Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.3, 2018

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

 
A discussão crítica como condição para o desenvolvimento da pesquisa em educação musical: algumas reflexões a partir de uma experiência PDF
Maura Penna  
Educação Musical em turmas multisseriadas de escolas rurais: Um relato de experiência PDF
Josefa Eliane Ribeiro Mendes  
[Comunicação] A inserção dos pianos acústicos no Cariri: possíveis contextos musicais PDF
Sara Perin Massaki  
Formação em pesquisa na área de Educação Musical: exercitando o olhar a partir de análises fílmicas PDF
Ítalo Soares Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Calígia Sousa Monteiro, Júlio César da Silva, Carlos Henrique Lima de Carvalho, Pâmela Araújo de Moura
 
Avaliação em Música: a presença da avaliação da aprendizagem e do ensino de música nas publicações da ABEM e ANPPOM entre 2013 e 2017 PDF
Fernanda Gomes de Amorim  

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

 
O campo de pesquisa em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará: praxiologia e epistemologias desvelando a formação de um campo PDF PDF
Ibbertson Nobre Tavares, Pedro Rogério  

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

 
Prepare o guarda-chuva: a “tempestade de ideias” no ensaio do coro PDF
Klesia Garcia Andrade  
Universo da Imaginação: um relato sobre a construção de um musical escolar PDF
Jaqueline Câmara Leite, Lucas Barreto Oliveira  
Pedro na fazenda: a contação e sonorização de histórias como recurso didático para o ensino de música na educação infantil PDF PDF
Carlos Antônio Freitas da Silva, Valeria Lazaro Carvalho  
A Cantoria Repentista como objeto de Educação Musical PDF
Rodolfo Rodrigues  
A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE PDF
Kadja Emanuelle Araujo Santos, Elide Lopes da Silva  
O Recital Didático no projeto Música na Escola: os aprendizados construídos por estudantes das escolas e dos discentes do curso de Música – Licenciatura da UFC/Sobral PDF
Marcelo Mateus de Oliveira, João Emanoel Ancelmo Benvenuto  
O ensino de artes nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros-MG: um levantamento acerca da presença/ausência do Educador Musical PDF
RAIANA ALVES MACIEL LEAL DO CARMO, Samara Francine Ferreira Rodrigues, Jorge Lucas Ferreira Rocha, Lenilce da Silva Reis Santana, Luciano Cândido e Sarmento, Kaio Silvano Rodrigues da Silva, Josué Junio Silva Gonçalves
 
A formação do professor de Música no Estágio Supervisionado: um relato de experiências a partir da percepção de três estagiárias PDF
Luana Cristina Moura de Sousa, Leidyjane da Silva Santos, Scharlet Amanda Dias Cardoso, Gabriel Nunes Lopes Ferreira  
PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MUSICAL EM ESCOLAS REGULARES DE FORTALEZA PDF
Sarah Fontenelle Catrib  
Currículo de música no ensino médio integrado: uma análise dos PPCs de três cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia PDF
Robson Ribeiro  
[Comunicação] Atividades de música além da música: práticas significativas e abrangentes em educação musical PDF
Felipe de Burgos Rocha, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira  
A formação continuada dos professores do ensino curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: ampliando territórios PDF
Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Rafael Martins Gonçalves
 

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

 
Do uso de jogos para o desenvolvimento de competências musicais – um relato de prática docente PDF
Tarcísio Gomes Filho, Fernanda de Moura Estevão Peroba  
Do bacharelado à sala de aula: experiências e práticas de professores no ensino de instrumento para a segunda infância PDF
Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho  
Ensino Coletivo de violão em uma escola particula da cidade de camaçari. PDF
Joice Rabelo das Neves Rodrigues, Felipe de Miranda Rebouças  
[Comunicação] O ensino de violino na escola de música de Macaíba – RN no primeiro semestre de 2018 PDF
Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz, Maria Clara de Almeida Gonzaga, Tamar Genz Gaulke  

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

 
Minhas músicas, suas músicas: (in)exclusões e (trans)formações na licenciatura em música PDF
Maura Penna, Ana Luiza Miranda Pinto, Susie Santos  
Recital Musicopedagógico CDG: um jeito diferente de compartilhar Música com o público PDF
Helena de Souza Nunes, Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva, Clarissa de Godoy Menezes, Rafael Guerini Atolini, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, Jaqueline Câmara Leite, Obadias de Oliveira Cunha, Patrick André de Amorim Lima
 
Aprendizagem Musical Compartilhada: a prática instrumental coletiva de Saxofone no Curso de Música na UFCA PDF
Jose Robson Maia Almeida  
O PRIMEIRO ANO DE ESTUDOS DE ACORDEOM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: reflexões iniciais sobre o processo ensino-aprendizagem à luz de teorias psicogenéticas interacionistas PDF
Rute Carolina da Cunha Benigno, Magnus Kelly Moura da Cunha, Hélio Giovanni Medeiros da Silva  
Em busca de uma nova metodologia para o ensino de Contraponto na Licenciatura PDF
Fellipe Teixeira  
Atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA PDF
Jose Robson Maia Almeida, Antonio Chagas Neto, Ana Carla Ribeiro da Silva, Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco Reis, Isaac Helder Alves Silva, Sara Perin Massaki, Larissa Maximiniano Maximiniano Silva, Moema Dantas de Aguiar
 
Ensino coletivo de canto: um relato de experiência na Presto-Ópera UFPB PDF
Gutenberg de Lima Marques, Amarilis Rebua de Mattos  
A Criação Musical na Formação de Professores de Música: concepções gerais e diretriz pedagógica PDF
Quedma Rocha Cristal, Vinicius Borges Amaro  
Egressos de Licenciatura em Música como fonte de pesquisa: levantamento e análise de teses e dissertações do catálogo da CAPES PDF
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro  
O que os dados nos dizem?: um levantamento estatístico sobre o número de professoras de violoncelo nas universidades federais brasileiras PDF ()
Yanaêh Vasconcelos Mota, Zilmar Rodrigues de Souza  
As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo exploratório PDF
Adeline Annelyse Marie Stervinou  
Violão em conjunto e violonistas em formação: impactos das experiências em grupos estáveis de violões na autoeficácia dos estudantes de violão no ensino superior PDF
Felipe de Miranda Rebouças  
Processos de criar e de aprender (a criar?): emaranhado criação-ensino PDF
Paulo Rios Filho, Júlio Santos, Patrik Oliveira, Leandro Silva  
Ensino de Piano em Grupo na Educação Superior no Brasil: uma breve análise PDF
Anita Garrido  
TALENTO MUSICAL EXISTE? UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CANTO NO ENSINO SUPERIOR PDF
Juliana Bischoff  

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

 
Procedimentos metodológicos e princípios éticos na pesquisa de campo em educação musical: um estudo de caso na ONG Casa Pequeno Davi PDF
Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida  
O ensino de canto para a prática de capoeira PDF
Daniel Chris Amato, Endre Solti  
BANDAS DE MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRAJETÓRIA DOS MAESTROS DO VALE DO JAGUARIBE PDF
Francisco Ernani de Lima Barbosa, Cristiane Soares Gonçalves  
Roda Sonora: fazer musical coletivo em três contextos PDF
ANGELITA MARIA VANDER BROOCK, JOSÉ RAIMUNDO LEAL  
“Eu, regente?!” — Meu sítio e minha caminhada inicial entre cânticos e coristas PDF
Carlos Renato de Lima Brito  
O papel social do educador musical e suas estratégias pedagógicas em meio aos desafios do ensino não-formal PDF
Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves, Marco Antonia Toledo Nascimento  
Sonhando com a vida, vivenciando Música: Um relato de experiência PDF
Lenilce da Silva Reis Santana, Alessandra Alves da Silva  
Cidadania e projetos sócio-orquestrais PDF
Elizane Priscila Silva Santana  
Educação Musical, Cultura e Sociedade: breves apontamentos PDF
Gleison Costa dos Santos  
A Banda enquanto Escola de Música: um estudo de caso na Banda de Música Mestre Pixuna PDF
Jéssica Barbosa Sales  
Método Parabolé: Criatividade e composição como ferramentas para a educação musical em contextos não-formais. PDF
Rubson Pinto da Silva  
O Processo da Musicalização: concepções e implicações práticas PDF
Quedma Rocha Cristal  
Universo Percussivo Baiano: Uma Proposta de Utilização do Ritmo Ijexá na Aplicação do Método UPB para Treinamento Rítmico e Instrumental. PDF
Adrian Estrela Pereira, Ekaterina Konopleva  

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

 
Iniciação ao piano com suporte de novas tecnologias: uma análise do aplicativo Piano Maestro PDF
Felipe Novaes Cantão  
Formação de professores de música na contemporaneidade: interações e debates na rede social whatsapp PDF
Luciano Luan Gomes Paiva  
Compor e gravar um Rap em sala de aula: uma sequência de atividades PDF
Bruno Torres Araujo de Melo  
Uma ferramenta computacional para o aprendizado à distância da expressividade na improvisação musical jazzística . PDF
Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr  
Tecnologias como Elementos Mediadores da Aprendizagem Musical das Bandas de Rock Autoral em Sobral-CE PDF
Tiago de Quadros Maia Carvalho  

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

 
Ensino de contrabaixo acústico em projeto social: relato de experiência no projeto ação social pela música na cidade de João Pessoa/PB PDF
Rainere de Azevedo Travassos  
Ensino de música para surdos em uma ONG: um projeto de pesquisa PDF
Tiago de Oliveira Nascimento, Cristiane Maria Galdino de Almeida  
Reflexões sobre o ensino de música no contexto da deficiência em artigos publicados nas Revistas da ABEM PDF
Rosangela Silva do Carmo  
A música na construção do ser humano: jogos musicais no coral do CAPS de Paraipaba como uma forma de musicalização PDF
Álida Romênia de Sousa Moreira, Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves  
Possibilidades transversais entre prática em conjunto e educação musical: relato de experiência PDF
Fellipe Teixeira  
Práticas de apreciação musical nas classes hospitalares e domiciliares da Rede Municipal de Ensino de Salvador-Bahia PDF
RITA DE CÁSSIA SILVA CARDOSO, EUDES OLIVEIRA CUNHA  
Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: análise de uma experiência no município de Dias d’Ávila-Bahia PDF
JAMILE CONCEIÇÃO DA ROCHA GONÇALVES, EUDES OLIVEIRA CUNHA  
Processo de Ensino-aprendizagem na formação musical de pessoas com deficiência visual: um olhar sobre o projeto de extensão Esperança Viva/UFRN PDF
Jhon Kleiton Santos de Queiroz  
CANTO CORAL NA TERCEIRA IDADE: Uma experiência com Coros na Bahia PDF
Neide dos Santos  

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

 
Aprendizagem coletiva: uma experiência musical com alunos da EJA PDF
Laizime da Silva Fontes  
A extensão e a formação de professores de música PDF
simone marques braga, Simone silva gonçalves, Vanessa Oliveira, Vanessa Victória Pereira, Anderson Nascimento Silva  

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

 
PROMUSICA: Um Programa de Formação Inicial e Continuada em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Tamar Genz Gaulke  
Ensino coletivo de violão: uma turma de diversidades PDF
Johnatan Martins de Sousa, Joelson Montes de Sales  
Produzindo o primeiro CD: trabalhando paródias com as cantigas populares na educação básica PDF
Johnatan Martins de Sousa, Fabíola Santos de Araújo  
Integração de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música na educação básica na região de Sobral: tecnologias e práticas didático-pedagógicas para uma educação centrada no humano PDF
Marcos André Martins Aristides, João Emanuel Benvenuto, Marco Antonio Nascimento Toledo  
Prática como componente curricular: discutindo a sua inserção no Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
RAIANA ALVES MACIE LEAL DO CARMO, Isaias Pereira Silva, Samuel Naamã Scarcela Rosa