Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

ISSN Online: 2526-5857

v.1, 2015

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Música, experiência e cultura PDF
Edson Hansen Sant Ana
Construção biográfica e projetos de si dos jovens da OMPC: um estudo a partir da pesquisa autobiográfica PDF
Andrea Matias Queiroz
O coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa no Projeto “Um Canto em Cada Canto” PDF
Klesia Garcia Andrade
“Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil e suas perspectivas músico-educativas PDF
Klesia Garcia Andrade
A ação pedagógica no Projeto “Um Canto em Cada Canto” PDF
Klesia Garcia Andrade
Implementação da Lei 11.769/2008: concepções dos gestores de educação da cidade de Blumenau/SC PDF
Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck
Preferência musical e fatores de influência: uma breve revisão de literatura PDF
Mikely Pereira Brito, Maria Jose Chevitarese
PRÁTICA CORAL: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES DE ANAIS DE ENCONTROS E CONGRESSOS DA ABEM E ANPPOM DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2003-2013) PDF
Luiz Eduardo Silva, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
Composição na Educação de Jovens e Adultos: mobilizando ideias de música. PDF
Rafael Dias Oliveira, Viviane Beineke
A implementação da Lei 11.769/08 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Palmeira-Pr PDF
Renata Filipak, Rosane Cardoso de Araújo
Produção científica do curso de Mestrado em Música da UFRN – área de concentração educação musical: análise inicial PDF
Gleison Costa dos Santos, Carolina Chaves Gomes
A dimensão lúdica na regência de coro infantil PDF
Micheline Marim Gois
O Ensino de Música em uma abordagem interdisciplinar PDF
Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva
O Ensino coletivo de percussão e suas práticas de ensino/aprendizagem. PDF
Felipe Brito de Melo
A produção sobre e a partir do Pibid nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM (2008 – 2013) PDF
Eduardo Airton Arruda, Rafael Rodrigues da Silva, Rubia Ness, Tayna dos Reis Soares
Processos Interculturais de Ensino-Aprendizagem: Cooperação internacional e imersão musical no Brasil e na Suécia (Pôster) PDF
Antenor Ferreira Correa, Maria Westvall
A Teoria Ator-Rede e o ensino de violão na modalidade EaD: primeiras aproximações PDF
Bruno Westermann
Pedagogos e educação musical: um tema mapeado na Revista da Abem (2009-2014) PDF
Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio
Educação musical das pessoas com deficiência visual: uma breve revisão de literatura PDF
Edibergon Varela Bezerra
Educação Musical com Idosas: processos de colaborativos de composição musical PDF
Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto, Viviane Beineke
Os Boomwhackers® e a música compartilhada e arremessada PDF
Uirá Abondanza Kuhlmann
De pais pra filhos: ensino e aprendizagem musical na relação entre pais e filhos PDF
João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato
Metodologia de pesquisa para investigar a inclusão de práticas corporais no ensino-aprendizagem da técnica vocal para grupos corais infantojuvenis PDF
Thays Lana Peneda Simões, Patrícia Furst Santiago
A Identidade dos Professores de Música na Escola Pública de São Paulo PDF
Gabriel Costa de Souza
O Sistema de Ensino Paraense e o Ensino de Música. PDF
Tainá Maria Façanha
Canto coral com adolescentes: publicações brasileiras PDF
Rogeria Tatiane Soares Franchini
Por educações musicais rizomáticas PDF
Tiago Teixeira Ferreira
Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação (Pôster) PDF
Robson Silva Cardoso, Andeson Cleomar Santos
O Facebook como campo empírico estendido em um estudo de caso com alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE – Campus Fortaleza: discussões de ordem ética em pesquisa PDF
alexandre vieira
Improvisação livre a partir de vídeos: estratégias de realização, considerações e hipóteses PDF
Stênio Biazon
Canto coral e Projeto Social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética PDF
CLARA BEZERRA NUNES BARROS
Pesquisa em Educação Musical desenvolvida em um projeto de extensão. PDF
Helen Silveira Jardim de Oliveira, João Miguel Bellard Freire
Formação musical e humana na perspectiva multicultural de jovens do IFB-CSAM: delineando o tema da pesquisa em andamento PDF
Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo
Grupo de Pesquisa em Música como laboratório de experimentações didáticas PDF
José Ruy Henderson Filho, Jucélia Estumano Henderson
Processos Educativos e Práticas Musicais Coletivas na Orquestra Experimental PDF
CYRAN COSTA CARNEIRO DA CUNHA
O uso de tecnologias digitais para aprendizagem musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música PDF
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes
A normatização da lei 11.769/2008 na educação básica do DF PDF
Ibsen Perucci Sena
A educação corporal integrada à formação do Violonista PDF
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
Práticas criativas no ensino e aprendizagem da música – um estudo dos artigos dos Anais e Revistas da ABEM PDF
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, GEPEM Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical
A Matriz Curricular Ensino Fundamental de 9 anos (em construção) da Rede Municipal de Educação de Florianópolis – SC: conquistas e perspectivas para a área de Música. PDF
Juliana Lhullier Borghetti
Educação musical e Pedagogia: mapeamento em Anais da ABEM (2001-2011) PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio
A pesquisa-ação e a contribuição para a prática docente na educação musical: uma ferramenta de reconhecimento e compreensão das identidades musicais PDF
Jonathan Oliveira, Eliakim Rommel Santos de Lima, Leylliane Regina Figueiredo da Silva Cunha, Maria da Conceição Silva, João Paulo Silva Costa
Uma Análise Microssociológica do Ensino Particular de Música PDF
Antonio Chagas Neto
Ter tempo para aprender música: experiências de aprendizagens vividas e compartilhadas por aposentados PDF
Lilia Neves Gonçalves, Hosana Rodrigues Ferreira da Mata
Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo (Pôster) PDF
Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo
Ensinar e aprender música: perspectivas contemporâneas da motivação (Simpósio) PDF
Ana Francisca Schneider Grings, Liane Hentschke, Mário André Wanderley Oliveira, Edson Figueiredo, Daniela Kolhrausch
PERCEPÇÃO MUSICAL NA PRÁTICA CORAL PDF
Doraneide Tosta de Santana Limeira, Leila Miralva Martins Dias
Os processos criativos no contexto dos jogos de mãos PDF
Fernanda Souza
Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado PDF
Daniel Augusto Oliveira Machado, Edite Rocha, Andrea Peliccioni
Os valores da construção de instrumentos musicais para a educação musical: uma reflexão a partir da fala de dois músicos PDF
Alne Clissiane Silva
O uso das tecnologias digitais na motivação para aprender e ensinar música (Simpósio) PDF
Francine Kemmer Cernev, Giann Mendes Ribeiro, Cristina Mie Ito Cereser
A musicalização Infantil na UFPB, onde o discente explora e refaz sua prática docente: uma abordagem inicial PDF
Igor de Tarso Maracajá Bezerra
Projeto Semeando Sons: O canto coral como meio de aproximação da música às escolas públicas circunvizinhas da Universidade Estadual do Ceará. PDF
cláudio ferreira mesquita
Boi Pai do campo da Faceira: Um olhar nos processos de transmissão musical e no estudo Etnomusicologico. PDF
Ítalo Soares Silva

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

AS DIMENSÕES DO CONCEITO DE “POPULAR” EM EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E DIMENSÕES PRÁTICAS PDF
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos
Pensamento crítico e apropriação teórica em Educação Musical: o Projeto Carnavália. PDF
Beatriz Woeltje Schmidt, Vânia Beatriz Müller, Elaine Cristina da Silva
A música como conteúdo obrigatório na educação básica: reflexões acerca da epistemologia da educação musical PDF
Thais Lobosque Aquino
Concepções sobre o ensino e aprendizagem de música: uma revisão sobre o tema PDF
Washington Nogueira de Abreu
EDUCAÇÃO MUSICAL E CONTEMPORANEIDADE PDF
Edineiram Marinho Maciel, Antonio Dias Nascimento
Educação musical no contexto orquestral: levantamento da produção acadêmico-musical PDF
Ana Claudia Silva Morais, Amélia Martins Dias Santa Rosa

GT 1.3 – História da educação musical

A Música como componente curricular nas escolas públicas e privadas do Piauí: História e Memória PDF
João Valter Ferreira Filho
Perspectivas historiográficas para análise do currículo PDF
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima, Inês Rocha
Música Cearense: memória e espaço no campo musical. PDF
Filipe Ximenes Parente, PEDRO ROGERIO
Leopoldo Miguéz: compositor, diretor e educador musical nos primeiros anos da República. PDF
Frederico Silva Santos
A Influência de Martinho Lutero na Educação Musical PDF
Cássia Neivert, Regiana Blank Wille
Educação Musical e Formação Política no movimento operário: Rio de Janeiro e São Paulo, 1906-1921. PDF
Gabriel Otoni Calhau Martins
A prática coral e a educação musical PDF
Rogeria Tatiane Soares Franchini
Professores de música pioneiros na educação musical escolar no Distrito Federal: fontes documentais e análise interpretativa PDF
Clarice Cabral, Delmary Vasconcelos de Abreu
PROFESSORES DE MÚSICA PIONEIROS NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR DO DISTRITO FEDERAL: UM LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS PDF
Ester Elke Costa Macedo, Juliana Maria da Cunha
Memórias e esquecimentos da cena musical da cidade de Fortaleza PDF
Caio Benevides
O professor de Música: Percursos até a Lei 11.769/08 PDF
Gabriel Costa de Souza
Educação Musical: “consciência história” e “horizontes de expectativas” PDF
Gilberto Vieira Garcia
A presença do piano na cidade de Uberlândia: um estudo documental sobre as ações pedagógico-musicais no período de 1888 a 1957 PDF
Daniela Franco, Lilia Gonçalves

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

VIVÊNCIAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS CURRICULARES DE MÚSICA (Pôster) PDF
Rodrigo Cantos Savelli Gomes
O Canto Coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação PDF
Maura Penna, Eliane Mendes, Ian Bandeira, Olga Renalli Barros
A memória e suas contribuições para pensar o processo de aprendizagem em aulas coletivas de violão PDF
Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão
Música Senegalesa na sala de aula: relato de uma experiência no contexto do estágio PDF
Paola Menegat Delazzeri
Programa Mais Educação: um relato de experiência com aulas de música no contraturno PDF
Midiam de Souza Fernandes, José Simião Severo
Aproximação da realidade docente: vivenciando a docência a partir da prática de ensino (Pôster) PDF
Igor de Tarso Maracajá Bezerra
Formação e Atuação de Professoras que Trabalham com Música em Escolas Públicas: um Estudo Multicasos PDF
Daniele Isabel Ertel
A escola botando a(s) música(s) no mapa PDF
Mariana Figueredo
Iniciando o trabalho com música: uma experiência no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. PDF
Ana Paula Silva da Silva Amaral, Mara Pereira da Silva
Atividade de Composição Musical Coletiva no Ensino Fundamental Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência PDF
Vinícius Pereira Rodrigues
O jovem, a educação básica e o processo colaborativo: um relato de experiência das disciplinas de Atividades Orientadas III e Estágio Supervisionado IV. PDF
Anna Cristina Leandro
Educação Musical na Educação Infantil do Colégio Pedro II: um processo de construção PDF
Wasti Silvério Ciszevski Henriques
ELABORAÇÃO DE ARRANJO E EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
João Rafael De Lemos
Os Ritmos Brasileiros: relato de uma experiência musical nos anos iniciais PDF
Genivaldo Gomes Cândido
A extensão vocal infantil PDF
Silvia Sobreira, Bruno Boechat
ENSINO COLETIVO: MÉTODO TOCAR-JUNTO FERRAMENTA DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA BANDAS MARCIAIS DA CIDADE DE GOIÂNIA PDF
Aurelio Nogueira Sousa, Marcelo Eterno Alves
Que aprendizagens musicais promove o cinema? PDF
Glauber Resende Domingues
As práticas pedagógicas com o canto na sala de aula: um estudo de caso PDF
Hortênsia Vechi
A aplicabilidade das práticas informais de aprendizagem musical como estímulo à prática musical – primeiros resultados de uma pesquisa em andamento PDF
Fernando Macedo Rodrigues
O ensino de música na rede municipal do Natal/RN: resultados da pesquisa realizada pelo GRUMUS-UFRN PDF
João Gomes da Rocha, Evandra Bezerra de Medeiros Zanetti, Valéria Lazaro de Carvalho
O ENSINO DE MÚSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS PDF
Josiane Paula Maltauro
O valor da afetividade no progresso psicomotor do bebê em aulas de musicalização: diálogo/proximidades entre Wallon e Willems PDF
IZAURA SERPA KAISER, OTÁVIO LIMA DE SOUZA
O Ensino de Instrumentos Musicais na Educação Básica PDF
Elder Pereira Alves
Música no Campus: Banda de Música do IFPA-Campus Santarém (Pôster) PDF
Leonice Maria Bentes Nina
Contribuições da pedagogia crítica para a educação musical brasileira: por uma apreciação musical multi/intercultural PDF
Cristiane Abreu Migon, Monique Andries Nogueira
Definindo regras para a turma: gestão de sala de aula na ação docente de três professores de música de escolas públicas de Porto Alegre PDF
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil PDF
Leda de Albuquerque Maffioletti, Soraia Santana
Linhas, vozes e tracks: a textura na composição musical de crianças PDF
Audrea da costa martins
Uma proposta de uso da notação musical como conteúdo no Ensino Médio PDF
Robson Silva Cardoso
O ensino coletivo de violão nas escolas públicas estaduais de Manaus através do Projeto Jovem Cidadão PDF
Robert Ruan de Oliveira Barbosa
A MÚSICA CEARENSE NA ESCOLA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Filipe Ximenes Parente, Pedro Rogerio
A coletividade na formação e atuação docente: experiências de bolsistas do PIBID música em uma escola de educação básica PDF
Edvaldo Felix Amaral, Rodrigo Monteiro Kesselring de Araújo Sá, Michel Soares de Araújo, José Everton Cardoso da Silva, Lucas Daniel de Melo Silva
O Ensino de Música em Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul: uma investigação a partir da organização dos COREDES PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Vieira Souza, Ranielly Boff Scheffer
Em busca da afinação no Coral Infantil como meio de musicalizar no Programa do PIBID de Música no UNASP PDF
Ailen Balog Lima, Paulo Jeovani dos Santos Junior
“Palco PIBID”: uma proposta de ensino aprendizagem em música na escola de educação básica (Pôster) PDF
Karla Beatriz Souza, Renata Ribeiro Silva, Lorraine Albina Tomaz, Luciano Rodovalho Souza
Ensino de música no Instituto Federal da Bahia: um estudo à luz do ciclo de políticas de Stephen Ball PDF
Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães
Imprevisibilidade e surpresas na aula de música: análise e reflexões de um professor PDF
Ana Ester Correia Madeira, Teresa Mateiro
Educação musical e a prática de projetos: um relato de experiência sobre o processo de criação de um musical com alunos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico PDF
Tayane da Cruz Trajano
Educação Musical e Projetos de Trabalho: relato de prática docente interdisciplinar na Educação Infantil PDF
Eglem Lucena das Neves
A construção de trajetórias de trabalho na educação infantil: um estudo com professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre PDF
Joana Lopes Pereira
O Ensino de Música na Educação Infantil Pré-Escolar: uma visão sistêmica a partir da metodologia ativa PDF
Marcia Victorio
Música na escola de educação básica: conceitos e dimensões PDF
Carla Pereira Santos
A Pedagogia de projetos e o ensino de música na Educação Básica da cidade de Natal PDF
Everson Ferreira Fernandes, Valéria Lázaro Carvalho
Adaptação de repertório musical: uma prática coletiva com as oficinas de violão, canto coral e flauta doce PDF
Francisco Michel Araújo, Ewelter Siqueira Rocha, Luciana Rodrigues Gifoni
Jogos Musicais: ações do PIBID-Música do IFPE (Pôster) PDF
Jaildo Gurgel Costa, Leonardo Araújo da Silva
Professor, qual a minha cor? Construção da identidade através do ensino de música afro-brasileira em uma escola particular PDF
Valnei Souza Santos, Flávia Candusso
A Educação Musical em Três Escolas públicas do Ceará: panorama de uma realidade estadual PDF
Marco Antonio Toledo Nascimento, Miquéias Gomes Ferreira, Émerson da silva Barbosa, Maria Lucineide Freire de Almeida, Gabriel Nunes
A composição de Microcanções na Escola Básica: um relato de experiência PDF
Jaqueline Câmara Leite, Katia Duarte, Helena de Souza Nunes
As contribuições geradas pelo método O Passo na aprendizagem musical: Uma experiência com duas turmas do segundo seguimento do ensino fundamental. PDF
Barbosa Lima Brbosa
O que é saber música? – Um estudo de narrativas de crianças PDF
Juliana Rigon Pedrini
Criação musical com a Flauta Doce: Uma experiência com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental PDF
Thaynah patricia BorgesConceição Pinheiro, Jefferson Aloysio Luz
Música no Programa Mais Educação: diálogos entre a aula de música curricular e as oficinas do PME em uma escola da rede municipal de Florianópolis (Pôster) PDF
Rafael Martins Gonçalves
Sobre ser estagiária na Educação Infantil: um relato de experiência PDF
Nicole Roberta de Mello Penteado, Maressa Barbosa dos Santos

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Perfil socioeconômico discente: reflexões acerca das condições materiais dos estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB, campus João Pessoa PDF
Italan Carneiro
O Ensino do Trombone na Escola de Música de Macaíba PDF
Ricardo Félix de Morais
Egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: Quem são? O que buscavam? PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel
Estratégias Pedagógicas para a Musicalização Infantil PDF
Letícia Caroline Souza, Patrícia Furst Santiago
Relevância da prática de orquestra na formação de instrumentistas de cordas: uma análise do projeto Orquestra Experimental de Cordas da Fames PDF
Raquel Rohr, Luciana Rodrigues, Eliézer Anderson Batista Isidoro
Coral de Trombones: Uma experiência com alunos de uma escola especializada em música em Belém-PA PDF
Kelson Luiz Pinheiro, Thaynah Patricia Borges Conceição
O estudo da percepção musical em um curso técnico em instrumento musical: um projeto de pesquisa PDF
Suelena de Araujo Borges, Maura Penna
Docência em Música e a Teoria das Representações Sociais PDF
Lisette Jung Loiola
O ensino do violino em Luís Gomes/RN: uma ação de parceria com o Pronatec da EMUFRN PDF
Israel Victor Lopes da Silva, Rucker Bezerra de Queiroz, Raquel Carmona Torres Félix
Fui Passar na Ponte: Travessias em diferentes cores PDF
Daniel Augusto Oliveira Machado, Patrícia Furst Santiago
A motivação no ensino de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei: implicações no processo de ensino-aprendizagem pianístico. PDF
Rafael Passos Silva, Maria Amélia de Resende Viegas
Critérios para a elaboração do programa em um curso de iniciação musical ao piano PDF
Tarcísio Gomes Filho
O ensino do violão para iniciantes dialogando com o modelo artístico aberto de musicalização: estratégias possíveis PDF
Fábio Carrilho Santos Barros
Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone PDF
LUANA VALENTIM DA SILVA, EKATERINA KONOPLEVA
A utilização de exercícios de técnica pianística na visão de sete professores de piano do Recife: fundamentação teórica. PDF
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

A prática coletiva da flauta doce no contexto do ensino superior: uma investigação de três grupos musicais ligados à universidades PDF
Laís Figueiroa Ivo
Tipos de solfejo: conjecturas, problematizações e vivências. PDF
ANTÔNIO CARLOS BATISTA
Os desafios no processo ensino aprendizagem do Instrumento Violão em um curso de Licenciatura em Música a distância PDF
Simone Lacorte Recôva
Linguagem musical e o ensino de graduação em música: Contribuições para a atualização das disciplinas de teoria e percepção musical PDF
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Gustavo Frosi Benetti
Ensino Individual e Coletivo de Piano PDF
Rosângela Fernandes
Estudo técnico da mão direita no violão: Estratégias de estudo utilizadas pelos violonistas do curso de música da Universiade Federal de Uberlândia PDF
Armando César Silva
Perspectivas e Práticas do Ensino de Piano na Licenciatura em Música da UERN PDF
Andersonn Araújo
Educação Musical no curso de Licenciatura em Educação no Campo: um relato de experiência PDF
Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
A Percepção Musical na perspectiva de acadêmicos da Licenciatura em Música PDF
Juliana Rodrigues de Oliveira
Ensino de violão: o atendimento individualizado no processo de formação coletiva do violonista solista PDF
Luan Sodré de Souza, Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho
GruPPeM e Proposta Metodológica para Percepção Musical Relativa e Absoluta PDF
Ângelo Nonato Natale Cardoso, Patricia Valadão, Marcelo Penido, Paula Menin, Izael Castro
O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM (Pôster) PDF
Guilherme Sampaio Garbosa
Ensino de piano coletivo: Análise e avaliação pedagógica/metodológica de um projeto de extensão universitária PDF
Harue Tanaka
O feedback visual em tempo real por meio de softwares de análises acústicas no ensino do canto. PDF
Greyce Ornelas Viana Teixeria, Maria Betânia Parizzi
Compreendendo o curso de música – PARFOR da UEM: Uma pesquisa exploratória (Simpósio) PDF
Vânia Gizele Malagutti, Vania Malagutti Fialho, Andreia Chinaglia Oliveira
SOLIDARIEDADE MUSICAL: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS MUSICAIS COMPARTILHADAS EM GRUPOS DE ESTUDOS PDF
Patrick Mesquita Fernandes
O ensino de composição e a técnica de construção de melodias: algumas considerações sobre o método pedagógico de Arnold Schoenberg PDF
Ernesto Frederico Hartmann, Geraldo Alexandre Pereira Júnior
Educando e educador: as percepções dos licenciandos em música da UFCG a respeito de sua formação e de sua realidade profissional PDF
João Valter Ferreira Filho
A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa PDF
Radegundis Feitosa
Perspectivas para uma formação musical holística: a flauta doce no ensino superior de música (Simpósio) PDF
Cláudia Maradei Freixedas, Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio
Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música PDF
Mauricio Braz Carvalho
Em busca de vivências sonoras diversificadas: um relato de experiência realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande PDF
Marisa Nóbrega Rodrigues, Romero Ricardo Damião de Araújo
Um estudo sobre o estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Música da UFPR sob o enfoque da motivação PDF
Rosane Cardoso de Araújo, Guilherme Romanelli, Gabriel Pfarrius, Marcelo Briski
Ensino Superior de Música: possíveis contribuições da Didática Crítica Intercultural para a superação do Paradigma Tradicional PDF
Fernando Stanzione Galizia, Emília Freitas Lima
Oficina de Jogos Musicais: Um prática de ensino no PET PDF
Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia, Gerardo Viana Junior
Narrativas religiosas de licenciandos em música: aproximações com o mundo vivido no processo formativo PDF
André Reck, Ana Lúcia Louro
Interdisciplinaridade, música e colaboração na construção do saber PDF
Gerardo Silveira Viana Jr., Felipe Tadeu Breier, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
A música no contexto universitário: um estudo dos processos educativos no coral da UFPB, Campus II, entre 1978 e 1982. PDF
Jeter Maurício da Silva Nascimento, Vladimir Alexandro Pereira Silva, João Valter Ferreira Filho
O processo de formação do cantor lírico no ensino superior: discussão dos conceitos de Formação, Competências e Conteúdos e suas articulações no ensino e aprendizagem do canto lírico PDF
você Fernandes dos Santos
Instrumento suplementar violão poderia esse recurso auxiliar o licenciando em música na sua pratica docente? PDF
Anderson Andrade Brasil
O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista PDF
Radegundis Feitosa
Aspectos do ensino de viola no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa com três professores do instrumento PDF
Camila Meirelles
A teoria de aprendizagem cooperativa no ensino coletivo de piano/teclado: uma experiência na escola PDF
Josélia Vieira Alberda, Liliane Camargo Polis Oliveira, Marcelo Silva de Souza
Os egressos do curso de Licenciatura em Música da UFMS: um estudo de caso sobre sua ausência nas escolas de educação básica PDF
Lohaine Marques Martins

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

Reconfiguração de Política Cultural em Política Curricular: aspectos metodológicos de investigação sobre os Painéis Funarte de Regência Coral (1981-1989) PDF
Manoel Câmara Rasslan
A igreja como espaço constituinte da experiência musical: narrativas de jovens indígenas do IFPA PDF
Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu
Os diferentes perfis de liderança musical em vinte igrejas evangélicas e suas funções PDF
Marcus Vinicius de Freitas
Aprendizagens colaborativas em brincadeiras cantadas e jogos musicais numa oficina de música com crianças PDF
Andréia Pires Chinaglia Oliveira
Educação musical na Banda Filarmônica Josefa Vianna: as representações sociais compartilhadas entre alunos e comunidade PDF
José Hérikson Dantas do Amaral, José Magnaldo de Moura Araújo
A voz do corpo: consciência corporal e canto coral PDF
Evaldo Pereira da Silva, Simone Santos Sousa, Quésia de Carvalho dos Santos
Aprendizagem Musical Intergeracional em família no universo da Aula Particular de Violão PDF
Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas
ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO PROJETO MÚSICA NO CAMPUS NA COMUNIDADE ACADÊMICA PDF
Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Josefa Yara Brito, Lucas Bacelar Pires, Marco Antonio Silva
“O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo PDF
Artur Guidugli Mendonça
Considerações sobre o ensinar e aprender música na capoeira angola de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA PDF
Priscila Maria Gallo
NEOJIBA: reflexões sobre o ensino das práticas musicais em projeto social PDF
Ariana Perazzo Nóbrega, Graça Boal Palheiros
PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CASAS DE RELIGIÃO: UM ESTUDO DE CASO PDF
Diego Conto Lunelli
O programa MUSICAR – música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária PDF
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
A batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina PDF
Francisco de Assis Santana Mestrinel
O Programa de extensão “Educar para preservar” do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei: um relato de experiência PDF
Maria Amelia Viegas, Maria Clara Lima Valente do Vale
Aulas coletivas de baixo elétrico na Escola de Música de Manguinhos (EMM): um relato de experiência PDF
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho
Ensino de Música e Desenvolvimento Humano: A ação dos Projetos Sociais PDF
Eliete Vasconcelos Gonçalves, Alan Maia Silva, Leonardo Moraes Batista
MÚSICA NO CAMPO RELIGIOSO: um estudo sobre formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa PDF
José Alessandro Dantas Dias Novo, Maria Guiomar de Carvalho Ribas
Circlesongs: uma abordagem de prática musical criativa e colaborativa PDF
Uliana Ferlim
Os princípios da Alteridade, Reflexão e Subjetividade nas Experiências Musicais do Grupo Ticoritmos PDF
Sônia Tereza da Silva Ribeiro, Ivy Anne Santos de Assis
A transmissão-aquisição de saberes musicais na Oficina permanente – Garibaldis & Sacis PDF
mariana castro
Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta PDF
Diego Conto Lunelli
O professor cartógrafo e o jogo na comunidade de aprendizagem (Simpósio) PDF
Regina Santos, Eliza Neto, Carlos Torres
Metodologias de ensaio para bandas de música: a importância do aquecimento e dos estudos técnicos realizados nos ensaios PDF
Lélio Eduardo Alves da Silva, Santana Tenison
Levando a vida na flauta: uma proposta de musicalização na flauta doce PDF
Clarice Cabral, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
Educação Musical em Projetos Sociais: Analises reflexões e possibilidades (Simpósio) PDF
Leonardo Moraes Batista, Elisama da Silva Gonçalves Santos, Anderson Brasil, Mônica Luchese Marques
O REPERTÓRIO DO COTIDIANO NO PROJETO CASULO MUSICAL PDF
Quedma Rocha Cristal
Projeto de extensão “Música para Todos”: uma experiência pedagógico-musical em São Luís-MA PDF
Adriana Rodrigues de Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Bruno José de Agrela Ribeiro, Lee Jun Fan Santos de Sousa, Marlene Maciel França, Jhenysson Dennis Alves Fernandes
Ritmos e Batucadas: um material didático sobre as baterias das escolas de samba de Florianópolis em formato de livro, DVD e website (Pôster) PDF
André Felipe Marcelino
Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento PDF
Cláudia Cavalcante Fonseca, Leila Miralva Martins Dias
Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos-SP: Memória e Ensino da viola caipira PDF
Renato Cardinali Pedro
Considerações Sobre a Formação Musical nas Práticas Musicais Juvenis Ligadas ao “Universo” do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE PDF
Tiago de Quadros Maia Carvalho
Samba de roda e ensino-aprendizagem em três recortes temporais e espaciais PDF
Katharina Katharina Döring
As relações interpessoais e a motivação na aprendizagem de instrumento em grupo em classes de jovens e adultos em contexto de educação não-formal PDF
Djenane Vieira

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Educação a distância no Brasil: formando professores para atender à demanda da lei nº 11.769 de 2008 PDF
estela ferreira
Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música PDF
Alex Marques Duarte, Paulo Roberto Affonso Marins
Educação musical a distância: uma alternativa na formação inicial de professores não especialistas na área da música PDF
Luciana Requião
Instrumento de sopro na modalidade a distância PDF
Josué Berto dos Santos Júnior, Arthur de Souza Figueirôa
Sonoplastia e trilha sonora: uma experiencia interdisciplinar com alunos do 8o ano de uma escola municipal. PDF
Roberta Yumiko Tristao, Sandra Dias Luz
Cultura Participativa e Educação Musical: construção de um referencial teórico (Pôster) PDF
Juciane Araldi Beltrame
Educação musical e tecnologias educacionais: as vozes de três professores nas escolas da educação básica do município de Mossoró/RN PDF
Carlos Antonio Santos Ribeiro
O uso das tecnologias instrumentais na educação musical: revisão bibliográfica PDF
Denis Martino Cota

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

O ensino de violino e a deficiência visual: a importância da psicomotricidade PDF
Jéssica de Oliveira Sabino, Lucyanne de Melo Afonso
Aplicações de Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Individual e Coletivo: um relato de experiência sobre as práticas profissionais em múltiplos espaços musicais PDF
Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo
A música e a cegueira: realidade e equívocos PDF
Edibergon Varela Bezerra
Procesos de decodificación de la partitura braille: los signos de nota y octava PDF
Adriano Chaves Giesteira
Conhecendo e Escutando o Continente Africano: uma experiência interdisciplinar com alunos do 7o ano de uma escola municipal de Florianópolis (Pôster) PDF
Roberta Yumiko Tristao
Contribuições do PRONATEC no processo de ensino-aprendizagem do violino a estudantes da rede pública da educação básica PDF
José Carlos dos Santos
APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE PDF
eddy lincolln Freitas de Souza
EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADULTOS: DEFININDO O CAMPO E ELEMENTOS DE DISTINÇÃO PDF
Magno Augusto Job Andrade
Educação musical: na prática inclusiva com cadeirantes no projeto acordes eficiente PDF
João Paulo Silva Costa
A inclusão social para crianças surdas através da educação musical PDF
Márcia Nepomuceno, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
MÚSICA NA SALA DE AULA INCLUSIVA: ESTUDOS, OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA – SP PDF
Karen Ildete Stahl Soler
Uma análise da prática pedagógica de professores de música na perspectiva da Educação Inclusiva (Pôster) PDF
Crislany Viana, Cristiane Galdino Almeida
Los diferentes formatos de transcripción de la partitura en Braille (Pôster) PDF
Adriano Chaves Giesteira
O Pronatec da EMUFRN em Monte Alegre: a voz dos estudantes PDF
Lucas Bonfim Lima, Raquel Carmona Torres Félix
Educação musical para crianças surdas e ouvintes: uma proposta de inclusão PDF
Márcia Nepomuceno, Lúcia Reily
A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música PDF
Marcia Gabriela Correia Ogando
Aulas de música para pessoas com deficiência visual: Da teoria à prática, desafios e conquistas PDF
Kleybson Soares Costa, Moisés Carneiro Ferreira Júnior

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em cursos de Música: levantamento da produção da Abem (2007-2014) PDF
Luana Moína Gums, Regina Finck Schambeck
Apenas a Lei não basta: o processo de implementação da Educação Musical em um curso de pedagogia do litoral sul fluminense PDF
Luciana Requião
O som de dentro: práticas vocais nas séries iniciais PDF
Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller
O Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores: vivências e experiências na Licenciatura em Música-UERN PDF
Andersonn Araújo
As práticas pedagógico-musicais de licenciandos no estágio supervisionado em música: um relato de experiência em escolas de educação básica PDF
Arthur de Souza Figueirôa, Dielton Paulo Maranhão Monteiro
Pedagogias em Educação Musical:possibilidades, limitações e perspectivas para a formação docente PDF
simone marques braga
O PIBID na Formação de Professores de Música: a visão dos bolsistas PDF
Jaqueline Câmara Leite, Flávia Candusso, Regiane Carvalho
PERCUSSÃO CORPORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO PERCUSSIVO A PARTIR DO PIBID MÚSICA. (Pôster) PDF
Brenda Carvalho Miranda, Vanessa Andrade Silva, Kadja Marluan Silva
Piano.Pérolas: promovendo a formação do professor de piano em um projeto de extensão (Pôster) PDF
Carla Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos
Voices from the space-in-between: international exchange experiences of music teacher students PDF
Maria Westvall, Flávia Motoyama Narita, Samuel Karlsson, Antenor Ferreira Correa
Arte e Interdisciplinaridade: O espaço da Arte nas escolas do PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música da UEM PDF
Andreia Veber
O que se canta e escuta na educação infantil: uma investigação em espaços pedagógicos do município de Gaspar / Santa Catarina PDF
Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral
O Ensino do Acordeon para Deficiente Visual: superando novos desafios PDF
Claudio Nobrega de Paiva
Música na educação infantil: um percurso sonoro vivenciado por bolsistas do projeto PIBID PDF
Thamiris Aparecida Corrêa
Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU!): ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pôster) PDF
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Mariana Araújo Stocchero
Educação Musical na Bahia: perspectivas e articulações pedagógicas para o ensino de música (Simpósio) PDF
Maria Luiza Santos Barbosa, Edineiram Maciel, Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos Santana, Bruno Westermann, Maurício Dória
Propostas pedagógicas, metodologias e conteúdos musicais: relato de experiência de um estágio supervisionado (Pôster) PDF
Luã Nóbrega de Brito, Edvaldo Amaral
Cartilha Musical: uma proposta de musicalização e educação ambiental PDF
Lucyanne de Melo Afonso, Danielle Colares Lins

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A formação docente em música e o PIBID: uma relação dialógica PDF
Catarina Aracelle Porto do Nascimento
A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: inovações e desafios. Estudos iniciais. PDF
Márlon Souza Vieira
Educação Infantil e as Licenciaturas em Música nas Universidades Federais do Nordeste: sobre o perfil do egresso e dos cursos PDF
Carolina Chaves Gomes, Júlio César da Silva, Barbara Mattiuci, Calígia Sousa Monteiro, Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Igor Wanderley de Oliveira Rocha
O TRABALHO E O BEM ESTAR DO PROFESSOR DE MÚSICA: OS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CAMPO GRANDE-MS PDF
Jaqueline Borges Mello
I Encontro de Professores da Serra Gaúcha – Um Relato de Experiência em Música na Educação Básica PDF
Cristiano Fagundes Cemin, Marcelo Leites Nunes
A inserção profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo com IES do estado do Paraná PDF
SOLANGE Maranho Gomes
Educação musical humanizadora e formação docente: uma pesquisa com licenciandos em música PDF
Natália Búrigo Severino
ENCANTANDO: EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Elizabeth da silva Galastri, Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Fernanda Cristina Trinca Suyama, Gisele Francisca Matavelli Gigante, Ana Maria Mantovani Pedro Liske, Gisele Madalena Francisco, Marcela Fernanda Gonçalves, Edson Carneiro, Pressley Kerller Mendes Tartarotti
Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos PDF
Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa
Levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a prática profissional do regente de coros como educador musical PDF
Cinara Baccili Ribeiro
Diversidade Cultural e Ensino de Música na Educação Básica Ampliando conhecimento e saberes na formação continuada de professores PDF
Leonardo Moraes Batista
A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão (Simpósio) PDF
Nair Pires, Nair Pires
O PIBID na formação de educadores musicais: identidade profissional PDF
Mariana Barbosa Ament, Ilza Zenker Leme Joly
Formação de professorese as contribuiçõesdos estagiários nas aulas de música da Rede Municipal PDF
Gislene Natera
O Pronatec como locus da produção do conhecimento musical na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
Zilmar Rodrigues Souza, Raniel Kennedy Alves da Silva
É possível dar aulas de música em um “micro‐ônibus”? Uma experiência realizada por bolsistas do PIBID‐Música da UFBA   PDF
Regiane Santos Carvalho, Flávia Maria Chiara Candusso, Ainoã Santos Cruz
Curso de Graduação em Música – Licenciatura da UERGS: Analisando o Projeto Pedagógico e Discutindo sobre a Proposta de Formação PDF
Ranielly Boff Scheffer
Práticas musicais para a paz: relato de experiência docente na formação continuada de professores PDF
Aline Lucas Guterres, Soraia Santana, Luciane Cuervo
Resultados preliminares de uma pesquisa exploratória sobre os subprojetos de Música do PIBID com foco na formação inicial de professores PDF
Fernanda Silva da Costa
AUTORIA DAS AULAS DE MÚSICA DO “ESPAÇO DA AULA” NO PORTAL DO PROFESSOR-MEC PDF
MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ
Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: procedimentos metodológicos em uma pesquisa-ação na docência da primeira infância PDF
Daniel Augusto de Lima Mariano
Reflexões sobre a formação continuada para professores de música na rede pública municipal de João Pessoa em 2014 PDF
José Reinaldo Tavares
Desafios e perspectivas para a formação do licenciando através do estágio supervisionado em música PDF
Carla Pereira Santos