Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.5, 2022

GTE 01 – A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas

Uma análise das reflexões de pianistas brasileiras e estrangeiras sobre a utilização de pianos acústicos e pianos digitais em diferentes contextos musicais PDF
Douglas de Oliveira Silva, Renato de Vasconcellos
Jogos e o aprendizado da leitura musical na iniciação ao piano: um olhar a partir da perspectiva histórico-cultural PDF
Fernanda Peres Gilberti

GTE 02 – Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas

O uso do “Meu Solfejo!” no aprimoramento da afinação de instrumentistas de bandas de música PDF
Rian Rafaiel Nogueira, Marco Toledo Nascimento

GTE 05 – Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas

O coro cênico como ferramenta de musicalização de licenciandos em teatro PDF
Marcelo Alves Brazil
A importância das atividades de formação no campo da composição musical e arranjo como ferramentas para prática docente. PDF
Sarah Liz Duque
A possibilidade metodológica do uso da pedagogia de Schafer no ensino de música PDF
Ila Lewtchuk, Ana Claudia de Melo Siqueira

GTE 06 – Educação Musical e Humanização

A Construção de uma Oficina de Música em Pesquisa-ação PDF
Ederson Luiz da Silva, Flávia Motoyama Narita
Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União de Santa Cruz/RN: um estudo sobre educação musical e o papel da banda na sociedade PDF
José Washington da Silva
Professores multi-instrumentistas e sua atuação profissional docente em música: um estudo no estado do Rio Grande do Norte PDF
Tiago Gabriel Moura e Silva, Mário André Wanderley Oliveira

GTE 08 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica

“Estou velho demais para isso”: adultos e estudos de música PDF
Maura Lucia Fernandes Penna, Fabíola Santos de Araújo
Reflexões técnico-didáticas do violoncelo sob a perspectiva de Marcio Malard: uma aprendizagem empírica e desconstruída PDF
Fabio Soren Presgrave, Samuel Pereira Lopes

GTE 09 – Educação Musical em Espaços Alternativos de formação

A comunicação na regência orquestral: entrevistas com 5 regentes profissionais PDF
Adeline Annelyse Marie Stervinou, Benedito Duarte Netto, Beatriz de Oliveira
Formação musical em bandas de música: dimensões históricas e estado de conhecimento PDF
José Hérikson Dantas do Amaral
O cantar através da ancestralidade africana e afro-brasileira no projeto sociocultural do terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana – Tambores da Magia – dialogando com a ancestralidade. PDF
Aline Débora de Souza Silva
Ensino coletivo de violão para crianças no Programa de Extensão UERN Ação/ Projeto Esperança PDF
Haissa Hussemânia de França Gomes
Pedagogias nativas: as dinâmicas de circulação do saber nas batucadas de Córdoba PDF
Caio Bertazzoli

GTE 11 – Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais

O ensino de acústica nos cursos de graduação em música do Brasil: panorama inicial a partir de projetos pedagógicos de bacharelados e licenciaturas ofertadas por universidade federais PDF
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Alexandre Virginelli Maiorino, Mário André Wanderley Oliveira

GTE 12 – Ensino de música nas escolas de educação básica

A percepção docente sobre a polivalência e a interdisciplinaridade no ensino de arte PDF
Lorena Feitosa Costa
A produção de vídeos didáticos da série Caixinha de Música: Um relato de experiência com base em ações do Projeto Música na Escola PDF
Benedito Duarte, Marcelo Mateus de Oliveira
Música na Escola Básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico PDF
Sthela Cristina de Medeiros Gomes Amaral, Carolina Chaves Gomes
O ensino de Arte/Música na Educação Básica em Limoeiro do Norte-CE: relatos de quatro experiências docentes PDF
Thaise Cristina Marcelino Matias, Joana Émilly Rodrigues de Oliveira
A prática coral e o concerto didático: um caminho para a aprendizagem musical no contexto escolar PDF
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos
Ensino e aprendizagem de instrumento musical na escola: um panorama a partir dos anais da ABEM e da ANPPOM PDF
Carla Pereira Santos, Elen Firmino de Santana, Danyel Costa Mello
Orquestra de Violões de Corrente: uma pesquisa em andamento sobre o ensino coletivo no ambiente escolar PDF
Dieudes Laenio de Sousa Silva, Carla Pereira dos Santos
Música e ensino médio na Rede Federal: um levantamento a partir dos Anais da ABEM PDF
Amós Oliveira, Flávia Candusso

GTE 13 – Ensino de música, inclusão e anticapacitismo

Educação Musical Inclusiva: repositório de adaptações pedagógicas e tecnologias assistivas. PDF
Alan Silva de Souza

GTE 15 – Ensino Instrumental

Jogando e aprendendo: uma proposta para o ensino de teclado em grupo para adultos iniciantes PDF
Helenise Cruz da Cruz Conceição

GTE 16 – Formação inicial e continuada de professores/as de música

Performances musicais virtuais e a formação de professores de música PDF
Débora Rodrigues Silva Britto, Wellington Nonato dos Santos, Paulo Roberto Simões Torres, Simone Marques Braga
História da música entre contextos e práticas pedagógicas: um relato de experiência PDF
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Leonardo Giongo
O perfil multi-instrumentista na formação inicial de professores de música: uma pesquisa em andamento. PDF
Amanda Crisley Pedrosa Braga Pinto
História da música nas licenciaturas: uma análise a partir dos projetos dos cursos PDF
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Perfis dos Licenciandos em Música no Brasil: uma pesquisa bibliográfica PDF
Bruna Maria de Lima Vieira, Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Isabelly Ravena Soares Cardoso, Waldir Santos Neto
A promoção de Saberes experienciais o papel de um projeto de extensão para a licenciatura PDF
Samma Mascarenhas Mendonça, Maura Lúcia Fernandes Penna
Formação do professor de música: o CIART como espaço de formação profissional e humana PDF
Angélica Macêdo da Silva Araujo
Residência pedagógica em música: uma experiência docente por meio do ensino remoto PDF
Hermano Henrique Cabral de Paula, Josefa Eliane Ribeiro Mendes, Carla Pereira Santos
Perfil dos egressos dos cursos de Música do Brasil: uma pesquisa bibliográfica PDF
Waldir Santos Neto, ISABELLY RAVENA SOARES CARDOSO, BRUNA MARIA DE LIMA VIEIRA, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
O ensino de música através da disciplina de artes no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará / Juazeiro do Norte (IFCE) PDF
Thales Wesley Dantas da Silva, Luiz Henrique Oliveira Macedo
Estágio Docência no curso de licenciatura em música na modalidade de ensino remoto: reflexões e práticas PDF
WILAME Correia de ARAUJO, Juciane Araldi Beltrame

GTE 17 – Formação musical, colonialidade e opções decoloniais

O Reisado de Congo na Educação Musical do Cariri cearense: perspectiva etnomusicológica e decolonial PDF
Marcio Mattos, Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior

GTE 18 – Gênero, sexualidade, interseccionalidades e/m Educação Musical

E quando o professor é o agressor?: assédio e práticas violentas no campo da música/educação musical expostas em diferentes veículos de mídia PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Pamella Carneiro Silva, Ana Clara Silva Ponciano, Gabriela Araújo Torquato da Silva, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Maurício Eslabão da Fonseca, Mário André Wanderley Oliveira
Desafios e estratégias na construção da voz cantada de uma mulher transgênero: um estudo de caso PDF
Marina Freire Crisóstomo de Morais, Francisco Elton Freire Viana, Rute Bezerra da Silva, Antonia Orlania Vieira Sousa, Luiza Lobo Capaverde

GTE 19 – História da Educação Musical

O “Maior São João do Mundo” e o caso do museu condenado à morte: apontamentos iniciais sobre uma pesquisa em andamento PDF
João Valter Ferreira Filho, Arthur Marques do Nascimento, Ana Beatriz Bezerra, Breno Felipe Lima de Sousa, Robertson de Arruda Silva
Espaços e protagonistas do ensino de música em Campina Grande no decorrer do século XX: primeiras impressões de uma pesquisa histórica junto à Hemeroteca Digital Brasileira PDF
João Valter Ferreira Filho, Josenildo Araújo da Silva, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Ana Beatriz Bezerra, Mariana Rocha Cunha, Wellyddna Paula Santos Pontes, Jaqueline Rodrigues LIra

GTE 23 – Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical

Métodos decoloniais para o ensino e aprendizagem musical escolar: estratégias de transmissão e acomodação da música de mbira PDF
Micas Orlando Silambo
Hip-hop e formação sociopolítica e cultural: reflexões a partir de um estudo com um jovem rapper da cena de Natal/RN PDF
Ana Clara da Silva Ponciano
O Toré Xukuru do Ororubá: prática musical e etnicidade PDF
Marcus Venícius Alves Silva, Flávia Motoyama Narita

GTE 24 – Sociologia da Educação Musical

Ações músico-pedagógicas por, para e entre mulheres: uma análise a partir da teoria da ação de Alfred Schütz PDF
Maria Amélia Benincá de Farias

GTE 25 – Outros

O brincar como fundamento no ensino-aprendizagem de instrumento musical conforme a metodologia Suzuki PDF
Saory Raquel Nascimento Santana Ribeiro, Ekaterina Konopleva, Wolfgang Adary Ferreira Ribeiro
O fazer musical das crianças na Educação Infantil PDF
Edson Ponick, Angélica Helena Sanches Suzigan
Desobediências epistêmicas nas atividades extracurriculares do Curso de Licenciatura em Música da Universidade X: relato de experiências a partir de opções decoloniais PDF
Raiana Maciel do Carmo, Maria Clara Leite e Oliveira
Características dos Alunos ingressantes da Licenciatura em Música da UERN PDF
Giann Mendes Ribeiro, Clayton Oliveira Tiburcio, Livia Karla da Fonsêca Albuquerque