Piano e velhice: incluindo novos caminhos
Atualmente, observamos o aumento da população idosa em todo o mundo. Temos nos deparado com uma crescente busca de aulas de instrumentos por pessoas 60+, e ao mesmo tempo observamos uma certa dificuldade por parte dos professores em receber e incluir esse novo aluno. O curso propõe uma reflexão do panorama atual sobre o envelhecimento e suas particularidades, sejam elas biológicas, psicológicas, sociais ou culturais. Longe de concordar com o senso comum, apresentaremos uma face de possibilidades da velhice, por meio de bibliografia atualizada e pesquisas realizadas na contemporaneidade. Discutiremos em especial a tradição de ensino pianística e as barreiras que a mesma encontra com os alunos idosos. Apresentaremos também materiais e estratégias práticas que são frutos da pesquisa das ministrantes em andamento. Apesar do foco no piano, as reflexões são bem-vindas a todos os instrumentistas.
Carla Silva Reis
• Carla Silva Reis: é bacharela em piano pela Escola de Música da UFMG e obteve o título de Mestre pela UFRJ. Como bolsista Capes, aperfeiçoou-se também na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Em 2014, concluiu o Doutorado em Educação pela UFMG/Universidade do Porto apresentando tese sobre a formação pianística a partir de uma perspectiva sociológica. Desde 2006, integra o Departamento de Música da UFSJ/MG, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Além da atividade docente, apresenta-se com regularidade como solista e camerista. É coordenadora do Programa de Extensão “Piano.Pérolas – formação professores de piano e repertório didático brasileiro” e do Projeto “Meu tempo é hoje: o piano na terceira idade “. É autora do livro “O piano na universidade: trajetórias em contraponto” (Editora Appris) e coautora, com Liliana Botelho, dos livros didáticos “Piano.Pérolas – quem brinca já chegou!” e “Piano.Pérolas 2 – bichos da terra, da água e do ar” (Selo Minas de Som/UFMG).
Ana Maria Janunzzi de Salles
• Ana Maria Janunzzi de Salles: é pianista licenciada em Educação Artística com habilitação em música pela USP Ribeirão Preto, e atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em música da UFSJ, com bolsa Capes e sob orientação da professora doutora Carla Reis. Desenvolve uma pesquisa sobre a pedagogia do piano na velhice, tendo como locus o projeto de extensão universitária “Meu tempo é hoje: o piano na terceira idade”. Sua pesquisa tem sido compartilhada em âmbito nacional por meio de palestras que ocorreram na Academia Cultura, Faculdade UNIS e Portal do Envelhecimento, além de eventos internacionais como a National Conference of Keyboard Pedagogy (EUA) e no III Congreso Internacional de Música y Cultura para la Inclusión y la Innovación (Espanha).