Anais do Encontro Regional Norte da ABEM

ISSN Online: 2526-6837

v.5, 2022

GTE 02 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas

O PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental PDF
Kelli Ivo Barbosa de Melo

GTE 03 e 10 – Educação Musical na Infância

A produção paradidática infantil de Cecília Cavalieri França em diálogo com a filosofia C(L)A(S)P
Daiane Rodrigues de Morais Lourenço, Nilceia Protásio
PDF
O Conto e o Método: uma proposta lúdica para o ensino-aprendizagem de violão popular voltada para crianças a partir de cinco anos de idade. PDF
Camila Monteiro da Silva Lima
A educação musical na primeira infância: um estudo de caso a partir da abordagem Music Learning Theory – MLT em uma escola de música de Castanhal/PA PDF
Samyra Ferreira Noronha, Carlos Augusto Pinheiro Souto

GTE 06 – Educação Musical e Humanização

Os desafios no aprendizado de instrumentos musicais por pessoas com privação motora PDF
Paula Ciane Tavares da Silva, Rafael da Costa Ferreira, Rodrigo de Jesus Barbosa, Jessika Rodrigues da Silva

GTE 09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação

O ensino de música para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: um relato de experiência PDF
EWERTTON SILVA ARAUJO, Cristiane Suene da Luz Santos, Lucas Augusto Araújo de Brito, Jessika Rodrigues da Silva
Autonomia na Aprendizagem Musical de uma Pessoa com Deficiência Visual PDF
Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Jéssica Maria Tadaiesky Ribeiro, Aldilene Sousa Tavares, Jessika Rodrigues da Silva
A evasão nos projetos sociais de música: um relato de experiência PDF
Monalisa Bastos Toledo, Ana Roseli Paes dos Santos

GTE 11 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

Entre solfejos e canções: Willems e Dalcroze na prática de intervalos de terças e sextas PDF
Nilceia da Silveira Protásio Campos
Relações entre o repertório musical e a motivação para a aprendizagem de violino: uma proposta de instrumento de pesquisa PDF
Priscila Kogiaridis Ewald, Caroline Caregnato
A autorregulação da aprendizagem: uma discussão com vistas à construção de contribuições para a prática de violinistas em formação PDF
Nayane Lira Lira da Silva, Caroline Caregnato
MUSICALIZAÇÃO POR MEIO DA FLAUTA DOCE PARA CRIANÇAS AUTISTAS, EM ASSOCIAÇÃO COM A SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EEEFM JOSÉ RODRIGUES VIANA PDF
Vivian Ferreira Pinho, Áureo Júnior Deo DeFreitas Júnior
MOTIVAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E ESTILOS INTELECTUAIS NA APRENDIZAGEM DO PIANO EM GRUPO NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA PDF
Sérgio Inácio Torres

GTE 12 – Ensino de música nas escolas de educação básica

Políticas Públicas em Educação Musical no Pará: a situação da educação musical na cidade do Acará/PA PDF
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Fábio Roberto Fonseca da Silva
Ensino coletivo de flauta doce nas aulas de Arte do ensino fundamental 2 em escola pública de tempo integral em Manaus PDF
Mickelsen da Costa Picanço

GTE 14 – Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais

DA RODA A REDE: ensino e aprendizagem do choro mediado por tecnologias digitais PDF
Fabiano dos Santos Rodrigues
Como as temáticas da revista Piano Magazine Covid-19 Special Issue 2020 podem auxiliar professores no ensino de piano online no contexto brasileiro? PDF
Queila Guimarães, Luciana Hamond
UM ENSINO ASSÍNCRONO DO VIOLONCELO: O USO DO MOODLE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PDF
Julio Cesar Anselmo Possette, Fabio Soren Presgrave
PROCESSO DE TRANSIÇÃO E ADAPTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIANO AO ENSINO EM AMBIENTES DIGITAIS PDF
GABRIEL NEVES COELHO, FÁBIO SILVA VENTURA

GTE 16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música

EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL: MAIS QUE UMA POSSIBILIDADE, UMA NECESSIDADE PDF
Ana Carolina dos Santos Martins, Ana Roseli Paes dos Santos
Reflexões acadêmicas sobre as estratégias de estágio na pandemia. PDF
Lucas Cecim
Aprendendo a ensinar: um estudo de caso sobre voluntariado de bacharelandos na simbiose entre dois projetos de extensão de universidade pública PDF
bárbara bianca carvalho soares
Projeto Fundo documentais na Sé de Belém: notas sobre a musicologia na formação do professor de Música PDF
Stherfany Taynara De Souza, TAINA MARIA MAGALHAES FACANHA

GTE 17 – Formação musical, colonialidade e opções decoloniais

Ensino de História da Música nos cursos de Licenciatura em Música no Brasil: problematizações e impactos na formação e atuação do educador musical PDF
Matheus Silva Rocha, Helena Lopes da Silva

GTE 24 – Sociologia da Educação Musical

O Papel da Educação Musical Conservatorial como um fator de dominação na sociedade moderna PDF
Fabiano dos Santos Rodrigues
Inspirando uma mudança em notas sociológicas: o professor como agente no ensino superior de música PDF
Luiz Fernando Weber, Ricardo A. Ayala
Pós-graduação em música no ensino remoto emergencial: considerações sobre interações sociais e acadêmicas. PDF
Nayane Nazaré Silva de Macedo
Compreendendo as Fanfarras ativistas a partir da Sociologia da Educação Musical: uma revisão da literatura em processo PDF
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira