Anais do Encontro Regional Norte da ABEM
ISSN Online: 2526-6837
v.2, 2016
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical | |
COTIDIANO NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DO TEMA EM ARTIGOS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL – 2000 A 2014. | |
Shirlene Pereira Almeida | |
Carimbó: interface entre percussão tradicional, bateria e percussão corporal. | |
LEANDRO MACHADO FERREIRA | |
A EURITMIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DE CORAL INFANTIL | |
Ederson Marques, Valéria Lüders, Valéria Lüders | |
Panorama do ensino musical nas escolas | |
Miqueias da Silva Fernandes, Edna Andrade Soares | |
Beiradão: do estilo à educação musical nas barrancas dos rios da amazônia | |
Julian Hailton Spinellis, Renato Brandão Pinto | |
Batuques da Marujada de Bragança-PA: recurso metodológico para a educação básica e técnica. | |
LEANDRO MACHADO FERREIRA | |
(Auto)construção do professor de música: reflexões acerca do trajeto formativo e da sua atuação profissional | |
Tainá Maria Magalhães Façanha | |
A educação musical no contexto cultural escolar na pós-modernidade: existe UMA função da música na escola? | |
Tainá Maria Magalhães Façanha | |
Celular na aula de música: utilização no ensino fundamental, 8ª série, de uma escola pública em Belém Pará. | |
Luiz Eduardo Franchi, Sonia Maria Reis BLanco | |
A Mente musical: fundamentos neurológicos, interculturais e educação musical | |
Huly Caroline Rios de Souza, Rosemara Staub Barros | |
GT 1.3 – História da educação musical | |
Técnica de leitura da partitura musical com notação relativa: da Solmização de Guido di Arezzo até o Dó móvel de Zoltan Kòdaly. | |
Glaucia Esteves, Edoardo Sbaffi | |
Uma breve história da guitarra elétrica: a conquista acadêmica no Brasil | |
Saulo Christ Caraveo | |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica | |
Música no Ensino de Jovens e Adultos: habitus híbrido | |
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho | |
Refletindo sobre ensino de flauta doce: uma experiência de estágio em fim de semana na escola rural. Pôster | |
Rosely Lima Cordeiro, Maíra Andriani Scarpellini | |
Perspectivas motivacionais para aprender música no ensino médio: uma revisão teórica do estado da arte | |
Silene Trópico Silva, José Ruy Henderson Filho | |
A importância da Banda de Música no contexto escolar: O processo de ensino e aprendizagem musical no Colégio Militar | |
jon Gomes Martins | |
A EDUCAÇÃO MUSICAL DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ezenice Freitas Bezerra | |
Estudo de caso da oficina de canto coral do Programa Mais Educação na Escola Municipal Hilda Franco de Souza | |
Pâmela Barroso Araújo | |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior | |
O ensino de música no Brasil: práticas e perspectivas | |
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva | |
Práticas de ensino do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música da UFAM | |
Lucyanne de Melo Afonso, Edna Andrade Soares | |
Educação Musical e a Tecnologia: Uso de aparatos tecnológicos como ferramenta educacional nas disciplinas de Percepção Musical | |
Marcos Vinicius Ferreira da Silva | |
O pianista colaborador de coro e o ensino de suas competências | |
Rafael Ricardo Friesen | |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais | |
PROFESSOR DE MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS: UM DIÁLOGO INICIAL COM A LITERATURA DE EDUCAÇÃO MUSICAL | |
Karina Firmino Vieira | |
O ensino do trombone na Banda de Música da Assembleia de Deus Tradicional em Manacapuru – Am | |
João Gustavo Kienen, Paulo Tiago Santos de Souza | |
Ensino e Aprendizagem musical no Coral Escola de Arte | |
Edna Andrade Soares | |
GÉSIO FERREIRA: PROFESSOR E MAESTRO | |
João Gustavo Kienen, Mauro Sérgio Albuquerque de Oliveira | |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música | |
Concepções de professores sobre o uso das NTICs em disciplinas curriculares do curso de licenciatura em música | |
Misael Barbosa de Oliveira, José Ruy Henderson Filho | |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social | |
O outro lado da moeda: Reflexões para um aprendizado mais inclusivo na perspectiva da relação entre a música e a pessoa com deficiência visual. | |
Renato Antonio Brandão | |
A Deficiência Visual e a Música: reflexões sobre dois universos da condição humana. | |
Dulcianne da Silva Moreira | |
Música na pele: processos criativos para uma reflexão da aproximação da educação musical e a pessoa surda | |
Hiago Andrade Ribeiro | |
A importância da musicalização para crianças com necessidades especiais “síndrome de Moebius” | |
celso henrique vieira de lima | |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores | |
Relato de experiência da prática docente no contexto dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Música. | |
Emílio Gomes Martins | |
Paisagens sonoras belenenses: experiências pedagógicas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. | |
Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, Tainá Maria Magalhaes Façanha | |
O Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas na Universidade Federal do Acre | |
Leonardo Vieira Feichas, Letícia Porto Ribeiro | |
Projeto de Introdução ao canto lírico: relato de experiência João Gustavo Kienen, Patrícia Maia Botelho Chaves, Davy Márcio Câmara Chaves |
|
PREPARACÃO VOCAL DO CORO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS João Gustavo Kienen, Davy Márcio Câmara Chaves, Patrícia Maia Botelho Chaves |
|
A musicalização através do Coral Uirapuru David da Costa Aragão, Edna Andrade Soares |
|
GT 4.2 – Formação inicial e continuada | |
Formação docente do professor de música: Projeto Político-Pedagógico, saberes e competências do professor de instrumento jon Gomes Martins |
|
GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa | |
Formação de professores não especialistas: flauteando com os alunos de pedagogia Jucelia Estumano Henderson, Juliana do Rêgo Medeiros |