Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6780
v.3, 2018
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Criação coletiva na prática de conjunto de viola caipira: reflexões a partir da experiência do estágio supervisionado em música | |
Carolina Carneiro da Cunha Piedade |
TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DE CURRÍCULO LATTES A PARTIR DOS CRITÉRIOS DO CNPQ | |
Raimundo Vagner Leite Oliveira, Delmary Vasconcelos de Abreu |
O MÉTODO DE INICIAÇÃO AO VIOLONCELO “DER CELLO-BÄR”: ASPECTOS DIDÁTICOS EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO MUSICAL | |
Letícia Ramos de Oliveira Gentil, Nilceia da Silveira Protasio Campos |
Nelson Faria – Narrativa autobiográfica de um professor de música | |
Wanderson Ferreira Bomfim |
As 300 teses em Educação Musical produzidas no Brasil até 2017 | |
Eliton Perpétuo Rosa Pereira |
Apreciação musical e processos formativos: uma análise na revista da ABEM e com professores de música | |
Eliton Perpétuo rosa Pereira, Luciana da Costa e Silva |
Práticas Musicais em Família: um levantamento dentro do Projeto de Extensão Musicalização Infantil UFMS | |
Mariana de Araújo Stocchero, Victória Talamini Rojas, Natália Santos Almeida |
O Estado da Arte de Pesquisas em Educação Musical com Abordagem (auto)biográfica: Uma breve reflexão a partir dos levantamentos iniciais | |
Millena Brito Teixeira Gontijo |
O espaço da música na educação básica: um estudo de caso em uma escola de tempo integral | |
Kelli Ivo Barbosa de Melo, Mariana Stocchero de Araújo |
” Do siriri ao coco de roda”: Cultura e Musicalidade na comunidade Quilombola do Barro Branco | |
johnne Lendon Cardoso Lins |
A inserção profissional de egressos de cursos de licenciatura em música em escolas regulares da rede privada: primeiros diálogos com a literatura. | |
Edson Del Casale Moreira |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Jogos e brincadeiras musicais no ambiente escolar: experiências lúdicas para o desenvolvimento rítmico da criança entre cinco e seis anos | |
IZAURA SERPA KAISER, Amanda Aigner de MELO |
Comunicação-A documentação narrativa de experiências pedagógicas em bandas escolares: uma abordagem metodológica com projeto de extensão | |
Leandro Francisco dos Santos |
[Comunicação] A educação musical em uma escola rural: uma abordagem metodológica (trans)formadora | |
IGOR VIANA MONTEIRO |
O jovem do Ensino Médio Integrado e sua relação com a música: um estudo de caso no IFG – Câmpus Uruaçu | |
KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA |
Educação Musical Crítica nas Escolas Brasileiras: identificação, análise e possibilidades | |
Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Udiron Moreira de Melo Júnior |
Proposta Pedagógica para a Educação Infantil: diálogos entre música e dança | |
Renata Cristina de Oliveira, Gustavo Araújo Amui, Rosirene Campêlo dos Santos |
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM): fragmentos e intermediações a partir do Fórum Especial da ABEM | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Tamar Genz Gaulke, Fernanda Gomes de Amorim, Júlio César da Silva, Carlos Antônio Santos Ribeiro, Bárbara Grace Tinoco, Júlio César Ferreira Gomes, Gideon Almeida dos Santos, Angelita Kleis Souza Moura, Migdael Fernandes de Souza, Lillian Midiã Teixeira da Silva Dantas, José Washington da Silva |
Coro Didático: a prática coral na escola básica em uma perspectiva educativa | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade |
O ensino coletivo de instrumento musical: o violão | |
Luziene Ferreira de sousa |
Aula de música na educação infantil: um enfoque no planejamento da aula | |
Nádia Rodrigues Primo |
A educação musical no desenvolvimento da afetividade para a formação de sujeitos integrais | |
Luz Marina de Alcantara |
A música na proposta curricular para os anos iniciais da Educação Básica: um levantamento bibliográfico das produções de teses e dissertações | |
Sidileide Rabelo Casagrande |
Aspectos pedagógicos na elaboração de um arranjo de “Asa Branca” para instrumentistas iniciantes de metais | |
Reginaldo Sebastião da Silva, Nilceia Protásio |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em aulas de música no Ensino Fundamental: analisando uma experiência de Estágio | |
Rafael Roncato de Abreu, Thaís Lobosque Aquino |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Flauta doce como instrumento democrático na alfabetização musical para crianças entre cinco a oito anos: uma experiência no setor de musicalização da UFRJ | |
IZAURA SERPA KAISER, Bruna Oliveira CAMPOS |
Professor Piano – PP1: Tecnologia Digital e novas abordagens para o Ensino Especializado de Música | |
Júlio César Ferreira Gomes, Tamar Genz Gaulke |
A inclusão da criança com paralisia cerebral espástica em aulas coletivas de Flauta Doce | |
Jane Eyre Pedro, Tamar Genz Gaulke |
A música para as crianças na escola básica e especializada: delineamentos de uma pesquisa | |
Letícia Damasceno do Nascimento |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Criação Musical coletiva em sala de aula: um relato de experiência com alunos de instrumento | |
Thomaz Ribeiro Rocha |
A educação musical socioinclusiva no Terceiro Setor: Estudo de caso da Organização da Sociedade civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Reciclando Sons. | |
REJANE PACHECO DE CARVALHO |
O estágio e a formação do educador musical: uma análise da experiência em “Estágio Supervisionado 5: Espaços Formais” da EMAC-UFG | |
Helena Bittencourt Arruda, Thais Lobosque Aquino |
[Pôster] A MÚSICA EVANGÉLICA, O USO DOS HINÁRIOS TRADICIONAIS E A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS IGREJAS | |
KENNE SOARES OLIVEIRA, JACQUELINE DE AZEVEDO SOTTI SOLER, MAURA MEGDA AMORELI SILVEIRA, WANESSA AMARAL DA SILVA |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Altas Habilidades ou Superdotação em Música: conceitos, preconceitos e Inclusão | PDF () |
Mariana Bravo Burlamaqui, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo |