Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM

ISSN Online: 2318-664X

v.1, 2014

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

“A Lei 11.769/2008 e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de música no Rio Grande do Norte”: novas perspectivas e avanços PDF
Gleison Costa dos Santos, Valéria Lázaro de Carvalho
A PESQUISA BIOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE MÚSICA PDF
Gislene de Araújo Alves
Grupo de música percussiva em uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE PDF
Catherine Furtado Santos
Uma reflexão sobre a motivação e suas contribuições para a aprendizagem musical e a formação em música PDF
Flávia Maiara Lima Fagundes
Interações em uma montagem de um espetáculo musical: processos metodológicos PDF
Rosamélia Leone de Sousa, Leila Miralva Martins Dias
Software de edição de partituras na educação musical PDF
Juliana Cristiane Farias da Cruz
Levantamento bibliográfico a partir de princípios de ensino propostos por Trendafil Milanov (1909-1999) – (Pôster) PDF
Jade Luiza Santana Martins, Melina Cordeiro Gama, Paula Farias Bujes
Ensino Coletivo da Bateria – (Pôster) PDF
Uirá Nogueira de Barros Cairo
A Inserção de Canções do Folclore Brasileiro no Método Milanov de Violino: Análise e Substituição de Melodias – (Pôster) PDF
Shirley Vieira Santos, Erivelton Nunes Barbosa, Paula Farias Bujes
CONEXÕES ENTRE CANTO CORAL E AULAS DE PERCEPÇÃO MUSICAL PDF
Doraneide Tosta de Santana Limeira
Prática Mental No Aquecimento Vocal Para O Canto PDF
Lília Maria Gomes Falcão
Projeto um canto em cada canto: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens PDF
Klesia Garcia Andrade, Luis Ricardo Silva Queiroz
Musicografia Braille: relato de experiência no curso de licenciatura da EMUFRN (Pôster) PDF
Jhon Kleiton Queiroz, Chandra Thais Mendes dos Santos
A ATENÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVRANDO-SE DA AÇÃO RAREFEITA PDF
Patricia Oliveira Campos Câmara
O corpo como elemento fundamental no processo de formação do Violonista PDF
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida (Pôster) PDF
Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Cristina Macêdo
Criando e vivendo música! Uma experiência de composição coletiva com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I PDF
Everson Ferreira Fernandes, Artur Pessoa Porpino
Educação Musical e Linguagem sob a ótica das Neurociências PDF
Maria Luiza Santos Barbosa

GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico

Ensino Particular de Instrumento: Do tocar ao Ensinar – O que dizem os autores? PDF
Antonio Chagas Neto, LEILA DIAS
Caminhos para o ensino do violão: Autorregulação da aprendizagem e SRSD PDF
Luan Sodré de Souza

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Educação musical, canto coral e interação social PDF
Klesia Garcia Andrade
Sugestões de práticas educativo-musicais para classes dos últimos anos do Ensino Fundamental PDF
Regina Harder
Aula de música na escola agora é lei: uma visão pedagógico-jurídica do ensino de música a partir da aplicação da Lei 11.769/08. PDF
Thiara Oliveira da Cruz
Jogos Musicais: Implicações e Incentivo Baseados em um Relato de Experiência PDF
Inaldo Mendes de Mattos Junior
As Contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança PDF
Inaldo Mendes de Mattos Junior
Música, copos e mãos: práticas significativas no PIBID Música/2014 (Pôster) PDF
Vanessa Andrade da Silva, Joyce Dayane dos Santos da Mata
Reflexões sobre a construção de um conceito contemporâneo de música para o Ensino Médio PDF
Elder Pereira Alves
O ensino de música através de projetos de extensão universitária: o programa EDUCARTE PDF
Alexandre Milne-Jones Náder
Uso de softwares musicais no Ensino Médio PDF
Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Andrey Azevedo dos Santos, Igor Wanderley de Oliveira Rocha
A experiência do PIBID/Música – Desafios e superações na formação docente PDF
José Barbosa, Antônio Vanderlan, Gleiciane Paula, Camila Roberta
Construção curricular em música para a Educação Infantil: sugestão de uma proposta curricular do ensino de música na escola regular PDF
Mayra Elisa Araújo de Souza Batista
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral (Pôster) PDF
João Marcos Silva Sousa, Francisco Joelk Santos da Silva, Jéssica Cisne
Música na Educação Infantil: uma experiência através do estágio supervisionado PDF
Risaelma Arcanjo Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro, Isabela Diniz Oliveira
Ra-Tá-Tá-Tá-Tá, toque a corneta que eu quero marchar: um relato de experiência com o ensino de música em um Colégio Militar. PDF
Anderson Fabrício Andrade Brasil
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA JOÃO BANDEIRA SOBRINHO, PEDRA PRETA-RN: Primeiro mês da implantação da disciplina de Música no Fundamental II. PDF
Francisco Canindé de Medeiros Sena
Um olhar reflexivo acerca do ensino de música na rede municipal de Natal/RN: perspectivas de um licenciando em música PDF
João Gomes da Rocha, Valeria Lazaro de Carvalho
Articulações para implementação da Lei 11.769/08 em Aracaju/SE PDF
Kadja Emanuelle Araujo Santos, Thiago de Sá Oliveira, Mateus Tayslan de Andrade Carvalho
A Experiência do Brincar com o Fazer Artístico: desvendando o universo musical dos povos indígenas e africanos PDF
Rodrigo Cantos Savelli Gomes
PIBID MÚSICA: Caminhos iniciais do subprojeto de Educação Musical em Alagoas (Pôster) PDF
Marcos dos Santos Moreira, Vanilson de Lima Coelho, Alizete Maria Maneira Gomes, Felipe Rodrigues Gusmão, José Luann Oliveira Veiga, Elizaubo Santos de Carvalho, Gerlivaldo da Silva Felinto, Jorge Rodrigo Gomes Santos, José Claudio de Gouveia Filho, Jose Passos de Oliveira Junior, Rafaela Quintino do Nascimento, Kessy Michelle Costa Cavalcanti, Mario Jorge Simião dos Santos, Lenivaldo Carvalho Camelo Neto, Salomão de Miranda Marcos, Vanessa Braga Cavalcante
Casa da Música: Um espaço lúdico de musical formação, facilitado pelo PIBID PDF
João Paulo Ribeiro Holanda, Bruno Sousa Santos, Bruno Queiroz Alves
Estágio Supervisionado no Núcleo de Educação da Infância NEI/CAp – UFRN: contribuições para a formação docente na educação infantil (Pôster) PDF
Calígia Sousa Monteiro
A PRESENÇA DE MÚSICAS AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA PDF
Mariana Brito Viana, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
Paisagem Sonora Percepção e Identificação de Sons no Ensino Fundamental I: proposta musical vivenciada no PIBID música – UFRN PDF
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz
Educação musical na escola básica: desafios do PIBID/Música PDF
Cinthia Gomes de Paula, Francisco Joelk Santos da Silva, Francisco Raul Guimarães Xavier, Leonardo dos Santos Silva, Paulo Henrique Paiva dos Santos, Simone Santos Sousa
Expectativas de adolescentes sobre a volta do ensino de música às escolas PDF
Jessé Miquéias da Silva Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Trilha sonora e Sonoplastia: Do cinema à aula de música PDF
Lucas Barbosa Silva
Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo PDF
Artur Fabiano Araújo Albuquerque
A educação musical e o ensino integrado no Instituto Federal da Bahia PDF
Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Projeto de extensão “Violonista Mirim” da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão PDF
José Simião Severo
Concepções de Aprendizagem Musical na Orquestra Sinfônica da UFRN PDF
Ana Claudia Silva Morais
Características e concepções do ensino de guitarra elétrica da escola de música da UFRN PDF
Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro
Reflexão da prática de estágio curricular na disciplina História da Música Popular Brasileira no Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire em Mossoró/RN PDF
Carlos Antonio Santos Ribeiro
Curso Técnico em Música do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CEFET-CE) PDF
Sabrina Linhares Gomes, Jáderson Aguiar Teixeira

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

“Todas as músicasˮ em debate: Uma experiência brasileira (parte 3) PDF
Harue Tanaka Sorrentino
A evasão escolar universitária no curso de música da Universidade Federal do Ceará: perfil dos alunos ingressantes PDF
Gabriel Petter da Penha, Gerardo Silveira Viana Jr
A extensão universitária e o desenvolvimento da criatividade musical PDF
Simone Marques Braga
Educação musical especial e inclusiva: sua formação nos cursos de Licenciatura em Música no estado da Bahia PDF
Brasilena Gottschall Trindade
O Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN como campo de atuação para os alunos da Licenciatura em Música PDF
Júlio César da Silva, Letícia Damasceno do Nascimento
O Teatro Musical na formação artística e docente do professor de música: experiências na Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN PDF
Amélia Martins Dias Santa Rosa, Anna Cristina da Silva Leandro, Nayara Freire de Sousa Silva
Repertório Brasileiro para Atividades de Percepção e Solfejo PDF
Gerardo Silveira Viana Júnior, Sérgio Paulo Delgado Fernandes, Rian Rafaiel Silveira Nogueira, Murilo Humberto Cavalcante Silva
A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste PDF
Isac Rufino Araújo
Educação Musical para o Norte do Piauí – reflexões sobre uma proposição curricular PDF
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
Uma proposta curricular transdisciplinar nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC em Fortaleza-CE PDF
Hebe de Medeiros Lima, Conceição de Maria Cunha, Aládia Quintella Soares
REFORMAS CURRICULARES: TRAJETÓRIA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA – 1996 A 2013 (Pôster) PDF
Maria Helena Barreto Santos Bezerra
Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente PDF
Carolina Chaves Gomes
Jogos Musicais: um estudo em grupo PDF
Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Vicente de Paulo Barroso Alves, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia
UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Filipe Ximenes Parente
Formação do baterista: a importância de conhecer a harmonia e a linguagem de outros instrumentos (Pôster) PDF
Gleison Costa dos Santos

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Arte e Cultura na Reforma Agrária: uma experiência de Educação Musical em Assentamentos PDF
Iranilson Sousa Carneiro
Processos de ensino-aprendizagem de música na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA PDF
Priscila Maria Gallo
Vocal UFC: o espetáculo como ação formativa PDF
Manoel Messias Rodrigues Filho, Simone Santos Sousa, José Carlos Carneiro Cavalcante Filho, Antônio da Silva Chaves Neto, Francisco Alexandre Fontenele Domingues
EDUCAÇÃO MUSICAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS: Aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá do Brasil Colonial PDF
Rafael Severiano
Educação musical e ensino de piano: estratégias para o desenvolvimento de aulas de instrumento em grupo PDF
Jonas Almeida Buarque e Silva
A utilização da Abordagem CLATEC como referencial norteador numa Pesquisa de Mestrado PDF
Neide dos Santos, Jorge Luís Sacramento de Almeida, Noelma de Oliveira Santos
Aprendizagem musical em orquestra de alunos: formação e vivências através da prática orquestral no espaço não formal PDF
Priscila Gomes Souza
Educação musical na roda de choro PDF
Quéops Arsênio Rodrigues, Conceição de Maria Cunha, Marco Antonio Silva
Três pancadas e uma rebatida: aprendizagem musical no coco de roda do grupo Novo Quilombo, Conde-PB PDF
Olga Alves
O ENSINO DE MÚSICA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical PDF
Daniel Ferreira Santos
O Teatro Musical como Ferramenta Pedagógico-Musical na Igreja PDF
Marcus Vinicius de Freitas
Música instrumental e vocal em um CAPSad PDF
Mila Paraná Botelho, Joel Barbosa, José Celso Benedito
Celebrar a batucada e cada toque do tambor: a integração da universidade às manifestações carnavalescas de rua. PDF
Catherine Furtado dos Santos, Artur Guidugli Mendonça, Josemberg de Lima Tavares
Educação musical no terceiro setor: as relações do modelo pedagógico de Swanwick com as atividades musicais das ONGs de Mossoró/RN PDF
José Magnaldo de Moura Araújo
A criação musical como significação dos elementos da música em aulas de piano coletivo. PDF
Jonas Almeida Buarque e Silva
Ensino de instrumentos musicais em contextos não formais: limites e perspectivas PDF
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
Encontro de Bateristas de Salvador: uma vivência musical através das diversas interações PDF
Uirá Nogueira de Barros Cairo, Leila Miralva Martins Dias

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

A modernização na autoaprendizagem da guitarra elétrica: uma reflexão para guitarristas da graduação PDF
Luciano Luan Gomes Paiva
O uso da tecnologia para comunicação e propagação de informações: estreitando a distância entre pessoas e contribuindo para formação do licenciando (Pôster) PDF
Luciano Luan Gomes Paiva
O conceito de performance no ensino de violão em um curso de licenciatura em música a distância PDF
Felipe de Miranda Rebouças
Avaliação do Website Ear Training: Uma Experiência em um Contexto Educacional Real PDF
Gerardo Silveira Viana Junior, Fernanda Freire Maia, Sérgio Paulo Delgado Fernandes
Música e tecnologia: discussões das revistas da ABEM e da ANPPOM no período de 2004-2014 PDF
José Igor Paulino da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Jacó Silva Freire

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Formação de Professores: a musicografia Braille como instrumento de inclusão de alunos com deficiência visual ao ensino sistemático da músic PDF
João Gomes da Rocha
Educação musical: uma ferramenta para práticas inclusivas com pessoas de necessidades especiais (PNEEs) no ensino básico. PDF
Lucian José de Souza Costa e Costa
A Musicografia Braille na educação musical especial PDF
OZANI P O MALHEIROS
Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: violoncelo para crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH PDF
Adriana Catarina de Carvalho Paiva, Áureo Deo de Freitas
Teste de Habilidade Específica em música: inclusão das pessoas com deficiência visual no ensino superior PDF
Edibergon Varela Bezerra
Publicações de educação musical especial: anais da ABEM 2002 a 2013 PDF
Edibergon Varela Bezerra
Estágio na ACEC: uma experiência docente PDF
Tuilla Cláudia Feitosa Ferreira
Educação musical especial: delimitando fronteiras com a musicoterapia PDF
Italan Carneiro
O ensino da música para pessoas com deficiência: o surdo no contexto não-formal PDF
Ana Déborah Pereira de Barros
Educação Musical do aluno com deficiência cognitiva: um estudo de caso a partir de experiências em sala de aula PDF
Crislany Viana Silva

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Enseñanzas de investigación en educación musical: un relato de experiencia docente en la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla-BUAP, México PDF
Rosalía Trejo León
O PIBID e a formação docente: uma experiência singular com o ensino de música no Colégio Gastão Guimarães PDF
Adriana Matos de Almeida, Genivan Silva, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus
Formação docente na UFPB: o PIBID Música e algumas reflexões sobre a opção pela carreira docente PDF
Fábio Henrique Ribeiro, Vanildo Mousinho Marinho
Qualidade do ensino brasileiro: um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFPE a partir da experiência de estágio PDF
Elineide Valdevino dos Santos
Trilhas: percursos interdisciplinares em educação musical PDF
Leonardo Lopes Lourenço do Rio, Fabiana Brogliato Ribeiro, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
O que diz a música mesmo? Uma experiência do estágio supervisionado para além das fronteiras teóricas PDF
Patrícia Oliveira Campos Câmara
A Língua Brasileira de Sinais e o ensino de música: sugestões de sinalizações PDF
Brasilena Gottschall Trindade, Jamile dos Santos Ferreira

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A construção de uma proposta de estágio supervisionado: o desafio a partir de um tema preestabelecido PDF
Carla Pereira Santos, Júlio César Silva, Bárbara Emannuelly Andrade Carvalho
Eu, tu, eles: uma reflexão na formação continuada do educador musical do PIBID Música/UFRN PDF
Washington Nogueira de Abreu, Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Caio Igor Morais Araujo, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Licenciandos em Música da UFPE PDF
Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais PDF
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos
Experiências e desafios no processo de formação do estagiário em música: a construção do saber-fazer a partir de dois contextos escolares PDF
Carla Pereira Santos, Midiam Souza Fernandes
Perfis Discentes: constatações acerca dos estudantes ingressos no curso de Música – Licenciatura da UFC-Sobral em 2014.1 PDF
Tiago de Quadros Maia Carvalho, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
Práticas Docentes no PIBID e Formação Inicial PDF
Milena de Souza Melo, Larissa de Carvalho Gonçalves, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus, Monica Cajazeira Vasconcelos
PROFESSORES DE MÚSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: uma perspectiva de formação docente PDF
Maristela Oliveira Mosca, Aline Regina Silva, Jannielly Rayake Silva Santana, Fernando Martins Oliveira Neto, Raiane Silmara Nascimento da Silva
Formação dialógica de educadores musicais: uma itinerância no projeto de musicalização infantil da UFBA sob um olhar interdisciplinar (Pôster) PDF
Valéria Garcia Macedo, Renata Meira Véras
Perfil e formação do professor de Música: conhecendo um pouco mais este profissional em Sobral-Ceará PDF
Laiany Rodrigues de Sousa, Francisco das Chagas Rodrigues Guimarães
Regulamentação da Prática de Ensino: uma experiência do Componente de Estágio Curricular no Curso de Licenciatura em Música da UEFS. PDF
Tais dantas da Silva, Bruno Westermann, Rosa Eugênia Vilas Boas
Autoria colaborativa na criação do videoclipe Brasil Plural PDF
Clarissa de Godoy Menezes, Helena de Souza Nunes

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

Música, corpo e encantamento: uma experiência de musicalização infantil PDF
CLARA BEZERRA NUNES BARROS