Anais do Encontro Regional Norte da ABEM

ISSN Online: 2526-6837

v.2, 2016

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
COTIDIANO NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DO TEMA EM ARTIGOS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL – 2000 A 2014. PDF
Shirlene Pereira Almeida
Carimbó: interface entre percussão tradicional, bateria e percussão corporal. PDF
LEANDRO MACHADO FERREIRA
A EURITMIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DE CORAL INFANTIL PDF
Ederson Marques, Valéria Lüders, Valéria Lüders
Panorama do ensino musical nas escolas PDF
Miqueias da Silva Fernandes, Edna Andrade Soares
Beiradão: do estilo à educação musical nas barrancas dos rios da amazônia PDF
Julian Hailton Spinellis, Renato Brandão Pinto
Batuques da Marujada de Bragança-PA: recurso metodológico para a educação básica e técnica. PDF
LEANDRO MACHADO FERREIRA
(Auto)construção do professor de música: reflexões acerca do trajeto formativo e da sua atuação profissional PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha
A educação musical no contexto cultural escolar na pós-modernidade: existe UMA função da música na escola? PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha
Celular na aula de música: utilização no ensino fundamental, 8ª série, de uma escola pública em Belém Pará. PDF
Luiz Eduardo Franchi, Sonia Maria Reis BLanco
A Mente musical: fundamentos neurológicos, interculturais e educação musical PDF
Huly Caroline Rios de Souza, Rosemara Staub Barros
GT 1.3 – História da educação musical
Técnica de leitura da partitura musical com notação relativa: da Solmização de Guido di Arezzo até o Dó móvel de Zoltan Kòdaly. PDF
Glaucia Esteves, Edoardo Sbaffi
Uma breve história da guitarra elétrica: a conquista acadêmica no Brasil PDF
Saulo Christ Caraveo
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Música no Ensino de Jovens e Adultos: habitus híbrido PDF
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho
Refletindo sobre ensino de flauta doce: uma experiência de estágio em fim de semana na escola rural. Pôster PDF
Rosely Lima Cordeiro, Maíra Andriani Scarpellini
Perspectivas motivacionais para aprender música no ensino médio: uma revisão teórica do estado da arte PDF
Silene Trópico Silva, José Ruy Henderson Filho
A importância da Banda de Música no contexto escolar: O processo de ensino e aprendizagem musical no Colégio Militar PDF
jon Gomes Martins
A EDUCAÇÃO MUSICAL DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Ezenice Freitas Bezerra
Estudo de caso da oficina de canto coral do Programa Mais Educação na Escola Municipal Hilda Franco de Souza PDF
Pâmela Barroso Araújo
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
O ensino de música no Brasil: práticas e perspectivas PDF
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
Práticas de ensino do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música da UFAM PDF
Lucyanne de Melo Afonso, Edna Andrade Soares
Educação Musical e a Tecnologia: Uso de aparatos tecnológicos como ferramenta educacional nas disciplinas de Percepção Musical PDF
Marcos Vinicius Ferreira da Silva
O pianista colaborador de coro e o ensino de suas competências PDF
Rafael Ricardo Friesen
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais
PROFESSOR DE MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS: UM DIÁLOGO INICIAL COM A LITERATURA DE EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
Karina Firmino Vieira
O ensino do trombone na Banda de Música da Assembleia de Deus Tradicional em Manacapuru – Am PDF
João Gustavo Kienen, Paulo Tiago Santos de Souza
Ensino e Aprendizagem musical no Coral Escola de Arte PDF
Edna Andrade Soares
GÉSIO FERREIRA: PROFESSOR E MAESTRO PDF
João Gustavo Kienen, Mauro Sérgio Albuquerque de Oliveira
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Concepções de professores sobre o uso das NTICs em disciplinas curriculares do curso de licenciatura em música PDF
Misael Barbosa de Oliveira, José Ruy Henderson Filho
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
O outro lado da moeda: Reflexões para um aprendizado mais inclusivo na perspectiva da relação entre a música e a pessoa com deficiência visual. PDF
Renato Antonio Brandão
A Deficiência Visual e a Música: reflexões sobre dois universos da condição humana. PDF
Dulcianne da Silva Moreira
Música na pele: processos criativos para uma reflexão da aproximação da educação musical e a pessoa surda PDF
Hiago Andrade Ribeiro
A importância da musicalização para crianças com necessidades especiais “síndrome de Moebius” PDF
celso henrique vieira de lima
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Relato de experiência da prática docente no contexto dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Música. PDF
Emílio Gomes Martins
Paisagens sonoras belenenses: experiências pedagógicas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. PDF
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, Tainá Maria Magalhaes Façanha
O Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas na Universidade Federal do Acre PDF
Leonardo Vieira Feichas, Letícia Porto Ribeiro
Projeto de Introdução ao canto lírico: relato de experiência
João Gustavo Kienen, Patrícia Maia Botelho Chaves, Davy Márcio Câmara Chaves
PDF
PREPARACÃO VOCAL DO CORO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
João Gustavo Kienen, Davy Márcio Câmara Chaves, Patrícia Maia Botelho Chaves
PDF
A musicalização através do Coral Uirapuru
David da Costa Aragão, Edna Andrade Soares
PDF
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Formação docente do professor de música: Projeto Político-Pedagógico, saberes e competências do professor de instrumento
jon Gomes Martins
PDF
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
Formação de professores não especialistas: flauteando com os alunos de pedagogia
Jucelia Estumano Henderson, Juliana do Rêgo Medeiros
PDF