Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.3, 2018
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
A discussão crítica como condição para o desenvolvimento da pesquisa em educação musical: algumas reflexões a partir de uma experiência | |
Maura Penna | |
Educação Musical em turmas multisseriadas de escolas rurais: Um relato de experiência | |
Josefa Eliane Ribeiro Mendes | |
[Comunicação] A inserção dos pianos acústicos no Cariri: possíveis contextos musicais | |
Sara Perin Massaki | |
Formação em pesquisa na área de Educação Musical: exercitando o olhar a partir de análises fílmicas | |
Ítalo Soares Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Calígia Sousa Monteiro, Júlio César da Silva, Carlos Henrique Lima de Carvalho, Pâmela Araújo de Moura
|
|
Avaliação em Música: a presença da avaliação da aprendizagem e do ensino de música nas publicações da ABEM e ANPPOM entre 2013 e 2017 | |
Fernanda Gomes de Amorim | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
O campo de pesquisa em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará: praxiologia e epistemologias desvelando a formação de um campo | PDF PDF |
Ibbertson Nobre Tavares, Pedro Rogério | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Prepare o guarda-chuva: a “tempestade de ideias” no ensaio do coro | |
Klesia Garcia Andrade | |
Universo da Imaginação: um relato sobre a construção de um musical escolar | |
Jaqueline Câmara Leite, Lucas Barreto Oliveira | |
Pedro na fazenda: a contação e sonorização de histórias como recurso didático para o ensino de música na educação infantil | PDF PDF |
Carlos Antônio Freitas da Silva, Valeria Lazaro Carvalho | |
A Cantoria Repentista como objeto de Educação Musical | |
Rodolfo Rodrigues | |
A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE | |
Kadja Emanuelle Araujo Santos, Elide Lopes da Silva | |
O Recital Didático no projeto Música na Escola: os aprendizados construídos por estudantes das escolas e dos discentes do curso de Música – Licenciatura da UFC/Sobral | |
Marcelo Mateus de Oliveira, João Emanoel Ancelmo Benvenuto | |
O ensino de artes nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros-MG: um levantamento acerca da presença/ausência do Educador Musical | |
RAIANA ALVES MACIEL LEAL DO CARMO, Samara Francine Ferreira Rodrigues, Jorge Lucas Ferreira Rocha, Lenilce da Silva Reis Santana, Luciano Cândido e Sarmento, Kaio Silvano Rodrigues da Silva, Josué Junio Silva Gonçalves
|
|
A formação do professor de Música no Estágio Supervisionado: um relato de experiências a partir da percepção de três estagiárias | |
Luana Cristina Moura de Sousa, Leidyjane da Silva Santos, Scharlet Amanda Dias Cardoso, Gabriel Nunes Lopes Ferreira | |
PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MUSICAL EM ESCOLAS REGULARES DE FORTALEZA | |
Sarah Fontenelle Catrib | |
Currículo de música no ensino médio integrado: uma análise dos PPCs de três cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia | |
Robson Ribeiro | |
[Comunicação] Atividades de música além da música: práticas significativas e abrangentes em educação musical | |
Felipe de Burgos Rocha, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira | |
A formação continuada dos professores do ensino curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: ampliando territórios | |
Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Rafael Martins Gonçalves
|
|
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Do uso de jogos para o desenvolvimento de competências musicais – um relato de prática docente | |
Tarcísio Gomes Filho, Fernanda de Moura Estevão Peroba | |
Do bacharelado à sala de aula: experiências e práticas de professores no ensino de instrumento para a segunda infância | |
Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho | |
Ensino Coletivo de violão em uma escola particula da cidade de camaçari. | |
Joice Rabelo das Neves Rodrigues, Felipe de Miranda Rebouças | |
[Comunicação] O ensino de violino na escola de música de Macaíba – RN no primeiro semestre de 2018 | |
Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz, Maria Clara de Almeida Gonzaga, Tamar Genz Gaulke | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Minhas músicas, suas músicas: (in)exclusões e (trans)formações na licenciatura em música | |
Maura Penna, Ana Luiza Miranda Pinto, Susie Santos | |
Recital Musicopedagógico CDG: um jeito diferente de compartilhar Música com o público | |
Helena de Souza Nunes, Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva, Clarissa de Godoy Menezes, Rafael Guerini Atolini, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, Jaqueline Câmara Leite, Obadias de Oliveira Cunha, Patrick André de Amorim Lima
|
|
Aprendizagem Musical Compartilhada: a prática instrumental coletiva de Saxofone no Curso de Música na UFCA | |
Jose Robson Maia Almeida | |
O PRIMEIRO ANO DE ESTUDOS DE ACORDEOM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: reflexões iniciais sobre o processo ensino-aprendizagem à luz de teorias psicogenéticas interacionistas | |
Rute Carolina da Cunha Benigno, Magnus Kelly Moura da Cunha, Hélio Giovanni Medeiros da Silva | |
Em busca de uma nova metodologia para o ensino de Contraponto na Licenciatura | |
Fellipe Teixeira | |
Atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA | |
Jose Robson Maia Almeida, Antonio Chagas Neto, Ana Carla Ribeiro da Silva, Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco Reis, Isaac Helder Alves Silva, Sara Perin Massaki, Larissa Maximiniano Maximiniano Silva, Moema Dantas de Aguiar
|
|
Ensino coletivo de canto: um relato de experiência na Presto-Ópera UFPB | |
Gutenberg de Lima Marques, Amarilis Rebua de Mattos | |
A Criação Musical na Formação de Professores de Música: concepções gerais e diretriz pedagógica | |
Quedma Rocha Cristal, Vinicius Borges Amaro | |
Egressos de Licenciatura em Música como fonte de pesquisa: levantamento e análise de teses e dissertações do catálogo da CAPES | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro | |
O que os dados nos dizem?: um levantamento estatístico sobre o número de professoras de violoncelo nas universidades federais brasileiras | PDF () |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Zilmar Rodrigues de Souza | |
As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo exploratório | |
Adeline Annelyse Marie Stervinou | |
Violão em conjunto e violonistas em formação: impactos das experiências em grupos estáveis de violões na autoeficácia dos estudantes de violão no ensino superior | |
Felipe de Miranda Rebouças | |
Processos de criar e de aprender (a criar?): emaranhado criação-ensino | |
Paulo Rios Filho, Júlio Santos, Patrik Oliveira, Leandro Silva | |
Ensino de Piano em Grupo na Educação Superior no Brasil: uma breve análise | |
Anita Garrido | |
TALENTO MUSICAL EXISTE? UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CANTO NO ENSINO SUPERIOR | |
Juliana Bischoff | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Procedimentos metodológicos e princípios éticos na pesquisa de campo em educação musical: um estudo de caso na ONG Casa Pequeno Davi | |
Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
O ensino de canto para a prática de capoeira | |
Daniel Chris Amato, Endre Solti | |
BANDAS DE MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRAJETÓRIA DOS MAESTROS DO VALE DO JAGUARIBE | |
Francisco Ernani de Lima Barbosa, Cristiane Soares Gonçalves | |
Roda Sonora: fazer musical coletivo em três contextos | |
ANGELITA MARIA VANDER BROOCK, JOSÉ RAIMUNDO LEAL | |
“Eu, regente?!” — Meu sítio e minha caminhada inicial entre cânticos e coristas | |
Carlos Renato de Lima Brito | |
O papel social do educador musical e suas estratégias pedagógicas em meio aos desafios do ensino não-formal | |
Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves, Marco Antonia Toledo Nascimento | |
Sonhando com a vida, vivenciando Música: Um relato de experiência | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Alessandra Alves da Silva | |
Cidadania e projetos sócio-orquestrais | |
Elizane Priscila Silva Santana | |
Educação Musical, Cultura e Sociedade: breves apontamentos | |
Gleison Costa dos Santos | |
A Banda enquanto Escola de Música: um estudo de caso na Banda de Música Mestre Pixuna | |
Jéssica Barbosa Sales | |
Método Parabolé: Criatividade e composição como ferramentas para a educação musical em contextos não-formais. | |
Rubson Pinto da Silva | |
O Processo da Musicalização: concepções e implicações práticas | |
Quedma Rocha Cristal | |
Universo Percussivo Baiano: Uma Proposta de Utilização do Ritmo Ijexá na Aplicação do Método UPB para Treinamento Rítmico e Instrumental. | |
Adrian Estrela Pereira, Ekaterina Konopleva | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Iniciação ao piano com suporte de novas tecnologias: uma análise do aplicativo Piano Maestro | |
Felipe Novaes Cantão | |
Formação de professores de música na contemporaneidade: interações e debates na rede social whatsapp | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
Compor e gravar um Rap em sala de aula: uma sequência de atividades | |
Bruno Torres Araujo de Melo | |
Uma ferramenta computacional para o aprendizado à distância da expressividade na improvisação musical jazzística . | |
Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr | |
Tecnologias como Elementos Mediadores da Aprendizagem Musical das Bandas de Rock Autoral em Sobral-CE | |
Tiago de Quadros Maia Carvalho | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Ensino de contrabaixo acústico em projeto social: relato de experiência no projeto ação social pela música na cidade de João Pessoa/PB | |
Rainere de Azevedo Travassos | |
Ensino de música para surdos em uma ONG: um projeto de pesquisa | |
Tiago de Oliveira Nascimento, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Reflexões sobre o ensino de música no contexto da deficiência em artigos publicados nas Revistas da ABEM | |
Rosangela Silva do Carmo | |
A música na construção do ser humano: jogos musicais no coral do CAPS de Paraipaba como uma forma de musicalização | |
Álida Romênia de Sousa Moreira, Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves | |
Possibilidades transversais entre prática em conjunto e educação musical: relato de experiência | |
Fellipe Teixeira | |
Práticas de apreciação musical nas classes hospitalares e domiciliares da Rede Municipal de Ensino de Salvador-Bahia | |
RITA DE CÁSSIA SILVA CARDOSO, EUDES OLIVEIRA CUNHA | |
Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: análise de uma experiência no município de Dias d’Ávila-Bahia | |
JAMILE CONCEIÇÃO DA ROCHA GONÇALVES, EUDES OLIVEIRA CUNHA | |
Processo de Ensino-aprendizagem na formação musical de pessoas com deficiência visual: um olhar sobre o projeto de extensão Esperança Viva/UFRN | |
Jhon Kleiton Santos de Queiroz | |
CANTO CORAL NA TERCEIRA IDADE: Uma experiência com Coros na Bahia | |
Neide dos Santos | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Aprendizagem coletiva: uma experiência musical com alunos da EJA | |
Laizime da Silva Fontes | |
A extensão e a formação de professores de música | |
simone marques braga, Simone silva gonçalves, Vanessa Oliveira, Vanessa Victória Pereira, Anderson Nascimento Silva | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
PROMUSICA: Um Programa de Formação Inicial e Continuada em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Tamar Genz Gaulke | |
Ensino coletivo de violão: uma turma de diversidades | |
Johnatan Martins de Sousa, Joelson Montes de Sales | |
Produzindo o primeiro CD: trabalhando paródias com as cantigas populares na educação básica | |
Johnatan Martins de Sousa, Fabíola Santos de Araújo | |
Integração de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música na educação básica na região de Sobral: tecnologias e práticas didático-pedagógicas para uma educação centrada no humano | |
Marcos André Martins Aristides, João Emanuel Benvenuto, Marco Antonio Nascimento Toledo | |
Prática como componente curricular: discutindo a sua inserção no Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
RAIANA ALVES MACIE LEAL DO CARMO, Isaias Pereira Silva, Samuel Naamã Scarcela Rosa |