Currículos criativos e inovadores para os cursos de música no século XXI
O curso vai imergir na análise dos currículos da graduação em música no Brasil, evidenciando, a partir de pesquisas e dados específicos sobre essa realidade, características, problemas e limites que os caracterizam atualmente. Em diálogo com esse diagnóstico, serão discutidas alternativas e propostas curriculares inovadoras já implementadas ou em processo de implementação, tanto no Brasil quanto em outros países. A partir dessas análises e perspectivas, serão concebidas e estruturadas alternativas práticas que podem nos levar a promover avanços, mudanças e inovações nos currículos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música, de forma contextualizada com os avanços da área, as transformações do mundo na contemporaneidade, e as particularidades, demandas e características do contexto educacional, social e cultural do país.
Luis Ricardo Silva Queiroz
É violonista, educador musical e etnomusicólogo, Doutor em Música (área de Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Música (área de Educação Musical) pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Professor Associado do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba onde foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Música (2006-2009), Chefe do Departamento de Educação Musical (2004-2005) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) (2010-2015). Foi professor visitante da University of Texas at Austin, Estados Unidos, tendo realizado, entre agosto de 2018 e julho de 2019, pesquisa de pós-doutorado nessa Instituição. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) – Gestão 2013-2015 e Gestão 2015-2017