Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.4, 2020

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Kit Pan: uma proposta para a educação musical brasileira PDF
Rodrigo Alexandre Soares Santos
10 anos do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral: uma Análise dos Perfis Discentes PDF
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Ubeneí Sousa de Farias
O canto coral no cenário brasileiro: uma pesquisa bibliográfica dos Anais e Revistas da ABEM e da ANPPOM PDF
Klesia Garcia Andrade, Anaide Maria Alves da Paz, Luciana Bezerra da Silva Brito, Natália Santana dos Santos, Valdiene Carneiro Pereira
Confecção de máscara de garrafa Pet para flauta transversal: uma proposta para o retorno às atividades musicais presenciais após a pandemia da COVID-19 PDF
Adeline Annelyse Marie Stervinou
Formação de Violonistas: as experiências formativas dos músicos da cidade de Sobral-CE PDF
José Uélito Souza Filho
A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola PDF
Laís de Souza Silva, Paulo Roberto Simões Torres, Simone Marques Braga
O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL MEDIADOS PELA FLAUTA DOCE PDF
Antonio Chagas Neto, Alice dos Santos Galdino, Karolaine Jheneffer Ferreira Ramos
O ensino de violão e o repertório de música brasileira: uma visão em torno de materiais didáticos PDF
Lucas Dantas Gaião
Trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN PDF
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro
O Canto Coral com Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática de Literatura das Produções da ANPPOM e da ABEM / 2000 – 2019 PDF
Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Claudinilde Melo Lopes
METACOGNIÇÃO E BANDA DE MÚSICA: ESTRATÉGIAS APLICADAS AO ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF
Marco Antonio Toledo Nascimento, Francisca Antônia Marcilane Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves , AYLLANE PAULA DA SILVA, Adeline Stervinou
Estratégias de estudo para clarineta: sugestões para aplicação em um excerto do Duo para clarineta e fagote (1970) de César Guerra-Peixe PDF
Enéas Albuquerque Silva, Luciana Noda Noda
Autorregulação da aprendizagem na prática instrumental: Estudo de caso sobre um pianista em sua preparação para o palco PDF
Dayse Gomes Mendes

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

O ensino de Arte nas escolas públicas municipais de Olinda/PE: relato de experiência de estudantes pesquisadores do Programa Institucional de Iniciação Científica Técnica do Instituto Federal de Pernambuco PDF
José Davison da Silva Júnior, Bruno Ferreira Brandão, Évelyn Mirelle Estevão dos Santos
DUAS BANDAS DE UMA MESMA HISTÓRIA PDF
FERNANDO MARTINS OLIVEIRA NETO
Traços de desenvolvimento profissional: a importância do vínculo com a escola para professores de música na educação básica PDF
Tamar Genz Gaulke, Ana Clara Da Silva Ponciano
Mapeamento das práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: uma pesquisa de levantamento PDF
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa, Wellington Sousa Silva
Formação Inicial e Continuada em Música: Uma experiência realizada no Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim PDF
Décio Pereira Silva Junior
AÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL: estabelecendo a música como linguagem artística no contexto da escola básica PDF
Camila Larissa Firmino de Luna
Representações mentais e aprendizagem da flauta doce: análises preliminares de um estudo de caso PDF
Natanael Martins de Sousa, Adeline Annelyse Marie Stervinou
Núcleo de Educação Musical e Artes: Desenvolvimento das Dimensões da Musicalidade nas aulas de Arte em Caucaia/CE no início do distanciamento social através do Youtube. PDF
Daniel do Nascimento Sombra, Israel de Oliveira Teófilo
Subprojeto PIBID – Música: a construção do monocórdio e sua utilização na educação básica. PDF
Marisa Nóbrega Rodrigues, Gustavo Gomes da Silva
A criança e o mundo: análise da construção de um espetáculo musical em escolas de Salvador PDF
Ruth Mattos Cunha, Eudes Oliveira Cunha

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

A expressividade musical no ensino-aprendizado do piano: uma comparação entre as abordagens mecanicista e fenomenológica PDF
Milka Dayanne da Silva Araújo

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Reflexões sobre o II Fórum Brasileiro de Guitarra Elétrica no Ensino Superior PDF
Anderson de Sousa Mariano e Marcos da Rosa Garcia
Música popular e currículo: uma sociologia do conhecimento profissional na obra de Lucy Green PDF
Ana Carolina Nunes do Couto
Plano de ensino da disciplina trombone do curso de bacharelado em instrumento da a Universidade Federal da Bahia: análise e revisão da estrutura e conteúdo PDF
Lélio Eduardo Alves da Silva, Bruno Duarte Souza Conceição
O ensino de Regência em um curso de Licenciatura em Música Popular: uma reflexão acerca dos discursos PDF
Armindo de Araujo Ferreira
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NO MARANHÃO SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL PDF
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

Aula de música no ambiente familiar: um projeto de pesquisa sobre o processo de ensino musical entre um pai professor de Música e sua filha de 6 anos de idade PDF
Cícera Edilânia Araújo Januário, Antonio Chagas Neto
Iniciação musical através do acordeon – Uma proposta de ensino à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick PDF
Carlos Henrique Lima de Carvalho, Tarcísio Gomes FIlho
Reflexões sobre o canto coral em Igrejas Batistas e a COVID-19 PDF
Carlos Renato de Lima Brito
Trajetórias formativas de sanfoneiros: conhecendo a formação musical de alunos do instrumento na Licenciatura X PDF PDF
Rute Carolina da Cunha Benigno

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Experiências Musicopedagógicas em Tempos de Pandemia PDF
Helena Nunes de Souza, Jaqueline Câmara Leite, Claudia Elisiane Ferreira dos Santos, Michele Girardi, Renato Alves da Silva, Obadias de Oliveira Cunha, Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva, Rafael Guerini Atolini
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores PDF
Marcos da Rosa Garcia, Elen Firmino de Santana
[Pôster] Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa PDF
Gutenberg Marques, Juciane Araldi
[Comunicação] Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes PDF
Gutenberg Marques
Ensino remoto de violão coletivo: desafios e (re)invenções pedagógicas durante o período da pandemia do COVID-19 PDF
Carla Pereira Santos, Sérgio Ayres Filho, Vanildo Mousinho Marinho
Ensino de violão e pandemia: relato de experiência de uma ação de Extensão PDF
Bruno Westermann
Educação Musical na Cultura Digital: ensino e aprendizagem e utilização de tecnologias no contexto universitário PDF
Júlio César de Melo Colabardini
(Comunicação) Música enquanto ação extensiva: planejamento, avaliação e atividades desenvolvidas em curso de história da música durante o período de distanciamento social. PDF
Alexandre Milne-Jones Náder
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes PDF
Marcos da Rosa Garcia, Izabella Raiane Ferreira de Sousa
Curso de violoncelo Online – uma experiência de ensino e aprendizagem do violoncelo utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) PDF
Calebe Alves Teixeira, Fabio Soren Presgrave,Julio Melo Colabardini,Dora Utermohl de Queiroz

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Vivenciando o choro e o baião através da prática instrumental coletiva com um grupo de metais cadeirantes PDF
João Paulo Silva, Fabíola Santos Araujo
A musicografia braille e o desenho universal para a aprendizagem: uma proposta didática/pedagógica PDF
Jonatas Souza Silva
Projeto social e ensino de música: olhar dos alunos e do professor em uma pesquisa exploratória. PDF
Lívia Figueiredo de Alencar Silva
Educação musical e musicoterapia: características, semelhanças e diferenças PDF
Débora Shirley Paulo da Silva Pimentel, Gleison Costa dos Santos
Música em hospitais: conceituações sob a perspectiva da educação escolar PDF
Rita de Cássia Silva Cardoso, Eudes Oliveira Cunha
(Comunicação) Oficinas de música e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: experiência pedagógico-musical no CASE (Mossoró/RN). PDF
Alexandre Milne-Jones Náder
Educação musical, diferenças e interseccionalidade: projetos e ações do GRUMUS em tempos de ultraconservadorismo PDF
Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Wenderson Silva Oliveira, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Elke Beatriz Riedel, Ana Clara da Silva Ponciano, Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Samara de Oliveira Sampaio, Maurício Eslabão, Tarcísio Ferreira, Tamar Genz Gaulke
O Ensino de Música aplicado aos Estudantes com Deficiência Auditiva no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática de Literatura das produções da ANPPOM e da ABEM (2000 – 2019.1) PDF
Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Stanley Gomes Marques
“Todo mundo que está em volta transiciona”: um relato de experiência de um estudante trans de Licenciatura em Música PDF
Tarcisio Ferreira Brito

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

Para viver de/para a música: entre escolhas e significações PDF
Maura Lucia Fernandes Penna, Hermano Henrique Cabral de Paula
O Eixo de Formação do Projeto Música na Escola UFC Sobral: trajetória e ações PDF
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Jackson Crispim Martins, Kariny Kelvia Paiva Barbosa, Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Clara Ferreira do Nascimento, Jheimison Costa Nascimento
Música como linguagem: A intrínseca relação no processo de alfabetização tendo a música como uma linguagem que encontra seus pares na língua falada PDF
Franklin josé Araújo
A formação do professor de música e o estágio supervisionado: experiências na educação infantil PDF
João Gracindo da Silva Neto, Ester do Nascimento Mota, Valéria Monteiro da Silva, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A formação pedagógico-musical do licenciando: uma análise do currículo das licenciaturas em música do Ceará PDF
Israel Kleber de Oliveira Teófilo

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

Musicking, lugares públicos e (des)engajamento moral: resultados iniciais de um estudo sobre a prática musical nas áreas comuns da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Ítalo Soares da Silva, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Ribeiro, Ana Clara da Silva Ponciano, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Sâmela Ramos Paulo #Não socia, Tamar Genz Gaulke