Anais do Encontro Regional Sul da ABEM
ISSN Online: 1981-9005
V.1, 2014
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
O estudo de violão popular: um objeto de estudo possível para a educação musical? | |
Daniel Schwambach | |
Ouvido absoluto e ouvido relativo: sua natureza e relevância para a educação musical | |
Paulo Jeovani dos Santos Junior | |
Concepções de criatividade no ensino instrumental: discussões prliminares | |
Alessandro Felix Mendes e Silva, Viviane Beineke | |
O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE CANTO CORAL NO BRASIL E OS PRINCIPAIS TEMAS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO MUSICAL CORAL | |
Louise Clemente, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Pesquisa Biográfica em Educação Musical:Narrativas e (Auto)biográfias como abordagem de pesquisa da formação e atuação de professores de música. | |
Gislene de Araújo Alves | |
MÚSICA NA TERCEIRA IDADE O ENTRETENIMENTO E A MEMÓRIA DA PESSOA IDOSA | |
Maria Oliva Poffo, Melita Bona | |
Zoltán Kodály nos Anais da ABEM: um estudo exploratório | |
Juliana Rodrigues de Oliveira, Bruna Williena da Silva | |
GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico |
|
Repertório Musical de estudantes do Ensino Médio: uma questão de gosto | |
Poliana Almeida | |
Seleção de repertório para a educação musical: um estudo sobre concepções e hierarquias musicais | |
Paula Alexandra Reis Bueno | |
Motivação Intrínseca em atividades de composição em sala de aula | |
Rafael Dias Oliveira, Jeasir Rego | |
Do Modernismo ao Pós-Modernismo: Uma breve análise da revolução paradigmática nas Ciências e um enfoque na Educação, Música e Educação Musical neste cenário | |
Artur Pessoa Porpino | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
A MÚSICA COMO CONTEÚDO OBRIGATÓRIO: UM ESTUDO SOBRE A REPERCUSSÃO DA LEI 11.769 NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck | |
O currículo de música para a educação básica. Levantamento de produções na área de educação musical – 2010/2011. | |
Priscila Fernandes, Helena Villas Garcia Vasconcelos | |
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 5 ANOS | |
Isabel Nercolini Ceron | |
Pensando em Educação Musical: estudo acerca do Pensamento Curricular em Arte presente na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo | |
Tiago Teixeira Ferreira | |
Relato de estágio em Música: contribuições para o desenvolvimento e percepção do ser musical | |
Leonardo Junior Pavanello, Marco Aurelio Silveira, Marcia Regina Selpa de Andrade | |
O Ensino Musical nas Escolas da Rede Regular de São João del-Rei (SJDR): uma análise das práticas pedagógicas à luz do modelo C(L)A(S)P e dos RCN e PCN | |
Maria Amelia Viegas, Natália Corrêa de Souza | |
Atividades de criação em sala de aula: relatos dos processos de composição a partir do uso de imagens | |
Juliana Sens, Regina Finck Schambeck | |
‘Cantoria’: vida nova ao Coral | |
Maria Cristiane Deltregia Reys | |
CONSTRUINDO A INTENÇÃO MUSICAL NA ESCOLA | |
Zenilda Alves Zanatta | |
Ações e concepções de ensino de música numa escola municipal | |
Nicole Roberta Mello Penteado | |
O ensino de música numa Rede Municipal de Educação: estudo com o currículo e a Secretaria de Educação | |
Karen Caroline Borges Carmelo | |
A Música nas Escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel | |
“Tomatinho vermelho… ketchup virou”: As músicas das culturas da infância | |
Cláudia Ribeiro Bellochio, Kelly Werle | |
O Ensino de Música no Litoral do Rio Grande do Sul: uma pesquisa sobre Educação Musical em Escolas Públicas Municipais | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Patrick da Costa Silva | |
A Educação Musical no Ensino Fundamental I: Um relato de experiência com alunos do 2º ano de um colégio particular de Apucarana – PR | |
Hellen Cristhina Ferracioli | |
Será que eles vão gostar: implicações do gosto musical dos estudantes em uma experiência de Educação Musical | |
Robson Silva Cardoso | |
O mapa do Ensino de Música nas Secretarias Municipais de Educação da Microrregião de Blumenau | |
André Luiz Corrêa de Brito | |
As rotinas e seu papel na aula de música: gestão de sala de aula na prática de três professores de música na educação básica | |
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA | |
PROCESSOS FORMATIVOS E PROFISSÃO DOCENTE DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL | |
Cassia Souza | |
TEORIA MUSICAL APLICADA A ATIVIDADES PRÁTICAS MUSICAIS. | |
Nicolau Clarindo Paulo Neto | |
Livro didático de Educação Musical: Objetivos, conteúdos e atividades para a construção do conhecimento musical | |
Marta Deckert | |
O Resgate pelas Memórias Musicais e a Identidade pela Cultura. | |
Priscila Kuhn Scherdien, Isabel Bonat Hirsch | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música |
|
A Metodologia de Ensino da Clarineta em Belém do Pará: Um Estudo sobre as Práticas de Ensino de Duas Instituições Locais e suas Contribuições à Profissionalização. | |
Herson Mendes Amorim | |
Mídias e guitarra elétrica: narrativas sobre aulas para crianças | |
Jéssica de Almeida, Ziliane Teixeira, Ana Lucia Louro | |
A metodologia de ensino coletivo do violão no Projeto Prelúdio: uma construção coletiva | |
Fernanda Krüger | |
“A gente vai aprendendo com o ensinar” – A aprendizagem docente do bacharel em instrumento através da experiência | |
Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Educação profissional técnica de nível médio em música: investigando a inserção profissional de egressos dos conservatórios mineiros. | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Oficina de choro da FAMES: Relações que norteiam experiências e aprendizagens no ambiente escolar | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Alexandre Geraldo Nunes de Araújo | |
Jogos e Brincadeiras no ensino de violão para crianças (Pôster) | |
Rafael Dias Oliveira | |
Educação Musical infantil em Curitiba: analisando dois modelos metodológicos em projetos de musicalização infantil | |
Tiago Madalozzo, Vivian Dell’ Agnolo Barbosa Madalozzo | |
O ENSINO DE NOTAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO DE ESCOLA ESPECIALIZADA EM MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Aline Clissiane Ferreira da Silva, Bruna Williena da Silva | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior |
|
Aprendizagens de professoras supervisoras de um Subprojeto de Música do PIBID (Pôster) | |
Maria Cecília de Araujo Torres, Claudia Maria Freitas Leal | |
Os Currículos dos Cursos de Licenciatura em Música de Instituições Públicas de Ensino Superior no Rio Grande do Sul | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ranielly Boff Scheffer | |
“Voltamos motivadas: vamos tentar trabalhar” : A Música na formação continuada do professor unidocente | |
Iara Cadore Dallabrida, Cláudia Ribeiro Bellochio, Leonardo Martins Sperb | |
Implantação de um curso de Licenciatura em Música: partilhas de um processo em construção | |
Adriana Bozzetto | |
Formação Musical do Pedagogo: Uma Proposta Curricular | |
Cadmo Amaral Luiz | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Composição musical com idosos: “re-arranjando” a Felicidade | |
Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto, Viviane Beineke | |
Dinâmicas de aprendizagem musical no grupo de maracatu Arrasta Ilha | |
André Felipe Marcelino | |
Ensino e aprendizagem de música na igreja: estado do conhecimento na literatura brasileira | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti | |
O Gênero Choro e ensino de música: Oficinas de música e Roda de Choro como espaço de Ensino e aprendizagem musical | |
Andreia Veber, Aline Clissiane | |
Jovens autoaprendizes de guitarra e a busca da orientação musical sistematizada | |
Heraldo Veridiano Santos | |
O “MOVIMENTO” – 2009 – 2014 PROGRESSO DO PROJETO E DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES- Asaph Eleutério | |
Asaph Eleutério | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
MÚSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: produções online nas revistas e anais de encontros/congressos da Abem (1992 – 2012) | |
Luana Moína Gums, Regina Finck Schambeck | |
Educação musical para surdos: um estudo exploratório dos trabalhos produzidos no Brasil e o trabalho desenvolvido por uma instituição inglesa | |
Wilson Robson Griebeler, Regina Finck Schambeck | |
Inclusão escolar e a aula de música: dados parciais de um estudo de caso | |
Sheila Cristina Escudeiro Hernandes Dias, Vânia Malagutti Fialho | |
Educação, periferia e transformação… O Educador Musical e alguns prismas emergentes | |
Anderson Andrade Brasil | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
O PIBID na formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSM | |
Ana Carla Simonetti Rossato, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
“O porquinho da Oficina”: relato de atividade de improvisação e composição com imagem e som | |
Julio Victor Neves de Souza, Juliana Sens, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Viviane Beineke | |
Estado do conhecimento sobre o Pibid na área da educação musical: os anais dos Encontros Nacionais da ABEM (2008 – 2013) | |
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA, Diego Conto Lunelli, Marlon da Silva Castilhos, Wiliam Gustavo Machado, Ticiana Cenci Ribeiro, Deise da Silva Santos, Eduardo Airton Arruda, Gabriela Garibaldi Vidal, Angela Garahy
|
|
Criação musical na sala de aula: práticas de ensino e a importância no processo criativo | |
Paulo Jeovani dos Santos Junior, Leonam Candido de Batista, Ailen Rose Balog de Lima | |
Estudo de caso Instrumental: planejando o estágio curricular de música em uma turma de artes visuais do ensino regular. | |
Professor Antunes André | |
O SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID NOS ANOS INICIAIS E NO ENSINO MÉDIO (Pôster) | |
Maria Oliva Poffo, Heloísa Helena Darosci | |
Espaço Entre – um experimento interdisciplinar a partir da música | |
Jacqueline Sasano, Renata Mariano Landgraf, Ramon Maciel Romano, Lúcia Toshiko Sumigawa | |
Produção, apropriação e reflexão sobre a difundida música não convencional: uma abordagem objetiva e pratica sobre a “computer music”. | |
Lucas Daniel Vieira Ventura, Eddy Wilton Ieger, Magali Kleber, Luciana T. Sumigawa | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
A Formação do Professor de Guitarra Elétrica Atuante no Ensino Superior: Uma Perspectiva. | |
Thiago Grando Módolo | |
Instrumentos Cotidiáfonos na Aula de Música: reflexão pedagógica e motivação dos alunos | |
Débora Santos Porta, Francine Kemmer Cernev | |
Profissionalização Docente: Tema e Variações | |
Ana Francisca Schneider Grings | |
Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF – CAVG | |
Regiana Blank Wille, Cristiane Dias Ribeiro, Miriam Schumann, Cássia Neivert, Angelita Alves | |
A formação do educador musical como formação humana: uma pesquisa com licenciandos em música | |
Natália Búrigo Severino | |
Cultura juvenil e o ensino de arte: aproximações entre o hip hop e os conteúdos de arte do ensino médio (Pôster) | |
Solange Maranho Gomes | |
A escola e a construção individual da docência de música: uma proposta de pesquisa com narrativas de professores de música da educação básica | |
Tamar Genz Gaulke | |
Aprendizagens da docência: processos educativos decorrentes da participação de licenciandos no projeto PIBID – Educação Musical | |
Mariana Barbosa Ament, Ilza Zenker Leme Joly |