Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6780
v.4, 2020
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
A musicobiografização nas práticas músico-educativas: uma análise inicial do estudo com três docentes egressos do mestrado em Música da UnB | |
Haniel Henrique Vieira de Queiroz | |
(Auto)Biografias: histórias de vida em formação com a música e a construção da experiência em tempos de pandemia | |
Daniel Martins Pitanga | |
O ritmo, a linguagem falada e a criatividade na pedagogia musical de Carl Orff | |
Nilceia Protásio | |
FORMAÇÃO MUSICAL NAS CIDADES DE PIRENÓPOLIS E CORUMBÁ DE GOIÁS NO SÉCULO XIX: agentes e instituições | |
Jéssica Rodrigues Neiva, Flavia Maria Cruvinel | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Teoria de Aprendizagem Musical: definindo conceitos | |
Gabriel Lira Caneca | |
A História de Vida de três de musicistas e educadoras musicais do Distrito Federal: um estudo de pesquisa (auto)biográfica. | |
Raíza Silva de Andrade | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
A prática pedagógico-musical de duas professoras licenciadas em Música no contexto polivalente de Arte em Várzea Grande – MT | |
Anni Marisi Ribeiro Ortiz e Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
O ENSINO MUSICAL EM BANDAS DE PERCUSSÃO: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO REGENTE DE BANDA | |
Jill Margarete Rodrigues Feitosa de Sousa Santos e Rita de Cássia Domingues dos Santos | |
Aprendendo a Aprender: Relatos e Reflexões sobre uma experiência de estágio curricular na Educação de Jovens e Adultos | |
Éveri Sirac Nogueira, Ismael Silva Rattis | |
Educação Musical nas infâncias: das vivências ao desenvolvimento da musicalidade. | |
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira, Patrícia Lima Martins Pederiva | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
Temas Nordestinos para dois contrabaixos de Santino Parpinelli: aplicação da pedagogia da performance para o ensino do contrabaixo. | |
Gustavo Neves Teixeira, Rodrigo Olivárez | |
O ensino de “técnicas estendidas” para o desenvolvimento técnico-musical do violista | |
Cleverson Cremer | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Problematizações e análises do campo acadêmico-musical na/da formação do músico popular | |
Leticia Dias de Lima | |
Ensino de guitarra elétrica em instituições de ensino superior | |
Gabriel Lira Caneca, Paulo Roberto Affonso Marins | |
Uma proposta para o ensino da Linguagem Musical em cursos superiores de música: relato da sua concepção e de experiência | PDF () |
Leonardo da Silveira Borne, José Álvaro Lemos de Queiroz | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Estudo comparativo entre metodologias tradicionais e ativas no ensino de Flauta Transversal: inferências iniciais | |
Mariana Marques Ferreira, Thaís Lobosque Aquino | |
Aulas de instrumento on-line: construindo experiências docentes em tempos de pandemia | |
Douglas de Oliveira Silva e Maria Isabel Montandon | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as |
|
Aprendizagem de docência através de estágio em projeto social | |
Yndira Gabriela Fleitas Villarroel, Rita de Cássia Domingues dos Santos | |
A Arte Colaborando para uma Escola mais Diversa | |
Nicolly Barreto Melo, Flávia Motoyama Narita, Flávia Motoyama Narita | |
Memorial Musicobiográfico: Um estudo com professores de música. | |
Lílson Pelegrine Simas | |
Eu rejo, tu tocas, eles cantam, nós ensaiamos: a importância da equipe pedagógica coral no PCIU! | |
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Helena Karavassilakis Uzun, Everton Gentil Rodrigues de Almeida, Evelyn Bendô Lechuga | |