Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM
ISSN Online: 2526-6780
v.1, 2014
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical |
|
O estado da arte da educação musical escolar no Distrito Federal | |
Dielton Paulo Maranhão Monteiro, Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Mapeamento dos professores de música que atuam nas escolas de educação básica das cidades de Brasília e Cruzeiro/DF | |
Arthur de Souza Figueirôa, Dielton Paulo Maranhão Monteiro, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Regente Educador: conflito entre o ideal de trabalho e a realidade encontrada nos coros infanto-juvenis de Campo Grande – MS | |
Cinara Baccili Ribeiro | |
A escola e a diversidade musical: o quê e como os alunos estão ouvindo? | |
Antonio Deusany de Carvalho Junior, Ana Lúcia Gaborim Moreira | |
Mapeamento dos professores de música das escolas de educação básica nas cidades do entorno de Brasília/DF | |
Elias do Nascimento Melo Filho | |
O papel da graduação em música na prática docente: um relato de experiência (Pôster) | |
Belisa Lucas da Silva, Juliana Rodrigues de Oliveira | |
Aspectos que influenciam a permanência de alunos na prática da música: um estudo a partir de narrativas de jovens de uma orquestra | |
Andrea Matias Queiroz, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica |
|
A prática de ensino de instrumento em grupos nos Estágios Supervisionados Docentes. | |
Maria Isabel Montandon | |
O ENSINO DE VIOLÃO EM GRUPO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PARQUE 210N | |
Eudes de Carvalho Braga, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Iniciação à Docência na educação musical: um relato de experiência com alunos do ensino médio da rede pública de ensino | |
Lohaine Marques Martins, Kelli Melo, Loisilene Souza | |
Experimentos com percussão em um projeto PIBID: uma educação musical abrangente a partir do ensino/aprendizado de instrumentos de percussão. | |
Felipe Brito de Melo | |
Música nas escolas: uma proposta a partir do ensino coletivo do violão popular | |
Willian Carvalho | |
Compondo no recreio: uma experiência para além das aulas de Música | |
Cemy Queiroz Diniz Junior | |
A aula de música na sala de recursos: uma experiência de estágio supervisionado | |
Vânia Gizele Malagutti, Sheila Hernandes Dias | |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música | |
O ensino do contrabaixo elétrico e as novas ferramentas tecnológicas: um estudo de caso na Escola de Música de Brasília | |
Jefferson Nunes de Amorim, Paulo Roberto Affonso Marins | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais |
|
Escolas de Música Alternativas e/ou Livres: Características e atuação em Taguatinga. | |
Lisette Jung Loiola | |
Aprender e Ensinar Música em Projeto Social: um estudo de caso no Instituto Batucar | |
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, JOSILAINE DE CASTRO GONÇALVES | |
Aprender e Ensinar Música em Projeto Social: um estudo de caso no Instituto Batucar | |
JOSILAINE DE CASTRO GONÇALVES, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
O aprendizado musical dos jovens em uma ONG: experiências não lineares | |
Vânia Gizele Malagutti | |
Ensinando música no CRAS e aprendendo a ser professor (Pôster) | |
Rafael Lucas Torrente | |
Acordes Celestes: Um estudo sobre o processo de ensino da música na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Viseu/PA | |
Hudson Trindade de Sousa | |
Uma proposta de ensino de violão para alunos iniciantes | |
João Vital Araújo Santos | |
PRÁTICA CORAL E MOTIVAÇÃO: investigando a percepção do corista | |
Daniela Barzotti Kohlrausch, Liane Hentschke | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social |
|
EDUCAÇÃO MUSICAL NAS BANDAS E FANFARRAS ESCOLARES DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA (Pôster) | |
Aurelio Nogueira Sousa | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores |
|
Projetos Interdisciplinares na escola: a parceria Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO) e o subprojeto PIBID-Música na Universidade de Brasília | |
Juliana Maria da Cunha, Ester Elke Macedo, Maurício Lucas Silva Peçanha Neves, Mariana Camelo Pereira | |
PROCESSO INTERDISCIPLINAR ENTRE PIBIDs DE MÚSICA, BIOLOGIA E QUÍMICA | |
Rita de Cássia Domingues dos Santos, ROBSON EMANUEL PINHEIRO LEÃO, Gesiel da Silva Leonel | |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a Prática do Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação do Professor de Música. | |
Leandro Mendes Pinheiro da Silva, Marley Soares de Almeida, Waldir Pereira da Silva | |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada |
|
Conhecimentos Necessários Para Formação de um Educador Musical que Utiliza o Violão Como Instrumento | |
Clésio Aderno Silva |