Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.5, 2022
GTE 01 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas |
|
Uma análise das reflexões de pianistas brasileiras e estrangeiras sobre a utilização de pianos acústicos e pianos digitais em diferentes contextos musicais | |
Douglas de Oliveira Silva, Renato de Vasconcellos | |
Jogos e o aprendizado da leitura musical na iniciação ao piano: um olhar a partir da perspectiva histórico-cultural | |
Fernanda Peres Gilberti | |
GTE 02 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas |
|
O uso do “Meu Solfejo!” no aprimoramento da afinação de instrumentistas de bandas de música | |
Rian Rafaiel Nogueira, Marco Toledo Nascimento | |
GTE 05 – Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas |
|
O coro cênico como ferramenta de musicalização de licenciandos em teatro | |
Marcelo Alves Brazil | |
A importância das atividades de formação no campo da composição musical e arranjo como ferramentas para prática docente. | |
Sarah Liz Duque | |
A possibilidade metodológica do uso da pedagogia de Schafer no ensino de música | |
Ila Lewtchuk, Ana Claudia de Melo Siqueira | |
GTE 06 – Educação Musical e Humanização |
|
A Construção de uma Oficina de Música em Pesquisa-ação | |
Ederson Luiz da Silva, Flávia Motoyama Narita | |
Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União de Santa Cruz/RN: um estudo sobre educação musical e o papel da banda na sociedade | |
José Washington da Silva | |
Professores multi-instrumentistas e sua atuação profissional docente em música: um estudo no estado do Rio Grande do Norte | |
Tiago Gabriel Moura e Silva, Mário André Wanderley Oliveira | |
GTE 08 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica |
|
“Estou velho demais para isso”: adultos e estudos de música | |
Maura Lucia Fernandes Penna, Fabíola Santos de Araújo | |
Reflexões técnico-didáticas do violoncelo sob a perspectiva de Marcio Malard: uma aprendizagem empírica e desconstruída | |
Fabio Soren Presgrave, Samuel Pereira Lopes | |
GTE 09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação |
|
A comunicação na regência orquestral: entrevistas com 5 regentes profissionais | |
Adeline Annelyse Marie Stervinou, Benedito Duarte Netto, Beatriz de Oliveira | |
Formação musical em bandas de música: dimensões históricas e estado de conhecimento | |
José Hérikson Dantas do Amaral | |
O cantar através da ancestralidade africana e afro-brasileira no projeto sociocultural do terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana – Tambores da Magia – dialogando com a ancestralidade. | |
Aline Débora de Souza Silva | |
Ensino coletivo de violão para crianças no Programa de Extensão UERN Ação/ Projeto Esperança | |
Haissa Hussemânia de França Gomes | |
Pedagogias nativas: as dinâmicas de circulação do saber nas batucadas de Córdoba | |
Caio Bertazzoli | |
GTE 11 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais |
|
O ensino de acústica nos cursos de graduação em música do Brasil: panorama inicial a partir de projetos pedagógicos de bacharelados e licenciaturas ofertadas por universidade federais | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Alexandre Virginelli Maiorino, Mário André Wanderley Oliveira | |
GTE 12 – Ensino de música nas escolas de educação básica |
|
A percepção docente sobre a polivalência e a interdisciplinaridade no ensino de arte | |
Lorena Feitosa Costa | |
A produção de vídeos didáticos da série Caixinha de Música: Um relato de experiência com base em ações do Projeto Música na Escola | |
Benedito Duarte, Marcelo Mateus de Oliveira | |
Música na Escola Básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico | |
Sthela Cristina de Medeiros Gomes Amaral, Carolina Chaves Gomes | |
O ensino de Arte/Música na Educação Básica em Limoeiro do Norte-CE: relatos de quatro experiências docentes | |
Thaise Cristina Marcelino Matias, Joana Émilly Rodrigues de Oliveira | |
A prática coral e o concerto didático: um caminho para a aprendizagem musical no contexto escolar | |
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos | |
Ensino e aprendizagem de instrumento musical na escola: um panorama a partir dos anais da ABEM e da ANPPOM | |
Carla Pereira Santos, Elen Firmino de Santana, Danyel Costa Mello | |
Orquestra de Violões de Corrente: uma pesquisa em andamento sobre o ensino coletivo no ambiente escolar | |
Dieudes Laenio de Sousa Silva, Carla Pereira dos Santos | |
Música e ensino médio na Rede Federal: um levantamento a partir dos Anais da ABEM | |
Amós Oliveira, Flávia Candusso | |
GTE 13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo |
|
Educação Musical Inclusiva: repositório de adaptações pedagógicas e tecnologias assistivas. | |
Alan Silva de Souza | |
GTE 15 – Ensino Instrumental |
|
Jogando e aprendendo: uma proposta para o ensino de teclado em grupo para adultos iniciantes | |
Helenise Cruz da Cruz Conceição | |
GTE 16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música |
|
Performances musicais virtuais e a formação de professores de música | |
Débora Rodrigues Silva Britto, Wellington Nonato dos Santos, Paulo Roberto Simões Torres, Simone Marques Braga | |
História da música entre contextos e práticas pedagógicas: um relato de experiência | |
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Leonardo Giongo | |
O perfil multi-instrumentista na formação inicial de professores de música: uma pesquisa em andamento. | |
Amanda Crisley Pedrosa Braga Pinto | |
História da música nas licenciaturas: uma análise a partir dos projetos dos cursos | |
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
Perfis dos Licenciandos em Música no Brasil: uma pesquisa bibliográfica | |
Bruna Maria de Lima Vieira, Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Isabelly Ravena Soares Cardoso, Waldir Santos Neto
|
|
A promoção de Saberes experienciais o papel de um projeto de extensão para a licenciatura | |
Samma Mascarenhas Mendonça, Maura Lúcia Fernandes Penna | |
Formação do professor de música: o CIART como espaço de formação profissional e humana | |
Angélica Macêdo da Silva Araujo | |
Residência pedagógica em música: uma experiência docente por meio do ensino remoto | |
Hermano Henrique Cabral de Paula, Josefa Eliane Ribeiro Mendes, Carla Pereira Santos | |
Perfil dos egressos dos cursos de Música do Brasil: uma pesquisa bibliográfica | |
Waldir Santos Neto, ISABELLY RAVENA SOARES CARDOSO, BRUNA MARIA DE LIMA VIEIRA, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
|
|
O ensino de música através da disciplina de artes no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará / Juazeiro do Norte (IFCE) | |
Thales Wesley Dantas da Silva, Luiz Henrique Oliveira Macedo | |
Estágio Docência no curso de licenciatura em música na modalidade de ensino remoto: reflexões e práticas | |
WILAME Correia de ARAUJO, Juciane Araldi Beltrame | |
GTE 17 – Formação musical, colonialidade e opções decoloniais |
|
O Reisado de Congo na Educação Musical do Cariri cearense: perspectiva etnomusicológica e decolonial | |
Marcio Mattos, Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior | |
GTE 18 – Gênero, sexualidade, interseccionalidades e/m Educação Musical |
|
E quando o professor é o agressor?: assédio e práticas violentas no campo da música/educação musical expostas em diferentes veículos de mídia | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Pamella Carneiro Silva, Ana Clara Silva Ponciano, Gabriela Araújo Torquato da Silva, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Maurício Eslabão da Fonseca, Mário André Wanderley Oliveira | |
Desafios e estratégias na construção da voz cantada de uma mulher transgênero: um estudo de caso | |
Marina Freire Crisóstomo de Morais, Francisco Elton Freire Viana, Rute Bezerra da Silva, Antonia Orlania Vieira Sousa, Luiza Lobo Capaverde
|
|
GTE 19 – História da Educação Musical |
|
O “Maior São João do Mundo” e o caso do museu condenado à morte: apontamentos iniciais sobre uma pesquisa em andamento | |
João Valter Ferreira Filho, Arthur Marques do Nascimento, Ana Beatriz Bezerra, Breno Felipe Lima de Sousa, Robertson de Arruda Silva
|
|
Espaços e protagonistas do ensino de música em Campina Grande no decorrer do século XX: primeiras impressões de uma pesquisa histórica junto à Hemeroteca Digital Brasileira | |
João Valter Ferreira Filho, Josenildo Araújo da Silva, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Ana Beatriz Bezerra, Mariana Rocha Cunha, Wellyddna Paula Santos Pontes, Jaqueline Rodrigues LIra
|
|
GTE 23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical |
|
Métodos decoloniais para o ensino e aprendizagem musical escolar: estratégias de transmissão e acomodação da música de mbira | |
Micas Orlando Silambo | |
Hip-hop e formação sociopolítica e cultural: reflexões a partir de um estudo com um jovem rapper da cena de Natal/RN | |
Ana Clara da Silva Ponciano | |
O Toré Xukuru do Ororubá: prática musical e etnicidade | |
Marcus Venícius Alves Silva, Flávia Motoyama Narita | |
GTE 24 – Sociologia da Educação Musical |
|
Ações músico-pedagógicas por, para e entre mulheres: uma análise a partir da teoria da ação de Alfred Schütz | |
Maria Amélia Benincá de Farias | |
GTE 25 – Outros |
|
O brincar como fundamento no ensino-aprendizagem de instrumento musical conforme a metodologia Suzuki | |
Saory Raquel Nascimento Santana Ribeiro, Ekaterina Konopleva, Wolfgang Adary Ferreira Ribeiro | |
O fazer musical das crianças na Educação Infantil | |
Edson Ponick, Angélica Helena Sanches Suzigan | |
Desobediências epistêmicas nas atividades extracurriculares do Curso de Licenciatura em Música da Universidade X: relato de experiências a partir de opções decoloniais | |
Raiana Maciel do Carmo, Maria Clara Leite e Oliveira | |
Características dos Alunos ingressantes da Licenciatura em Música da UERN | |
Giann Mendes Ribeiro, Clayton Oliveira Tiburcio, Livia Karla da Fonsêca Albuquerque |