Data: 30, 31/10 e 1º/11
Horário: 8h às 10h
Música indígena na escola: possibilidades a partir da cultura Guarani Mbya
O presente curso tem como objetivo apresentar possibilidades teórico-práticas para as(os) cursistas ensinarem Música na educação básica utilizando instrumentos musicais e repertórios autenticamente indígenas. Dentre as diferentes etnias indígenas brasileiras, as atividades do curso se focarão na cultura e musicalidade Guarani Mbya, considerando seu potencial pedagógico e possibilidade de ser reproduzida com alto nível de autenticidade em salas de aula da educação básica. Destarte, o curso apresentará informações culturais sobre os Guarani Mbya que influenciam em sua musicalidade, a saber, sua cosmogonia, antropogonia e objetivos espirituais. Além disso, possibilitará o contato com instrumentos musicais dessa etnia. Também desenvolverá um repertório a ser executado com esses instrumentos e cantados em Guarani Mbya. Por fim, proporcionará reflexões sobre as possibilidades e limitações de se incluir a música Guarani Mbya em escolas regulares, bem como sobre quais são os princípios éticos que professoras(es) não indígenas devem considerar ao ensinar sobre música indígena.
Professor: Renan Santiago de Sousa
Renan Santiago de Sousa
Renan Santiago de Sousa: é Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Também possui mestrado profissional em Ensino das Práticas Musicais pelo PROEMUS-UNIRIO. É Licenciado em Música pelo CBM-CEU e Licenciado em Pedagogia pela UNIRIO. Foi professor colaborador no curso de Licenciatura em Música da UEPG. Atualmente, é professor de Música no Colégio Anglo-Americano e professor substituto adjunto no curso de Licenciatura em Música da UFRJ, onde ensina, inclusive, a disciplina de Ensino das Músicas Afro-Brasileiras e Indígenas.