Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
v.1, 2014
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
“A Lei 11.769/2008 e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de música no Rio Grande do Norte”: novas perspectivas e avanços | |
Gleison Costa dos Santos, Valéria Lázaro de Carvalho | |
A PESQUISA BIOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE MÚSICA | |
Gislene de Araújo Alves | |
Grupo de música percussiva em uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE | |
Catherine Furtado Santos | |
Uma reflexão sobre a motivação e suas contribuições para a aprendizagem musical e a formação em música | |
Flávia Maiara Lima Fagundes | |
Interações em uma montagem de um espetáculo musical: processos metodológicos | |
Rosamélia Leone de Sousa, Leila Miralva Martins Dias | |
Software de edição de partituras na educação musical | |
Juliana Cristiane Farias da Cruz | |
Levantamento bibliográfico a partir de princípios de ensino propostos por Trendafil Milanov (1909-1999) – (Pôster) | |
Jade Luiza Santana Martins, Melina Cordeiro Gama, Paula Farias Bujes | |
Ensino Coletivo da Bateria – (Pôster) | |
Uirá Nogueira de Barros Cairo | |
A Inserção de Canções do Folclore Brasileiro no Método Milanov de Violino: Análise e Substituição de Melodias – (Pôster) | |
Shirley Vieira Santos, Erivelton Nunes Barbosa, Paula Farias Bujes | |
CONEXÕES ENTRE CANTO CORAL E AULAS DE PERCEPÇÃO MUSICAL | |
Doraneide Tosta de Santana Limeira | |
Prática Mental No Aquecimento Vocal Para O Canto | |
Lília Maria Gomes Falcão | |
Projeto um canto em cada canto: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens | |
Klesia Garcia Andrade, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
Musicografia Braille: relato de experiência no curso de licenciatura da EMUFRN (Pôster) | |
Jhon Kleiton Queiroz, Chandra Thais Mendes dos Santos | |
A ATENÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVRANDO-SE DA AÇÃO RAREFEITA | |
Patricia Oliveira Campos Câmara | |
O corpo como elemento fundamental no processo de formação do Violonista | |
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida (Pôster) | |
Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Cristina Macêdo | |
Criando e vivendo música! Uma experiência de composição coletiva com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I | |
Everson Ferreira Fernandes, Artur Pessoa Porpino | |
Educação Musical e Linguagem sob a ótica das Neurociências | |
Maria Luiza Santos Barbosa | |
GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico |
|
Ensino Particular de Instrumento: Do tocar ao Ensinar – O que dizem os autores? | |
Antonio Chagas Neto, LEILA DIAS | |
Caminhos para o ensino do violão: Autorregulação da aprendizagem e SRSD | |
Luan Sodré de Souza | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
Educação musical, canto coral e interação social | |
Klesia Garcia Andrade | |
Sugestões de práticas educativo-musicais para classes dos últimos anos do Ensino Fundamental | |
Regina Harder | |
Aula de música na escola agora é lei: uma visão pedagógico-jurídica do ensino de música a partir da aplicação da Lei 11.769/08. | |
Thiara Oliveira da Cruz | |
Jogos Musicais: Implicações e Incentivo Baseados em um Relato de Experiência | |
Inaldo Mendes de Mattos Junior | |
As Contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança | |
Inaldo Mendes de Mattos Junior | |
Música, copos e mãos: práticas significativas no PIBID Música/2014 (Pôster) | |
Vanessa Andrade da Silva, Joyce Dayane dos Santos da Mata | |
Reflexões sobre a construção de um conceito contemporâneo de música para o Ensino Médio | |
Elder Pereira Alves | |
O ensino de música através de projetos de extensão universitária: o programa EDUCARTE | |
Alexandre Milne-Jones Náder | |
Uso de softwares musicais no Ensino Médio | |
Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Andrey Azevedo dos Santos, Igor Wanderley de Oliveira Rocha | |
A experiência do PIBID/Música – Desafios e superações na formação docente | |
José Barbosa, Antônio Vanderlan, Gleiciane Paula, Camila Roberta | |
Construção curricular em música para a Educação Infantil: sugestão de uma proposta curricular do ensino de música na escola regular | |
Mayra Elisa Araújo de Souza Batista | |
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral (Pôster) | |
João Marcos Silva Sousa, Francisco Joelk Santos da Silva, Jéssica Cisne | |
Música na Educação Infantil: uma experiência através do estágio supervisionado | |
Risaelma Arcanjo Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro, Isabela Diniz Oliveira | |
Ra-Tá-Tá-Tá-Tá, toque a corneta que eu quero marchar: um relato de experiência com o ensino de música em um Colégio Militar. | |
Anderson Fabrício Andrade Brasil | |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA JOÃO BANDEIRA SOBRINHO, PEDRA PRETA-RN: Primeiro mês da implantação da disciplina de Música no Fundamental II. | |
Francisco Canindé de Medeiros Sena | |
Um olhar reflexivo acerca do ensino de música na rede municipal de Natal/RN: perspectivas de um licenciando em música | |
João Gomes da Rocha, Valeria Lazaro de Carvalho | |
Articulações para implementação da Lei 11.769/08 em Aracaju/SE | |
Kadja Emanuelle Araujo Santos, Thiago de Sá Oliveira, Mateus Tayslan de Andrade Carvalho | |
A Experiência do Brincar com o Fazer Artístico: desvendando o universo musical dos povos indígenas e africanos | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes | |
PIBID MÚSICA: Caminhos iniciais do subprojeto de Educação Musical em Alagoas (Pôster) | |
Marcos dos Santos Moreira, Vanilson de Lima Coelho, Alizete Maria Maneira Gomes, Felipe Rodrigues Gusmão, José Luann Oliveira Veiga, Elizaubo Santos de Carvalho, Gerlivaldo da Silva Felinto, Jorge Rodrigo Gomes Santos, José Claudio de Gouveia Filho, Jose Passos de Oliveira Junior, Rafaela Quintino do Nascimento, Kessy Michelle Costa Cavalcanti, Mario Jorge Simião dos Santos, Lenivaldo Carvalho Camelo Neto, Salomão de Miranda Marcos, Vanessa Braga Cavalcante
|
|
Casa da Música: Um espaço lúdico de musical formação, facilitado pelo PIBID | |
João Paulo Ribeiro Holanda, Bruno Sousa Santos, Bruno Queiroz Alves | |
Estágio Supervisionado no Núcleo de Educação da Infância NEI/CAp – UFRN: contribuições para a formação docente na educação infantil (Pôster) | |
Calígia Sousa Monteiro | |
A PRESENÇA DE MÚSICAS AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA | |
Mariana Brito Viana, Brasilena Gottschall Pinto Trindade | |
Paisagem Sonora Percepção e Identificação de Sons no Ensino Fundamental I: proposta musical vivenciada no PIBID música – UFRN | |
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz | |
Educação musical na escola básica: desafios do PIBID/Música | |
Cinthia Gomes de Paula, Francisco Joelk Santos da Silva, Francisco Raul Guimarães Xavier, Leonardo dos Santos Silva, Paulo Henrique Paiva dos Santos, Simone Santos Sousa
|
|
Expectativas de adolescentes sobre a volta do ensino de música às escolas | |
Jessé Miquéias da Silva Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Trilha sonora e Sonoplastia: Do cinema à aula de música | |
Lucas Barbosa Silva | |
Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo | |
Artur Fabiano Araújo Albuquerque | |
A educação musical e o ensino integrado no Instituto Federal da Bahia | |
Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Projeto de extensão “Violonista Mirim” da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão | |
José Simião Severo | |
Concepções de Aprendizagem Musical na Orquestra Sinfônica da UFRN | |
Ana Claudia Silva Morais | |
Características e concepções do ensino de guitarra elétrica da escola de música da UFRN | |
Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro | |
Reflexão da prática de estágio curricular na disciplina História da Música Popular Brasileira no Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire em Mossoró/RN | |
Carlos Antonio Santos Ribeiro | |
Curso Técnico em Música do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CEFET-CE) | |
Sabrina Linhares Gomes, Jáderson Aguiar Teixeira | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
“Todas as músicasˮ em debate: Uma experiência brasileira (parte 3) | |
Harue Tanaka Sorrentino | |
A evasão escolar universitária no curso de música da Universidade Federal do Ceará: perfil dos alunos ingressantes | |
Gabriel Petter da Penha, Gerardo Silveira Viana Jr | |
A extensão universitária e o desenvolvimento da criatividade musical | |
Simone Marques Braga | |
Educação musical especial e inclusiva: sua formação nos cursos de Licenciatura em Música no estado da Bahia | |
Brasilena Gottschall Trindade | |
O Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN como campo de atuação para os alunos da Licenciatura em Música | |
Júlio César da Silva, Letícia Damasceno do Nascimento | |
O Teatro Musical na formação artística e docente do professor de música: experiências na Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN | |
Amélia Martins Dias Santa Rosa, Anna Cristina da Silva Leandro, Nayara Freire de Sousa Silva | |
Repertório Brasileiro para Atividades de Percepção e Solfejo | |
Gerardo Silveira Viana Júnior, Sérgio Paulo Delgado Fernandes, Rian Rafaiel Silveira Nogueira, Murilo Humberto Cavalcante Silva
|
|
A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste | |
Isac Rufino Araújo | |
Educação Musical para o Norte do Piauí – reflexões sobre uma proposição curricular | |
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari | |
Uma proposta curricular transdisciplinar nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC em Fortaleza-CE | |
Hebe de Medeiros Lima, Conceição de Maria Cunha, Aládia Quintella Soares | |
REFORMAS CURRICULARES: TRAJETÓRIA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA – 1996 A 2013 (Pôster) | |
Maria Helena Barreto Santos Bezerra | |
Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente | |
Carolina Chaves Gomes | |
Jogos Musicais: um estudo em grupo | |
Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Vicente de Paulo Barroso Alves, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia | |
UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Filipe Ximenes Parente | |
Formação do baterista: a importância de conhecer a harmonia e a linguagem de outros instrumentos (Pôster) | |
Gleison Costa dos Santos | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Arte e Cultura na Reforma Agrária: uma experiência de Educação Musical em Assentamentos | |
Iranilson Sousa Carneiro | |
Processos de ensino-aprendizagem de música na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA | |
Priscila Maria Gallo | |
Vocal UFC: o espetáculo como ação formativa | |
Manoel Messias Rodrigues Filho, Simone Santos Sousa, José Carlos Carneiro Cavalcante Filho, Antônio da Silva Chaves Neto, Francisco Alexandre Fontenele Domingues
|
|
EDUCAÇÃO MUSICAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS: Aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá do Brasil Colonial | |
Rafael Severiano | |
Educação musical e ensino de piano: estratégias para o desenvolvimento de aulas de instrumento em grupo | |
Jonas Almeida Buarque e Silva | |
A utilização da Abordagem CLATEC como referencial norteador numa Pesquisa de Mestrado | |
Neide dos Santos, Jorge Luís Sacramento de Almeida, Noelma de Oliveira Santos | |
Aprendizagem musical em orquestra de alunos: formação e vivências através da prática orquestral no espaço não formal | |
Priscila Gomes Souza | |
Educação musical na roda de choro | |
Quéops Arsênio Rodrigues, Conceição de Maria Cunha, Marco Antonio Silva | |
Três pancadas e uma rebatida: aprendizagem musical no coco de roda do grupo Novo Quilombo, Conde-PB | |
Olga Alves | |
O ENSINO DE MÚSICA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical | |
Daniel Ferreira Santos | |
O Teatro Musical como Ferramenta Pedagógico-Musical na Igreja | |
Marcus Vinicius de Freitas | |
Música instrumental e vocal em um CAPSad | |
Mila Paraná Botelho, Joel Barbosa, José Celso Benedito | |
Celebrar a batucada e cada toque do tambor: a integração da universidade às manifestações carnavalescas de rua. | |
Catherine Furtado dos Santos, Artur Guidugli Mendonça, Josemberg de Lima Tavares | |
Educação musical no terceiro setor: as relações do modelo pedagógico de Swanwick com as atividades musicais das ONGs de Mossoró/RN | |
José Magnaldo de Moura Araújo | |
A criação musical como significação dos elementos da música em aulas de piano coletivo. | |
Jonas Almeida Buarque e Silva | |
Ensino de instrumentos musicais em contextos não formais: limites e perspectivas | |
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
Encontro de Bateristas de Salvador: uma vivência musical através das diversas interações | |
Uirá Nogueira de Barros Cairo, Leila Miralva Martins Dias | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
A modernização na autoaprendizagem da guitarra elétrica: uma reflexão para guitarristas da graduação | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
O uso da tecnologia para comunicação e propagação de informações: estreitando a distância entre pessoas e contribuindo para formação do licenciando (Pôster) | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
O conceito de performance no ensino de violão em um curso de licenciatura em música a distância | |
Felipe de Miranda Rebouças | |
Avaliação do Website Ear Training: Uma Experiência em um Contexto Educacional Real | |
Gerardo Silveira Viana Junior, Fernanda Freire Maia, Sérgio Paulo Delgado Fernandes | |
Música e tecnologia: discussões das revistas da ABEM e da ANPPOM no período de 2004-2014 | |
José Igor Paulino da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Jacó Silva Freire | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Formação de Professores: a musicografia Braille como instrumento de inclusão de alunos com deficiência visual ao ensino sistemático da músic | |
João Gomes da Rocha | |
Educação musical: uma ferramenta para práticas inclusivas com pessoas de necessidades especiais (PNEEs) no ensino básico. | |
Lucian José de Souza Costa e Costa | |
A Musicografia Braille na educação musical especial | |
OZANI P O MALHEIROS | |
Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: violoncelo para crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH | |
Adriana Catarina de Carvalho Paiva, Áureo Deo de Freitas | |
Teste de Habilidade Específica em música: inclusão das pessoas com deficiência visual no ensino superior | |
Edibergon Varela Bezerra | |
Publicações de educação musical especial: anais da ABEM 2002 a 2013 | |
Edibergon Varela Bezerra | |
Estágio na ACEC: uma experiência docente | |
Tuilla Cláudia Feitosa Ferreira | |
Educação musical especial: delimitando fronteiras com a musicoterapia | |
Italan Carneiro | |
O ensino da música para pessoas com deficiência: o surdo no contexto não-formal | |
Ana Déborah Pereira de Barros | |
Educação Musical do aluno com deficiência cognitiva: um estudo de caso a partir de experiências em sala de aula | |
Crislany Viana Silva | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Enseñanzas de investigación en educación musical: un relato de experiencia docente en la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla-BUAP, México | |
Rosalía Trejo León | |
O PIBID e a formação docente: uma experiência singular com o ensino de música no Colégio Gastão Guimarães | |
Adriana Matos de Almeida, Genivan Silva, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus | |
Formação docente na UFPB: o PIBID Música e algumas reflexões sobre a opção pela carreira docente | |
Fábio Henrique Ribeiro, Vanildo Mousinho Marinho | |
Qualidade do ensino brasileiro: um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFPE a partir da experiência de estágio | |
Elineide Valdevino dos Santos | |
Trilhas: percursos interdisciplinares em educação musical | |
Leonardo Lopes Lourenço do Rio, Fabiana Brogliato Ribeiro, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
|
|
O que diz a música mesmo? Uma experiência do estágio supervisionado para além das fronteiras teóricas | |
Patrícia Oliveira Campos Câmara | |
A Língua Brasileira de Sinais e o ensino de música: sugestões de sinalizações | |
Brasilena Gottschall Trindade, Jamile dos Santos Ferreira | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
A construção de uma proposta de estágio supervisionado: o desafio a partir de um tema preestabelecido | |
Carla Pereira Santos, Júlio César Silva, Bárbara Emannuelly Andrade Carvalho | |
Eu, tu, eles: uma reflexão na formação continuada do educador musical do PIBID Música/UFRN | |
Washington Nogueira de Abreu, Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Caio Igor Morais Araujo, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
|
|
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Licenciandos em Música da UFPE | |
Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais | |
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos | |
Experiências e desafios no processo de formação do estagiário em música: a construção do saber-fazer a partir de dois contextos escolares | |
Carla Pereira Santos, Midiam Souza Fernandes | |
Perfis Discentes: constatações acerca dos estudantes ingressos no curso de Música – Licenciatura da UFC-Sobral em 2014.1 | |
Tiago de Quadros Maia Carvalho, João Emanoel Ancelmo Benvenuto | |
Práticas Docentes no PIBID e Formação Inicial | |
Milena de Souza Melo, Larissa de Carvalho Gonçalves, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus, Monica Cajazeira Vasconcelos
|
|
PROFESSORES DE MÚSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: uma perspectiva de formação docente | |
Maristela Oliveira Mosca, Aline Regina Silva, Jannielly Rayake Silva Santana, Fernando Martins Oliveira Neto, Raiane Silmara Nascimento da Silva
|
|
Formação dialógica de educadores musicais: uma itinerância no projeto de musicalização infantil da UFBA sob um olhar interdisciplinar (Pôster) | |
Valéria Garcia Macedo, Renata Meira Véras | |
Perfil e formação do professor de Música: conhecendo um pouco mais este profissional em Sobral-Ceará | |
Laiany Rodrigues de Sousa, Francisco das Chagas Rodrigues Guimarães | |
Regulamentação da Prática de Ensino: uma experiência do Componente de Estágio Curricular no Curso de Licenciatura em Música da UEFS. | |
Tais dantas da Silva, Bruno Westermann, Rosa Eugênia Vilas Boas | |
Autoria colaborativa na criação do videoclipe Brasil Plural | |
Clarissa de Godoy Menezes, Helena de Souza Nunes | |
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa |
|
Música, corpo e encantamento: uma experiência de musicalização infantil | |
CLARA BEZERRA NUNES BARROS |