Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM

ISSN Online: 2526-6780

v.1, 2014

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

O estado da arte da educação musical escolar no Distrito Federal PDF
Dielton Paulo Maranhão Monteiro, Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu
Mapeamento dos professores de música que atuam nas escolas de educação básica das cidades de Brasília e Cruzeiro/DF PDF
Arthur de Souza Figueirôa, Dielton Paulo Maranhão Monteiro, Delmary Vasconcelos de Abreu
Regente Educador: conflito entre o ideal de trabalho e a realidade encontrada nos coros infanto-juvenis de Campo Grande – MS PDF
Cinara Baccili Ribeiro
A escola e a diversidade musical: o quê e como os alunos estão ouvindo? PDF
Antonio Deusany de Carvalho Junior, Ana Lúcia Gaborim Moreira
Mapeamento dos professores de música das escolas de educação básica nas cidades do entorno de Brasília/DF PDF
Elias do Nascimento Melo Filho
O papel da graduação em música na prática docente: um relato de experiência (Pôster) PDF
Belisa Lucas da Silva, Juliana Rodrigues de Oliveira
Aspectos que influenciam a permanência de alunos na prática da música: um estudo a partir de narrativas de jovens de uma orquestra PDF
Andrea Matias Queiroz, Delmary Vasconcelos de Abreu

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

A prática de ensino de instrumento em grupos nos Estágios Supervisionados Docentes. PDF
Maria Isabel Montandon
O ENSINO DE VIOLÃO EM GRUPO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PARQUE 210N PDF
Eudes de Carvalho Braga, Delmary Vasconcelos de Abreu
Iniciação à Docência na educação musical: um relato de experiência com alunos do ensino médio da rede pública de ensino PDF
Lohaine Marques Martins, Kelli Melo, Loisilene Souza
Experimentos com percussão em um projeto PIBID: uma educação musical abrangente a partir do ensino/aprendizado de instrumentos de percussão. PDF
Felipe Brito de Melo
Música nas escolas: uma proposta a partir do ensino coletivo do violão popular PDF
Willian Carvalho
Compondo no recreio: uma experiência para além das aulas de Música PDF
Cemy Queiroz Diniz Junior
A aula de música na sala de recursos: uma experiência de estágio supervisionado PDF
Vânia Gizele Malagutti, Sheila Hernandes Dias
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
O ensino do contrabaixo elétrico e as novas ferramentas tecnológicas: um estudo de caso na Escola de Música de Brasília PDF
Jefferson Nunes de Amorim, Paulo Roberto Affonso Marins

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Escolas de Música Alternativas e/ou Livres: Características e atuação em Taguatinga. PDF
Lisette Jung Loiola
Aprender e Ensinar Música em Projeto Social: um estudo de caso no Instituto Batucar PDF
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, JOSILAINE DE CASTRO GONÇALVES
Aprender e Ensinar Música em Projeto Social: um estudo de caso no Instituto Batucar PDF
JOSILAINE DE CASTRO GONÇALVES, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
O aprendizado musical dos jovens em uma ONG: experiências não lineares PDF
Vânia Gizele Malagutti
Ensinando música no CRAS e aprendendo a ser professor (Pôster) PDF
Rafael Lucas Torrente
Acordes Celestes: Um estudo sobre o processo de ensino da música na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Viseu/PA PDF
Hudson Trindade de Sousa
Uma proposta de ensino de violão para alunos iniciantes PDF
João Vital Araújo Santos
PRÁTICA CORAL E MOTIVAÇÃO: investigando a percepção do corista PDF
Daniela Barzotti Kohlrausch, Liane Hentschke

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

EDUCAÇÃO MUSICAL NAS BANDAS E FANFARRAS ESCOLARES DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA (Pôster) PDF
Aurelio Nogueira Sousa

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Projetos Interdisciplinares na escola: a parceria Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO) e o subprojeto PIBID-Música na Universidade de Brasília PDF
Juliana Maria da Cunha, Ester Elke Macedo, Maurício Lucas Silva Peçanha Neves, Mariana Camelo Pereira
PROCESSO INTERDISCIPLINAR ENTRE PIBIDs DE MÚSICA, BIOLOGIA E QUÍMICA PDF
Rita de Cássia Domingues dos Santos, ROBSON EMANUEL PINHEIRO LEÃO, Gesiel da Silva Leonel
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a Prática do Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação do Professor de Música. PDF
Leandro Mendes Pinheiro da Silva, Marley Soares de Almeida, Waldir Pereira da Silva

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Conhecimentos Necessários Para Formação de um Educador Musical que Utiliza o Violão Como Instrumento PDF
Clésio Aderno Silva