Matos Castilho |
Prática Musical e Socialização: o Projeto Fazendo Arte, uma experiência com crianças da periferia de Bauru. | |
Rosa Maria Tolon Marin, Cassia Maria Da Silva Rodrigues |
Educação Musical, Cultura e Sociedade: Ensino e aprendizagem por meio da diversidade cultural | |
Leonardo Moraes Batista |
O programa MUSICAR – música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária | |
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Iara Gregório Tristão da Cunha, Fernando Carvalho Sardinha |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Possibilidades sociais e educacionais da música: um olhar sobre oficinas de música com adolescentes em liberdade assistida | |
Izaura Serpa Kaiser, Edvaldo Henrique |
Música e Inclusão: Desvelando Experiências Docentes em Escolas de Ensino Regular | |
Mayara Gomes Rangel |
Musicalização através do violão: a potencialidade da criança com síndrome de down no processo de ensino e aprendizagem musical (Pôster) | |
Thatiane Mª Correia Ramos Pires, Cristina Lucia Maia Coelho |
A escola vai à ópera | |
Maria José Chevitarese de Souza Lima, Ana Claudia dos Santos da Silva Reis |
O coral Cidade Azul: experiências em um trabalho coral com a terceira idade | |
Jorge Augusto Mendes Geraldo |
Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da aplicação do componente curricular Sistema e Musicografia Braille | |
Brasilena Trindade, Ekaterina Konopleva |
Performance da Banda Ab’Surdos: desafios e possibilidades | |
Gislaine Sousa Silva, Sarita Araújo Pereira |
A prática pedagógica em contexto inclusivo de musicalização para alunos surdos: alguns aspectos legais que regem este ensino | |
Gislaine Sousa Silva |
Autismo e educação musical | |
Hendy Oliveira Gomes |
Educação musical e inclusão: a importância das aulas de música para a criança autista (Pôster) | |
Daniella Camargos Alves |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Estágio supervisionado: uma experiência de formação de professores. | |
Deise da Silva Santos |
Fanfarra Escolar: integração sociocultural e aprendizagem coletiva (Pôster) | |
Jailton Souza da Silva |
Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula | |
Diego Conto Lunelli, Ticiana Cenci Ribeiro |
A escola botando a(s) música(s) no mapa: relato de uma experiência no Pibid | |
Diego Conto Lunelli, Deise da Silva Santos, Eduardo Airton Arruda, Gabriela Vidal, Marlon da Silva Castilhos, Rafael Rodrigues da Silva, Ticiana Cenci Ribeiro, William Gustavo Machado |
Música e tecnologia na escola: uma abordagem prática e objetiva sobre a Computer Music, desenvolvendo senso crítico e estético a respeito da música e da composição musical. | |
Lucas Daniel Vieira Ventura, Eddy Wilton Ieger, Luciana T. Sumigawa, Magali Oliveira Kleber |
TOCA música na Escola Parque 210/211 Norte: a experiência do projeto PIBID música da Universidade de Brasília | |
Elias do Nascimento Melo Filho, Juliana de Lima Galvão, Juliana de Santos Santana, Veronica Gurgel |
Intervalo Musical: Tocando as diferenças (Pôster) | |
Simone Gonçalves da Silva |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Formação continuada do professor de música: uma possibilidade outra a partir de suas histórias de vida | |
Rafael de Souza |
Saberes necessários à docência: perspectivas dos acadêmicos para a formação como professor de música | |
Nadma Islane Oliveira Santos |
As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na educação infantil (Pôster) | |
Heloisa Helena Souza Silva, Mirna Azevedo Costa |