Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6780

v.2, 2016

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR: FONTES DOCUMENTAIS PDF
Eudes Carvalho Carvalho Braga
ENTREVISTA NARRATIVA COM UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR DE BRASÍLIA/DF: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DE FONTES PRIMARIAS PDF
Eudes Carvalho Carvalho Braga
Narrativas de alunos das Escolas Parque de Brasília: um encontro geracional com os ideais de Anísio Teixeira PDF
Olívia Augusta Benevides Marques
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E AS EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
José Antônio Silva, Nilcéia Protásio Campos
A música e o desenvolvimento global da criança na primeira infância. PDF
Jéssica Melina Behne Vettorelo
As práticas de ensino-aprendizagem musical nos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais: um breve panorama PDF
Daniela Oliveira dos Santos
Atividades musicais de crianças entre 08 meses e 06 anos de idade PDF
Tais Helena Palhares, Alexsandra Aparecida dos Santos Matos

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Música Popular na Universidade: Reflexões e questionamentos epistemológico musicais PDF
Jean Presser
EPISTEMOLOGIA MUSICAL E DIVERSIDADE HUMANA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO PDF
Máximo José Da Costa

GT 2.1 – Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica

Educação Musical e Diversidade: O Papel do Professor PDF
Vivianne Aparecida Lopes
Projetos musicais escolares: levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal PDF
Sandro Roberto dos Santos
ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu
EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: UM PROJETO DE PESQUISA EM CONTRUÇÃO PDF
Hugo Leonardo Guimarães Souza
A aplicação lúdica dos métodos ativos de música durante o estágio: Possibilidades, facilidades e dificuldades. PDF
Rodrigo Cavalcante da Silva
BEM-ESTAR OU MAL-ESTAR DOCENTE? IDENTIFICANDO OS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Jaqueline Borges Mello
O PIBID de Música no CoraLiC PDF
Vinicius da CRUZ, Jessica Mayara Silva LOURENÇO, Jackeline Cristina Arruda de OLIVEIRA
As principais metodologias e recursos utilizados para as aulas de música: o uso do saxofone e da flauta transversal como ferramentas de ensino PDF
Augusto César Lima do Nascimento
A importancia da relação professor-aluno no preocesso de ensino-aprendizagem musical PDF
Rebeca Barbosa do Nascimento

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de músicaem escolas especializadas de música

A Relação dos estudantes na fase adulta com a aprendizagem musical em uma escola de música de Primavera do Leste – MT PDF
Jéssica Melina Behne Vettorelo, Jéssica Melina Behne Vettorelo
Educação Personalizada: um olhar sobre as práticas pedagógico-musicais em uma escola livre de música. PDF
Ismael Silva Rattis
Ensino de Música: e elementos conceituais à prática musical significativa PDF
Rodrigo Cavalcante da Silva, Taís Helena Palhares
O ensino da improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos PDF
João Jorge dos Anjos Paixão, Maria Isabel Montandon
Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade PDF
Alexsandra Aparecida dos Santos Matos, Taís Helena Palhares
“É atuando mesmo que o pianista correpetidor vai aprendendo um monte de coisa!”: a formação continuada em contexto de trabalho PDF
GUILHERME FARIAS DE CASTRO MONTENEGRO

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

PIANO COMPLEMENTAR NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTONOMIA PDF
Alfeu Rodrigues Araujo
Os Caminhos da Diferença no Contexto das Aulas de Canto: Docentes e Discentes no Interior das Práticas Curriculares PDF
Vivianne Aparecida Lopes
A percepção do impacto, pelos acadêmicos, das práticas de formação propostas no cotidiano do curso de licenciatura em Artes habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES PDF
Leandro Mendes Pinheiro da Silva, Rachel Tupynambá de Ulhôa
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS PDF
Priscilla Harumi Shiozawa, Nilceia Protásio Campos

GT3.1 – Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais

Música em projetos sociais: processos metodológicos em andamento. PDF
Karina Firmino Vieira
Música, ação social, afeto e cognição – projeto de extensão PDF
KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA
O CENTRO DE MÚSICA DO SESC VILA MARIANA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO LIVRE, COLETIVO E INTERGERACIONAL PDF
Mayki Fabiani Olmedo
Mestre Waldemar da Paixão: contribuições para as musicalidades da capoeira PDF
Márcio Penna Corte Real
Como os músicos violonistas e/ou guitarristas de Barra do Garças/MT aprendem e reproduzem o Blues PDF
KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Orientando o estágio em música na EaD: como ajudar os alunos a escolherem os temas para seus Projetos? PDF
Jordana Pacheco Eid, Ruth de Sousa Ferreira Silva
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas docentes: um estudo com egressos de curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB PDF
Josué Berto dos Santos Júnior, Paulo Roberto Affonso Marins
As Interações no Ensino e Aprendizagem Musical via Videoconferência na Educação a Distância: primeiras aproximações com a literatura PDF
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Projeto Musicalização Inclusiva: Um relato de experiência na primeira infância PDF
Jonas Ramos Camelo
Ouvindo/Sentido a Música: Relato de experiência com alunos surdos PDF
Juliana Bischoff, Vania Malagutti Fialho

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

A técnica vocal na formação do educador musical: relato de experiência num curso de Licenciatura em Música PDF
Gabriel Scatena Guizado, Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
Práticas docentes no ensino musical: Oficina de Bandas Rítmicas e Produção de Material Didático em Educação PDF
Marcos Vinicius Ferreira da Silva

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

O processo de implementação do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá: uma abordagem à luz do conceito de Habitus Conservatorial PDF
Ana Paula Silva da Silva Amaral
O espaço escolar e a música:O projeto “Sons daqui Sons do mundo” tecendo possibilidades PDF
Teresinha Conceição Souza
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA DISCIPLINA “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL C” PDF
Rita de Cássia Domingues dos Santos, Marcelo Alves da Silva

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

O curso de Música-PARFOR da UEM: um estudo em andamento PDF
Vania Malagutti Fialho, Tatiane Fugimoto, Gladys Rosana Barbosa dos Santos
A história do curso de música – PARFOR UEM: uma pesquisa exploratória PDF
Bruna Williena Da silva, Vania Malaguti Fialho