Anais do Encontro Regional Norte da ABEM

ISSN Online: 2526-6837

v.1, 2014

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
A implantação da Lei nº 11.769/2008: uma análise em quatro estabelecimentos da Segunda Unidade SEDUC na Escola, em Belém-Pa. PDF
Tainá Maria Façanha
O processo de desconstrução e reconstrução do fazer musical de alunos da EJA de uma Escola Estadual da cidade de Rio Branco – AC: Relato de Experiência PDF
Silvia Rejane Teixeira de Abreu
Referências sobre música na Educação de Jovens e Adultos: produção acadêmica da educação musical PDF
Maria Guiomar de Carvalho Ribas, Jusamara Souza
O ENSINO DE VIOLINO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA CEGA PDF
Jéssica de Oliveira Sabino
GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico
Há espaço para as músicas indígenas em um Brasil multicultural? – a inserção do repertório indígena na educação musical PDF
Berenice Simões Almeida, Magda Dourado Pucci
A PREPARAÇÃO DO MÚSICO PARA O PALCO PDF
Maria Isabel Dos Anjos Veiga Rabelo, Pamella Castro Rodrigues
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Educação musical em Roraima: o processo de implantação do Pibid-Música da UFRR PDF
Gustavo Frosi Benetti, Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
Pibid Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima: relato de experiência do primeiro semestre PDF
Beatriz Taveira de Moura Teixeira
Ensino e Aprendizagem Musical com Adolescentes de Escola Pública da Rede Estadual de Ensino, em Belém do Pará. PDF
Silene Trópico Silva
“Sonoridades”: O desenvolvimento de uma proposta curricular em educação musical na escola pública de ensino fundamental e tempo integral Ruy Paranatinga Barata em Belém-Pará. PDF
Kélem Alves Ferro
Prática Educativa Musical: um relato acerca da experiência com alunos do 9º ano do ensino fundamental público pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) PDF
José de Souza Costa, Alex Reis, Nandara Ribeiro Nascimento
As pesquisas do compositor R. Murray Schafer aplicadas na escola de educação básica PDF
Consuelo Paulino Bylaardt
Relato de experiência: o processo de elaboração do projeto e atuação no Estágio Supervisionado em Música 1 na UnB/ EaD PDF
Ruth da Rocha Paiva, Ruth de Sousa Ferreira Silva
Educação musical e formação de professores: possibilidades para o ensino de música na rede municipal de ensino do município de Breves (Pá) PDF
jeová de jesus couto
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
O ensino coletivo de violino para crianças: análise de métodos e dinâmicas utilizados por professores de Belém do Pará PDF
Rebecca Mayara da Silva Costa, Társilla Castro Rodrigues
Implantação do primeiro curso de licenciatura em música no estado de Roraima PDF
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Gustavo Frosi Benetti
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Música e Aprendizagem Informal: a Construção do Conhecimento Musical de Músicos Populares na Cidade de Belém PDF
Elieser Nascimento torres, Pamella Castro Rodrigues
Musicaliza Bebê em Santarém, Pará: inovações do projeto em 2014 PDF
Railana Fernanda de Jesus Neres
Acordes Celestes: Um estudo sobre o processo de ensino da música na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Viseu/PA. PDF
Hudson Trindade de Sousa
EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO RELIGIOSO: aspectos metodológicos de uma pesquisa em andamento PDF
José Alessandro Dantas Dias Novo
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
A Formação de professores de música para uso das TICs na educação musical. PDF
José Ruy Henderson Filho
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO: uma análise do PIBID na Universidade do Estado PDF
Darielson Nascimento Silva, José Ruy Henderson Filho
Encontro de Saberes: uma experiência pedagógica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. PDF
Sonia Chada, Liliam Barros
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Práticas vocais coletivas: aplicando a teoria em sala de aula PDF
Jucelia Estumano Henderson, Carlos Henrique Esteves Bezerra, Brenda Ferreira da Silva