Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

ISSN Online: 2526-5857

v.2, 2017

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Profissionalização de jovens na área de música através de um projeto social: Um estudo de caso com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – OBADX PDF ()
Anderson Andrade Brasil
Efeito da educação musical na promoção das habilidades sociais em crianças PDF
Paula Martins Said
Educação Musical e Diversidade PDF
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva
A prática de ensino da Mbira na música Moçambicana: aspetos didáticos e metodológicos PDF
Micas Orlando Silambo
Andragogia musical em Roraima: uma experiência de musicalização através da prática coral PDF
Beatriz Taveira de Moura Teixeira, Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
[Comunicação] Práticas Pedagógicas Musicais Ativas em Apreciação Musical: uma pesquisa-ação em contexto não-formal PDF
Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Considerações sobre perspectivas metodológicas no ensino de guitarra blues no Brasil PDF
Eric Assmar
Vivência musical: análises de construção da formação humana através da identificação de categorias PDF
Calígia Sousa Monteiro, Eliane Leão
Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música: contribuições para a prática da pesquisa discente na graduação PDF
Simone Marques Braga
‘Vozes da Cidade’: por uma cartografia sonora de Londrina. PDF
Fátima Carneiro dos Santos, Renata Mariano Landgraf
O GÊNERO MUSICAL GUITARRADA: PRÁTICAS E SABERES DA CULTURA POPULAR PARAENSE E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA INSERÇÃO CURRICULAR. PDF
Saulo Christ Caraveo
Professoras unidocentes iniciantes e experientes: uma pesquisa narrativa sobre a possibilidade de seus diferentes atributos no ensino musical escolar PDF
Daniela Dotto Machado, Claudia Ribeiro Bellochio
Educação Musical e unidocência: narrativas de professores referência PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio
[Simpósio] Diálogos em torno do ensino e aprendizagem de Percepção Musical: intersecções de estudos e práticas institucionais PDF
Cristiane H. Vital Otutumi, Caroline Caregnato, Ronaldo da Silva, Priscila de Oliveira Silva, Sarah Fernandes
Os (des)caminhos da Educação musical em Belém do Pará: música na modalidade EJA. PDF
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho
A importância da fala da criança em pesquisas na Educação Musical PDF
Letícia Damasceno do Nascimento
Música na educação infantil: relato de experiência em duas escolas particulares em Belém do Pará PDF
Anderson Gonçalves Sandim, Paula Thais Cardoso, Lanna Costa Araújo, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues
20 Anos de Implementação do Ensino Curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: trajetória, conquistas, desafios e perspectivas PDF
Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva
História de Vida de duas professoras de música: processos de entrevista e análise PDF
Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu
A Motivação dos egressos da Licenciatura Música da UERN para atuar na Educação Básica. PDF
Giann Mendes Ribeiro, Flávia Fagundes, Bruno Hermínio, Roberta Silva
Música Criança – inclusão, cultura, produção e educação musical PDF
Helena E. M. N. Loureiro
O EDUCADOR MUSICAL MULTIFUNCIONAL: um projeto inicial PDF
Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes
O perfil de formação do pesquisador em Educação Musical: um estudo inicial PDF
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes
Perspectivas metodológicas para o ensino de música e sua aplicabilidade no contexto da educação básica brasileira. PDF
Vivianne Aparecida Lopes, Taís Helena Palhares
O gosto musical de estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): habitus híbrido PDF
Jucelia Estumano Henderson
A Associação dos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e a mobilização para os/dos eventos (1963-1978) PDF
Lúcia Helena Pereira Teixeira
Em busca da compreensão da ética sonora: uma investigação etnográfica baseada na representatividade e na justiça social PDF
Juliana Carla Bastos
Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora PDF
Adriana Rodrigues Didier
Perfil dos Professores de Música que atuam na Educação Básica no Brasil PDF
Cristina Mie Ito Cereser, Ana Francisca Schneider Grings, Camila Betina Röpke, Liane Hentschke
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto às escolas públicas do Amapá PDF
Filipp Wallajhon Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Autonomia em práticas informais de aprendizagem musical: Um diálogo entre Paulo Freire e Lucy Green PDF
Alan Caldas Simões
Gestão de sala de aula: conexões entre educadores musicais, música e educação infantil. PDF
Phelipe Souza Henriques
A compreensão da simultaneidade em música de uma criança que estuda violino PDF
Glicia Rana Cunha Machado, Caroline Caregnato
DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA PDF
Edineiram Marinho Maciel

GT 1.3 – História da educação musical

Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX PDF
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva
Musicalização na educação infantil: trajetória da Rede Municipal de Ensino de Blumenau PDF
Vanessa Fernandes, Marcia Regina Selpa Heinzle
História do Ensino de Música no Território Federal do Amapá PDF
Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade, Vitor Sousa Cunha Nery, Ana Paula Silva da Silva Amaral

GT 1.3 – História da educação musical

Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX PDF
Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva
Musicalização na educação infantil: trajetória da Rede Municipal de Ensino de Blumenau PDF
Vanessa Fernandes, Marcia Regina Selpa Heinzle
História do Ensino de Música no Território Federal do Amapá PDF
Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade, Vitor Sousa Cunha Nery, Ana Paula Silva da Silva Amaral

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Brincando de violino PDF
Camile Tatiane de Oliveira Pinto
Apreciação Musical Como Prática Curricular No Ensino Médio integrado PDF
Robson Ribeiro
Música e Altas Habilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem Musical: uma revisão bibliográfica PDF
SARAH PRUDENCIO
Entre risos e rimas: criação musical e protagonismo em classes de EJA PDF
Djenane Vieira
[Comunicação] As músicas dos “beiradões” amazonenses no ensino de Arte PDF
Rafael Branquinho Abdala Norberto, Eliberto de Souza Barroncas, Railda Moreira Vitor
Ensino Coletivo de Violão: uma proposta metodológica para escolas de educação básica PDF
Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão
O Ensino de Música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o caso de uma escola estadual em Araguari – MG PDF
Jennifer Gonzaga, Cíntia Thais Morato
Didática desenvolvimental da subjetividade: uma proposta ao ensino de Música na escola PDF
Lucielle Farias Arantes
As dimensões da musicalidade em uma aula de música no município de Caucaia/CE. PDF
Daniel do Nascimento Sombra
Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno PDF
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel
A PRÁTICA DE COJUNTO APLICADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA SESI DJALMA PESSOA EM SALVADOR – BA PDF
Décio Pereira Silva Junior, Ekaterina Konopleva
O cânone no cirandar do Pibid Música PDF
Laisla Cristina Lamin, Cristini Jacinto, Vanessa Fernandes, Taylise Vogelbacher Gaertner
A qualidade do espaço/ambiente para vivências de música na educação infantil: experiências em escolas públicas e particulares da Grande Vitória/ES PDF
IZAURA SERPA KAISER, Cláudia Regina Paganini
Na Trilha da História: os Caminhos em que a Música Pode nos Levar PDF
Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr.
Aula de música para alunos com altas habilidades PDF
Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho
MÚSICA NO IFB-CCEI E AS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: CONSTRUINDO O OBJETO DE PESQUISA PDF
Hugo Leonardo Guimarães Souza
Ensino de arte na escola: uma reflexão sobre a formação e a prática pedagógico-musical de um professor do município do Careiro Castanho no Amazonas PDF
Pedro Santarem Penalber Neto
[Pôster] O ensino de música na educação básica: desafios e experiências no PIBID/Música PDF
MICHEL SOARES, Maria Déa Limeira, Jéssica Cardoso, Iago Peregrino, Lydianne Nascimento
A influência da cultura midiática no gosto musical dos estudantes de uma escola pública estadual de educação básica PDF
Frank de Lima Sagica, Lia Braga Vieira
Docência de música em escolas de educação básica: um diálogo com a literatura PDF
Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu
O ensino de Música e suas aprendizagens na escola: práticas criativas em sala de aula PDF
Luana Domingos Cesetti Gomyde, João Vitor Dyundi Nakao, Leandro Augusto dos Reis
Condições de trabalho de professores de música da educação básica: resultados preliminares PDF
Luciana Marta Del Ben, Maira Ana Kandler, Joana Lopes Pereira, Tamar Genz Gaulke, Ezequiel Carvalho Viapiana, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Daniela Cesa Fracasso
Os Valores Humanos na Educação Musical Escolar: um relato de experiência com alunos(as) de Inclusão PDF
Caroline Cao Ponso
IDEALIZAÇÕES DO HABITUS CONSERVATORIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE CONCEPÇÕES CURRICULARES DE UM PROFESSOR DE MÚSICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PDF
Robson Ribeiro
Refletindo sobre a diversidade cultural / musical à luz do multiculturalismo PDF
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho
Paisagem sonora na Educação Infantil: o caminhar para uma escuta pensante através de ações do PIBID PDF
Renata Mariano Landgraf
O ensino de Musica na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade ou polivalência? PDF
Rogério Mendes de Lima, SHIRLEY Goes de Oliveira SOUZA
O Repente e a Sextilha: Práticas educativas em música PDF
Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco dos Reis
Concursos Públicos para Professores de Música no Rio Grande do Sul: Uma Análise Político-Educacional de 2008 a 2017 PDF
Christian Miquéias Braun, Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Educação Musical no Ensino Fundamental: uma experiência do PIBID utilizando Metodologia de Projetos PDF
José Ruy Henderson Filho, Jessika Castro Rodrigues, Selma Melo da Cruz, Társilla Castro Rodrigues
Projetos musicais escolares: um levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal PDF
Sandro Roberto Santos, Delmary Vasconcelos Abreu
Práticas musicais a partir da integração dos gêneros rock e pop com alunos do ensino médio PDF
Jorge Octavio Batista, Filipe Francisco Busana Dias, Maria Luiza Féres do Amaral
[Pôster] Estágio supervisionado: Um relato de experiência na UFPA PDF
Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão
Fatores que afetam o trabalho dos professores de música na educação básica PDF
Jaqueline Borges Mello
Apreciação musical no ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental com alunos de 3º ano PDF
Leonardo do Nascimento Rodrigues
[Simpósio] Interculturalidade e Educação Musical – caminhos e possibilidades para uma circulação musical e cultural: Pesquisa e Ação PDF
Leonardo Moraes Batista, Eduardo Guedes Pacheco, Diewerson Nascimento, Cibele Lauria Silva, Angela Rika Fujiyoshi, Márcia Wayna Kambeba, Teresinha de Jesus Conceição Souza, Wellington Palhielo Palhielo Saad Vital
Educação musical infantil: relatos sobre vivências no estágio supervisionado PDF
Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão
O ensino de música na escola: um estudo sobre projetos desenvolvidos no ensino médio e reconhecidos pelo Prêmio Arte na Escola Cidadã PDF
Josimara Alves de Souza, Hirlândia Milon Neves
Um barulho estranho: relato de experiência com uma turma do 3o. ano do ensino fundamental PDF
Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke
A Prática Musical Através do Violão Coletivo com Alunos do Ensino Médio no Contra Turno. PDF
Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr.
A UTILIZAÇÃO DO CANTO COLETIVO COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO MUSICAL PDF
Letícia Tiene Beni
Implementação de princípios da Pedagogia Waldorf e de algumas ideias pedagógico-musicais em uma turma dos anos iniciais do ensino PDF
Mariana Araújo Parras Luque, Daniela Dotto Machado
Processos de criação musical: construindo caminhos no Programa Escola Integrada PDF
Douglas Aparecido Domingos, Jussara Rodrigues Fernandino
Apreciação e composição de música contemporânea na escola PDF
Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho
As aulas de música na escola básica e as questões etnicorraciais PDF
Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato
Educação Infantil: uma possibilidade de musicalizar na infância PDF
Bruna C. M. Ferreguetti Souza
Educação musical no ensino médio integrado: uma experiência interdisciplinar PDF
Ana Claudia Silva Morais, Gleison Costa dos Santos
A prática de banda como instrumento de educação musical na sala de aula PDF
Diego Coelho Adam

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

MÉTODOS DE ENSINO COLETIVO DE PIANO APLICADO NA ESCOLA DE ARTE DA UFAM PDF
Rosangela Silva Souza, Edna Andrade Soares
Construindo conceitos: Educa-Música como escola móvel PDF
Mariana Barbosa Ament
Inter-relações da educação profissional de músicos com o seu trabalho/emprego: um estudo a partir de egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel
[Comunicação] Relação de sustentabilidade entre indústria fonográfica e educação musical gospel PDF
Samara Ellen oliveira do Nascimento, Cristina Mami Owtake
CARÊNCIA DO USO DOS PENTACORDES E TRANSPOSIÇÃO DE TONALIDADE NA INICIAÇÃO AO PIANO E TECLADO ELETRÔNICO: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PARTICULARES DE MÚSICA PDF
Glenio Vilas Boas da Silva
A técnica vocal na formação de regentes: um relato de experiência no curso Regência de Coro do PRONATEC nos anos de 2012 a 2014 na EMUFRN PDF
Thaise Cristina Marcelino Matias
Projeto PIBEX “Curso Interativo de Flauta Doce: Exercícios Graduados e Repertório Amazônico” no contexto do Programa de Extensão Escola de Artes da UFAM. PDF
Jackson Colares da Silva, Fernanda Palheta Lopes
Banda do CAUA: Educação, Música, Juventude e Mídia PDF
Warllison de Souza Barbosa, Lucyanne de Mello Afonso

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

[Simpósio] O CURSO DE MÚSICA PARFOR DA UEM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Vania Malagutti Fialho, Vania Gizele Malagutti, Bruna Williena Silva, Beatriz Paulino
PDF
[comunicação] “Não é estranho fazer uma atividade só porque ela vale nota?” Reflexões sobre cultura escolar, paradigma tradicional e ensino superior de Música PDF
Fernando Stanzione Galizia
O perfil dos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPI: em busca de informações para a reformulação do PPC PDF
Edson Antônio de Freitas Figueiredo
[Comunicação] O Consort de Flautas Doces na Polifonia Renascentista: Processos de Aprendizagem no Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea – GReCo PDF
Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio
Música, formação e currículo: uma análise do Curso de Licenciatura em Música da UFRR PDF
Gustavo Frosi Benetti, Jéssica de Almeida
A utilização do canto gregoriano como recurso pedagógico entre os alunos da graduação em Música da UFCG PDF
João Valter Ferreira Filho
Narrativas no ensino superior em música: religiosidade e espiritualidade PDF
André Müller Reck, Ana Lúcia Louro
O rock n roll na formação de professores de música: um relato de experiência PDF
André Müller Reck, Cibele Ambrozzi Correa, Julian Pinho
Por uma escrita idiomática de ritmos para o cavaquinho brasileiro PDF
Jamerson Farias Ribeiro
A regionalização dos exercícios de técnica vocal no coral: Relato de experiência na graduação
Edna Andrade Soares, Edna Andrade Soares
Banda Sinfônica da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF
Guilherme Sampaio Garbosa
ENTRE O FORMAL E O INFORMAL: A APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Simone Lacorte
Licenciatura em Música da UEAP: análise de entrevistas do processo de implementação PDF
Ana Paula Silva da Silva Amaral
Estudantes de Pedagogia na sala de concerto: uma análise de escuta musical. PDF
Melita Bona
A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência PDF
João Valter Ferreira Filho
O uso de apps para tablets e smartphones na aprendizagem musical: uma possibilidade de metodologia curricular PDF
Rosemara Staub Barros, Lucas Passos
Ensino, pesquisa e extensão: articulações necessárias para o fomento de competências de alunos na Licenciatura em Música PDF
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Ivete Souza da Silva
O perfil dos professores de canto no ensino superior de música: um estudo em andamento PDF
Juliana Bischoff
PLAY ALONG: Uma ferramenta de suporte aos Exercices Journaliers (EJ) do Método Completo de Flauta, de Taffanel & Gaubert PDF
Davi Silva

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais

Expressividade musical no ensino de instrumento: estudo de caso com professores de violino PDF
Juliana Lima Verde
O ensino coletivo de violão na fundação estadual Curro Velho em Belém do Pará: estratégias pedagógicas diante da heterogeneidade da turma. PDF
Rafael Sousa Aires
Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES PDF
IZAURA SERPA KAISER, Flavia Gomes Caitano
Formas de Aprendizagem da Viola de 10 cordas no Rio Grande do Sul PDF
Renato Cardinali Pedro, Jusamara Vieira Souza
A MÚSICA INDÍGENA NO COTIDIANO DE COMUNIDADES MACUXI DO ESTADO DE RORAIMA PDF
Eli de Matos Araujo
Vamos brincar de roda? Práticas pedagógicas musicais em um projeto de desenvolvimento musical e motor para crianças de 3 a 4,5 anos em Santarém, Pará PDF
Adria Juliana Miranda da Silva, Suelane Carvalho Costa Portela, Iani Dias Lauer-Leite
Práticas músico-educativas de integrantes do grupo Confraria do Samba, da cidade de Bagé/RS PDF
LIDIANE CARVALHO XAVIER, Lúcia Helena Pereira Teixeira
ANÁLISE DO PROJETO “UM CANTO EM CADA CANTO”: uma pesquisa em andamento PDF
Dhemy Fernando Vieira Brito
EDUCAÇÃO MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: Reflexões sobre os processos de significação e criatividade musical PDF
Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida
O Compositor em Cada um: Relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino. PDF
Júlio César de Lima, Valéria Lázaro De Carvalho
Constituindo-se professor de música de projeto social: narrativas de formação. PDF
Karina Firmino Vieira
Avaliando a prática docente no Projeto de Extensão “Escola de Música de Manguinhos” PDF
João Miguel Bellard Freire, Helen Silveira Jardim de Oliveira, Paulo Roberto Coutinho
O Processo de Constituição do Habitus Musical: A Transmissão dos Capitais Sociais e Culturais por meio da Dialética Família-Escola-Indústria Cultural PDF
Yure Pereira de Abreu, Gerardo Silveira Viana Jr.
A educação musical sob o viés do ensino coletivo do violão: processos metodológicos na perspectiva de uma aprendizagem consolidada PDF
José Simião Severo
O Ensino de canto popular na escola especializada: revisão bibliográfica na produção das revistas da ABEM e ANPPOM (2010 – 2015) PDF
Thaise Cristina Marcelino Matias
Oficina de marimbas no Projeto Rum Alagbê: primeiros passos para a construção de uma proposta metodológica inspirada nos princípios e procedimentos da tradição oral PDF
Flávia Maria Chiara Candusso, Iuri Passos, Herbert de Vasconcelos Cortes, Flávio Bueno dos Santos
COEDUCAÇÃO MUSICAL EM MEIO ÀS DIFERENÇAS: Uma reflexão sobre a prática musical no Encontro de Flautas Doce PDF
Daniela Weingärtner
Entre pais e filhos: aprendizagem musical dos filhos na relação com seus pais PDF
João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato
Considerações sobre a trajetória de uma pianista em uma experiência de aprendizagem musical como sanfoneira (acordeonista) PDF
HARUE TANAKA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NO CONTEXTO DO CHORO CURITIBANO PDF
João Fernando Bueno Matos de Almeida, Ana Paula Peters
Ensino-aprendizagem musical no Circo Picolino PDF
Juracy do Amor

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Um sistema computacional para o ensino a distância da expressividade musical no jazz. PDF
Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr
O ensino de práticas vocais nas Licenciaturas em música na modalidade Ensino a distância PDF
Daniel Chris Amato
Interações musicais via webconferência no curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB: um olhar para o planejamento docente PDF
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins
O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia PDF
Francine Kemmer Cernev
Música mobile: Um estudo sobre a escuta musical de estudantes de música em smartphones PDF
Juliana do Rêgo Medeiros, José Ruy Henderson Filho
FaArtes virtual: Um Modelo de Ambiente Virtual para o Ensino de Artes na Universidade Federal do Amazonas PDF
Jackson Colares da Silva
[Pôster] A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais sob a ótica do pensamento complexo: um projeto pesquisa com guitarristas do curso de extensão da UFRN PDF
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes
Educação musical em ambiente de estúdio eletroacústico: uma perspectiva para as atividades de composição em sala de aula. PDF
Ricardo Murtinho Braga Cotrim
Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária PDF
Juciane Araldi Beltrame
[Pôster] MOOCs: Mapeamento e Análise de Cursos de Música em Plataformas de Ensino a Distância PDF
Tomás Teixeira de Souza, Paulo Roberto Affonso Marins

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Musicalização de crianças na primeira infância com necessidades educativas especiais: levantamento de trabalhos para a construção do Estado do Conhecimento da pesquisa em andamento. PDF
Jonas Ramos Camelo
A formação do professor de Artes diante dos conteúdos musicais em uma sala inclusiva do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba – SP PDF
Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Parâmetros do som: aprendendo com inclusão na escola de aplicação da UFPA PDF
Samara Oliveira do Nascimento
Construção de materiais didáticos para um repositório voltado à Educação Musical Inclusiva PDF
Guilherme Moreira de Melo, Carla Eugênia Lopardo, Amanda Meincke Melo
Música como instrumento de inclusão de alunos surdos PDF
Ewando Muller Barbosa da Silva, Jessika Castro Rodrigues
Prática de Conjunto com Surdos: um relato de experiência PDF
Juliana Bischoff
Algumas reflexões sobre habitus conservatorial e as adaptações para o ensino de instrumento musical para a pessoa com deficiência PDF
MAYARA DE BRITO FERREIRA, LUCENI CAETANO DA SILVA
A CONTRIBUIÇÃO DA CIRANDA PRAIERA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DA APAE PDF
Cleyton medeiros medeiros, Maria Luiza Féres Do Amaral, Andreza Specart

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

A Educação Musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy PDF
Lucyanne de Melo Afonso, Daniele Colares, Rosângela Silva, Evelyn Ferreira, João Paulo Dias
A educação musical e a história de um transatlântico: relações de aprendizado PDF
Giácomo de Carli da Silva
Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas “narrativas de si” PDF
Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro
Formação no contexto inclusivo: relatos de processos de pesquisa na iniciação à docência em música PDF
Regina Finck Schambeck
O Curso Livre de Musicalização Infantil na UERN: experiência docente dos professores em formação. PDF
Flávia Maiara Lima Fagundes, Gustavo Gomes Pereira, Roberta Lúcia dos Santos Silva, Bruno Alisson Alves Hermínio
A INSERÇÃO DA MÚSICA NA ESCOLA: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DO PIBID PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel
TecnoArte: uso das tecnologias digitais num curso de formação continuada com professores de Artes PDF
Renata Rosa Guerra, Francine Kemmer Cernev
Educação Musical e Formação Docente: Um relato de experiência como orientadora do Estágio Supervisionado em Educação Musical no contexto do Ensino Médio. PDF
Vivianne Aparecida Lopes
Formação do regente coral infantojuvenil no curso de Licenciatura em Música: o caminho da extensão PDF
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Ana Lúcia Carneiro de Oliveira
Universidade e Escola: uma aproximação por meio da música PDF
Cibele Ambrozzi Correa, Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira
[Pôster] DIVERSIDADE MUSICAL: EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO PDF
rodrigo oliveira de souza
O Estágio Supervisionado no PARFOR: um relato de experiência no Curso de Licenciatura em Música da UFPA PDF
Jonathan Guimarães e Miranda, José Maria Bezerra
[Simpósio] A Formação de Professores no PIBID Música TOCA: as experiências e as interações nas escolas PDF
Maria Cristina Cascelli, Verônica Gurgel Bezerra, Flávia Motoyama Narita, João Víctor Costa Barros Alves, Paulo Gabriel Rodrigues Coutinho, André Felipe Gouvea Roman, Eduardo Lucchesi Scano, Lucas Souza Pinheiro, Joabson Antonio de Sousa Silva, Luciano Pereira dos Santos, Gabriel Alexandre Santos
O regente/educador musical: uma análise nas experiências do PIBID PDF
Rosemara Staub Barros, Ruben Levi Leite Colares
Redes familiares e educação musical: análises preliminares PDF
Caio César de Sousa Lima, Elder Gomes da Silva
Musicalização com crianças na Universidade Federal de Mato Grosso: A música como ferramenta para o desenvolvimento PDF
Luanna Aparecida Batista da Fonseca, Rodrigo Cavalcate da Silva

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Experiência prática na formação docente: uma pesquisa nas revistas da ABEM PDF
Geovanne de Paula Ricarte, Natália Búrigo Severino
Que músico-educador formar? Problematização e reflexões na reformulação de um currículo de licenciatura em música PDF
Liliana Pereira Botelho, Maria Batânia Parizzi
ANÁLISE DO PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MÚSICA PDF
Robson Ribeiro
Reflexões sobre formação de professor de música: um olhar a partir da escola, cultura e cultura escolar PDF
Carla Pereira Santos
Estágio Supervisionado em Música: reflexões na perspectiva da formação continuada PDF
Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Washington Nogueira de Abreu, Anna Cristina da Silva Leandro, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
Do que é possível “dar conta”? Um estudo sobre as práticas pedagógico-musicais dos professores de música do município do Rio de Janeiro PDF
André Oliveira, Silvia Sobreira
Educação musical infantil, um relato acerca de desafios auto impostos. PDF
Rodrigo Vieira de Oliveira
Formação docente e grupo: o PIBID-Música como dispositivo formador PDF
Luciane Wilke Freitas Garbosa
Educação Musical, Pedagogia e Unidocência: tramas na produção de conhecimentos PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Laila Souto Ahmad, Vanessa Weber
Ensino coletivo de violão: Uma atividade de aprendizagem perceptiva PDF
Johnatan Martins Sousa, Joelson Montes Sales, Walter Silva Pedrosa Almeida, Carla Pereira Santos
Reflexões sobre a escuta musical e práticas culturais de pais de crianças da Educação Infantil PDF
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral
Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade PDF
Mariana Barbosa Ament, Severino Búrigo Natália
Artigos, Reflexões e Andragogia na formação continuada de professores PDF
Bruna Williena da Silva
A formação docente de Egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais PDF
Luciano Luan Gomes Paiva, Calígia Sousa Monteiro, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz
A educação básica na expectativa de atuação profissional de licenciandos em música: um estudo em andamento na EMUFRN PDF
Mário André Wanderley Oliveira
Formação de professores para o ensino de música nas escolas: Relato de uma experiência no Rio Grande do Sul PDF
Jusamara Souza, Renato Cardinali Pedro, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Rosalía Trejo León, Jaqueline Soares Marques

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

A ludicidade no ensino de piano para crianças: a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório PDF
Mônia Kurrle Feller, Edoardo Sbaffi, Carla Silva Reis
A Experiência da Formação do Professor Violonista Acompanhador: um estudo com documentação narrativa PDF
Edson Barbosa Oliveira, Delmary Vasconcelos Abreu
Conservatórios Estaduais Mineiros: formação de Professores de Música, centros pedagógicos e capacitação docente em Música PDF
Denise Coimbra Alves