Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM
ISSN Online: 2318-664X
V.2, 2016
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
Educação musical escolar indígena: ausências significativas na literatura | |
Marcus Venícius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. | |
Henrique Sérgio Castro, Marcelo Marques Kaczan, Maria Anita Lustosa | |
A produção bibliográfica sobre a guitarra elétrica na pós graduação brasileira | |
Carlos Felipe Santos Freitas | |
Plágio acadêmico-musical: limites e tendências da discussão científica nas Revistas da ABEM (2008 a 2016) | |
Juliana Carla Bastos | |
O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade do Natal: Perspectivas com os novos tutores | |
Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de Lima | |
Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música | |
Luiz Botelho Albuquerque, Gabriel Petter da Penha | |
Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. | |
Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior | |
A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará | |
Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento | |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical |
|
Educação musical: Interfaces com etnomusicologia, música, corpo, gênero, educação e saúde em um grupo de pesquisa | |
Harue Tanaka | |
GT 1.3 – História da educação musical |
|
Os estudos de Música na Licenciatura Plena em Educação Artística da UFPI: apontamentos históricos (1977-1979) | |
João Valter Ferreira Filho | |
História da Música do Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira | |
Eloilma Moura Macedo, Filipe Ximenes Parente | |
GT 2.1 – Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica |
|
Professores de música nas escolas de educação básica: perfil dos alunos ingressantes no curso de música do IF-Sertão/PE-CP | |
Ingrid Torres Barbosa, Carlos André Gomes Lima | |
A música no contexto das festas escolares: um relato da experiência da Festa da Família, do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI. | |
Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira, Gislene Danielle de Carvalho, Liliane de Olveira Amorim, Juliana Mayra Teixeira Moreira
|
|
O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL | |
Camila Betina Röpke | |
Musicalização na Educação Infantil: Um relato da experiência com alunos de 2 e 3 anos de idade do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI | |
Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira | |
Fulni-ô e música: um estudo sobre indígenas numa escola de ensino médio | |
André Vasconcelos Arruda, Maria Guiomar Ribas | |
Um relato de experiência das aulas de canto coral na escola Dinorah Tomaz Ramos (Pôster) | |
Wellington Freitas Viana | |
A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) | |
Daniel Nascimento Sombra, Emerson da Silva Barbosa | |
Semana da Música Hipócrates Zona Norte 2015: relatos de um evento musical na escola básica | |
Hemmerson de Vasconcelos Andrade | |
Dalcroze na pele: Uma ferramenta metodológica para o ensino coletivo dos ritmos brasileiros na educação básica. | |
LEANDRO MACHADO FERREIRA | |
Uma experiência de ensino coletivo de violão | |
jailton jorge araujo | |
Qualidade do ensino de música: Análise sobre a perspectiva de dois professores do ensino básico | |
Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro | |
Praticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça | |
Francisco Michel da Conceição Araújo, Ewelter de Siqueira e Rocha | |
O ENSINO DE MÚSICA PARA JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE NATAL/RN: relato de uma experiência. | |
Genildo Anderson Santos | |
Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica | |
Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes | |
Educação musical para adolescentes: reflexões e desafios a partir de vivências como bolsista de iniciação a docência. | |
Marcus Vinicius Carvalho, Gerardo Silveira Viana Júnior | |
EDUCAÇÃO MUSICAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN | |
Luís Fernandes Moura, Giann Mendes Ribeiro | |
Educação musical no ensino médio integrado: o que os professores pensam sobre o currículo | |
Robson Rodrigues Ribeiro | |
As aulas de violão na Escola de Música Municipal de Macaíba: Uma abordagem educativo-musical em dois olhares | |
Pâmela Araújo de Moura, Filipe Ricardo Cabral de Morais, Erinckinson Bezerra de Lima | |
O papel do professor de música em sala de aula: um relato de estágio | |
Calígia Sousa Monteiro | |
A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos | |
Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro | |
Ensino coletivo de violão: relatos de experiência no Projeto de Extensão “Música para Todos” em São Luís-MA (Pôster) | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Israel Raséc Salazar Camelo, Willinson Carvalho do Rosário, Valéria Christian Pacheco Oliveira
|
|
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música | |
Caio Talmag Nóbrega | |
A evasão dos estudantes na “Casa das Artes”: um estudo de caso no coral da instituição. | |
Jéssica Barbosa Sales | |
O uso do corpo na sociedade: inter-relações com o desenvolvimento corporal do músico | |
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
O ensino de Percepção Musical através da música brasileira: norteando uma perspectiva | |
José Simião Severo | |
Ensino de violão para crianças: relatos, possibilidades e discussão | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Da Aprendizagem Informal ao Ingresso em um Curso Superior de Música | |
Bruna Maria de Lima Vieira, Cláudia Fernanda Deltrégia | |
Áudio Digital no Programa de Ensino da UFPB: Aprimoramentos Pedagógicos entre 2013.2 e 2014.1 | |
André Vieira Sonoda | |
Concertos Aula Gravados: Ação Pedagógica Interdisciplinar de Extensão no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) em 2015 | |
André Vieira Sonoda | |
O ensino de Percepção Musical: do tradicional ao musical em turmas heterogenias iniciais e iniciadas | |
José Simião Severo | |
Crenças de autoeficácia para a preparação do repertório: um estudo com alunos do curso de bacharelado em violão da Escola de Música da UFBA | |
Jamison Sampaio de Queiroz Santos | |
Projeto de extensão “Música Para Todos”: Um relato de experiência sobre Musicalização Infantil em São Luís-MA (Pôster) | |
Adriana Rodrigues Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Willinson Carvalho do Rosário, Celso Ulisses Costa Campos
|
|
Isabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística. | |
Tarcísio Gomes Filho | |
CONCEPÇÕES DE AQUECIMENTO PARA BANDA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO | |
Washington de Sousa Soares | |
GT 3.1 – Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Processo de formação e trajetória de músicos da noite de Fortaleza na década de 1990 | |
Sílvio Mauro Monteiro, Pedro Rogério | |
PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual. | |
Francisco Canindé de Medeiros Sena | |
A Música nas Manifestações Culturais de Januária – MG: Um Mapeamento e Estudo Sobre Suas Principais Características | |
Ivan Carlos Schwan, Paulo Vitor Francisco de Jesus, Weverton Clarismundo de Souza | |
Projeto de Extensão “Música Para Todos” : Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade São Luís- MA (Pôster) | |
adriana rodrigues sousa, Diêgo Ted Rodrigues Bogéa, Celso Ulisses Costa Campos, Ana Déborah Pereira de Barros, Andressa Dias Reis
|
|
Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical | |
Ibbertson Nobre Tavares | |
MÚSICA E POESIA: um estudo dos processos de transmissão de conhecimento entre os violeiros de Caicó – RN | |
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho Jorge de Lima | |
Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos | |
Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Marco Antonio Toledo Nascimento, Pedro Rogério | |
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO | |
Genivan Silva | |
Transmissão musical em três grupos de cultura popular | |
Fábio Henrique Ribeiro, Wagner Santana de Araújo, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE VIOLÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN | |
Johnny Aquino Felix | |
O ENSINO DE MÚSICA NO SESC CIDADÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO | |
Luandrey Célio Silva da Costa, José Magnaldo de Moura Araújo | |
Iniciação musical com o método “Da capo”: uma experiência com uma turma iniciante da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL. | |
Francisco Ernani de Lima Brbosa | |
O desenvolvimento da leitura à primeira vista: análise de cinco métodos de solfejos polifônicos aplicados à prática coral | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa | |
Educação musical em domicílio: relatos de uma vivência como profissional liberal | |
Midiam de Souza Fernandes | |
O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal | |
Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva | |
Experiências musicais de jovens indígenas por meio das mídias | |
Mara da Silva Pereira da Silva | |
A Cultura Popular e o Ensino de Instrumento: Relato de Experiência (Pôster) | |
Leylliane Regina, Rommel Figueirêdo da Cunha, Eliakim Rommel Santos de Lima | |
Um estudo multicaso sobre os saberes docentes de três maestros atuantes no alto oeste potiguar: um projeto de pesquisa | |
José Hérikson Dantas do Amaral, Valeria Lazaro de Carvalho | |
APRENDENDO COMO SE APRENDE SANFONA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS APRENDIZAGEM DOS SANFONEIROS DA CIDADE DE MASSAPÊ-CE. | |
Francisco Ivan Lopes Juvencio | |
A reciprocidade entre teoria e prática musical no cotidiano da Orquestra de Macaíba (RN) | |
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira | |
O Ensino da Música na Banda de Música Filarmônica 28 de Junho | |
Mirele Barbosa da Silva | |
Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão | |
Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas | |
Educação musical em contexto de tradição oral: experiência vivenciada em um grupo de capoeira angola. | |
Jeanderson Bulhões | |
Coco de zambê e oficina de percussão: diálogos entre concepções musicais e práticas de ensino | |
agostinho lima, Maíra Soares Cabral | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música |
|
Pesquisa ação em educação musical mediada por tecnologias digitais na escola da educação básica no município de Natal/RN: uma pesquisa em andamento | |
Carlos Ribeiro | |
Aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: sobre videoaulas e escutas compartilhadas. | |
Juciane Araldi Beltrame | |
Autodeterminação para aprender a tocar guitarra jogando o Rocksmith | |
Gibson Alves Marinho da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Ruânn Cézar Cezário Silva | |
Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música | |
Robson Rodrigues Ribeiro | |
A aprendizagem da guitarra elétrica com auxílio de tecnologias digitais: o uso do programa guitar pro em aulas particulares de música | |
Luciano Luan Gomes Paiva | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
Técnica vocal para alunos com deficiência visual: um olhar sobre o desafio dessa prática no Grupo Esperança Viva (EMUFRN) | |
Thaise Marcelino Matias | |
Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior | |
Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Ferreira | |
Sou adulto e posso aprender, sou adulto e tenho muito o que ensinar | |
Midiam de Souza Fernandes | |
Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil (Pôster) | |
Mercia Santana Mathias | |
Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência | |
Maurício Eslabão da Fonseca, Raiane Silmara Nascimento da Silva | |
PROJETO SOM AZUL: MUSICALIZAÇÃO E AUTISMO | |
Luana Kalinka Cordeiro, Raiane Silmara Silva, Gessé José Araújo | |
O ensino de música para alunos cegos e videntes em classe regular de ensino por meio dos jogos musicais: um relato de experiência. | |
ELIZA Oliveira Rocha | |
MAD: o Método de Arranjo Didático | |
Alex Araujo Silva | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Experiência formativa em flauta doce na Universidade Federal do Ceará | |
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Filipe Ximenes Parente | |
Banda Musical Vinícius de Morais: uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Música Para Todos”, em São Luís-MA | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ana Déborah Pereira de Barros, Flávio Barbosa Brandão Júnior, Celso Ulisses Costa Campos
|
|
Trilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar | |
Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola | |
Programa, Estratégia e Didática para um curso de iniciação ao piano | |
Tarcísio Gomes Filho | |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relato de experiência | |
Rosangela Souza da Silva | |
Os recursos tecnológicos presentes no ensino-aprendizagem de música | |
Rosangela Souza da Silva | |
O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado | |
Fernanda Silva da Costa | |
O componente curricular metodologia da pesquisa em música: novos horizontes para a pesquisa e produção científica nos cursos de graduação em música da UFRN | |
Gleison Costa dos Santos | |
Estágio Supervisionado e Musicalização Infantil: Um relato de experiência na UFCG | |
Roger Cristiano Lourenço Silva | |
A Diversidade Cultural nas Práticas Pedagógicas Musicais do Licenciando em Música | |
Andeson Cleomar Santos | |
Oficina de Jogos e Dinâmicas de Musicalização Infantil para professores unidocentes: um relato de experiência | |
João Valter Ferreira Filho | |
Orquestra de violões e oficina de violão coletivo: uma proposta para a formação de professores de música | |
Carla Pereira Santos | |
Estágio Supervisionado em ONGs: prática docente no Centro de Educação Musical Verbus-CEMUV | |
Ítalo Soares da Silva | |
As possibilidades e dificuldades do estágio supervisionado | |
Anderson Franklin Antero | |
Formação docente em música: discutindo os saberes experienciais no PIBID Música / UFRN | |
Catarina Aracelle Porto do Nascimento | |
Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão | |
Michel Soares de Araújo, Johnatan Martins de Sousa | |
Desmistificando o curso de licenciatura em Música da UFCA: Um relato de experiência | |
Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Marco Antonio Silva | |
Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Música – III (Ensino Médio): abordagem e desafios à formação do Educador Musical (Pôster) | |
Micael Carvalho dos Santos | |
VIVÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS | |
David Bastos Silva | |
Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto | |
José da Silva Neto Domingos, Ewelter de Siqueira e Rocha | |
Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará | |
Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz | |
Relato de uma atividade prática de ensino integrada a educação musical | |
JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA, Lucilene Da Silva Paes | |
Experiência docente na disciplina de Estágio Supervisionado I nas oficinas de teclado e violão. | |
Marcus Vinicius Carvalho, Raul Facundo Honorato, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
|
|
O trabalho de corpo no Vocal UFC: Experiências e Reflexões. | |
Lucas de Souza Teixeira | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano | |
Adelson Aparecido Scotti | |
O desenvolvimento profissional do professor de música e a escola de educação básica | |
Tamar Genz Gaulke | |
A Motivação de Licenciandos em Música: percursos de uma pesquisa | |
Mário André Wanderley Oliveira Oliveira | |
Atuação profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2008 a 2015 | |
Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro | |
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão | |
Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior | |
O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas | |
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Marcelo Alves Brazil, Sólon de Albuquerque Mendes, Rodrigo Heringer | |
Classificação vocal e metodologia do ensaio coral infanto-juvenil: uma revisão bibliográfica. | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Geysy Carolline Pereira Souza | |
A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública | |
Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente | |
A aprendizagem do clarinete na Banda Municipal 6 de Junho da cidade de Bayeux/PB | |
Thayná Italyne da Silva Rocha |