Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM
ISSN Online: 2526-5857
v.2, 2016
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
GESTÃO DE SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE EDUCADORES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS | |
Phelipe Souza Henriques |
A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música | |
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Thelma Sydenstricker Alvares |
A visão do professorado especialista em Educação Musical que atua em escolas regulares galegas sobre o ensino do canto na infância | |
LUCIA CASAL DE LA FUENTE |
O método Esther Scliar: uma alternativa para o ensino de Percepção Musical | |
Fernando Pereira da Silva Sobrinho |
Percepção musical e apreciação: diferenças e semelhanças entre modos de escuta | |
Leonardo do Nascimento Rodrigues |
A educação musical como alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar | |
ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Vilson Zattera |
A Contextualização dos Métodos e Metodologias no Ensino da Música sob o Conceito de Musicalidade Abrangente | |
Mônica Coropos |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
“O que é audiação?”: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural da indefinição do conceito de audiação como proposição de novos paradigmas metodológicos | |
THIAGO XAVIER DE ABREU |
Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio | |
Silvia Cordeiro Nassif |
Oficina de Escultura Sonora: um projeto transdisciplinar | |
Marcos Vinícius Lopes Albricker |
Educação musical e sociologia da infância: aproximações a partir da proposta pedagógica de Carl Orff | |
Tamya de Oliveira Ramos Moreira |
Desvelar para a liberdade musical: Reflexões sobre des-envolvimento da musicalidade e a prática docente | |
Talita Araujo Rodrigues |
Educação Musical e diferença: um diálogo com a filosofia deleuzo-guattariana | |
Glauber Resende Domingues |
Negociando as distâncias nas aulas de música: refletindo sobre algumas contribuições de Michel Meyer. | |
Helen Silveira Jardim de Oliveira |
GT 1.3 – História da educação musical
O Colégio Pedro II e a LDB 5.692/71: desobediência legal e afirmação da Música como disciplina curricular obrigatória na escola regular | |
Juliana Maria Chrispim |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Educando para Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire aplicado à Educação Musical | |
Alan Caldas Simões |
Canção e currículos: análises e perspectivas de interação | |
LUCIA CASAL DE LA FUENTE |
Práticas de Apreciação, Interpretação e Criação Musical na educação básica: uma aplicação transdisciplinar na educação musical por meio do Canto Coletivo em uma escola municipal do Rio de Janeiro | |
Vinícius Pereira Rodrigues |
Games e educação musical: possibilidades para o ensino de música entre crianças do Ensino Fundamental através de materiais dos jogos eletrônicos | |
Luiz Antonio Prior Junior |
Presença da música em escolas municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas | |
Helen Barra de Moura |
O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no projeto Criarte em Resende: enfrentando as adversidades | |
Gustavo Rapozeiro frança, Inês Rocha |
O discurso musical dos alunos: um ensaio sobre a diversidade nas salas de aula da educação básica brasileira | |
Vinícius Pereira Rodrigues |
O formal, o não formal e o informal: (inter)relações entre procedimentos de ensino por meio de um trabalho de composição de canções em sala de aula. | |
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Leonardo Stefano |
Como a experiência do uso da canção por meio das vivências em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno | |
Lidia Jordão da Silva |
Considerações dos diretores: um recorte de pesquisa sobre a implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ | |
Márlon Souza Vieira |
Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica | |
Rebeca Almeida Batalha |
Mapa Sonoro: a escuta como ferramenta de leitura, reconhecimento e interação com o espaço escolar | |
Monique Desiderio Mathias |
Estratégias do Público-Alvo da Educação Especial para o Público Mundo | |
Maria Luisa Lage Almeida, Rosemary das Graças Pereira Moraes |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II | |
Ana Cristina Santos de Paula, Ana Paula Teixeira da Cruz, Daniel Costa Fernandes, Liziléia Drummond de Souza, Renato Antonio Ferreira Simões, Solange Pereira de Abreu |
A abordagem geográfica na obra para violão de Villa-Lobos e o seu uso enquanto ferramenta pedagógica | |
Fábio Carrilho Santos Barros |
Musicalização de adultos: aprendizado musical em espaços particulares sob a perspectiva andragógica | |
IZAURA SERPA KAISER, QUÉZIA CORREA COUTINHO |
Pantanágua e Falafá: invenções heterotópicas de uma educação musical menor | |
Stênio Biazon, Luciano Vieira, Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito |
Elaboração de material didático para o ensino coletivo de violão: compondo músicas para uma turma de crianças de um programa de musicalização | |
Mariel Perez Pino, Ilza Zenker Leme Joly |
Educação Musical com idosos: potencialidades e contribuições | |
Marcelo Nogueira Mattos |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
As 500 canções brasileiras e o ensino do piano: contribuições da 3ª edição. | |
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves |
O paradigma “nacional – popular” e o ensino superior de música no Brasil: contrastes e indagações | |
Marcello Silva Teixeira |
[nome do grupo omitido]: utopia, espelhos e invenção de heterotopias (ou… Mas, afinal, como é um “ensaio” de improvisação musical livre?) | |
Stênio Biazon |
Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música | |
Euridiana Silva Souza, Euridiana Silva Souza |
Produção do Conhecimento e Formação de professores em Música na Contemporaneidade | |
Andersonn Araújo |
Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música — reflexões sobre uma atividade universitária | |
José Alberto Salgado e Silva |
Introdução à Harmonia da Música Popular | |
Fernando Stanzione Galizia |
Projetos de Estudo em Teatro Musical e suas Contribuições para Cursos de Licenciatura em Música | |
Victor Brum Pires |
Literatura da Música Sinfônica e de Câmara: um relato de experiência docente com alunos de nível superior da Faculdade de Música do Espírito Santo | |
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais
Sociedade Musical Santa Cecília: A influência da banda de música na formação de músicos sabarenses | |
Ana Carolina Borges Umbelino |
Coro – Cênico, uma alternativa para musicalização de idosos. | |
Bárbara Emannuelly Andrade de Carvalho |
As modificações trazidas pela prática do canto coral | |
Jôfre Lúcio Goulart |
As Tendências Pedagógicas do ensino não-formal nos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro | |
Daniele Voiola |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Uso de Softwares Livres Como Recurso na Educação Musical | |
ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Caroline Blumer |
Discussões sobre o ensino de violão em ambientes digitais: um paralelo entre a literatura e a opinião de um grupo de cinco professores | |
Roberto Marcos Gomes de Onófrio |
Utilização de redes sociais para a Formação Continuada Informal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria | |
Mônica Coropos |
A TECNOLOGIA E AS INTERFACES NO ENSINO DO VIOLÃO EM AMBIENTES DIGITAIS | |
Roberto Marcos Gomes de Onófrio |
As tecnologias digitais na educação musical: diálogos interdisciplinares | |
Marcos André Martins Aristides |
Utilização de Redes Sociais para a Formação Continuada Não-formal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria | |
Mônica Coropos |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Uma proposta de inclusão dentro de um programa de educação musical na cidade de São Paulo | |
Ana Célia de Lima Viana, Cyntia de Vasconcelos Soares |
O uso da Libras como recurso na Educação Musical | |
Cristina Silva Kreutzfeld |
Projeto a escola vai à ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos | |
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese |
O canto coral do projeto Libertarte: um instrumento no processo de ressocialização de internos do presídio em regime semiaberto no complexo do Xuri, Vila Velha/ES. | |
IZAURA SERPA KAISER, SUNAMIS HERNÁNDEZ PEREIRA |
INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO COM FLAUTA DOCE E O CANTO CORAL | |
Jovenildo da Cruz Lima |
Projeto A escola vai à ópera: O “ouvir música” dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo | |
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese |
A educação musical como inclusão social em um programa sociocultural | |
Claudia Maradei Freixedas |
O processo criativo coletivo na Educação Musical na Diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico | |
Thelma Sydenstricker Alvares |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Conhecimento ético da realidade em que se vive: indício de uma profissionalidade emergente do professor de música | |
Nair Aparecida Rodrigues Pires |
O ensino de Flauta doce no curso de Música – Parfor: Uma abordagem a partir do conceito de Andragogia | |
Bruna Williena da Silva |
Canto Coral no curso de Pedagogia – Propostas e Reflexões | |
Carvalho Carmo |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Música na Educação Básica: problematizando a formação de professores em contextos distintos | |
Luciana Requião, Josiane Lopes, Ester Leal, Leonardo Moraes Batista |
ÊNFASES E SILENCIAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: uma análise multicultural dos projetos político-pedagógicos de três Instituições de Ensino Superior da Cidade do Rio de Janeiro | |
Renan Santiago de Sousa |
Considerações sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Música na Sociedade Pós-Moderna sob o Conceito da Musicalidade Abrangente | |
Sergio Luis de Almeida Álvares |
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
O Ensino de Música a Distância Online: um relato de experiência sobre o ensino-aprendizagem de violão e ukulele na educação não formal | |
João Daniel Cardoso Costa |