Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.4, 2020
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
Kit Pan: uma proposta para a educação musical brasileira | |
Rodrigo Alexandre Soares Santos | |
10 anos do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral: uma Análise dos Perfis Discentes | |
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Ubeneí Sousa de Farias | |
O canto coral no cenário brasileiro: uma pesquisa bibliográfica dos Anais e Revistas da ABEM e da ANPPOM | |
Klesia Garcia Andrade, Anaide Maria Alves da Paz, Luciana Bezerra da Silva Brito, Natália Santana dos Santos, Valdiene Carneiro Pereira
|
|
Confecção de máscara de garrafa Pet para flauta transversal: uma proposta para o retorno às atividades musicais presenciais após a pandemia da COVID-19 | |
Adeline Annelyse Marie Stervinou | |
Formação de Violonistas: as experiências formativas dos músicos da cidade de Sobral-CE | |
José Uélito Souza Filho | |
A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola | |
Laís de Souza Silva, Paulo Roberto Simões Torres, Simone Marques Braga | |
O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL MEDIADOS PELA FLAUTA DOCE | |
Antonio Chagas Neto, Alice dos Santos Galdino, Karolaine Jheneffer Ferreira Ramos | |
O ensino de violão e o repertório de música brasileira: uma visão em torno de materiais didáticos | |
Lucas Dantas Gaião | |
Trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro | |
O Canto Coral com Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática de Literatura das Produções da ANPPOM e da ABEM / 2000 – 2019 | |
Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Claudinilde Melo Lopes | |
METACOGNIÇÃO E BANDA DE MÚSICA: ESTRATÉGIAS APLICADAS AO ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO | |
Marco Antonio Toledo Nascimento, Francisca Antônia Marcilane Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves , AYLLANE PAULA DA SILVA, Adeline Stervinou | |
Estratégias de estudo para clarineta: sugestões para aplicação em um excerto do Duo para clarineta e fagote (1970) de César Guerra-Peixe | |
Enéas Albuquerque Silva, Luciana Noda Noda | |
Autorregulação da aprendizagem na prática instrumental: Estudo de caso sobre um pianista em sua preparação para o palco | |
Dayse Gomes Mendes | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
O ensino de Arte nas escolas públicas municipais de Olinda/PE: relato de experiência de estudantes pesquisadores do Programa Institucional de Iniciação Científica Técnica do Instituto Federal de Pernambuco | |
José Davison da Silva Júnior, Bruno Ferreira Brandão, Évelyn Mirelle Estevão dos Santos | |
DUAS BANDAS DE UMA MESMA HISTÓRIA | |
FERNANDO MARTINS OLIVEIRA NETO | |
Traços de desenvolvimento profissional: a importância do vínculo com a escola para professores de música na educação básica | |
Tamar Genz Gaulke, Ana Clara Da Silva Ponciano | |
Mapeamento das práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: uma pesquisa de levantamento | |
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa, Wellington Sousa Silva
|
|
Formação Inicial e Continuada em Música: Uma experiência realizada no Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim | |
Décio Pereira Silva Junior | |
AÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL: estabelecendo a música como linguagem artística no contexto da escola básica | |
Camila Larissa Firmino de Luna | |
Representações mentais e aprendizagem da flauta doce: análises preliminares de um estudo de caso | |
Natanael Martins de Sousa, Adeline Annelyse Marie Stervinou | |
Núcleo de Educação Musical e Artes: Desenvolvimento das Dimensões da Musicalidade nas aulas de Arte em Caucaia/CE no início do distanciamento social através do Youtube. | |
Daniel do Nascimento Sombra, Israel de Oliveira Teófilo | |
Subprojeto PIBID – Música: a construção do monocórdio e sua utilização na educação básica. | |
Marisa Nóbrega Rodrigues, Gustavo Gomes da Silva | |
A criança e o mundo: análise da construção de um espetáculo musical em escolas de Salvador | |
Ruth Mattos Cunha, Eudes Oliveira Cunha | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
A expressividade musical no ensino-aprendizado do piano: uma comparação entre as abordagens mecanicista e fenomenológica | |
Milka Dayanne da Silva Araújo | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Reflexões sobre o II Fórum Brasileiro de Guitarra Elétrica no Ensino Superior | |
Anderson de Sousa Mariano e Marcos da Rosa Garcia | |
Música popular e currículo: uma sociologia do conhecimento profissional na obra de Lucy Green | |
Ana Carolina Nunes do Couto | |
Plano de ensino da disciplina trombone do curso de bacharelado em instrumento da a Universidade Federal da Bahia: análise e revisão da estrutura e conteúdo | |
Lélio Eduardo Alves da Silva, Bruno Duarte Souza Conceição | |
O ensino de Regência em um curso de Licenciatura em Música Popular: uma reflexão acerca dos discursos | |
Armindo de Araujo Ferreira | |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NO MARANHÃO SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares |
|
Aula de música no ambiente familiar: um projeto de pesquisa sobre o processo de ensino musical entre um pai professor de Música e sua filha de 6 anos de idade | |
Cícera Edilânia Araújo Januário, Antonio Chagas Neto | |
Iniciação musical através do acordeon – Uma proposta de ensino à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick | |
Carlos Henrique Lima de Carvalho, Tarcísio Gomes FIlho | |
Reflexões sobre o canto coral em Igrejas Batistas e a COVID-19 | |
Carlos Renato de Lima Brito | |
Trajetórias formativas de sanfoneiros: conhecendo a formação musical de alunos do instrumento na Licenciatura X | PDF PDF |
Rute Carolina da Cunha Benigno | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Experiências Musicopedagógicas em Tempos de Pandemia | |
Helena Nunes de Souza, Jaqueline Câmara Leite, Claudia Elisiane Ferreira dos Santos, Michele Girardi, Renato Alves da Silva, Obadias de Oliveira Cunha, Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva, Rafael Guerini Atolini | |
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores | |
Marcos da Rosa Garcia, Elen Firmino de Santana | |
[Pôster] Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa | |
Gutenberg Marques, Juciane Araldi | |
[Comunicação] Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes | |
Gutenberg Marques | |
Ensino remoto de violão coletivo: desafios e (re)invenções pedagógicas durante o período da pandemia do COVID-19 | |
Carla Pereira Santos, Sérgio Ayres Filho, Vanildo Mousinho Marinho | |
Ensino de violão e pandemia: relato de experiência de uma ação de Extensão | |
Bruno Westermann | |
Educação Musical na Cultura Digital: ensino e aprendizagem e utilização de tecnologias no contexto universitário | |
Júlio César de Melo Colabardini | |
(Comunicação) Música enquanto ação extensiva: planejamento, avaliação e atividades desenvolvidas em curso de história da música durante o período de distanciamento social. | |
Alexandre Milne-Jones Náder | |
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes | |
Marcos da Rosa Garcia, Izabella Raiane Ferreira de Sousa | |
Curso de violoncelo Online – uma experiência de ensino e aprendizagem do violoncelo utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) | |
Calebe Alves Teixeira, Fabio Soren Presgrave,Julio Melo Colabardini,Dora Utermohl de Queiroz | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Vivenciando o choro e o baião através da prática instrumental coletiva com um grupo de metais cadeirantes | |
João Paulo Silva, Fabíola Santos Araujo | |
A musicografia braille e o desenho universal para a aprendizagem: uma proposta didática/pedagógica | |
Jonatas Souza Silva | |
Projeto social e ensino de música: olhar dos alunos e do professor em uma pesquisa exploratória. | |
Lívia Figueiredo de Alencar Silva | |
Educação musical e musicoterapia: características, semelhanças e diferenças | |
Débora Shirley Paulo da Silva Pimentel, Gleison Costa dos Santos | |
Música em hospitais: conceituações sob a perspectiva da educação escolar | |
Rita de Cássia Silva Cardoso, Eudes Oliveira Cunha | |
(Comunicação) Oficinas de música e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: experiência pedagógico-musical no CASE (Mossoró/RN). | |
Alexandre Milne-Jones Náder | |
Educação musical, diferenças e interseccionalidade: projetos e ações do GRUMUS em tempos de ultraconservadorismo | |
Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Wenderson Silva Oliveira, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Elke Beatriz Riedel, Ana Clara da Silva Ponciano, Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Samara de Oliveira Sampaio, Maurício Eslabão, Tarcísio Ferreira, Tamar Genz Gaulke | |
O Ensino de Música aplicado aos Estudantes com Deficiência Auditiva no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática de Literatura das produções da ANPPOM e da ABEM (2000 – 2019.1) | |
Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Stanley Gomes Marques | |
“Todo mundo que está em volta transiciona”: um relato de experiência de um estudante trans de Licenciatura em Música | |
Tarcisio Ferreira Brito | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as |
|
Para viver de/para a música: entre escolhas e significações | |
Maura Lucia Fernandes Penna, Hermano Henrique Cabral de Paula | |
O Eixo de Formação do Projeto Música na Escola UFC Sobral: trajetória e ações | |
João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Jackson Crispim Martins, Kariny Kelvia Paiva Barbosa, Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Clara Ferreira do Nascimento, Jheimison Costa Nascimento
|
|
Música como linguagem: A intrínseca relação no processo de alfabetização tendo a música como uma linguagem que encontra seus pares na língua falada | |
Franklin josé Araújo | |
A formação do professor de música e o estágio supervisionado: experiências na educação infantil | |
João Gracindo da Silva Neto, Ester do Nascimento Mota, Valéria Monteiro da Silva, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
A formação pedagógico-musical do licenciando: uma análise do currículo das licenciaturas em música do Ceará | |
Israel Kleber de Oliveira Teófilo | |
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa |
|
Musicking, lugares públicos e (des)engajamento moral: resultados iniciais de um estudo sobre a prática musical nas áreas comuns da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Ítalo Soares da Silva, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Ribeiro, Ana Clara da Silva Ponciano, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Sâmela Ramos Paulo #Não socia, Tamar Genz Gaulke |