Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6780

v.3, 2018

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Criação coletiva na prática de conjunto de viola caipira: reflexões a partir da experiência do estágio supervisionado em música PDF
Carolina Carneiro da Cunha Piedade
 TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DE CURRÍCULO LATTES A PARTIR DOS CRITÉRIOS DO CNPQ PDF
Raimundo Vagner Leite Oliveira, Delmary Vasconcelos de Abreu
O MÉTODO DE INICIAÇÃO AO VIOLONCELO “DER CELLO-BÄR”: ASPECTOS DIDÁTICOS EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
Letícia Ramos de Oliveira Gentil, Nilceia da Silveira Protasio Campos
Nelson Faria – Narrativa autobiográfica de um professor de música PDF
Wanderson Ferreira Bomfim
As 300 teses em Educação Musical produzidas no Brasil até 2017 PDF
Eliton Perpétuo Rosa Pereira
Apreciação musical e processos formativos: uma análise na revista da ABEM e com professores de música PDF
Eliton Perpétuo rosa Pereira, Luciana da Costa e Silva
Práticas Musicais em Família: um levantamento dentro do Projeto de Extensão Musicalização Infantil UFMS PDF
Mariana de Araújo Stocchero, Victória Talamini Rojas, Natália Santos Almeida
O Estado da Arte de Pesquisas em Educação Musical com Abordagem (auto)biográfica: Uma breve reflexão a partir dos levantamentos iniciais PDF
Millena Brito Teixeira Gontijo
O espaço da música na educação básica: um estudo de caso em uma escola de tempo integral PDF
Kelli Ivo Barbosa de Melo, Mariana Stocchero de Araújo
” Do siriri ao coco de roda”: Cultura e Musicalidade na comunidade Quilombola do Barro Branco PDF
johnne Lendon Cardoso Lins
A inserção profissional de egressos de cursos de licenciatura em música em escolas regulares da rede privada: primeiros diálogos com a literatura. PDF
Edson Del Casale Moreira

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Jogos e brincadeiras musicais no ambiente escolar: experiências lúdicas para o desenvolvimento rítmico da criança entre cinco e seis anos PDF
IZAURA SERPA KAISER, Amanda Aigner de MELO
Comunicação-A documentação narrativa de experiências pedagógicas em bandas escolares: uma abordagem metodológica com projeto de extensão PDF
Leandro Francisco dos Santos
[Comunicação] A educação musical em uma escola rural: uma abordagem metodológica (trans)formadora PDF
IGOR VIANA MONTEIRO
O jovem do Ensino Médio Integrado e sua relação com a música: um estudo de caso no IFG – Câmpus Uruaçu PDF
KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA
Educação Musical Crítica nas Escolas Brasileiras: identificação, análise e possibilidades PDF
Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Udiron Moreira de Melo Júnior
Proposta Pedagógica para a Educação Infantil: diálogos entre música e dança PDF
Renata Cristina de Oliveira, Gustavo Araújo Amui, Rosirene Campêlo dos Santos
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM): fragmentos e intermediações a partir do Fórum Especial da ABEM PDF
Yanaêh Vasconcelos Mota, Tamar Genz Gaulke, Fernanda Gomes de Amorim, Júlio César da Silva, Carlos Antônio Santos Ribeiro, Bárbara Grace Tinoco, Júlio César Ferreira Gomes, Gideon Almeida dos Santos, Angelita Kleis Souza Moura, Migdael Fernandes de Souza, Lillian Midiã Teixeira da Silva Dantas, José Washington da Silva
Coro Didático: a prática coral na escola básica em uma perspectiva educativa PDF
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade
O ensino coletivo de instrumento musical: o violão PDF
Luziene Ferreira de sousa
Aula de música na educação infantil: um enfoque no planejamento da aula PDF
Nádia Rodrigues Primo
A educação musical no desenvolvimento da afetividade para a formação de sujeitos integrais PDF
Luz Marina de Alcantara
A música na proposta curricular para os anos iniciais da Educação Básica: um levantamento bibliográfico das produções de teses e dissertações PDF
Sidileide Rabelo Casagrande
Aspectos pedagógicos na elaboração de um arranjo de “Asa Branca” para instrumentistas iniciantes de metais PDF
Reginaldo Sebastião da Silva, Nilceia Protásio
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em aulas de música no Ensino Fundamental: analisando uma experiência de Estágio PDF
Rafael Roncato de Abreu, Thaís Lobosque Aquino

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Flauta doce como instrumento democrático na alfabetização musical para crianças entre cinco a oito anos: uma experiência no setor de musicalização da UFRJ PDF
IZAURA SERPA KAISER, Bruna Oliveira CAMPOS
Professor Piano – PP1: Tecnologia Digital e novas abordagens para o Ensino Especializado de Música PDF
Júlio César Ferreira Gomes, Tamar Genz Gaulke
A inclusão da criança com paralisia cerebral espástica em aulas coletivas de Flauta Doce PDF
Jane Eyre Pedro, Tamar Genz Gaulke
A música para as crianças na escola básica e especializada: delineamentos de uma pesquisa PDF
Letícia Damasceno do Nascimento

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Criação Musical coletiva em sala de aula: um relato de experiência com alunos de instrumento PDF
Thomaz Ribeiro Rocha
A educação musical socioinclusiva no Terceiro Setor: Estudo de caso da Organização da Sociedade civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Reciclando Sons. PDF
REJANE PACHECO DE CARVALHO
O estágio e a formação do educador musical: uma análise da experiência em “Estágio Supervisionado 5: Espaços Formais” da EMAC-UFG PDF
Helena Bittencourt Arruda, Thais Lobosque Aquino
[Pôster] A MÚSICA EVANGÉLICA, O USO DOS HINÁRIOS TRADICIONAIS E A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS IGREJAS PDF
KENNE SOARES OLIVEIRA, JACQUELINE DE AZEVEDO SOTTI SOLER, MAURA MEGDA AMORELI SILVEIRA, WANESSA AMARAL DA SILVA

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Altas Habilidades ou Superdotação em Música: conceitos, preconceitos e Inclusão PDF ()
Mariana Bravo Burlamaqui, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo