Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

V.2, 2016

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Educação musical escolar indígena: ausências significativas na literatura PDF
Marcus Venícius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. PDF
Henrique Sérgio Castro, Marcelo Marques Kaczan, Maria Anita Lustosa
A produção bibliográfica sobre a guitarra elétrica na pós graduação brasileira PDF
Carlos Felipe Santos Freitas
Plágio acadêmico-musical: limites e tendências da discussão científica nas Revistas da ABEM (2008 a 2016) PDF
Juliana Carla Bastos
O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade do Natal: Perspectivas com os novos tutores PDF
Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de Lima
Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música PDF
Luiz Botelho Albuquerque, Gabriel Petter da Penha
Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. PDF
Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior
A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará PDF
Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Educação musical: Interfaces com etnomusicologia, música, corpo, gênero, educação e saúde em um grupo de pesquisa PDF
Harue Tanaka

GT 1.3 – História da educação musical

Os estudos de Música na Licenciatura Plena em Educação Artística da UFPI: apontamentos históricos (1977-1979) PDF
João Valter Ferreira Filho
História da Música do Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira PDF
Eloilma Moura Macedo, Filipe Ximenes Parente

GT 2.1 – Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica

Professores de música nas escolas de educação básica: perfil dos alunos ingressantes no curso de música do IF-Sertão/PE-CP PDF
Ingrid Torres Barbosa, Carlos André Gomes Lima
A música no contexto das festas escolares: um relato da experiência da Festa da Família, do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI. PDF
Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira, Gislene Danielle de Carvalho, Liliane de Olveira Amorim, Juliana Mayra Teixeira Moreira
O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL PDF
Camila Betina Röpke
Musicalização na Educação Infantil: Um relato da experiência com alunos de 2 e 3 anos de idade do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI PDF
Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira
Fulni-ô e música: um estudo sobre indígenas numa escola de ensino médio PDF
André Vasconcelos Arruda, Maria Guiomar Ribas
Um relato de experiência das aulas de canto coral na escola Dinorah Tomaz Ramos (Pôster) PDF
Wellington Freitas Viana
A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) PDF
Daniel Nascimento Sombra, Emerson da Silva Barbosa
Semana da Música Hipócrates Zona Norte 2015: relatos de um evento musical na escola básica PDF
Hemmerson de Vasconcelos Andrade
Dalcroze na pele: Uma ferramenta metodológica para o ensino coletivo dos ritmos brasileiros na educação básica. PDF
LEANDRO MACHADO FERREIRA
Uma experiência de ensino coletivo de violão PDF
jailton jorge araujo
Qualidade do ensino de música: Análise sobre a perspectiva de dois professores do ensino básico PDF
Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro
Praticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça PDF
Francisco Michel da Conceição Araújo, Ewelter de Siqueira e Rocha
O ENSINO DE MÚSICA PARA JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE NATAL/RN: relato de uma experiência. PDF
Genildo Anderson Santos
Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica PDF
Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes
Educação musical para adolescentes: reflexões e desafios a partir de vivências como bolsista de iniciação a docência. PDF
Marcus Vinicius Carvalho, Gerardo Silveira Viana Júnior
EDUCAÇÃO MUSICAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PDF
Luís Fernandes Moura, Giann Mendes Ribeiro
Educação musical no ensino médio integrado: o que os professores pensam sobre o currículo PDF
Robson Rodrigues Ribeiro
As aulas de violão na Escola de Música Municipal de Macaíba: Uma abordagem educativo-musical em dois olhares PDF
Pâmela Araújo de Moura, Filipe Ricardo Cabral de Morais, Erinckinson Bezerra de Lima
O papel do professor de música em sala de aula: um relato de estágio PDF
Calígia Sousa Monteiro
A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos PDF
Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro
Ensino coletivo de violão: relatos de experiência no Projeto de Extensão “Música para Todos” em São Luís-MA (Pôster) PDF
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Israel Raséc Salazar Camelo, Willinson Carvalho do Rosário, Valéria Christian Pacheco Oliveira

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música PDF
Caio Talmag Nóbrega
A evasão dos estudantes na “Casa das Artes”: um estudo de caso no coral da instituição. PDF
Jéssica Barbosa Sales
O uso do corpo na sociedade: inter-relações com o desenvolvimento corporal do músico PDF
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
O ensino de Percepção Musical através da música brasileira: norteando uma perspectiva PDF
José Simião Severo
Ensino de violão para crianças: relatos, possibilidades e discussão PDF
Luciano Luan Gomes Paiva

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Da Aprendizagem Informal ao Ingresso em um Curso Superior de Música PDF
Bruna Maria de Lima Vieira, Cláudia Fernanda Deltrégia
Áudio Digital no Programa de Ensino da UFPB: Aprimoramentos Pedagógicos entre 2013.2 e 2014.1 PDF
André Vieira Sonoda
Concertos Aula Gravados: Ação Pedagógica Interdisciplinar de Extensão no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) em 2015 PDF
André Vieira Sonoda
O ensino de Percepção Musical: do tradicional ao musical em turmas heterogenias iniciais e iniciadas PDF
José Simião Severo
Crenças de autoeficácia para a preparação do repertório: um estudo com alunos do curso de bacharelado em violão da Escola de Música da UFBA PDF
Jamison Sampaio de Queiroz Santos
Projeto de extensão “Música Para Todos”: Um relato de experiência sobre Musicalização Infantil em São Luís-MA (Pôster) PDF
Adriana Rodrigues Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Willinson Carvalho do Rosário, Celso Ulisses Costa Campos
Isabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística. PDF
Tarcísio Gomes Filho
CONCEPÇÕES DE AQUECIMENTO PARA BANDA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF
Washington de Sousa Soares

GT 3.1 – Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais

Processo de formação e trajetória de músicos da noite de Fortaleza na década de 1990 PDF
Sílvio Mauro Monteiro, Pedro Rogério
PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual. PDF
Francisco Canindé de Medeiros Sena
A Música nas Manifestações Culturais de Januária – MG: Um Mapeamento e Estudo Sobre Suas Principais Características PDF
Ivan Carlos Schwan, Paulo Vitor Francisco de Jesus, Weverton Clarismundo de Souza
Projeto de Extensão “Música Para Todos” : Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade São Luís- MA (Pôster) PDF
adriana rodrigues sousa, Diêgo Ted Rodrigues Bogéa, Celso Ulisses Costa Campos, Ana Déborah Pereira de Barros, Andressa Dias Reis
Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical PDF
Ibbertson Nobre Tavares
MÚSICA E POESIA: um estudo dos processos de transmissão de conhecimento entre os violeiros de Caicó – RN PDF
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho Jorge de Lima
Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos PDF
Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Marco Antonio Toledo Nascimento, Pedro Rogério
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO PDF
Genivan Silva
Transmissão musical em três grupos de cultura popular PDF
Fábio Henrique Ribeiro, Wagner Santana de Araújo, Luis Ricardo Silva Queiroz
SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE VIOLÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN PDF
Johnny Aquino Felix
O ENSINO DE MÚSICA NO SESC CIDADÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PDF
Luandrey Célio Silva da Costa, José Magnaldo de Moura Araújo
Iniciação musical com o método “Da capo”: uma experiência com uma turma iniciante da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL. PDF
Francisco Ernani de Lima Brbosa
O desenvolvimento da leitura à primeira vista: análise de cinco métodos de solfejos polifônicos aplicados à prática coral PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa
Educação musical em domicílio: relatos de uma vivência como profissional liberal PDF
Midiam de Souza Fernandes
O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal PDF
Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva
Experiências musicais de jovens indígenas por meio das mídias PDF
Mara da Silva Pereira da Silva
A Cultura Popular e o Ensino de Instrumento: Relato de Experiência (Pôster) PDF
Leylliane Regina, Rommel Figueirêdo da Cunha, Eliakim Rommel Santos de Lima
Um estudo multicaso sobre os saberes docentes de três maestros atuantes no alto oeste potiguar: um projeto de pesquisa PDF
José Hérikson Dantas do Amaral, Valeria Lazaro de Carvalho
APRENDENDO COMO SE APRENDE SANFONA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS APRENDIZAGEM DOS SANFONEIROS DA CIDADE DE MASSAPÊ-CE. PDF
Francisco Ivan Lopes Juvencio
A reciprocidade entre teoria e prática musical no cotidiano da Orquestra de Macaíba (RN) PDF
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira
O Ensino da Música na Banda de Música Filarmônica 28 de Junho PDF
Mirele Barbosa da Silva
Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão PDF
Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas
Educação musical em contexto de tradição oral: experiência vivenciada em um grupo de capoeira angola. PDF
Jeanderson Bulhões
Coco de zambê e oficina de percussão: diálogos entre concepções musicais e práticas de ensino PDF
agostinho lima, Maíra Soares Cabral

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Pesquisa ação em educação musical mediada por tecnologias digitais na escola da educação básica no município de Natal/RN: uma pesquisa em andamento PDF
Carlos Ribeiro
Aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: sobre videoaulas e escutas compartilhadas. PDF
Juciane Araldi Beltrame
Autodeterminação para aprender a tocar guitarra jogando o Rocksmith PDF
Gibson Alves Marinho da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Ruânn Cézar Cezário Silva
Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música PDF
Robson Rodrigues Ribeiro
A aprendizagem da guitarra elétrica com auxílio de tecnologias digitais: o uso do programa guitar pro em aulas particulares de música PDF
Luciano Luan Gomes Paiva

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Técnica vocal para alunos com deficiência visual: um olhar sobre o desafio dessa prática no Grupo Esperança Viva (EMUFRN) PDF
Thaise Marcelino Matias
Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior PDF
Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Ferreira
Sou adulto e posso aprender, sou adulto e tenho muito o que ensinar PDF
Midiam de Souza Fernandes
Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil (Pôster) PDF
Mercia Santana Mathias
Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência PDF
Maurício Eslabão da Fonseca, Raiane Silmara Nascimento da Silva
PROJETO SOM AZUL: MUSICALIZAÇÃO E AUTISMO PDF
Luana Kalinka Cordeiro, Raiane Silmara Silva, Gessé José Araújo
O ensino de música para alunos cegos e videntes em classe regular de ensino por meio dos jogos musicais: um relato de experiência. PDF
ELIZA Oliveira Rocha
MAD: o Método de Arranjo Didático PDF
Alex Araujo Silva

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Experiência formativa em flauta doce na Universidade Federal do Ceará PDF
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Filipe Ximenes Parente
Banda Musical Vinícius de Morais: uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Música Para Todos”, em São Luís-MA PDF
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ana Déborah Pereira de Barros, Flávio Barbosa Brandão Júnior, Celso Ulisses Costa Campos
Trilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar PDF
Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola
Programa, Estratégia e Didática para um curso de iniciação ao piano PDF
Tarcísio Gomes Filho
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relato de experiência PDF
Rosangela Souza da Silva
Os recursos tecnológicos presentes no ensino-aprendizagem de música PDF
Rosangela Souza da Silva
O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado PDF
Fernanda Silva da Costa
O componente curricular metodologia da pesquisa em música: novos horizontes para a pesquisa e produção científica nos cursos de graduação em música da UFRN PDF
Gleison Costa dos Santos
Estágio Supervisionado e Musicalização Infantil: Um relato de experiência na UFCG PDF
Roger Cristiano Lourenço Silva
A Diversidade Cultural nas Práticas Pedagógicas Musicais do Licenciando em Música PDF
Andeson Cleomar Santos
Oficina de Jogos e Dinâmicas de Musicalização Infantil para professores unidocentes: um relato de experiência PDF
João Valter Ferreira Filho
Orquestra de violões e oficina de violão coletivo: uma proposta para a formação de professores de música PDF
Carla Pereira Santos
Estágio Supervisionado em ONGs: prática docente no Centro de Educação Musical Verbus-CEMUV PDF
Ítalo Soares da Silva
As possibilidades e dificuldades do estágio supervisionado PDF
Anderson Franklin Antero
Formação docente em música: discutindo os saberes experienciais no PIBID Música / UFRN PDF
Catarina Aracelle Porto do Nascimento
Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão PDF
Michel Soares de Araújo, Johnatan Martins de Sousa
Desmistificando o curso de licenciatura em Música da UFCA: Um relato de experiência PDF
Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Marco Antonio Silva
Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Música – III (Ensino Médio): abordagem e desafios à formação do Educador Musical (Pôster) PDF
Micael Carvalho dos Santos
VIVÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS PDF
David Bastos Silva
Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto PDF
José da Silva Neto Domingos, Ewelter de Siqueira e Rocha
Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará PDF
Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz
Relato de uma atividade prática de ensino integrada a educação musical PDF
JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA, Lucilene Da Silva Paes
Experiência docente na disciplina de Estágio Supervisionado I nas oficinas de teclado e violão. PDF
Marcus Vinicius Carvalho, Raul Facundo Honorato, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
O trabalho de corpo no Vocal UFC: Experiências e Reflexões. PDF
Lucas de Souza Teixeira

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano PDF
Adelson Aparecido Scotti
O desenvolvimento profissional do professor de música e a escola de educação básica PDF
Tamar Genz Gaulke
A Motivação de Licenciandos em Música: percursos de uma pesquisa PDF
Mário André Wanderley Oliveira Oliveira
Atuação profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2008 a 2015 PDF
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão PDF
Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior
O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas PDF
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Marcelo Alves Brazil, Sólon de Albuquerque Mendes, Rodrigo Heringer
Classificação vocal e metodologia do ensaio coral infanto-juvenil: uma revisão bibliográfica. PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Geysy Carolline Pereira Souza
A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública PDF
Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente
A aprendizagem do clarinete na Banda Municipal 6 de Junho da cidade de Bayeux/PB PDF
Thayná Italyne da Silva Rocha